Saturday, February 2, 2008
SUNDANCE '08 - Live@Sundance: International Filmmakers Award
Posted by Revista F.I.M at 6:01 PM 0 comments
Thursday, January 31, 2008
"Heima" no Santiago Alquimista
PARA UM CARNAVAL DIFERENTE, O SANTIAGO ALQUIMISTA RENDE-SE À EXIBIÇÃO EM TELA PROFISSIONAL DO DOCUMENTÁRIO 'HEIMA' NO PRÓXIMO SÁBADO, DIA 02 FEVEREIRO, AS 22H30.
EM ESTILO CAFÉ-TEATRO, ESTE ESPAÇO CONVIDA A BEBER UM COPO E A JUNTAR-SE COM AMIGOS PARA CONHECER O UNIVERSO DOS SIGUR RÓS E A BELEZA ÚNICA E APAIXONANTE DAS PAISAGENS E ALDEIAS ISLANDESAS.
SELECÇÃO MUSICAL DEPOIS DO FILME.
APOIO OFICIAL: EMI SIGUR RÓS SOUNDSTUDIOS
ABERTURA DE PORTAS: 22H00
BILHETES: 5€
APOIO OFICIAL: EMI SIGUR RÓS SOUNDSTUDIOS
ABERTURA DE PORTAS: 22H00
BILHETES: 5€
Posted by Revista F.I.M at 5:38 AM 0 comments
As Nomeações para os Oscares
A Academy of Motion Picture Arts and Sciences anunciou os nomeados para a 80ª edição dos Oscar, que terá lugar a 24 de Fevereiro. Façam as vossas apostas...
MELHOR ACTOR PRINCIPAL
GEORGE CLOONEY por “Michael Clayton”, de Tony Gilroy
DANIEL DAY-LEWIS por “There Will Be Blood”, de Paul Thomas Anderson
JOHNNY DEPP por “Sweeney Todd The Demon Barber of Fleet Street”, de Tim Burton
TOMMY LEE JONES por “In the Valley of Elah”, de Paul Haggis
VIGGO MORTENSEN por “Eastern Promises”, de David Cronenberg
MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
CASEY AFFLECK por “The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford”, de Andrew Dominik
JAVIER BARDEM por “No Country For Old Men”, de Ethan Coen e Joel Coen
PHILIP SEYMOUR HOFFMAN por “Charlie Wilson’s War”, de Mike Nichols
HAL HOLBROOK por “Into the Wild”, de Sean Penn
TOM WILKINSON por “Michael Clayton”, de Tony Gilroy
MELHOR ACTRIZ PRINCIPAL
CATE BLANCHETT por “Elizabeth: The Golden Age”, de Shekhar Kapur
JULIE CHRISTIE por “Away From Her”, de Sarah Polley
MARION COTTILARD por “La Vie en Rose”, de Olivier Dahan
LAURA LINNEY por “The Savages”, de Tamara Jenkins
ELLEN PAGE por “Juno”, de Jason Reitman
MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
CATE BLANCHETT por “I’m Not There”, de Todd Haynes
RUBY DEE por “American Gangster”, de Ridley Scott
SAOIRSE RONAN por “Atonement”, de Joe Wright
AMY RYAN por “Gone Baby Gone”, de Ben Affleck
TILDA SWINTON por “Michael Clayton”, de Tony Gilroy
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
“PERSEPOLIS”, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud
“RATATOUILLE”, de Brad Bird
“SURF’S UP”, de Ash Brannon e Chris Buck David Silverman
MELHOR DIRECÇÃO ARTÍSTICA
ARTHUR MAX (Art Direction), BETH A. RUBINO (Set Decoration) – “American Gangster”
SARAH GREENWOOD (Art Direction), KATIE SPENCER (Set Decoration) – “Atonement”
DENNIS GASSNER (Art Direction), ANNA PINNOCK (Set Decoration) – “The Golden Compass”
DANTE FERRETTI (Art Direction), FRANCESCA LO SCHIAVO (Set Decoration) – “Sweeney Todd The Demon Barber of Fleet Street”
JACK FISK (Art Direction), JIM ERICKSON (Set Decoration) – “There Will Be Blood”
MELHOR FOTOGRAFIA
ROGER DEAKINS – “The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford”
SEAMUS McGARVEY – “Atonement”
