Posted by Revista F.I.M at 4:12 PM 1 comments
Posted by Revista F.I.M at 11:06 AM 0 comments
Labels: DocLisboa, Real Ficção, Rui Simoes
Um documentário sobre a Gravura, cooperativa de gravadores portugueses
No DocLisboa, Grande Auditório da Culturgest, 25 de Outubro, 18h30
Depoimentos de António Charrua, Bartolomeu Cid dos Santos, David de Almeida, Eduardo Nery, Fernando Calhau, Fernando Conduto, Ferreira da Silva, Guilherme Parente, Humberto Marçal, João Paiva, Joaquim Barata, Jorge Martins, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Manuel Baptista, Manuel Torres, Maria Beatriz, Maria Gabriel, Maria Velez, Nikias Skapinakis, Paula Rego, Querubim Lapa, Rogério Ribeiro, Sérgio Pombo, Teresa Magalhães, Tereza Arriaga e Vitor Pomar
Imagem José Luís Carvalhosa Som Armanda Carvalho, Quintino Bastos Montagem Vitor Alves Assistente de montagem Miguel Aguiar Mistura de som Miguel Martins Correcção de cor Graça Castanheira Pesquisa Catarina Rosendo, Maria Schiappa Assistência de realização Cátia Salgueiro, Andreia Bento, Américo Silva Apoio cenográfico José Manuel Reis, Rita Lopes Alves Assistência de imagem César Casaca, Sílvia Diogo, Paulo Menezes Produção João Matos, Manuel João Aguas Argumento e realização Jorge Silva Melo
Um filme encomendado e financiado pela Caixa Geral de Depósitos
Um documentário sobre a Gravura, a cooperativa de gravadores portugueses fundada em Lisboa, em 1956, por um grupo de artistas e intelectuais. Através de quase três dezenas de depoimentos, retrata-se aqui a sua história, e as suas consequências, a sua origem nos movimentos de oposição à ditadura, numa improvisada garagem de Algés. E sobretudo, a necessidade que os artistas sentiram de aprender em conjunto, de se organizar, aprender e ensinar ao mesmo tempo. Um momento único de camaradagem, aprendizagem, intercâmbio, um momento político na História das Formas.
“Pode dizer-se que a gravura moderna tem origem exactamente em 1956, quando se formou a Gravura. E pode falar-se de aventura.” - escreveu Fernando de Azevedo, em 1976. “Se digo aventura, é porque de facto o foi, sabido que todas as aventuras comportam riscos. Que risco não seria, então, congregar artistas e coleccionadores, os primeiros tentando o que não tinham sequer aprendido, tentando os segundos acompanhá-los sem o terem aprendido sequer. Esta mútua aprendizagem é uma das coisas bonitas que aconteceram nos últimos anos da vida artística portuguesa.”
Posted by Revista F.I.M at 11:04 AM 0 comments
Labels: Artistas Unidos, DocLisboa
Posted by Revista F.I.M at 5:38 PM 1 comments
Entre os dias 16 e 26 de Outubro irá decorrer na Culturgest, Cinemas Londres e São Jorge, a 6ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa. Cerca de 150 obras distribuir-se-ão entre a secção competitiva e as secções paralelas.
COMPETIÇÃO
- Competição Internacional (longas, curtas e primeiras obras)
- Investigações
- Competição Nacional
SECCÇÕES PARALELAS
- Frederick Wiseman - Mostra Retrospectiva
- Diários Filmados II
- Made in China
- Riscos e Ensaios
- Novas Famílias, Novas Identidades (Cinema São Jorge)
- Heart Beat (Cinema São Jorge)
- Maratonadoc (Cinema São Jorge)
- Docs 4 Kids
Entre os filmes confirmados, contam-se:
MARADONA BY KUSTURIKA, de Emir Kusturica (Espanha/França, 2008, 95’)
STANDARD OPERATION PROCEDURE, de Errol Morris (EUA, 2008, 116’)
JOGO DE CENA, de Eduardo Coutinho (Brasil, 2007, 105’)
Z 32, de Avi Mograbi (França-Israel, 2008, 81’)
GONZO: THE LIFE AND WORK OF DR. HUNTER S. THOMPSON, de Alex Gibney (EUA, 2008, 119’)
Para mais informações ir ao site oficial.
Posted by Revista F.I.M at 5:34 PM 0 comments
Foram anunciados ontem (28.10.08) os vencedores da 1º edição do FICAP – Festival Internacional de Cinema de Artes Performativas que decorreu no Museu Nacional do Teatro em Lisboa de 20 a 28 de Setembro.
O Júri Internacional presidido pelo realizador e crítico Lauro António e composto pela realizadora Monique Rutler, a actriz São José Lapa, o coreografo Peter Michael Dietz, a actriz Inês Lapa Lopes e o arquitecto, designer e ilustrador João Concha atribuíram o grande Prémio do FICAP 2008 ao filme “GLASS: A PORTRAIT OF PHILIP IN TWELVE PARTS”, de Scott Hicks, sobre o compositor Philip Glass.
Atribuíram também o Prémio “Artes Performativas no Audiovisual” a “APROP”, de Aitor Echeverria, o Prémio Ficção a “PAVILLON NOIR”, de Pierre Coulibeuf, o Prémio “Making Of” a “SO YOU CAN DANCE!” de Nicos Dayandos e Stelios Apostolopoulos, o Prémio “Espectáculo Gravado” a “BODY REMIX – GOLDBERG VARIATIONS”, de Marie Chouinard com uma menção honrosa para “BATTUTA”, de Bartabas, o Prémio “Biografias e Documentários” a “BETWEEN HEAVEN AND EARTH”, de Frank van den Engel e Masja Novikova com uma menção honrosa a “THE SHILLONG CHAMBER CHOIR & THE LITTLE HOME SCHOOL”, de Urmi Juvenkar. O Júri decidiu ainda atribuir um Prémio Especial do Júri a “LE QUATUOR”, de Roberto Maria Grassi com uma Menção Honrosa para “LÜBER IN DER LUFT” de Anna-Lydia Florin.
