Tuesday, February 20, 2007

FamaFest anuncia Selecção Oficial


SELECÇÃO OFICIAL (por ordem alfabética):

BORBOLETAS ESTÃO APENAS UM PASSO ATRÁS, AS, de Mohammad Ibraihim Moaiery (Irão, 2005)
BRECHT – A ARTE DE VIVER, de Joachim Lang (Alemanha, 2006)
CAIXA DE BRINQUEDOS DE VITRUVIUS, A, de Dennis Michael Iannuzzi (EUA, 2005)
CAMINHO DE “LA RECHERCHE”, O, de Giorgio Treves (Itália, 2006)
CARLOS OSWALD, O POETA DA LUZ, de Regis Faria (Brasil, 2006)
CONDUTOR DE PALAVRAS, O, de Jean-Paul Thaens (França, 2006)
CONOCLASTA, de Mariko Saga (Polónia, 2006)
CONTOS, de Mehdi Jafari (Irão, 2003)
DEBAIXO DO SOL, de Baran Von Odar (Alemanha, 2006)
DONO DA PENA, O, de Cláudia Nunes (Brasil, 2005)
EHNI, de Jean-Luc Bouvret (França, 2006)
ELES PRESERVARAM TUDO O QUE LHES ERA QUERIDO, de Galina Evtushenko (Rússia, 2006)
ENSAIO SOBRE O TEATRO, de Rui Simões (Portugal, 2006)
ENTRE AFEIÇÕES E AFECTOS, de Rosa Berardo (Brasil, 2006)
ENTRE O PARAISO E BRASÍLIA, de Alvarina Sousa Silva (Brasil, 2006)
ESCRITOR PRODIGIOSO, O, de Joana Pontes (Portugal, 2006)
FECHADO, de Albert Radl (Alemanha, 2006)
FEDRA, de Salvo Bitonti (Itália, 2006)
FELTRINELLI, de Alessandro Rosetto (Itália, Suiça, Alemanha, 2006)
FESTIVAL, O, de Dhananjoy Mandal (Índia, 2005)
GESTURE DOWN (NÂO CANTO), de Cedar Sherbert (EUA, México, 2006)
GOMBRO EM BERLIM, de Wieslaw Saniewski (Polónia, 2006)
HELEN A/B + DAS MEER, de Sabine Marte (Áustria, 2006)
HOMEM DA LUA, O, de Elissalde Serge (França, 2006)
IDEAIS, OS, de Sven Jakob (Alemanha, 2006)
JARDIM QUE SE AFASTOU A FLUTUAR, O, de Ruth Walk (Israel, 2006)
LADRÕES DE NÉSPERAS, de Fernando Lopes Amaral (Portugal, 2006)
LOUCO, O CORAÇÃO E O OLHO, O, de Anney Juna (Alemanha, 2006)
MARINHEIROS E MÚSICOS, de Steven Lippman (EUA, 2006)
MAURITÂNIA: ANTIGAS BIBLIOTECAS NO DESERTO, de Rossetta Piccinno (Itália, 2006)
MEU PAI, HUMBERTO DELGADO, de Francisco Manso (Portugal, 2006)
MILKAN, de Mino Kiani (Irão, 2005)
MUITA GENTE, POUCO TEMPO, de Andrzej Baranski (Polónia, 2006)
OUTRO ROSINOL, O, de Monti (Espanha, 2006)
PELE, de Fernando Vendrel (Portugal, 2006)
PENUMBRA, de Gwynne McElueen (Irlanda, 2006)
PEQUENOS TOMENTOS DA VIDA, de Gustavo Spolidoro (Brasil, 2006)
PORTO ALEGRE DE QUINTANA, de Fabiano Sousa e Gilson Vargas (Brasil, 2006)
PORTUGAL DE MIGUEL ESTEVES CARDOSO, O, de Fernando Ávila (Portugal, 2006)
RADOSC PISANIA, A ALEGRIA DE ESCREVER, de Antoni Krauze (Polónia, 2006)
RILKE E RODIN, UM REENCONTRO, de Bernard Malaterre (França, 2006)
ROXANA, de Moze Mossanen (Canadá, 2006)
SANGUE NEGRO, O, de Peter Kassovitz (França, 2006)
SÓ QUERIA VIVER, de Mimmo Calopresti (Itália, Suiça, 2006)
SONHO DO LOBO, O, de Maria-Anna Rimpfl (Alemanha, 2006)
TRÊS PEÇAS, de Hubert Siedecki (Áustria, 2006)
VIAGEM NO SEU PRÓPRIO QUARTO, de Bernard Braunstein e David Gross (Áustria, 2004)

47 Filmes a Concurso de 19 Países (Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, Colômbia, Eslováquia, Espanha, EUA, França, Índia, Irão, Irlanda, Israel, Itália, México, Polónia, Portugal, Rússia e Suiça)

Prémios Genie 2007

No dia 13 de Fevereiro foram entregues os Genie atribuídos pela Academy of Canadian Cinema & Television. Os prémios foram atribuídos no The Carlu no Toronto’s College Park para o melhor cinema canadiano de 2006. Aqui ficam os nomeados e vencedores.

Melhor Filme
Bon Cop, Bad Cop - Kevin Tierney
Guide de la Petite Vengeance / The Little Book of Revenge - Roger Frappier, Luc Vandal
Maurice Richard / The Rocket - Denise Robert, Daniel Louis
Trailer Park Boys: The Movie - Barrie Dunn, Mike Clattenburg, Michael Volpe
Un dimanche à Kigali / A Sunday in Kigali - Lyse Lafontaine, Michael Mosca



Realização
Maurice Richard / The Rocket - Charles Binamé
Bon Cop, Bad Cop - Érik Canuel
Guide de la Petite Vengeance / The Little Book of Revenge - Jean-François Pouliot
La Vie secrète des gens heureux / The Secret Life of Happy People - Stéphane Lapointe
Un dimanche à Kigali / A Sunday in Kigali - Robert Favreau


Actor Principal
Maurice Richard / The Rocket - Roy Dupuis
Bon Cop, Bad Cop - Patrick Huard
Bon Cop, Bad Cop - Colm Feore
Congorama - Olivier Gourmet
Un dimanche à Kigali / A Sunday in Kigali - Luc Picard

Actriz Principal
Maurice Richard / The Rocket - Julie Le Breton
Le Secret de ma mère - Ginette Reno
Snow Cake - Sigourney Weaver
Tideland - Jodelle Ferland
Un dimanche à Kigali / A Sunday in Kigali - Fatou N'Diaye

Actor Secundário
Maurice Richard / The Rocket - Stephen McHattie
Eve and the Fire Horse - Chan Chit Man Lester
Guide de la Petite Vengeance / The Little Book of Revenge - Michel Muller
Trailer Park Boys: The Movie - Hugh Dillon
Whole New Thing - Robert Joy