JANUSZ KAMISKI - “Le Scaphandre et le Papillon”
ROGER DEAKINS – “No Country for Old Men”
ROBERT ELSWIT – “There Will Be Blood”
MELHOR GUARDA-ROUPA
ALBERT WOLSKY – “Across the Universe”
JACQUELINE DURRAN – “Atonement”
ALEXANDRA BYRNE – “Elizabeth: The Golden Age”
MARIT ALLEN – “La Vie en Rose”
COLLEEN ATWOOD – “Sweeney Todd The Demon Barber of Fleet Street”
MELHOR REALIZADOR
JULIAN SCHNABEL por “Le Scaphandre et le Papillon”
JASON REITMAN por “Juno”
TONY GILROY por “Michael Clayton”
ETHAN COEN e JOEL COEN por “No Country For Old Men”
PAUL THOMAS ANDERSON por “There Will Be Blood”
MELHOR DOCUMENTÁRIO
“NO END IN SIGHT”, de Charles Ferguson
“OPERATION HOMECOMING: WRTING THE WARTIME EXPERIENCE”, de Richard E. Robbins
“SICKO”, de Michael Moore
“TAXI TO THE DARK SIDE”, de Alex Gibney
“WAR/DANCE”, de Sean Fine e Andrea Nix
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL
“FREEHELD”, de Cynthia Wade
“LA CORONA”, de Amanda Micheli e Isabel Vega
“SALIM BABA”, de Tim Sternberg
“SARI’S MOTHER”, de James Longley
MELHOR MONTAGEM
CHRISTOPHER ROUSE – “The Bourne Ultimatum”
JULIETTE WELFLING – “Le Scaphandre et le Papillon”
JAY CASSIDY – “Into the Wild”
RODERICK JAYNES – “No Country for Old Men”
DYLAN TICHENOR – “There Will Be Blood”
MELHOR FILME DE LÍNGUA NÃO INGLESA
“BEAUFORT”, de Joseph Cedar (Israel)
“DIE FÄLSCHER” (“THE COUNTERFEITERS”), de Stefan Ruzowitzky (Áustria)
“KATYN”, de Andrzej Wajda (Polónia)
“МОНГОЛ” (“MONGOL”), de Sergei Bodrov (Casaquistão)
“12”, de Nikita Mikhalkov (Rússia)
MELHOR CARACTERIZAÇÃO
DIDIER LAVERGNE e JAN ARCHIBALD – “La Vie en Rose”
RICK BAKER e KAZUHIRO TSUJI – “Norbit”
VE NEILL e MARTIN SAMUEL – “Pirates of the Caribbean: At World's End”
MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
DARIO MARIANELLI por “Atonement”, de Joe Wright
ALBERTO IGLESIAS por “The Kite Runner” de Marc Forster
JAMES NEWTON HOWARD por “Michael Clayton”, de Tony Gilroy
MICHAEL GIACCHINO por “Ratatouille”, de Brad Bird
MARCO BELTRAMI por ““3:10 to Yuma”, de James Mangold
MELHOR CANÇÃO
FALLING SLOWLY – “Once” (música e letra de Glen Hansard e Marketa Irglova
HAPPY WORKING SONG – “Enchanted” (música de Alan Menken; letra de Stephen Schwartz)
RAISE IT UP – “August Rush” (a determinar)
SO CLOSE – “Enchanted” (música de Alan Menken; letra de Stephen Schwartz)
THAT’S HOW YOU KNOW – “Enchanted” (música de Alan Menken; letra de Stephen Schwartz)
MELHOR FILME
“ATONEMENT”, de Joe Wright
“JUNO”, de Jason Reitman
“MICHAEL CLAYTON”, de Tony Gilroy
“NO COUNTRY FOR OLD MEN”, de Ethan Coen e Joel Coen
“THERE WILL BE BLOOD”, de Paul Thomas Anderson
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
“I MET THE WALRUS”, de Josh Raskin
“MADAME TUTLI-PUTLI”, de Chris Lavis e Maciek Szczerbowski
“MÊME LES PIGEONS VONT AU PARADIS”, de Samuel Tourneux
“MOYA LYUBOV” (“MY LOVE”), de Alexander Petrov
“PETER & THE WOLF”, de Suzie Templeton
MELHOR CURTA-METRAGEM
“OM NATTEN” (“AT NIGHT”), de Christian E. Christiansen
“IL SUPPLENTE”, de Andrea Jublin
“LE MOZART DES PICKPOCKETS”, de Philippe Pollet-Villard
“TANGHI ARGENTINI”, de Guido Thys
