Thursday, May 15, 2008

Festival de Cinema de Cannes 2008 #4 - "Blindness"

Festival de Cinema de Cannes 2008 #3

Festival de Cinema de Cannes 2008 #2

Festival de Cinema de Cannes #1

A Tribute to Leonard Schrader no LACMA

A Tribute to Leonard Schrader no Los Angeles County Museum of Art
May 15-16

The screenwriter Leonard Schrader, who passed away in late 2006, wrote screenplays in both Japanese and English; his love for and immersion in the culture of Japan resulted in Mishima, an audacious and ravishing film, co-written with and directed by his brother Paul. A year later, Schrader's powerful adaptation of Manuel Puig's Kiss of the Spider Woman earned him, director Hector Babenco, and producer David Weisman Oscar nominations. In addition to teaching and writing, Schrader was a passionate collector of vintage lobby cards, leaving behind a personal collection of over 8,000 original cards, many from rare silent films.

Fórum de Criadores do Filminho

Fórum de Criadores: uma corrente de talento no Minho

Dentro das actividades a desenvolver no Filminho – Festa do Audiovisual Galego e Português, encontra-se o Fórum de Criadores: uma plataforma que será catalisadora do talento e da criatividade audiovisual no Minho.

Todos os criadores do mundo interessados em materializar as suas ideias audiovisuais em cenários do Minho já têm um motivo através do Fórum de Criadores, desenvolvido pela Morraceira através do Filminho. O objectivo desta actividade é apoiar de forma directa a criação de obras audiovisuais no Minho galego e português e, de forma secundário, incentivar os jovens criadores ao uso de estratégias relacionadas com a produção independente e uso de parcos recursos.

Até ao dia 10 de Junho já podem ser enviadas as propostas preenchendo-se uma ficha de inscrição. Entre as candidaturas irão ser seleccionadas 10 para se apresentarem ao público no sábado, 26 de Julho, pela manhã. Um jurado escolherá então os quatro projectos para serem apoiados. As ajudas consistem em 2000 euros para a produção e a colaboração estreita dum produtor para angariar mais apoios para o projecto e proteger as ideias do criador.

O criador tem apenas como obrigação que a sua obra esteja relacionada com contextos, cenários ou assuntos próprios desta região fronteiriça, respeitar o sistema linguístico galego-português e que esteja ultimada para estreia no Filminho 2009.

Contactos:
e-mail: comunicacao@filminho.info info@filminho.info
http://www.filminho.info
http://imprensa.filminho.info
tlf: (00351) 919489669
tlf: (0034) 606075192
http://morraceira.blogspot.com

Indie nos Açores

A Associação Cultural Burra de Milho (BdM), a CIMA – Associação Cultural e o Cineclube da Horta vão promover nos Açores, mais concretamente na Terceira, São Miguel e Faial, extensões do Festival Internacional de Cinema Independente IndieLisboa entre 16 e 24 de Maio.

A Associação Cultural Burra de Milho, com o patrocínio do Governo Regional dos Açores, da Direcção Regional da Juventude e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, e com o apoio da Culturangra, da Laser 2001, da Rádio Horizonte e da Turangra - Agência de Viagens, traz à ilha Terceira a extensão da 5ª edição do IndieLisboa.

No ano transacto a Associação Cultural Burra de Milho (BdM) trouxe pela primeira vez uma extensão deste Festival aos Açores, tendo sido a extensão com mais público em Portugal (cerca de 640 pessoas).

Este ano, a BdM pretende dar continuidade à extensão do IndieLisboa na cidade de Angra do Heroísmo, apostando na consolidação do público, e conseguiu mobilizar associações congéneres para promoverem também extensões do IndieLisboa na Horta (Cine-clube da Horta) e em Ponta Delgada (Associação Cultural CIMA).

O grande objectivo deste projecto é sem dúvida a apresentação de filmes emergentes e de qualidade reconhecida ao público açoriano, impulsionando a sociedade para uma plataforma mais contemporânea e emergente.