Actriz Secundária
Snow Cake - Carrie-Anne Moss
Eve and the Fire Horse - Vivian Wu
La Vie secrète des gens heureux / The Secret Life of Happy People - Marie Gignac
Niagara Motel - Caroline Dhavernas
Snow Cake - Emily Hampshire


Argumento Original
Congorama - Philippe Falardeau
Guide de la Petite Vengeance / The Little Book of Revenge - Ken Scott
La Vie secrète des gens heureux / The Secret Life of Happy People - Stéphane Lapointe
Le Secret de ma mère - Martin Girard, Ghyslaine Côté
Maurice Richard / The Rocket - Ken Scott
Argumento Adaptado
Un dimanche à Kigali / A Sunday in Kigali - Robert Favreau, Gil Courtemanche
Cheech - François Létourneau
Trailer Park Boys: The Movie - Mike Clattenburg, Robb Wells


Fotografia
Maurice Richard / The Rocket - Pierre Gill
Beowulf & Grendel - Jan Kiesser
Bon Cop, Bad Cop - Bruce Chun
Snow Cake - Steve Cosens
Tideland - Nicola Pecorini

Montagem
Maurice Richard / The Rocket - Michel Arcand
Bon Cop, Bad Cop - Jean-François Bergeron
Cheech - Michel Grou
Congorama - Frédérique Broos
Tideland - Lesley Walker


Banda Sonora Original
Sans elle / Without Her - Jean Robitaille
Beowulf & Grendel - Hilmar Orn Hilmarsson
Cheech - Normand Corbeil
La Vie secrète des gens heureux / The Secret Life of Happy People - Pierre Desrochers
Maurice Richard / The Rocket - Michel Cusson


Canção Original
Unnatural & Accidental - "Have Hope"
Jennifer Kreisberg

Bon Cop, Bad Cop - "Tattoo"
Eric Lapointe, Stéphane Dufour, Jamil
Eighteen - "In a Heartbeat"
Bramwell Tovey, Richard Bell
La Belle bête / The Beautiful Beast - "Trace-Moi"
Patrick Watson, Caroline Dhavernas
La Rage de l'ange / Angel's Rage - "L'Astronaute"
Dan Bigras



Direcção Artística
Maurice Richard / The Rocket - Michel Proulx
Bon Cop, Bad Cop - Jean Bécotte
Eve and the Fire Horse - Mary-Ann Liu, Athena Wong
La Rage de l'ange / Angel's Rage - François Séguin
Tideland - Jasna Stefanovic



Guarda-Roupa
Maurice Richard / The Rocket - Francesca Chamberland
Eve and the Fire Horse - Sandy Buck
The Journals of Knud Rasmussen - Michelline Amaaq
Tideland - Mario Davignon

Som
Bon Cop, Bad Cop - Dominique Chartrand, Gavin Fernandes, Nathalie Morin, Pierre Paquet
Eve and the Fire Horse - Daniel Pellerin, Gashtaseb Ariana, Jeff Carter
Maurice Richard / The Rocket - Claude Hazanavicius, Claude Beaugrand, Luc Boudrias, Bernard Gariépy Strobl
Tideland - David Lee, Douglas Cooper, Robert Farr
Un dimanche à Kigali / A Sunday in Kigali - Marie-Claude Gagné, Claude La Haye, Bernard Gariépy Strobl, Hans Peter Strobl

Montagem de Som
Maurice Richard / The Rocket - Claude Beaugrand, Olivier Calvert, Jérôme Décarie, Natalie Fleurant, Francine Poirier
Beowulf & Grendel - Jane Tattersall, Barry Gilmore, David McCallum, Donna Powell, Dave Rose
Bon Cop, Bad Cop - Christian Rivest, Valéry Dufort-Boucher, Tchae Measroch
Cheech - Pierre-Jules Audet, Guy Francoeur, Guy Pelletier
Un dimanche à Kigali / A Sunday in Kigali - Marie-Claude Gagné



Documentário
Manufactured Landscapes - Jennifer Baichwal, Nick de Pencier, Gerry Flahive, Daniel Iron, Peter Starr
La planète blanche / The White Planet - Jean Lemire, Thierry Piantanida, Thierry Ragobert



Curta Metragem
Le Rouge au sol / Red - Maxime Giroux, Paul Barbeau
Big Girl - Renuka Jeyapalan, Anneli Ekborn, Michael Gelfand
Hiro - Matthew Swanson, Oliver-Barnet Lindsay
Jack et Jacques - Marie-Hélène Copti
Snapshots for Henry - Teresa Hannigan, Charlotte Disher

Animação
The Danish Poet - Torill Kove, Lise Fearnley, Marcy Page
Histoire tragique avec fin heureuse / Tragic Story with Happy Ending - Regina Pessoa, Patrick Eveno, Abi Feijò, Jacques-Rémy Girerd, Marcel Jean

Prémios Cinema Audio Society

O filme “Dreamgirls” foi o cabeça de cartaz na 43ª edição dos Prémios da Cinema Audio Society no Biltmore Bowl no Millennium-Biltmore Hotel em Los Angeles no dia 17 de Fevereiro de 2007. Entre nomeados e vencedores aqui fica a lista.


CINEMA
Dreamgirls
Re-recording Mixers Michael Minkler, CAS, Bob Beemer, CAS
Production Mixer Willie D. Burton, CAS


Babel
Re-recording Mixers Jon Taylor, CAS, Christian Minkler
Production Mixer Jose Antonio Garcia

Blood Diamond
Re-recording Mixers Andy Nelson, Anna Behlmer
Production Mixer Ivan Sharrock, CAS

Flags of Our Fathers
Re-recording Mixers John Reitz, Gregg Rudloff, David E. Campbell
Production Mixer Walter Martin Jr., CAS

Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest
Re-recording Mixers Paul Massey, CAS, Christopher Boyes
Production Mixer Lee Orloff, CAS

TELEFILMES E MINI-SÉRIES
Flight 93
Re-recording Mixers Mark Linden, Tara A. Paul, Liam Lockhart, Harry Snodgrass

Desperation
Re-recording Mixer Andre Perreault, Ken Burton, CAS
Production Mixer Lisa Pinero, CAS

Jean-Michel Cousteau's Ocean Adventures – “Sharks at Risk”
Re-recording Mixer Paul James Zahnley, CAS
Production Mixer Mike Westgate

Sleeper Cell – Part 7 – “Fitna”
Re-recording Mixers Elmo Ponsdomenech, Joe Earle, CAS
Production Mixer Steve Weiss, CAS

Walkout
Re-recording Mixers Sergio Reyes, Tim Borquez, CAS, Kevin Burns, CAS
Production Mixer Stephen Halbert, CAS


SÉRIES DE TELEVISÃO
Deadwood - “A Two-Headed Beast”
Re-recording Mixers R. Russell Smith, CAS, William Freesh
Production Mixer Geoffrey Patterson, CAS

Heroes - “Genesis”
Re-recording Mixers Gerry Lentz, CAS, Rich Weingart
Production Mixer Kenn Fuller, CAS