“THE TONTO WOMAN”, de Daniel Barber
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
KAREN BAKER LANDERS e PER HALLBERG – “The Bourne Ultimatum”
SKIP LIEVSAY – “No Country for Old Men”
RANDY THOM e MICHAEL SILVERS – “Ratatouille”
MATTHEW WOOD – “There Will Be Blood”
ETHAN VAN DER RYN e MIKE HOPKINS – “Transformers”
MELHOR SONOPLASTIA
SCOTT MILLAN, DAVID PARKER e KIRK FRANCIS – “The Bourne Ultimatum”
KIP LIEVSAY, CRAIG BERKEY, GREG ORLOFF e PETER KURLAND – “No Country for Old Men”
RANDY THOM, MICHAEL SEMANICK e DOC KANE – “Ratatouille”
PAUL MASSEY, DAVID GIAMMARCO e JIM STUEBE – “3:10 to Yuma”
KEVIN O'CONNELL, GREG P. RUSSELL e PETER J. DEVLIN – “Transformers”
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
MICHAEL FINK, BILL WESTENHOFER, BEN MORRIS e TREVOR WOOD – “The Golden Compass”
JOHN KNOLL, HAL HICKEL, CHARLES GIBSON e JOHN FRAZIER – “Pirates of the Caribbean: At World's End”
SCOTT FARRAR, SCOTT BENZA, RUSSELL EARL e JOHN FRAZIER – “Transformers”
MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
CHRISTOPHER HAMPTON por “Atonement”
SARAH POLEY por “Away From Her”
RONALD HARWOOD por “Le Scaphandre et le Papillon”
ETHAN COEN e JOEL COEN por “No Country For Old Men”
PAUL THOMAS ANDERSON por “There Will Be Blood”
MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
DIABLO CODY por “Juno”
NANCY OLIVER por “Lars and the Real Girl”
TONY GILROY por “Michael Clayton”
BRAD BIRD (argumento), JAN PINKAYA, JIM COPOBIANCO e BRAD BIRD (história) por “Ratatouille”
TAMARA JENKINS por “The Savages”
MELHOR ACTOR PRINCIPAL
GEORGE CLOONEY por “Michael Clayton”, de Tony Gilroy
DANIEL DAY-LEWIS por “There Will Be Blood”, de Paul Thomas Anderson
JOHNNY DEPP por “Sweeney Todd The Demon Barber of Fleet Street”, de Tim Burton
TOMMY LEE JONES por “In the Valley of Elah”, de Paul Haggis
VIGGO MORTENSEN por “Eastern Promises”, de David Cronenberg
MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
CASEY AFFLECK por “The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford”, de Andrew Dominik
JAVIER BARDEM por “No Country For Old Men”, de Ethan Coen e Joel Coen
PHILIP SEYMOUR HOFFMAN por “Charlie Wilson’s War”, de Mike Nichols
HAL HOLBROOK por “Into the Wild”, de Sean Penn
TOM WILKINSON por “Michael Clayton”, de Tony Gilroy
MELHOR ACTRIZ PRINCIPAL
CATE BLANCHETT por “Elizabeth: The Golden Age”, de Shekhar Kapur
JULIE CHRISTIE por “Away From Her”, de Sarah Polley
MARION COTTILARD por “La Vie en Rose”, de Olivier Dahan
LAURA LINNEY por “The Savages”, de Tamara Jenkins
ELLEN PAGE por “Juno”, de Jason Reitman
MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
CATE BLANCHETT por “I’m Not There”, de Todd Haynes
RUBY DEE por “American Gangster”, de Ridley Scott
SAOIRSE RONAN por “Atonement”, de Joe Wright
AMY RYAN por “Gone Baby Gone”, de Ben Affleck
TILDA SWINTON por “Michael Clayton”, de Tony Gilroy
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
“PERSEPOLIS”, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud
“RATATOUILLE”, de Brad Bird
“SURF’S UP”, de Ash Brannon e Chris Buck David Silverman
MELHOR DIRECÇÃO ARTÍSTICA