Ponto de encontro entre realizadores, produtores, distribuidores, programadores de festivais e amantes do cinema de todo o mundo e um marco na promoção do cinema independente em Portugal, a 5ª edição do IndieLisboa decorreu em Lisboa entre os dias 24 de Abril e 4 de Maio.

Longe dos circuitos tradicionais, este festival de cinema consagra novos autores e tendências do cinema mundial, afirmando-se como um observatório da mais interessante produção contemporânea, a qual, mesmo quando assinada por realizadores consagrados, nem sempre chega às salas portuguesas, nem tão pouco às salas açorianas.

Este ano, o IndieLisboa recebeu um total de 2957 filmes. Desse universo, foram seleccionados 238 filmes (83 longas metragens e 155 curtas metragens).

Através da capacidade que o cinema tem de ser um excelente instrumento de descoberta e aproximação entre povos e culturas, o IndieLisboa associou-se assim às comemorações do Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008), escolhendo como país de enfoque a Roménia, dedicando especial atenção ao novo cinema romeno.

A abrangência da proveniência geográfica do total dos 237 filmes seleccionados (estão representados 40 países) espelha bem a vocação multiculturalista do festival.

Durante esta mostra serão exibidas 3 curtas-metragens (INTERIOR.BLOCK OF FLATS HALLWAY - Menção Honrosa na Competição Internacional de Curtas-metragens -, BOULEVARD L’OCEAN - Prémio RTP2 Onda Curta - e SLEEPING BETTY - Prémio do Público para Melhor Curta-Metragem-), 3 longas-metragens (OCCIDENT de Cristian Mungiu, A HERO NEVER DIES de Johnnie To e TREN DE SOMBRAS de José Luís Guérin, todos eles consagrados pelo Festival como Heróis Independentes) e haverá ainda espaço para sessões infantis INDIEJÚNIOR, “muitá frente” e inteiramente dedicadas ao público mais jovem, > 3 anos, compostas por um conjunto de 11 curtas metragens.

As secções consagradas na extensão Açores são:

Observatório: curtas e longas-metragens de realizadores independentes, consideradas obras fundamentais do cinema contemporâneo, que não puderam fazer parte da Competição – ou porque os realizadores obtiveram já um certo reconhecimento, ou porque foram concluídas anteriormente à data admitida para a selecção.

Herói Independente: Os Heróis Independentes da edição deste ano foram José Luis Guerín, Johnnie To e o Novo Cinema Romeno.
A secção Herói Independente foi dedicada aos que trabalham em prol de um cinema totalmente livre de pré-conceitos e preconceitos, livre de indústrias pesadas e mercados autistas, livres, sobretudo, de resultados imediatos. São os duros, são os pacientes da nova era e, como tal, são os heróis do cinema independente. Como nunca chegam a entrar no sistema, como são sempre marginais à linha de conduta esperada não se tornam arrogantes, preguiçosos ou carreiristas. Tornam-se maiores, tornam-se visionários.

Indie Júnior: competição especial composta por sessões dirigidas aos mais novos, apresentando curtas e longas-metragens.
Secção especialmente vocacionada para os mais jovens. Tem como principal objectivo a criação e alargamento dos públicos de cinema e visa possibilitar o encontro dos espectadores mais novos com um conjunto de filmes notáveis, aos quais muito provavemente não teriam acesso de outra forma.

Esta secção visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e jovens através de uma experiência artística e lúdica – o cinema. Este relevante instrumento apela aos sentidos e desperta diversas emoções, representando lazer e diversão mas também apelo à reflexão e discussão de diversos temas.

Shotgun Stories


Restart Guerrilha

No dia 15 de Maio (quinta-feira) apresentamos os trabalhos resultantes do Workshop de Guerrilha DV, realização independente de filmes de baixo custo. Este Workshop decorreu na Restart no mês de Março, sob a orientação do realizador Gonçalo Luz.