Lost - “I Do”
Re-recording Mixers Frank Morrone, CAS, Scott Weber
Production Mixer Robert Anderson, CAS

The Sopranos - “Members Only”
Re-recording Mixers Kevin Burns, CAS, Todd Orr
Production Mixer Mathew Price, CAS

24 - “Day 5: 7:00 A.M. - 8:00 A.M.”
Re-recording Mixers Michael Olman, CAS, Kenneth Kobett, CAS
Production Mixer William Gocke, CAS


PROGRAMA DE VARIEDADES OU MUSICA – SÉRIE OU ESPECIAL
Paul McCartney: The Space Within Us
Re-recording Mixer Matt Foglia, CAS
Music Mixer David Kahne

Deadliest Catch - “Cashing In”
Re-recording Mixer Bob Bronow, CAS

Great Performances: “South Pacific” In Concert From Carnegie Hall
Re-recording Mixers Ken Hahn, CAS, Jay David Saks
Location Sound Mixer David Hewitt, CAS
Location Sound Recording Bill King

Into the Firestorm - “Going South”
Re-recording Mixer Bob Bronow, CAS

Nova – “The Great Robot Race”
Re-recording Mixer Susan Hartford
Production Mixers Chris Strollo, Scott Harber, CAS, Doug Dunderdale


PROGRAMAÇÃO ORIGINAL PARA DVD
Ultimate Avengers: The Movie
Re-recording Mixer Mike Draghi, CAS
Original Dialogue Recording Eric Lewis


Air Buddies
Re-recording Mixers Samuel Lehmer, Brad Hillman
Production Mixer Tim Richardson

American Pie 5: The Naked Mile
Re-recording Mixers Mark Rozett, CAS, Kelly Vandever, CAS
Production Mixer Robert Scherer

Bring It On: All or Nothing
Re-recording Mixers Mark Rozett, CAS, Kelly Vandever, CAS
Production Mixer David Kirschner

Brother Bear 2
Re-recording Mixers Terry O'Bright, CAS, Keith Rogers, CAS
Original Dialogue Recording Doc Kane, CAS





Prémio CAS: Gilbert Cates


Prémio Carreira: Ed Greene

Zoom - Cineclube de Barcelos #5


Cinema Alemão na Malaposta


TRILOGIA ALEMÃ: 3+2
OS FILMES LIBERTAM A CABEÇA – PARTE II

HERZOG, WENDERS, SCHROETER + FASSBINDER+KLUGE


DE 23 FEVEREIRO A 10 MARÇO
SEX-21H30. SÁB – 18H30 e 21H30

Sex 23 – 21h30
Martha
de Rainer Werner Fassbinder; com Margit Carstensen, Karl-Heinz Böhm, Gisela Fackeldey, Adrian Hoven, Barbara Valentin, Ingrid Caven


1973-1974, 116 min, leg. em Francês

Após a morte do seu pai, Martha casa-se com um rico empresário. Torna-se vítima da personalidade fria, cruel e perversa do seu marido, que controla a sua vida de forma
manipuladora e sufocante.
Tendo como referências Douglas Sirk e Luis Buñuel, Fassbinder realizou um dos filmes mais fascinantes sobre a submissão feminina no casamento. Martha é uma das obras-primas absolutas do cineasta alemão.


Sáb 24 – 18h30
O Ataque do presente contra o resto do tempo
de Alexander Kluge; com Jutta Hoffmann, Armin Mueller-Stahl, Hans-Michael Rehberg, Peter Roggisch
1985, 113 min, leg. em Português
Cineasta e escritor, aluno de Theodor W. Adorno, assistente de Fritz Lang, e iniciador do Manifesto de Oberhausen, Alexander Kluge é um observador clínico da sociedade e da história alemã. Mestre na dialéctica do comportamento humano, Kluge trabalha o território cinematográfico de forma estimulante recorrendo às colagens, aos paradoxos e às justaposições de imagens e de sons.
Um cineasta a descobrir…

Sáb 24 – 21h30
O Enigma de Kaspar Hauser: Cada um por si e Deus contra todos
de Werner Herzog; com Bruno S., Walter Ladengast, Brigitte Mira
1974, 109 min, leg. em Português

“Os meus filmes nascem de uma fascinação muito forte, eu sei que vi coisas que outros ainda não viram, que outros ainda não sabem. Isto é o que quero tornar visível para as outras pessoas. É uma necessidade de comunicar”. O filme relata a história de “uma criança que não foi totalmente privada da presença dos outros, mas que no entanto viveu afastada do mundo, no silêncio e na noite da sua prisão”.
W. Herzog

Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes 1975.

Sex 2 – 21h30
Woyzeck
de Werner Herzog; com Klaus Kinski, Eva Mattes, Wolfgang Reichmann
1979, 81min, leg. em Português


Encontro de Herzog com Woyzeck, herói romântico e mítico do dramaturgo alemão Georg Büchner (1813-1837).
Woyzeck é a história de um soldado que é traído e humilhado pela mulher, e obrigado a exilar-se…
Magnífica composição de Klaus Kinski (actor fétiche do realizador) no papel do protagonista.


Sáb 3 – 18h30
Stroszek
de Werner Herzog; com Bruno S., Eva Mattes, Burkhard Driest, Prinz von Homburg
1976, 108 min, leg. em Português

Bruno Stroszek passou a infância e adolescência em internatos na Alemanha nazi. Vive agora com Eva, uma prostituta. Os dois e um amigo músico resolvem ir para os Estados Unidos à procura de uma vida melhor. Eva começa a trabalhar como empregada doméstica e Stroszek é ajudante numa oficina de automóveis…
Stroszek nasceu de um imprevisto, durante uma viagem com o realizador americano Errol Morris. Ambos fascinados com a história do serial killer Ed Gein (o mesmo que inspirou Psicose e O Silêncio dos Inocentes), decidiram conhecer a cidade onde o assassino viveu. Durante a viagem, o carro de Herzog avariou. Foi na oficina, que o cineasta decidiu filmar Stroszek…


Sáb 3 – 21h30
O Amigo Americano
de Wim Wenders; com Bruno Ganz, Dennis Hopper, Lisa Kreuzer, Gérard Blain, Samuel Fuller, Nicholas Ray, Daniel Schmid, Jean Eustache, Lou Castel
1977, 123 min, leg. em Português

Adaptação do célebre romance “Ripley’s Game” de Patrícia Highsmith. É também um filme-homenagem aos mestres de Wenders: Nicholas Ray, Samuel Fuller, Jean Eustache, Daniel Schmid.
Jonathan Zimmerman (Ganz), proprietário de uma loja de molduras em Hamburgo, acredita estar a morrer de uma doença incurável. O seu «amigo americano», um traficante de obras de arte chamado Tom Ripley (Hopper), decide usar esse facto em seu proveito. Ripley apresenta Jonathan a um gangster francês que lhe propõe tornar-se um assassino profissional… Jonathan cantarola: There's too much in my mind and there's nothing I can say.