ARTHUR MAX (Art Direction), BETH A. RUBINO (Set Decoration) – “American Gangster”
SARAH GREENWOOD (Art Direction), KATIE SPENCER (Set Decoration) – “Atonement”
DENNIS GASSNER (Art Direction), ANNA PINNOCK (Set Decoration) – “The Golden Compass”
DANTE FERRETTI (Art Direction), FRANCESCA LO SCHIAVO (Set Decoration) – “Sweeney Todd The Demon Barber of Fleet Street”
JACK FISK (Art Direction), JIM ERICKSON (Set Decoration) – “There Will Be Blood”
MELHOR FOTOGRAFIA
ROGER DEAKINS – “The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford”
SEAMUS McGARVEY – “Atonement”
JANUSZ KAMISKI - “Le Scaphandre et le Papillon”
ROGER DEAKINS – “No Country for Old Men”
ROBERT ELSWIT – “There Will Be Blood”
MELHOR GUARDA-ROUPA
ALBERT WOLSKY – “Across the Universe”
JACQUELINE DURRAN – “Atonement”
ALEXANDRA BYRNE – “Elizabeth: The Golden Age”
MARIT ALLEN – “La Vie en Rose”
COLLEEN ATWOOD – “Sweeney Todd The Demon Barber of Fleet Street”
MELHOR REALIZADOR
JULIAN SCHNABEL por “Le Scaphandre et le Papillon”
JASON REITMAN por “Juno”
TONY GILROY por “Michael Clayton”
ETHAN COEN e JOEL COEN por “No Country For Old Men”
PAUL THOMAS ANDERSON por “There Will Be Blood”
MELHOR DOCUMENTÁRIO
“NO END IN SIGHT”, de Charles Ferguson
“OPERATION HOMECOMING: WRTING THE WARTIME EXPERIENCE”, de Richard E. Robbins
“SICKO”, de Michael Moore
“TAXI TO THE DARK SIDE”, de Alex Gibney
“WAR/DANCE”, de Sean Fine e Andrea Nix
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL
“FREEHELD”, de Cynthia Wade
“LA CORONA”, de Amanda Micheli e Isabel Vega
“SALIM BABA”, de Tim Sternberg
“SARI’S MOTHER”, de James Longley
MELHOR MONTAGEM
CHRISTOPHER ROUSE – “The Bourne Ultimatum”
JULIETTE WELFLING – “Le Scaphandre et le Papillon”
JAY CASSIDY – “Into the Wild”
RODERICK JAYNES – “No Country for Old Men”
DYLAN TICHENOR – “There Will Be Blood”
MELHOR FILME DE LÍNGUA NÃO INGLESA
“BEAUFORT”, de Joseph Cedar (Israel)
“DIE FÄLSCHER” (“THE COUNTERFEITERS”), de Stefan Ruzowitzky (Áustria)
“KATYN”, de Andrzej Wajda (Polónia)
“МОНГОЛ” (“MONGOL”), de Sergei Bodrov (Casaquistão)
“12”, de Nikita Mikhalkov (Rússia)
MELHOR CARACTERIZAÇÃO
DIDIER LAVERGNE e JAN ARCHIBALD – “La Vie en Rose”
RICK BAKER e KAZUHIRO TSUJI – “Norbit”
VE NEILL e MARTIN SAMUEL – “Pirates of the Caribbean: At World's End”
MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
DARIO MARIANELLI por “Atonement”, de Joe Wright
ALBERTO IGLESIAS por “The Kite Runner” de Marc Forster
JAMES NEWTON HOWARD por “Michael Clayton”, de Tony Gilroy
MICHAEL GIACCHINO por “Ratatouille”, de Brad Bird
MARCO BELTRAMI por ““3:10 to Yuma”, de James Mangold
MELHOR CANÇÃO
FALLING SLOWLY – “Once” (música e letra de Glen Hansard e Marketa Irglova
HAPPY WORKING SONG – “Enchanted” (música de Alan Menken; letra de Stephen Schwartz)
RAISE IT UP – “August Rush” (a determinar)
SO CLOSE – “Enchanted” (música de Alan Menken; letra de Stephen Schwartz)
THAT’S HOW YOU KNOW – “Enchanted” (música de Alan Menken; letra de Stephen Schwartz)
MELHOR FILME
“ATONEMENT”, de Joe Wright
“JUNO”, de Jason Reitman
“MICHAEL CLAYTON”, de Tony Gilroy
“NO COUNTRY FOR OLD MEN”, de Ethan Coen e Joel Coen