Filmes a exibir:
The Ears Are Alive, de Vanessa Krithinas
Feridas, de Susana Gomes
Concerto Para Surdos, de David Nascimento
Cartas, de Ana Santos
Almost Like Being in Love, de Nuno Carvalho
Don't Be Afraid, de Sandra Pereira
Sonhar às Cegas, Ana Matins
Por Essa Estrada Fora, de Sérgio Correia
Fumo, de José Pires

Tuesday, May 13, 2008

"Um Num Milhão" no Discovery Science



Esta série traz-nos as incríveis histórias das pessoas mais sortudas de todo o mundo. Com o decorrer de cada história, vão sendo calculadas as hipóteses de certos eventos terem lugar nas suas vidas. Este programa é apresentado por um matemático especializado em estatísticas, que conforme o desenrolar dos casos vai calculando as hipóteses baseando-se para tal nas mais estranhas bases estatísticas disponíveis. Entre as inacreditáveis histórias trazidas a lume, ele passeia-se pelas ruas interagindo com elementos do público em geral e desafiando-os a calcular as possibilidades das coisas que mais os questionam. Conforme ele vai procedendo aos cálculos, vai explicando os fundamentos estatísticos nos quais se baseiam as suas operações matemáticas.

Episódio 1 - Quais são as possibilidades de que um objecto comum de uso diário lhe venha a salvar a vida? Os Magos dos Números investigam os números por detrás das lesões provocadas por meias e quais são as possibilidades de se conseguir escapar de um labirinto…

Estreia: Quinta 22 de Maio às 21h00 (episódio duplo)
Emissão: Quintas às 21h00 (episódio duplo)

Discovery Civilization exibe "Malvinas: Uma História Alternativa"





Esta é a história daquilo que nunca chegou a acontecer, mas que esteve muito perto de ser uma realidade. Trata-se da possível narrativa do que teria sido o outro gume da faca: a vitória da Argentina sobre a Grã-Bretanha na Guerra das Malvinas, um dos maiores “quase que foi” da história mais recente. Co-produzido no Reino Unido e na Argentina por Denys Blakeway e Heather Briley, este especial de noventa minutos irá reunir uma série de convidados que tiveram papel preponderante durante o conflito, e que irão comentar, discutir e relembrar todos os factos que tiveram lugar nessas ilhas do Atlântico Sul. Todos eles concordam no entanto com um facto preponderante: é que, tal qual as palavras de Lord Wellington, o histórico general britânico, esta foi uma batalha disputada até ao último momento, e que poderia ter tido um desfecho bem diferente tanto para a Grã-Bretanha como para a Argentina.

Estreia: Sábado 24 de Maio às 21h48

"Sabrina" no Sony


O que acontece quando se revela a uma adolescente de 16 anos que ela possui poderes de bruxaria? Melissa Joan Hart lida com esta questão na série de comédia Sabrina, a Bruxinha Adolescente, exibida pelo SET de segunda a sexta às 17h40. A terceira temporada tem estreia marcada para a próxima segunda-feira dia 19 às 17h40.

Nesta divertida série baseada na popular heroína da Archie Comics, Sabrina (Melissa Joan Hart) uma aprendiz de feiticeira dos tempos modernos, vive com as suas duas tias excêntricas, Hilda (Caroline Rhea) e Zelda (Beth Broderick). Como se não fosse suficientemente difícil ter que se adaptar a uma nova cidade e a novos amigos numa fase já de si tão crítica como a adolescência, Sabrina é presenteada com uma grande surpresa no seu 16º aniversário – ela é uma bruxa!

Guiada pelas tias, que vêm de uma longa linhagem de bruxas, e por Salem (voz de Nick Bakay), um bruxo malévolo que está a cumprir uma penitência como gato preto, Sabrina luta para pôr em prática os poderes recém descobertos enquanto vai provocando “estragos”, de forma involuntária, a amigos e inimigos. Adicionalmente, Sabrina tem que manter os seus poderes em segredo face às suas colegas da escola: a sua melhor amiga Jenny (Michelle Beaudoin), uma rapariga algo estranha mas com uma mente muito aberta, o seu amigo e alvo da sua paixão Harvey (Nate Richert) e a rival Libby (Jenna Leigh Green), que adoraria ver Sabrina “espalhar-se ao comprido”.