Sex 9 – 21h30
O Estado das Coisas
de Wim Wenders; com Patrick Bauchau, Isabelle Weingarten, Samuel Fuller, Robert Kramer, Artur Semedo, Rebecca Pauly, Jeffrey Kime, Geoffrey Carey Alexandra, Auder Camilla Mora, Roger Corman, Paul Getty, Allen Goorwitz1982, 121 min, leg. em Francês

Uma equipa de cinema filma, em Portugal, perto de Sintra, “The Survivors”, um remake de um clássico da série B americana, “The Most Dangerous man Alive” de Allan Dwan. Mas a película, e o dinheiro, acabam-se, o produtor desaparece, e a equipa fica à espera…
O Estado das Coisas transformou-se sem querer, e pela acção inexorável do tempo que Wenders tão bem capta, num filme de fantasmas. Lá estão, já desaparecidos, mas fixados para sempre no preto e branco rigoroso de mestre Henri Alekan, Samuel Fuller e o seu charuto, Robert Kramer silencioso, Artur Semedo e a sua mão enluvada...” Eurico de Barros, Diário de Notícias, 2003.
O Estado das Coisas pertence à galeria reduzida de filmes que expõem o cinema ao cinema, que se apropriam da mecânica do cinema, não para a celebrarem em nome de uma eventual eficácia técnica, mas para dela refazerem a revelação do próprio cinema…” João Lopes, Expresso, 1983

Leão de Ouro do Festival de Veneza 1982.


Sáb 10 – 18h30
O Ensaio Geral
de Werner Schroeter; com Pina Bausch, Reinhold Hoffman, Pat Oleszko, Kazuo Ohno


1980, 88 min, leg. em Português

Filmado no prestigioso Festival Internacional de Teatro de Nancy, o filme acompanha Pina Bausch, o bailarino japonês Kazuo Ohno e o performer americano Pat Olesko, entre outros. Schroeter desenvolve com este filme, uma forma muito pessoal do género documental.
Este filme terá inspirado o único documentário realizado por Fassbinder, em 1981, sobre o Festival Theater der Welt.



Sáb 3 – 21h30
Malina
de Werner Schroeter; com Isabelle Huppert, Mathieu Carrière, Can Togay, Fritz Schediwy, Isolde Barth, Libgart Schwarz, Peter Kern
1990, 125 min, leg. em Português

Isabelle Huppert interpreta o papel de uma escritora famosa que se vê envolvida numa profunda depressão e angústia existencial. Vive em Viena, uma relação platónica com um fotógrafo. Mas apaixona-se por outro homem…
Repleta de simbolismo freudiano, esta história, amiúde surrealista e conturbada, centra-se na nova relação cada vez mais inconstante.
Schroeter filma de forma ímpar a solidão do amor.
Adaptação de Elfriede Jelinek segundo o romance de Ingeborg Bachmann.

Filmes exibidos em V.O. Cópias em 16mm
Bilhetes: 2.5 euros

Nomeações para os Prémios César

Aqui ficam os nomeados para o Prix César a serem atribuídos no Théâtre du Châtelet em paris no dia 24 deste mês.

Melhor Filme Francês
“Indigènes” - Rachid Bouchareb
“Je vais bien, ne t'en fais pas” - Philippe Lioret
“Lady Chatterley” - Pascale Ferran
“Ne le dis à personne” - Guillaume Canet
“Quand j'étais chanteur” - Xavier Giannoli

Melhor Filme Estrageiro
“Babel” - Alejandro Gonzalez Iñarritu
“Little Miss Sunshine” - Jonathan Dayton, Valérie Faris
“Brokeback Mountain” - Ang Lee
“The Queen” - Stephen Frears
“Volver” - Pedro Almodovar

Melhor Primeiro Filme
“13 Tzameti” - Gela Babluani
“Les Fragments d'Antonin” - Gabriel Le Bomin
“Je vous trouve très beau” - Isabelle Mergault
“Mauvaise foi” - Roschdy Zem
“Pardonnez-moi” - Maïwenn

Melhore Realizador
Rachid Bouchareb - “Indigènes”
Guillaume Canet – “Ne le dis à personne”
Pascale Ferran – “Lady Chatterley”
Philippe Lioret – “Je vais bien, ne t'en fais pas”
Alain Resnais – “Cœurs”

Melhor Actor
Michel Blanc – “Je vous trouve très beau”
Alain Chabat – “Prête-moi ta main”
François Cluzet – “Ne le dis à personne”
Gérard Depardieu – “Quand j'étais chanteur”
Jean Dujardin – “OSS 117 - Le Caire nid d'espions”

Melhor Actriz
Cécile de France – “Fauteuils d'orchestre”
Cécile de France – “Quand j'étais chanteur”
Catherine Frot – “La tourneuse de pages”
Charlotte Gainsbourg - “Prête-moi ta main”
Marina Hands – “Lady Chatterley”

Melhor Actor Secundário
Dany Boon – “La doublure”
François Cluzet – “Quatre étoiles”
André Dussollier – “Ne le dis à personne”
Guy Marchand – “Dans Paris”
Kad Merad – “Je vais bien, ne t'en fais pas”

Melhor Actriz Secundária
Christine Citti – “Quand j'étais chanteur”
Dani – “Fauteuils d'orchestre”
Mylène Demongeot – “La Californie”
Bernadette Lafont – “Prête-moi ta main”
Valérie Lemercier – “Fauteuils d'orchestre”

Melhor Novo Talento Masculino
Georges Babluani – “13 Tzameti”
Rasha Bukvic – “La Californie”
Arié Elmaleh – “L'école pour tous”
Vincent Rottiers – “Le Passager”
James Thierrée – “Désaccord parfait”
Malik Zidi – “Les Amitiés maléfiques”

Melhor Novo Talento Feminino
Déborah François – “La Tourneuse de pages”
Marina Hands – “Lady Chatterley”
Mélanie Laurent – “Je vais bien, ne t'en fais pas”
Aïssa Maïga – “Bamako”
Maïwenn – “Pardonnez-moi”

Melhor Argumento Original
Xavier Giannoli - “Quand j'étais chanteur”
Olivier Lorelle, Rachid Bouchareb – “Indigènes”
Isabelle Mergault – “Je vous trouve très beau”
Danièle Thompson, Christopher Thompson – “Fauteuils d'orchestre”
Laurent Tuel, Christophe Turpin – “Jean-Philippe”

Melhor Argumento Adaptado
Guillaume Canet, Philippe Lefèbvre – “Ne le dis à personne”
Pascale Ferran, Roger Bohbot, Pierre Trividic - “Lady Chatterley”
Jean-François Halin, Michel Hazanavicius – “OSS 117 - Le Caire nid d'espions”
Philippe Lioret, Olivier Adam – “Je vais bien, ne t'en fais pas”
Jean-Michel Ribes – “Cœurs”