“THERE WILL BE BLOOD”, de Paul Thomas Anderson
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
“I MET THE WALRUS”, de Josh Raskin
“MADAME TUTLI-PUTLI”, de Chris Lavis e Maciek Szczerbowski
“MÊME LES PIGEONS VONT AU PARADIS”, de Samuel Tourneux
“MOYA LYUBOV” (“MY LOVE”), de Alexander Petrov
“PETER & THE WOLF”, de Suzie Templeton
MELHOR CURTA-METRAGEM
“OM NATTEN” (“AT NIGHT”), de Christian E. Christiansen
“IL SUPPLENTE”, de Andrea Jublin
“LE MOZART DES PICKPOCKETS”, de Philippe Pollet-Villard
“TANGHI ARGENTINI”, de Guido Thys
“THE TONTO WOMAN”, de Daniel Barber
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
KAREN BAKER LANDERS e PER HALLBERG – “The Bourne Ultimatum”
SKIP LIEVSAY – “No Country for Old Men”
RANDY THOM e MICHAEL SILVERS – “Ratatouille”
MATTHEW WOOD – “There Will Be Blood”
ETHAN VAN DER RYN e MIKE HOPKINS – “Transformers”
MELHOR SONOPLASTIA
SCOTT MILLAN, DAVID PARKER e KIRK FRANCIS – “The Bourne Ultimatum”
KIP LIEVSAY, CRAIG BERKEY, GREG ORLOFF e PETER KURLAND – “No Country for Old Men”
RANDY THOM, MICHAEL SEMANICK e DOC KANE – “Ratatouille”
PAUL MASSEY, DAVID GIAMMARCO e JIM STUEBE – “3:10 to Yuma”
KEVIN O'CONNELL, GREG P. RUSSELL e PETER J. DEVLIN – “Transformers”
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
MICHAEL FINK, BILL WESTENHOFER, BEN MORRIS e TREVOR WOOD – “The Golden Compass”
JOHN KNOLL, HAL HICKEL, CHARLES GIBSON e JOHN FRAZIER – “Pirates of the Caribbean: At World's End”
SCOTT FARRAR, SCOTT BENZA, RUSSELL EARL e JOHN FRAZIER – “Transformers”
MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
CHRISTOPHER HAMPTON por “Atonement”
SARAH POLEY por “Away From Her”
RONALD HARWOOD por “Le Scaphandre et le Papillon”
ETHAN COEN e JOEL COEN por “No Country For Old Men”
PAUL THOMAS ANDERSON por “There Will Be Blood”
MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
DIABLO CODY por “Juno”
NANCY OLIVER por “Lars and the Real Girl”
TONY GILROY por “Michael Clayton”
BRAD BIRD (argumento), JAN PINKAYA, JIM COPOBIANCO e BRAD BIRD (história) por “Ratatouille”
TAMARA JENKINS por “The Savages”
Posted by Revista F.I.M at 5:28 AM 0 comments
Labels: Oscares
FANTAS 2008 - "Cinema Português"
A GRANDE MONTRA DO CINEMA PORTUGUÊS
25 de Fevereiro a 9 de Março
Fazer chegar o cinema português ao mais vasto público possível é a grande aposta do Fantasporto na sua 28ª edição que decorrerá entre 25 de fevereiro e 9 de Março próximos.
Sendo o Fantasporto a melhor montra do cinema em Portugal, 2008 vai ser o grande ano de promoção e divulgação dos nossos filmes e dos nossos cineastas. Quase uma centena de filmes nacionais vão passar no Fantasporto.
De Fernando Lopes numa merecida a homenagem, a Edgar Pêra, este ano com um filme ("Rio Turvo") em competição na Semana dos Realizadores, ou Leonel Vieira e Luís Galvão Teles presentes na Secção Oficial Panorama do Cinema Português, há de tudo um pouco no Fantas 2008.
Cineastas consagrados, promissores talentos e jovens estudantes de cinema encontram-se no Fantasporto para fazer a maior festa do cinema nacional num ano em que a produção em quantidade e qualidade é francamente excepcional.