Sabrina percebe, muito rapidamente, que a magia não é tão fácil assim como abanar o nariz. Tudo isso lhe vai exigir muita paciência, prática e treino. E é só uma questão de tempo até ela começar a ter lições de voo…

Estreia: Segunda 19 de Maio às 17h40 (episódio duplo)
Emissão: Segunda a Sexta às 17h40 (episódio duplo)


Título original: Sabrina, the Teenage Witch
País de produção: EUA
Ano de produção: 1996
Duração: 30 minutos
Género: comédia
Intérpretes: Melissa Joan Hart, Caroline Rhea, Beth Broderick, Michelle Beaudoin

2ª temporada de "One tree Hill" na Sony


One Tree Hill, série transmitida pelo Sony Entertainment Television de segunda a quinta às 22h15, estreia os episódios da segunda temporada na próxima quarta-feira dia 21.

ONE TREE HILL
Além de gostarem de usar brincos nas orelhas, Lucas e Nathan parecem não ter mais nada em comum. Contudo, existe um segredo na vida destes dois rapazes – eles partilham o mesmo pai sem o saberem. Do elenco de One Tree Hill fazem parte os actores Chad Michael Murray (Dawson’s Creek; Tal Mãe, Tal Filha), James Lafferty (Emeril), Hilarie Burton (TRL), Paul Johansson (John Q.), Moira Kelly (Os Homens do Presidente), entre outros.

O arrogante e determinado Nathan Scott (James Lafferty) é a “estrela” da equipa de basquetebol e provém de uma família abastada. Tímido e discreto, Lucas Scott (Chad Michael Murray) é o único filho de Karen Roe (Moira Kelly), uma mãe solteira e trabalhadora. Lucas é também um exímio jogador de basquetebol. Depois de crescerem em lados opostos na pequena cidade de Tree Hill, na Carolina do Norte, as vidas dos dois rapazes colidem no momento em que o destino põe Lucas na mesma equipa de basquetebol onde joga Nathan, e os rapazes, meios-irmãos sem o saberem, passam a competir não só no campo de jogos mas também pelas atenções de Peyton Sawyer (Hilarie Burton), a bela namorada de Nathan.

A transição repentina de Lucas para o mundo de Nathan cria desde logo um triângulo amoroso. Peyton é uma rapariga extremamente reservada e sensível. Ela é uma artista talentosa, mas mantém a sua arte em segredo. Apesar de ser namorada de Nathan, ela sente uma ligação instantânea com Lucas. Peyton perdeu a mãe muito cedo e, tal como Lucas, sabe o que é crescer sem um dos pais. Peyton e Lucas sentem-se outsiders e Nathan tem consciência da forte ligação entre os dois. Enquanto os adolescentes descobrem mais coisas em comum do que podiam imaginar, os adultos de Tree Hill lidam com as consequências das decisões tomadas muitos anos antes.

Estreia: Quarta 21 de Maio às 22h15
Emissão: Segunda a Quinta às 22h15

Título original: One Tree Hill
País de produção: EUA
Ano de produção: 2003Duração: 60 minutos