Melhor Fotografia
Patrick Blossier – “Indigènes”
Éric Gautier – “Cœurs”
Julien Hirsch – “Lady Chatterley”
Christophe Offenstein – “Ne le dis à personne”
Guillaume Schiffman – “OSS 117 - Le Caire nid d'espions”

Melhor Banda Sonora
Armand Amar – “Indigènes”
Mathieu Chedid – “Ne le dis à personne”
Jérôme Lemonnier – “La Tourneuse de pages”
Mark Snow – “Cœurs”
Gabriel Yared – “Azur et Asmar”

Melhor Montagem
Martine Giordano – “Quand j'étais chanteur”
Yannick Kergoat – “Indigènes”
Sylvie Landra – “Fauteuils d'orchestre”
Hervé de Luze – “Cœurs”
Hervé de Luze – “Ne le dis à personne”

Melhor Direcção Artística
Dominique Douret – “Indigènes”
Maamar Ech Cheikh – “OSS 117 - Le Caire nid d'espions”
Jean-Luc Raoul – “Les Brigades du tigre”
François-Renaud Labarthe - “Lady Chatterley”
Jacques Saulnier – “Cœurs”

Melhor Guarda Roupa
Marie-Claude Altot - “Lady Chatterley”
Jackie Budin – “Cœurs”
Charlotte David - “OSS 117 - Le Caire nid d'espions”
Pierre-Jean Larroque – “Les Brigades du tigre”
Michèle Richer – “Indigènes”

Melhor Som
Jean-Marie Blondel, Thomas Desjonquères, Gérard Lamps – “Cœurs”
Jean-Jacques Ferran, Nicolas Moreau, Jean-Pierre Laforce – “Lady Chatterley”
Pierre Gamet, Jean Goudier, Gérard Lamps - “Ne le dis à personne”
Olivier Hespel, Olivier Walczak, Franck Rubio, Thomas Gauder - “Indigènes”
François Musy, Gabriel Hafner – “Quand j'étais chanteur”

Melhor Documentário
“Dans la peau de Jacques Chirac” - Karl Zéro, Michel Royer
“La fille du juge” - William Karel
“Ici Najac, à vous la Terre” - Jean-Henri Meunier
“Là-bas” - Chantal Akerman
“Zidane, un portrait du XXIe siècle” - Philippe Parreno, Douglas Gordon

Melhor Curta-Metragem
“Bonbon au poivre” - Marc Fitoussi
“Fais de beaux rêves” - Marilyne Canto
“La Leçon de guitare” - Martin Rit
“Le Mammouth Pobalski” - Jacques Mitsch
“Les Volets” - Lyèce Boukhitine

César Honorário: Jude Law

FANTASPORTO 07 - Programação #2

QUARTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO

Kim Ki Duk VS Shynia Tsukamoto
DUELO DE GIGANTES
Tendo sido o Fantasporto a principal porta de entrada do cinema oriental em Portugal nos últimos anos, é natural que tenha sido no festival que se fizeram as grandes descobertas da nova geração de realizadores asiáticos e que agora estão agora no topo do cinema mundial. Nomeadamente, o sul-coreano Kim Ki Duk e o nipónico Shynia Tsukamoto foram duas das maiores revelações.
Na 27ª edição do Fantasporto uma das retrospectivas mais importantes é este duelo de gigantes do Extremo Oriente... e começa hoje, no Pequeno Auditório do Rivoli ­ Teatro Municipal.
Kim Ki Duk nasceu a 20 de Dezembro de 1960 na Coreia do Sul. Recebeu o Korean Film Foundations Prize pelo argumento de Trespassing. The Isle (2000) é um dos filmes de culto do Fantas. Em 2003 surpreendeu com Spring, Summer, Fall, Winter... and Spring e, um ano depois, com 3-Iron. Seguiram-se The Bow e, em 2005 Samaritan Girl. Time foi um dos grandes filme de Cannes 2006, a ser exibido a concurso no Fantasporto 2007 Shynia Tsukamoto nasceu a 1 de Janeiro de 1960 em Tóquio. Depois da trilogia Tetsuo vieram os mais românticos Snake of June e Vital. Partilha carreira de realizador com a de actor, sendo protagonista em alguns dos seus filmes.
Se ambos os cineastas se cruzam na sua obsessão pelo fantástico e na reflexão sobre estranhas formas do amor, a verdade o cinema de Kim Ki-Duk é mais poético e psicológico, sendo a criteriosa escolha dos cenários naturais uma das características marcantes, o cinema de Shynia Tsukamoto é mais cibernético e pós-moderno, mais visceral e obsecado pela morte Na sala grande do Rivoli Teatro municipal continua a saga dos super heróis.
A programação do dia começa com a visão de Christopher Nolan (Memento) do morcego vingador, Batman Begins, a história antes da história, ou seja, onde e como surdiu a lenda Batman.
Os irmãos Wachovski (The Matrix) escreveram o argumento ainda antes de serem famosos. Uma série de anos depois, James Mcteigue transpõe de forma magistral para cinema. V For Vendetta é um super herói diferente de todos os outros. Cruel e vingativo tenta destronar um regime totalitário que governa a Grã-Bretanha. Uma visão do futuro pessimista e violenta.

GRANDE AUDITÓRIO DO RIVOLI

15.00h ­ BATMAN BEGINS, BATMAN ­ O INÍCIO (EUA/USA) de Christopher Nolan (Retro Super Heróis) ­ v.o. leg. port.

17.30h ­ THE PUNISHER, PUNISHER ­ O VINGADOR (EUA ­ Ale/USA ­ Ger)
de Jonathan Hensleigh (Retro Super Heróis) ­ v.o. leg. port.

21.15h ­ V FOR VENDETTA, V DE VINGANÇA (EUA ­ GB ­ Ale/USA ­ UK ­ Ger) de James Mcteigue (Retro Super Heróis) ­ v.o. leg port.

23.30h ­ FANTASTIC FOUR, QUARTETO FANTÁSTICO (EUA ­ Ale/USA ­ Ger) de Tim Story (Retro Super Heróis) ­ v.o. leg. port.


PEQUENO AUDITÓRIO DO RIVOLI
15.15h ­ THE ISLE ­ O BORDEL DO LAGO (Cor Sul/South Kor) de Kim Ki Duk (Ki
Duk vs Tsukamoto) ­ v.o. leg. port.
Depois de perder a inocência, uma mulher deixa de falar. Como um pássaro numa gaiola, vive numa ilha num sítio remoto onde dá bebidas aos pescadores e os consola nas horas de aborrecimento. A chegada à ilha de um pescador com vontade de se suicidar vai quebrar-lhe a rotina. Apesar de o ter salvado da morte e de ser a sua amante, a mulher não consegue prendê-lo à sua realidade. O final é feito de horror, sangue e muitos anzóis.