Comecemos pelos consagrados. No ano do seu centésimo aniversário Manoel de Oliveira torna-se a estrela da Semana dos Realizadores dando ao Fantas a honra de a par de ser o patrono desta secção deste a sua primeira edição, ter dado o nome ao Grande Prémio da Semana que passará a designar-se por GRANDE PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA. Nessa sessão de gala queremos ter o Rivoli repleto de amigos de Manoel de Oliveira a cantar-lhe os parabéns, afinal este é o ano do seu centenário.
Outro dos convidados de honra que vai receber um merecido Prémio Carreira é Fernando Lopes, cineasta com um filmografia impar e uma multifacetada carreira.
Com quase meio século de uma carreira que abrange todas as facetas do cinema realizador, produtor, montador, professor de cinema e crítico, director e programador do canal 2 da RTP Fernando Lopes atravessou quatro décadas de grandes mudanças no cinema português, estando sempre no centro dos acontecimentos. Ponto alto desta homenagem, que inclui uma retrospectiva de filmes seleccionados e o documentário de João Lopes, vai ser a antestreia de "The Lovebirds", onde Fernando Lopes desempenha um papel quase autobiográfico, revelando como actor uma faceta inesperada da sua carreira.
Com ele, no filme contracenam nomes como Michel Imperioli (Sopranos), John Ventimiglia ou os portugueses Joaquim de Almeida ou Rogério Samora.
"The Lovebirds" está em competição na Semana dos Realizadores, a par de "Rio Turvo" de Edgar Pêra. A partir de um hipnótico conto de Branquinho da Fonseca entre o surrealismo e o neo-realismo, o filme acompanha a trágica balada de um amor impossível entre um topógrafo (Nuno Melo) sem nome, recém-chegado ao terreno pantanoso de um futuro aeroporto, e a bela Leonor (Teresa Salgueiro, a etérea voz dos Madredeus), a "flor do pântano", que tanto a severa Tia como o socrático Director (e o seu bode Platão) tentam salvaguardar dos olhares lascivos num universo masculino.
Na Secção Oficial de Cinema Fantástico curtas-metragens, destaque para "É Verdade" de Paulo Prazeres, uma curta-metragem musical com a banda Terrakota como protagonista. Marco 2029 d.c.. Baixo Alentejo, província ibérica, Estados Unidos da Europa. É verdade! Afinal ainda existem seres humanos.
Poucos, muito poucos e espalhados por grandes regiões desertas onde a vegetação escasseia e nem as baratas sobreviveram. A natureza há muito os abandonou. No Panorama do Cinema Português são apresentados "DOT.COM" de Luís Galvão Teles, a história de uma pequena aldeia no interior de Portugal que subitamente se torna num caso nacional quando uma multinacional espanhola pressiona os aldeões para fechar o site da aldeia, precisamente o mesmo nome de uma marca de águas que os espanhóis querem lançar no mercado.
Ainda, "Julgamento" de Leonel Vieira: um dia, o Jaime vê-se confrontado com o seu maior sonho e o seu pior pesadelo: ele encontra o inspector da PIDE que, durante a ditadura de Salazar, o prendeu e matou um dos seus amigos.
E "Um Mundo Catita" de Filipe Melo e João Leitão, uma viagem ao imaginário de Manuel João Vieira, em que os sonhos se misturam com realidade, e onde seguimos o protagonista numa sucessão de aventuras e desventuras. É uma comédia de costumes, um conto de Natal, e um romance épico feito como série de tv, exibida no Porto pela primeirea vez.
Depois, há as muitas curtas-metragens portuguesas. Este ano, o Fantasporto exibe quase uma centena de filmes portugueses. Destaque especial para o projecto Escolas, um espaço privilegiado para divulgar os mais jovens, que querem fazer do cinema a sua profissão e anseiam por fazer chegar ao público os seus trabalhos.
25 de Fevereiro a 9 de Março
Fazer chegar o cinema português ao mais vasto público possível é a grande aposta do Fantasporto na sua 28ª edição que decorrerá entre 25 de fevereiro e 9 de Março próximos.
Sendo o Fantasporto a melhor montra do cinema em Portugal, 2008 vai ser o grande ano de promoção e divulgação dos nossos filmes e dos nossos cineastas. Quase uma centena de filmes nacionais vão passar no Fantasporto.