Filminho entre portugal e Galiza


De 22 a 27 de Julho irá acontecer uma das maiores experiências transfronteiriças jamais realizadas entre a Galiza e Portugal: uma festa de convívio entre o audiovisual galego e português. Um evento que é verdadeiramente internacional pois acontece fisicamente entre dois países, e é também uma proposta singular que acolhe as localidades de Vila Nova de Cerveira e Goián (Tominho).
Esta festa do audiovisual galego e português é organizada pela associação cultural Morraceira e conta com a forte colaboração da Câmara Municipal de Cerveira e o Concello de Tominho, entidades que apostarão decididamente por se unirem neste projecto de longo alcance cultural e social.
Assim, em três meses, as terras do Minho serão testemunhas de como se irá erguer uma nova ponte sobre o rio. Desta vez não se usará o betão ou o ferro, e o audiovisual será o meio usada para ligar as duas margens. A imagem em movimento torna-se na melhor ferramenta, pelo seu dinamismo e fácil recepção por parte da juventude, para chegar aos galegos e portugueses, habitantes de distintos países que partilham a mesma cultura.
O FILMINHO tem como objectivo principal promover o conhecimento daquilo que une as gentes separadas pelo Minho. Por isso se recorre ao audiovisual, testemunho sem igual de realidade. A esta necessidade responde a organização, juntamente com a Ponte… Nas Ondas!, do concurso audiovisual “Conta Onde Vives”. O FILMINHO têm ainda como objectivo ser o baluarte da defesa do audiovisual português e galego, proporcionando produções invisíveis, com olhar próprio e de carácter “não-reconciliado”.
A programação do FILMINHO estrutura-se em duas categorias: “Grande Prémio” e “Cinema Minhoto”. À primeira poderão concorrer todo o tipo de produções (em duração e género) da Galiza e Portugal. Por outro lado, o Cinema Minhoto será a secção anfitriã destinada a acolher todos os filmes realizados nas terras do Minho ou que tenham uma clara vocação transfronteiriça.
Para além das projecções, o FILMINHO albergará um curso de verão da Universidade de Santiago de Compostela, dirigido à juventude. Actividades complementares de formação às quais se acrescenta o Fórum de Criadores para fomentar a realização de filmes no Minho.
O FILMINHO quer convidar galegos e portugueses a encontrarem-se na raia este Verão para desfrutarem do seu audiovisual!
Da série de anúncios videográficos produzidos pelo FILMINHO encontram-se já disponíveis os dois primeiros e foi recentemente lançado o último, intitulado O Cabeçudo! Todos eles podem ser vistos no canal do festival no Youtube – http://www.youtube.com/festivalfilminho

Contacto:
e-mail:mailto:comunicacao@filminho.info info@filminho.info
tlf: (00351) 919489669tlf: (0034) 606075192
http://morraceira.blogspot.com/

Los Angeles Film Festival

Para informações ver aqui.

Hoje - 13 de Maio, o Cineclube Supernova irá exibir "Sans toi ni loi" de Agnès Varda.


A sessão será apresentada por Silvia di Marco.

Realizador: Agnès Varda
Ano: 1985
País: França/Inglaterra
Duração: 105 min
Cor
Idioma: Árabe/Francês/Inglês
Legendas: Inglês
Elenco: Sandrine Bonnaire, Setti Ramdane, Francis Balchère, entre outros.

Sinopse:
Inverno no Sul da França. Uma jovem mulher é encontrada morta por congelamento numa vala. As últimas semanas da sua vida são reconstruídas por meio de flashbacks e curtas entrevistas a pessoas que ela encontrou no caminho: um jornaleiro tunisino, um antigo professor de filosofia que tem rejeitado a sociedade e trabalha como criador de gado, uma agrónoma que quer salvar plátanos...

Vai criando-se assim, segundo a definição da própria realizadora, um "puzzle inevitavelmente inacabado", que nos diz mais sobre as pessoas que falam dela de que sobre a Mona, cujas motivações para viver "livre e suja" na rua permanecem incompreensíveis.

Baseado num fenómeno que surpreendeu a França ao início dos anos oitenta, jovens mulheres abandonarem a casa e o trabalho para viver na rua, este filme deixa-nos incomodados, intrigados e perturbados, as mesmas sensações que Mona produz nas pessoas que encontra.

Local: Auditório 1 (1º piso da Torre B) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Horário: 21h00
Entrada: Livre para os sócios do núcleo.
Morada: Av. Berna n. 26- C
Metro: Campo Pequeno / Praca de Espanha
Autocarros: 16, 26, 56
Comboio: Entrecampos
http://www.nucleodeprogramacaocinematografica.blogspot.com