17.15h ­ TETSUO 1 ­ O HOMEM DE AÇO (Jap) de Shynia Tsukamoto (Ki Duk vs
Tsukamoto) ­ v.o. leg. port.
Um mergulho alucinante no fantástico e terror mais absolutos, em imagens de extrema violència visual e impacto duradouro. Bizarra história de um punk, atropelado e abandonado moribundo na berma de estrada, que vai reconstruir meticulosamente o seu corpo mutilado com próteses de metal, Tetsuo é também o drama psicológico de um condutor fugitivo, atormentado pelos remorsos.


21.15h ­ THE BOW (Cor Sul/South Kor) de Kim Ki Duk (Ki Duk vs Tsukamoto) ­
v.o. leg. port.
Selecção oficial Un Certain Regard, do Festival de Cinema de Cannes 2005, este é o mais recente filme de kim Ki Duk, o realizador de The Isle e 3-Iron. Num barco de pesca, em alto mar, um homem de 60 anos tem vindo a educar uma jovem desde a sua infância. Está combinado que eles vão casar, quando ela fizer 17 anos.


23.15h ­ A SNAKE OF JUNE (Jap) de Shynia Tsukamoto (Ki Duk vs Tsukamoto) ­
v.o. leg. ing.
O realizador de culto japonês, Shinya Tsukamoto, filma novamente a preto e branco para descrever o erotismo e o sexo, e não para acentuar a violência, como o fez, por exemplo, em 1989 com Tetsuo, The Iron Man. Tsukamoto continua, porém, a perseguir a fraqueza da carne e da alma. O assunto é sexo. Despertar para a carne, que todos os dias caminha para a morte, é descobrir que se está vivo.


QUINTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO
Amanhã começam as secções oficiais competitivas do Fantasporto 2007. No entanto o último dia do pré-Fantas reserva ainda várias e boas alternativas para públicos muito diversificados em termos de gosto e de escalões etários.
A primeira é Vital de Shynia Tsukamoto e passa às 21.15h no Pequeno Auditório do Teatro Rivoli. O celebrado realizador dos Tetsuo e de Snake of June regressa ao terror e ao fantástico mais criativo do Oriente. Um homem ­ Vital ­ sofre de amnésia traumática, depois de um acidente de automóvel. Em convalescença retoma os seus estudos de Medicina para encontrar na morgue do hospital, o cadáver tatuado de uma mulher. Na dissecação do cadáver, as tatuagens começam a ganhar sentido, iniciando-se o doloroso processo de reminiscência. Voltam as memórias de um amor antigo, num reencontro com o passado que perdeu. Enquamto começa a ser assaltado por alucinações de uma mulher, um fantasma possessivo e ciumento. O cadáver e a visão são a mesma pessoa. Vital percebe que a escuridão da sua memória destruída, tem uma luz ao fundo do túnel. Apesar de o reencontro com o seu amor perdido seja apenas o reencontro com um cadáver. Com a estrela maior do cinema japonês da actualidade, Asano (Zatoichi), a top model avant-garde Kiki e a dançarina de ballet Nami.
Depois e já na sala grande do Rivoli ­ Teatro Municipal uma muito desejada reunião de super-heróis em League Of Extraordinary Gentlemen, Liga De Cavalheiros Extraordinários de Stephen Norrigton. Quando Londres é atacada, os ingleses acusam a Alemanha e quando a Alemanha é atacada eles acusam os ingleses... aquilo que é um perigoso rastilho para um Guerra Mundial é a forma que o Fantasma arranjou para vender as suas incríveis armas a nações em pânico, lançadas numa corrida às armas por ele próprio utilizadas para criar o caos. Entre essas armas encontram-se armaduras leves, tanques pesados, metralhadoras e brevemente surgirão outros equipamentos que agora nos podem parecer vulgares mas no século XIX eram inimagináveis.

GRANDE AUDITÓRIO DO RIVOLI

15.00h ­ BLADE (EUA/USA) de Stephen Norrigton (Retro Super Heróis) ­ v.o.
leg. port.

17.30h ­ THE INCREDIBLES: OS SUPER HERÓIS (EUA/USA)de Brad Bird
(Retro Super Heróis) ­ v.o. leg. port.

21.15h ­ SUPERMAN RETURNS, SUPER-HOMEM ­ O REGRESSO (EUA ­ Aus/USA ­ Aus) de Bryan Singer (Retro Super Heróis ­ v.o. leg. port.

23.30h ­ LEAGUE OF EXTRAORDINARY GENTLEMEN, LIGA DE CAVALHEIROS EXTRAORDINÁRIOS (EUA ­ Ale ­ Rep Che ­ GB/USA ­ Ger ­ Cze Rep ­ UK) de Stephen Norrigton (Retro Super Heróis) ­ v.o. leg. port.

PEQUENO AUDITÓRIO DO RIVOLI
15.15h ­ TETSUO 2 ­ O CYBERPUNK (Jap) de Shynia Tsukamoto (Ki Duk vs
Tsukamoto) ­ v.o. leg. ing.
Este novo Tetsuo não é exactamente uma continuação em termos narrativos do filme original. Permanece a ideia de um corpo mutante, parte carne e parte metal, mas é acrescentada uma forte componente de acção. Taniguchi, um homem vulgar que vive com a família uma vida rotineira, começa a ter pesadelos que o atormentam. Nos seus sonhos persegue um bêbado e, do seu braço tornado arma mortífera, dispara-se um tiro que abate o vagabundo.


17.15h ­ BAD GUY (Cor Sul/South Kor) de Kim Ki Duk (Ki Duk vs Tsukamoto) ­
v.o. leg. ing.
Um estranho triângulo amoroso em que entre um casal de namorados se interpõe um vilão com o seu charme de tipo ruim. O sul coreano Kim Ki Duk numa thriller erótico de paixões desencontradas


21.15h ­ VITAL (Jap) de Shynia Tsukamoto (Ki Duk vs Tsukamoto) ­ v.o. leg.
ingl.
Um homem ­ Vital - sofre de amnésia traumática, depois de um acidente de automóvel. Em convalescença retoma os seus estudos de Medicina para encontrar na morgue do hospital, o cadáver tatuado de uma mulher. Na dissecação do cadáver, as tatuagens começam a ganhar sentido, iniciando-se o doloroso processo de reminiscência. Voltam as memórias de um amor antigo, num reencontro com o passado que perdeu.