De Fernando Lopes numa merecida a homenagem, a Edgar Pêra, este ano com um filme ("Rio Turvo") em competição na Semana dos Realizadores, ou Leonel Vieira e Luís Galvão Teles presentes na Secção Oficial Panorama do Cinema Português, há de tudo um pouco no Fantas 2008.
Cineastas consagrados, promissores talentos e jovens estudantes de cinema encontram-se no Fantasporto para fazer a maior festa do cinema nacional num ano em que a produção em quantidade e qualidade é francamente excepcional.
Comecemos pelos consagrados. No ano do seu centésimo aniversário Manoel de Oliveira torna-se a estrela da Semana dos Realizadores dando ao Fantas a honra de a par de ser o patrono desta secção deste a sua primeira edição, ter dado o nome ao Grande Prémio da Semana que passará a designar-se por GRANDE PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA. Nessa sessão de gala queremos ter o Rivoli repleto de amigos de Manoel de Oliveira a cantar-lhe os parabéns, afinal este é o ano do seu centenário.
Outro dos convidados de honra que vai receber um merecido Prémio Carreira é Fernando Lopes, cineasta com um filmografia impar e uma multifacetada carreira.
Com quase meio século de uma carreira que abrange todas as facetas do cinema realizador, produtor, montador, professor de cinema e crítico, director e programador do canal 2 da RTP Fernando Lopes atravessou quatro décadas de grandes mudanças no cinema português, estando sempre no centro dos acontecimentos. Ponto alto desta homenagem, que inclui uma retrospectiva de filmes seleccionados e o documentário de João Lopes, vai ser a antestreia de "The Lovebirds", onde Fernando Lopes desempenha um papel quase autobiográfico, revelando como actor uma faceta inesperada da sua carreira.
Com ele, no filme contracenam nomes como Michel Imperioli (Sopranos), John Ventimiglia ou os portugueses Joaquim de Almeida ou Rogério Samora.
"The Lovebirds" está em competição na Semana dos Realizadores, a par de "Rio Turvo" de Edgar Pêra. A partir de um hipnótico conto de Branquinho da Fonseca entre o surrealismo e o neo-realismo, o filme acompanha a trágica balada de um amor impossível entre um topógrafo (Nuno Melo) sem nome, recém-chegado ao terreno pantanoso de um futuro aeroporto, e a bela Leonor (Teresa Salgueiro, a etérea voz dos Madredeus), a "flor do pântano", que tanto a severa Tia como o socrático Director (e o seu bode Platão) tentam salvaguardar dos olhares lascivos num universo masculino.
Na Secção Oficial de Cinema Fantástico curtas-metragens, destaque para "É Verdade" de Paulo Prazeres, uma curta-metragem musical com a banda Terrakota como protagonista. Marco 2029 d.c.. Baixo Alentejo, província ibérica, Estados Unidos da Europa. É verdade! Afinal ainda existem seres humanos.
Poucos, muito poucos e espalhados por grandes regiões desertas onde a vegetação escasseia e nem as baratas sobreviveram. A natureza há muito os abandonou. No Panorama do Cinema Português são apresentados "DOT.COM" de Luís Galvão Teles, a história de uma pequena aldeia no interior de Portugal que subitamente se torna num caso nacional quando uma multinacional espanhola pressiona os aldeões para fechar o site da aldeia, precisamente o mesmo nome de uma marca de águas que os espanhóis querem lançar no mercado.
Ainda, "Julgamento" de Leonel Vieira: um dia, o Jaime vê-se confrontado com o seu maior sonho e o seu pior pesadelo: ele encontra o inspector da PIDE que, durante a ditadura de Salazar, o prendeu e matou um dos seus amigos.
E "Um Mundo Catita" de Filipe Melo e João Leitão, uma viagem ao imaginário de Manuel João Vieira, em que os sonhos se misturam com realidade, e onde seguimos o protagonista numa sucessão de aventuras e desventuras. É uma comédia de costumes, um conto de Natal, e um romance épico feito como série de tv, exibida no Porto pela primeirea vez.
Depois, há as muitas curtas-metragens portuguesas. Este ano, o Fantasporto exibe quase uma centena de filmes portugueses. Destaque especial para o projecto Escolas, um espaço privilegiado para divulgar os mais jovens, que querem fazer do cinema a sua profissão e anseiam por fazer chegar ao público os seus trabalhos.
Posted by Revista F.I.M at 5:19 AM 0 comments
Sunday, January 27, 2008
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