O Júri Nacional presidido pela realizadora Rosa Coutinho Cabral e composto pelo cenógrafo Bruno Guerra e pelo Cantor Joaquim Moreno decidiram atribuir O Grande Prémio Nacional a “METAMORFOSES” de Bruno Cabral, sobre o grupo de teatro da Crinabel.
Atribuíram ainda o Prémio “Artes Performativas no Audiovisual” a “SOLISTAS”, de Filipe Martins, o Prémio Ficção a “BURITIZAL”, de Alexandre Braga, o Prémio “Making Of” a “DAS REINGOLD MAKING OF” de Fernando Ávila, o Prémio “Espectáculo Gravado” a “JARDIM DE INVERNO”, de Rui Simões, o Prémio “Biografia” a “LAPSUS SONOROS”, de Luís Margalhau e o Prémio “Manuel Costa e Silva de Documentário” a “KUDURO FOGO NO MUSEKE” de Jorge António. O Júri decidiu ainda atribuir Menções Honrosas a “A MINHA ESCOLA É UM PALCO” de Margarida Moura Guedes, “RITMOS DA CIDADE”, de Luís Margalhau, “INFORME”, de Eva Ângelo, “ENRAPTURED WITH LUST MAKING OF LUSITÂNIA PALYBOYS”, de Daniel Neves e “LOOKING BACK INTO THE FUTURE”, de Ivo Serra e Rita Natálio.
O Júri Universitário constituído por Victor Jorge, Zulmira Gamito, Carlos Natálio e João Telmo Dias decidiu atribuir os seguintes prémios: Prémio Documentário Ficção a “LA DANSE DE L’ENCHANTERESSE”, de Adoor Gopalakrishnan e Brigitte Chatagnier, Prémio Documentário “BETWEEN HEAVEN AND EARTH”, de Frank van den Engel e Masja Novikova, Prémio Curta Metragem a “KARAOKE”, de Carolina Hellsgard e uma Menção Honrosa a “GENERATION 68” de Simon Brook.
A organização do festival atribuiu ainda o Prémio Pedro Bandeira Freire ao filme “DARRYL HENRIQUES IS IN SHOW BUSINESS”, de William Farley.
Posted by Revista F.I.M at 4:33 AM 0 comments
Labels: FICAP
Posted by Revista F.I.M at 5:43 PM 0 comments
Posted by Revista F.I.M at 3:18 PM 0 comments
Labels: Lacma
Posted by Revista F.I.M at 3:17 PM 0 comments
Labels: Filminho
Posted by Revista F.I.M at 3:15 PM 0 comments
Labels: Indie
Posted by Revista F.I.M at 3:11 PM 0 comments
Labels: Restart
Posted by Revista F.I.M at 5:36 AM 0 comments
Posted by Revista F.I.M at 5:34 AM 0 comments
Posted by Revista F.I.M at 5:32 AM 0 comments
Posted by Revista F.I.M at 5:29 AM 0 comments
Posted by Revista F.I.M at 5:27 AM 0 comments
Labels: Filminho
Para informações ver aqui.
Posted by Revista F.I.M at 5:23 AM 0 comments
Labels: Los Angeles Film Festival
Posted by Revista F.I.M at 5:19 AM 0 comments
Labels: Cineclube Supernova
Posted by Revista F.I.M at 8:18 AM 0 comments
Labels: Faial Filmes Fest
Posted by Revista F.I.M at 8:36 AM 0 comments
Labels: Estreia, Pandora da Cunha Telles, Teresa Prata, Terra Sonâmbula
Posted by Revista F.I.M at 8:14 AM 0 comments
Posted by Revista F.I.M at 8:12 AM 0 comments
Posted by Revista F.I.M at 8:02 AM 0 comments
Posted by Revista F.I.M at 7:57 AM 0 comments
Labels: Discovery Channel
Posted by Revista F.I.M at 3:43 AM 1 comments
Labels: Axn
Posted by Revista F.I.M at 8:53 AM 0 comments
Casting para CORTE
Filme de Elsa Aleluia
Intérpretes a partir dos 25 anos (número limitado).
com experiência de performance / dança / cinema / e/ou / teatro visual.
3 de Maio 11h -18h - intervalo 14h-15h.
(Disponibilidade para todo o período de tempo indicado).
Edifício da Fábrica
Rua da Alegria nº341 - Porto
Informações e candidaturas: corte.audicoes@gmail.com
PARA CANDIDATURA: ENVIAR CURRICULO COM TRÊS FOTOGRAFIAS (ROSTO, CORPO INTEIRO E EM ACÇÃO) COM UM COMENTÁRIO BREVE A UM TRABALHO MARCANTE QUE TENHAM REALIZADO COMO INTÉRPRETES.
Posted by Revista F.I.M at 9:48 AM 0 comments
Labels: Casting
Posted by Revista F.I.M at 6:22 AM 0 comments
Labels: Festa do Cinema Italiano, King
Posted by Revista F.I.M at 6:20 AM 0 comments
Labels: Workshop
Posted by Revista F.I.M at 6:17 AM 0 comments
Labels: Curso
Posted by Revista F.I.M at 8:53 AM 0 comments
Posted by Revista F.I.M at 7:36 AM 0 comments
Labels: Animax