23.15h ­ ADDRESS UNKNOWN (Cor Sul/South Kor) de Kim Ki Duk (Ki Duk vs
Tsukamoto) ­ v.o. leg. ing.
Baseado em episódios reais, Address Unknown passa-se numa aldeia sul coreana deserta, mas perto por uma base militar norte-americana. Um psicótico soldado americano sobrevive graças a uma dieta rigorosa de LSD, até que conhece uma bela sul coreana. Esta é só uma das trágicas histórias deste fantástico drama. Foi o filme de abertura do Festival de Cinema de Veneza de 2001.

informação do Festival

Workshop Direcção e Interpretação

TERESA VILLAVERDE
Workshop de Direcção e Interpretação

na Casa d´os dias da água
23 de Fev- 4 de Mar 17h-23h
Rua Dona Estefânia 175, 1000-154 Lisboa
Tel - 213140352
Fax - 213160103
info@osdiasdaagua.com

informação de http://coffeepaste.blogspot.com/

"Cartas a Uma Ditadura" Premiado no FIPA


O documentário “Cartas a Uma Ditadura”, realizado por Inês de Medeiros, foi galardoado com o FIPA de Prata, da secção de “Documentaires de création et essais” do Festival International de Programmes Audiovisuels, que decorreu em Biarritz entre os dias 23 e 27 de Janeiro.

“Cartas a Uma Ditadura” traça-nos uma imagem de Portugal nos tempos da ditadura, tendo como ponto de partida uma centena de cartas que eram a resposta a uma circular enviada a diversas mulheres no ano de 1958. Estas cartas defendiam fervorosamente Salazar e o regime, expressando admiração e gratidão pelo ditador. Passados quase 50 anos, vamos ao encontro de algumas dessas mulheres, que nos falam sobre essa época, sobre as suas esperanças e credos e sobre a sua visão e leitura da actualidade.

Entre os outros prémios do FIPA estão:

FICÇÃO
Fipa d'or: "Franz + Polina" de Mikhaïl Segal (Rusia)
Fipa d'argent: "Wut" de Züli Aladag (Alemanha)
Interpretação Feminina: Susan Lynch em "Soundproof" de EdmundCoultahrd (Reino Unido)
Interpretação Masculina: Jim Broadbent em "Longford" de Tom Hooper (Reino Unido)
Argumento: Emmanuel Finkiel por "En marge des jours" (França
Musica: Andjei Petras por "Franz + Polina"

SÉRIES
Fipa d'or: "V kruge pervom" (Le Premier cercle) de Gleb Panfilov (Rusia
Fipa d'argent: "Master i Margarita" de Vladimir Bortko (Rusia)
Interpretação Feminina: Antonia Liskova em "I Figli Strappati" de Massimo Spano (Itália)
Interpretação Masculina: Dimitri Pevtsov em "V kruge pervom"
Argumento: Olivier Kohn e Séverine Bosschem por "Reporters" (França)
Musica: Béatrice Thiriet-Javaux por "Lady Chatterley et l'homme des bois" de Pascale Ferran

DOCUMENTÁRIOS DE CRIAÇÃO E ENSAIO
Fipa d'or: "Le papier ne peut pas envelopper la braise" de Rithy Panh (França)
Fipa d'argent: "Cartas A Uma Ditadura" de Inès de Medeiros (Portugal)

GRANDES REPORTAGENS E SOCIEDADE
Fipa d'or: "Rarfah, chronique d'une ville dans la bande de Gaza" de Stéphane Marchetti e Alexis Monchovet (França)
Fipa d'argent: "Delta, Oil's dirty business" de Yorgos Avgeropoulos (Grécia)

MUSICA E ESPECTÀCULO
Fipa d'or: "Knowledge is the beginning" de Paul Smaczny (Alemanha)
Fipa d'argent: "Seelenlandschaften" de Günter Atteln (Alemanha)

CURTAS-METRAGENS
Fipa d'or: "Drake" de Christoph Reiner (Austria)
Fipa d'argent: "Deweneti", de Dyana Gaye (Senegal/França)
Prémio MITRANI - "Rarfah, chronique d'une ville dans la bande de Gaza"
Menção Honrosa: "Les avocats du +salopard+" de Joseph Beauregard (França)
Prémio JEUNES EUROPEENS- "Rarfah, chronique d'une ville dans la bande de Gaza"

Zézé Gamboa em Co-Produção


O Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, anunciou o resultado do Concurso de Apoio Financeiro Selectivo a Co-Produções com Países de Língua Portuguesa – 2006, no montante global de € 450.000.

Com base na proposta do Júri foi homologada pelo Secretário de Estado da Cultura, em 29 de Janeiro de 2007, a atribuição de apoio financeiro ao seguinte projecto:

O GRANDE KILAPY
Requerente: DAVID & GOLIAS
Realizador: Zézé Gamboa
Financiamento: € 450.000 sob a forma de subsídio a fundo perdido.

Programa Media

A Comissão Europeia vai apoiar a produção e distribuição cinematográfica na Europa com €755 milhões, a distribuir pelos próximos sete anos.
O programa Media 2007 prevê a atribuição de cerca de €107 milhões anuais, a repartir pelos 31 membros, ou seja, os 27 países da União Europeia, a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça.
Segundo anunciado no Domingo em Berlim, a maior fatia deste investimento, cerca de €415 milhões, será atribuída a distribuidores e a empresas que exploram salas de cinema, assim como à digitalização de obras.
Destinado a «melhorar a quota de mercados dos filmes europeus exibidos nos outros Estados membros», o Media 2007-2013 apoiará ainda a formação em cinema, como a escrita de argumentos, o desenvolvimento de projectos individuais e a promoção de filmes em festivais.
Projectos que abranjam novas tecnologias também serão contemplados nesta iniciativa da Comissão Europeia de promoção do cinema dentro e fora do espaço europeu.

Monday, February 19, 2007

Prémios do Costume Designers Guild 2007

Pela 9ª vez foram entregues os Prémios do Costume Designers Guild para o melhor Guarda-Roupa e Figurinos em Cinema, Televisão e Publicidade. A gala teve lugar no Beverly Regent Hotel em Beverly Hills a 17 de Fevereiro e foi apresentada pela actriz Jane Kaczmarek. Os três grandes vencedores em cinema foram filmes feitos for a de Hollywood, alias feitos fora dos Estados Unidos: Consolata Boyle por “The Queen”; Lala Huete por “El Laberinto del fauno” e Chung Man Yee por “Curse of the Golden Flower”.

