Thursday, April 5, 2007

Festival de Cinema de Ibiza

Realiza-se entre os dias 29 de Maio a 7 de Junho a 1ª edição do Ibiza International Film Festival, a decorrer naquela ilha espanhola.
O festival pretende ser uma plataforma de competição e mostra de cinema e televisão aberta a todas as produtoras cinematográficas mundiais, onde a igualdade de oportunidades é a palavra de ordem, sendo a base da competição a originalidade e qualidade do filme.

Através de uma taxa de inscrição de 20 Euros + IVA podem inscrever-se para competição:
- Séries e Longas metragens de ficção em DVD (Taxa de inscrição: 30Euros+IVA)
- Longas metragens em 35 mm (Taxa de inscrição: 250 Euros+IVA)
- Spots TV (Taxa de inscrição: 125 Euros+IVA)
- Filmes terminados nos 12 meses anteriores a data limite para inscrições, ou seja 20 de Abril de 2006 a 20 de Abril de 2007.
- Até ao 20 de Abril os filmes devem estar, em formato de 35 mm (com qualquer tipo de banda sonora excepto DTS digital), na posse da Direcção do Festival.
- Os filmes devem ser legendados em inglês ou espanhol, este último idioma facilitará a votação para o Prémio Especial do Público.

Para mais informações:
Hannah Geismar
Submissions Coordinator
hannah@ibizaiff.org
Ibiza International Film Festival
www.ibizaiff.org
General inquiries:
Mon – Fri: 10h-14h : (+34) 971 199 473

Magma - Festival de Cinema Breve


A Associação Cultural Scarti, em colaboraçào com a Provìncia Regional Da Catania organiza a 6° edição de Magma - Festival de cinema breve
1) A exposição, aberta a autores e obras de todas as partes do mundo, realizar-se-à
a partir de 13 a 16 de Setembro de 2007 na Catania.
2) Para participar é necessàrio enviar uma còpia do DVD da curta-metragem juntamente com um duplicado da ficha de iscrição, até ao dia 15 de Maio 2007 para:
Associazione Culturale Scarti
Magma – mostra di cinema breve
C.P. 186
95024 Acireale (CT), Italia
www.magmafestival.org

Vila do Conde - Preview

15 Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema
7 – 15 Julho 2007
www.curtas.pt

Mais de 1800 filmes já inscritos
Já estão inscritos mais de 1800 filmes para as diferentes competições da 15ª edição do Curtas Vila do Conde. São aceites produções recentes (2006 e 2007) com duração até 60 minutos. Ficções, documentários, animações, filmes experimentais e vídeos musicais são os géneros a concurso. Considerando o mesmo período do ano passado, é de esperar que, mais uma vez, se atinja um número recorde de inscrições, quando nos aproximamos do prazo final de entrega, 13 de Abril para a Competição Internacional.

Competição Nacional: Prazo de entrega a 25 de Maio
Na competição Nacional, o prazo para entrega é 25 de Maio. A competição Nacional é um dos momentos altos do Festival.
Em 2006, “Rapace”, de João Nicolau, ganhou o Grande Prémio do Festival (o que aconteceu pela primeira vez, com um filme português) e desde então tem recebido inúmeros prémios em Festivais Internacionais.

Take One!
Para além de uma mostra competitiva, outras iniciativas que têm como finalidade proporcionar aos estudantes um contacto mais directo com o meio audiovisual e cinematográfico, nomeadamente ao nível de possibilidades de formação, escolas, cursos, saídas profissionais, etc. Estas iniciativas resumem-se essencialmente a workshops e masterclasses que procuram corresponder às expectativas dos realizadores mais jovens, criando uma oportunidade de estes entrarem em contacto com a larga experiência e forma de trabalhar dos realizadores convidados.
O prazo para envio de trabalhos também é 25 de Maio.
regulamento e inscrições das competições em www.curtas.pt

O FESTIVAL: Estrutura de Programação
Para além das competições, o Festival mantém a estrutura de programação consolidada nos últimos anos.
Assim, é de esperar que a secção WiP (Work in Progress) irá apresentar estreias nacionais e internacionais de curtas e longas metragens de autores que já apresentaram trabalhos em edições anteriores, bem como a continuidade do espaço blackbox, onde filmes de formato experimental que não em competição, encontram aqui espaço de exibição continua, com entrada livre.

Remixed, é a mais jovem secção do festival, que visa sobretudo explorar as relações do som, música e imagem em movimento, ora destacando as novas propostas estéticas e a evolução da linguagem cinematográfica e videográfica, ora encontrando soluções para espectáculos resultantes de projectos de articulação entre estas áreas de criação artística, e cujas propostas serão divulgadas em breve.