Filme Contemporâneo
Consolata Boyle por “The Queen”
Patricia Field por “The Devil Wears Prada”
Nancy Steiner por “Little Miss Sunshine”
Lindy Hemming por “Casino Royale”
Michael Wilkinson por “Babel”



Filme de Época
Chung Man Yee por “Man cheng jin dai huang jin jia” (“Curse of the Golden Flower”)
Milena Canonero por “Marie Antoinette”
Sharen Davis por “Dreamgirls”
Ngila Dickson por “The Illusionist”
Penny Rose por “Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest”



Filme Fantástico
Lala Huete por “El Laberinto del fauno” (“Pan's Labyrinth”)
Sammy Sheldon por “V for Vendetta”
Kym Barrett por “Eragon”
Judianna Makovsky por “X-Men: The Last Stand”
Renee April por “The Fountain”



Telefilme ou Mini-Série
Mike O'Neill por “Elizabeth I”
Julie Weiss por “Mrs Harris”
Tom McKinley por “High School Musical”
Michael T Boyd por “Into the West”
Andrea Galer por “Bleak House”



Série de Televisão Contemporânea
Eduardo Castro por “Ugly Betty”
Catherine Adair” por “Desperate Housewives”
Juliet Polcsa por “The Sopranos”
Chrisi Karvonides-Dushenko por “Big Love”
Amy Westcott por “Entourage”


Série de Televisão de Época ou Fantástico
April Ferry por “Rome”
Katherine Jane Bryant por “Deadwood”
Patia Prouty e Maria Schicker por “Cold Case”

Filme Publicitário
Jennifer Rade por “Target Branding Circle” e “Target Holiday Home Décor”
Casey Storm por “Geico's Caveman”

Prémio Swarovski President: Sandra Bullock

Prémio de Actor: Helen Mirren

Prémio de Carreira no Cinema Lacoste: Patricia Norris

Prémio Carreira em Televisão: Grady Hunt

Prémios do Art Directors Guild 2007

Direcção Artística é um termo usado na indústria do cinema e da televisão como referência à pessoa responsável pelo aspecto geral do que aparece num ecrã, sejam filmes, programas de televisão, videoclips ou filmes publicitários.
Os directores artísticos têm um dos papéis fundamentais a nível criativo no que diz respeito à realização de filmes e programas televisivos. Trabalhando directamente com o realizador e o produtor, eles seleccionam os decors ou cenários e o estilo geral do filme para visualmente contar a história.
Na pré-produção, o director artístico trabalha em conjunto com o realizador e o director de fotografia para estabelecer o estilo visual e as necessidades estéticas do projecto.
No dia 17 de Fevereiro no Beverly Hilton Hotel em Beverly Hills foram anunciados os Prémios do Art Directors Guild para 2006. Aqui ficam nomeados e vencedores.


DIRECÇÃO ARTÍSTICA PARA LONGA METRAGEM EM 2006
Filmes de Época
“MAN CHENG JIN DAI HUANG JIN JIA” (“CURSE OF THE GOLDEN FLOWER”), - HUO TINGXIAO
“DREAMGIRLS”, - JOHN MYHRE
“FLAGS OF OUR FATHERS”, - HENRY BUMSTEAD
“THE GOOD SHEPHERD” - JEANNINE OPPEWALL
“THE PRESTIGE” - NATHAN CROWLEY


Filme Fantástico
"EL LABERINTO DEL FAUNO” (“PAN'S LABYRINTH”), - EUGENIO CABALLERO
“CHILDREN OF MEN”, - GEOFFREY KIRKLAND
“PIRATES OF THE CARIBBEAN: DEAD MAN'S CHEST”, - RICK HEINRICHS
“SUPERMAN RETURNS”, - GUY HENDRIX DYAS
“V FOR VENDETTA”, - OWEN PATERSON


Filme Contemporâneo
“CASINO ROYALE”, - PETER LAMONT
“BABEL”, - BRIGETTE BROCH
“THE DA VINCI CODE”, - ALLAN CAMERON
“THE DEPARTED”, - KRISTI ZEA
“THE QUEEN” - ALAN MACDONALD




TELEVISÃO
Série de Televisão com Camara Única
“UGLY BETTY” (episodio "THE BOX AND THE BUNNY"), - MARK WORTHINGTON
“24” (episodio "7AM - 8AM"), - JOSEPH HODGES
“DEADWOOD” (episodio "TRUE COLORS"), - MARIA CASO
“HEROES” (episodio "SIX MONTHS AGO"), - RUTH AMMON
“STUDIO 60 ON THE SUNSET STRIP” (episodio Piloto), - CARLOS BARBOSA




Série de Televisão com Multi-camara
”MAD TV” (episodio 1207), - JOHN SABATO
“THE CLASS” (episodio Piloto), - GLENDA ROVELLO
“HOW I MET YOUR MOTHER” (episodio “WORLD'S GREATEST COUPLE”), - STEPHAN OLSON
“THE NEW ADVENTURES OF OLD CHRISTINE (episodio "EXILE ON LAME STREET”), - CABOT MCMULLEN
“TWO AND A HALF MEN” (episodio "THE PISTOL-PACKIN' HERMAPHRODITE”), - JOHN SHAFFNER


Telefilme ou Mini-Série
“STEPHEN KING'S DESPERATION”, - PHILIP DAGORT
“THE LOST ROOM”, - KEITH NEELY
“RETURN TO HALLOWEENTOWN”, - EDWARD L. RUBIN

Programa de Variedades ou Prémios, Especial de Musica ou Documentário
“ 58TH ANNUAL EMMY AWARDS”, - JOHN SHAFFNER &
JOE STEWART

“COMIC RELIEF 2006”, - BRUCE RYAN
“HELL'S KITCHEN” (episodio 201), - JOHN JANAVS
“TONY BENNETT: AN AMERICAN CLASSIC”, - JOHN MYHRE
“UNANIMOUS” (episodio 101), - JOHN JANAVS

DIRECÇÃO ARTÍSTICA PARA PUBLICIDADE EM 2006
“VICTORIA'S SECRET” (“SEXY”), - JEFFREY BEECROFT
“CAPITAL ONE” (“HOT DOG”), - CARLOS MENENDEZ
“CAPITAL ONE”, (“TRASH”), - CARLOS MENENDEZ
“NETZERO” (“RUSSIAN SUB”) - MICHAEL GAW

Prémio Carreira: DEAN TAVOULARIS
Tavaoularis foi Director Artístico de importantes filmes, tendo colaborado frequentemente com Francis Ford Coppola. Trabalhou em “CQ” (2001), “The Ninth Gate” (1999), “Bulworth” (1998), “The Godfather: Part III” (1990), “New York Stories” (1989), “Tucker: The Man and His Dream” (1988), “Peggy Sue Got Married” (1986), “Rumble Fish” (1983), “The Outsiders” (1983), “One from the Heart” (1982), “Apocalypse Now” (1979), “The Godfather: Part II” (1974), “The Conversation” (1974), “The Godfather” (1972), entre outros.



Prémio de Excelência na Contribuição para o Imaginário Cinematográfico: TERRY GILLIAM
Gilliam foi um dos criadores dos “Monthy Phyton”, tendo-se tornado realizador. Da sua filmografia destacam-se o recente “Tideland” (2005), “The Brothers Grimm” (2005), “Fear and Loathing in Las Vegas” (1998), “Twelve Monkeys” (1995), “The Fisher King” (1991), “The Adventures of Baron Munchausen” (1988), “Brazil” (1985), “The Crimson Permanent Assurance” (1983), “Time Bandits” (1981), “Jabberwocky” (1977), “Monty Python and the Holy Grail” (1975) e “Storytime” (1968) entre muitos outros projectos nunca concretizados ou abandonados como é o caso de “Don Quixote”. No entanto Terry Gilliam criou, com a sua obra, um mundo muito particular e pessoal.