A secção In Focus, (retrospectivas de autor) irá revelar autores emergentes do panorama cinematográfico, bem como outros já consagrados. Este ano, um desses destaques é Peter Whitehead:
Nascido em Liverpool em 1937, Peter Whitehead é considerado como um dos mais importantes autores do cinema avant-garde do Reino Unido, estando entre um grupo de realizadores que abalou a industria cinematográfica europeia nas decadas de 60 e 70. Apesar de inactivo desde o final dos anos 70, deixou documentos importantes que influenciaram uma série de jovens realizadores de cinema experimental na Europa e nos EUA e foi precedente da estética que se tornou popularizada como videoclip, antes do aparecimento da MTV. Da sua obra, destaques incontornáveis: Pink Floyd London 66-67 (1967), documentário dedicado a Syd Barrett (Pink Floyd); Tonite Let's All Make Love In London (1968), outro filme que retrata uma Londres psicadélica, underground, no auge de perturbações politicas e revoluções musicais; Charlie is my darling: the Rolling Stones on tour (1968), filme raramente exibido, outro documentário histórico sobre os Rolling Stones, com imagens de uma época revolucionária e filmada através de uma abordagem inédita para a altura.

FAMAFEST - Os Prémios

Aqui ficam as actas dos Júris (o Oficila e o da Juventude) do FamaFest 2007.
ACTA DO JÚRI OFICIAL
Aos 24 dias de mês de Março, em Vila Nova de Famalicão, reuniu o Júri Internacional do Famafest constituído por Fernando DaCosta, escritor, que presidiu, Rita Ribeiro, actriz, Lisa França, professora universitária e realizadora (Brasil), Rosa Coutinho Cabral, realizadora, Alain Marie, realizador (França), Patrícia Enis, realizadora (Argentina), Carlos Teófilo, director de festival, e Analisa Capriuollo, produtora (Itália) e decidiu atribuir os seguintes prémios:

Menções Honrosas:
"Marinheiros e Músicos”, de Steven Lippmann (EUA), pela respiração estética;
“Ehni”, de Jean-Luc Bouvret (França), pela vitalidade criativa;
“Penumbra”, de Gwynne MacElueen (Irlanda), pela reinvenção dossentimentos;
"O jardim que se afastou a flutuar”, de Ruth Walk (Israel), pelo assumir daLiteratura com sentido para a vida;
“Roxana", de Moze Mossanen (Canadá), pela beleza e ritmo.

Prémio Especial do Júri - Memória Histórica
"Meu Pai Humberto Delgado", de Francisco Manso (Portugal)

Prémio Ficção Jovem
"Conoclasta", de Mariko Saga (Polónia)

Prémio Melhor Documentário
"Só queria viver", de Mimmo Calopresti (Itália/Suíça)

Premio Ficção/Adaptação de Obra Literária
"Debaixo do Sol" de Baran Von Odar (Alemanha)

Grande Prémio de Lusofonia:
"O Escritor Prodigioso”, de Joana Pontes (Portugal)

Grande Prémio do Famafest 2007
"As Borboletas estão um Passo Atrás", de Mohammad Ibrahim Moaiery (Irão).

Por mais nada haver a tratar foi encerrada a reunião da qual se lavrou a presente acta que, depois de aprovada por unanimidade, vai assinada por todos os presentes
Vila Nova de Famalicão vinte e quatro de dois mil e sete.

ACTA DO JÚRI DA JUVENTUDE

O Júri da Juventude do FAMAFEST 2007 - IX Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão, constituído por Ana Cristina Leite Martins, Ana Rita Moura Silva, Bernardo Alberto de Macedo Miranda, Daniela Filipa Azevedo Silva, Joana Marina Silva Ferreira, Joana Sofia Ribeiro, João Paulo Carvalho Machado, Liliana Patrícia Araújo Pontes, Lisandra Oliveira, Patrícia Daniela da Silva Gomes e Rita Pires de Almeida, reunido no Café Concerto, da Casa das Artes, no dia 24 de Março de 2007, deliberou entregar os seguintes prémios:
Menção Honrosa:
"O PORTUGAL DE MIGUEL ESTEVES CARDOSO", realizado por Fernando Ávila (Portugal), pela forma directa do discurso narrativo e audiovisual e pela visão particular do país;
Menção Honrosa:
"PEQUENOS TORMENTOS DA VIDA", realizado por Gustavo Spolidoro (Brasil), pela evidência do papel da literatura na educação das crianças e da escola como meio privilegiado para vincular o gosto da relação entre o leitor e a literatura;
Prémio Especial da Juventude – Ficção:
"O SONHO DO LOBO", realizado por Maria-Anna Rimpfl (Alemanha);
Prémio Especial da Juventude – Documentário:
"ENSAIO SOBRE O TEATRO", realizado por Rui Simões (Portugal);
Prémio Especial da Juventude – Animação:
"O LOUCO, O CORAÇÃO E O OLHO", realizado por Annette Jung e Gregor Dashuber (Alemanha);
Grande Prémio da Juventude:
"SÓ QUERIA VIVER", realizado por Mimmo Calopresti (Itália), pela força narrativa e documental e pela importância histórica dos vista apresentados.

Regresso

Estamos de volta!
Por motivos que nos são completamente alheios fomos impedidos de editar esta revista durante um grande periodo de tempo. Recebemos hoje um mail do Blogger a informar que a nossa conta já estava desbloqueada. Portanto estamos de regresso.
Obrigado por terem esperado e desculpem a demora.

Clube de Cinema de Setúbal #2