Tuesday, July 10, 2007

Sexo em Vila do Conde

Curtas: Tamanho não Importa

O Curtas Vila do Conde continua a celebrar o seu 15º aniversário, desta vez como qualquer teenager, com uma sessão de sexo.

Highway to Hell, o programa que esta semana presta tributo ao sexo, às drogas e aos filmes do estilo grindhouse, surgiu na segunda feira na sua versão porno e com o respectivo aviso face a imagens “que podem ferir susceptibilidades”

A primeira parte da sessão, menos hard-core, foi preenchida com trailers americanos de filmes europeus dos anos 50 e 60 onde alguns temas proibídos de então foram pioneiramente abordados: Mães solteiras, lesbianismo, obcessões sexuais, etc. tudo à mistura com comentários em voz off que atiçavam a curiosidade dos espectadores, americanos tais como: Incendiário! Nunca antes visto! Excitante! E outras expressões que agora nos parecem totalmente exageradas.

Assim tivémos, entre outros, Woman (Desiderio) (1946) de Rosselini, Inga (1968) de Joe Sarno e Amour (1970) de Gabriel Axel, realizador de A Festa de Babette (1986), baseado numa história de Karen Blixen que em 1987 ganhou o Oscar e o BAFTA de melhor filme estrangeiro. Tivemos ainda oportunidade de ver actores como Vittorio Gassman, Jeanne Moreau e Giulietta Massina.

A sessão foi apresentada e comentada pelo programador e colecionador norte americano radicado na Dinamarca, Jack Stevenson, que falou sobre cada um dos filmes que estiveram na base dos trailers e excertos apresentados enquadrando historicamente cada um deles e salientando aspectos interessantes da época. Stevenson referiu que a produção sueca Language of Love (1969), um dos trailers da sessão, é o filme que Travis (Robert de Niro) leva Betsy (Cybill Shepherd) a ver em Taxi Driver. Outro aspecto curioso mencionado por Stevenson foi que enquanto Language of Love suscitou em Londres um protesto liderado por Cliff Richards, na Dinamarca este documentário foi objecto de excurssões de escola por se tratar de uma espécie de A a Z do sexo.

Seguiram-se excertos de filmes, na sua maioria suecos e dinamarqueses das décadas de 60 e 70, estes bastante mais ousados, sequenciados de forma a culminar no decadente Copenhagen a Go Go que durante 15 minutos documenta uma sessão de sexo ao vivo de forma minuciosa concretizando a ideia de uma Swinging Copenhagen.

A sessão terminou já de madrugada e Miguel Dias co-director do Festival afirmou “Está provado que o tamanho não importa, curtas ou longas o que interessa é que seja bom cinema”.

Monday, July 9, 2007

UNDER HITCHCOCK

Encontro - Debate
dia 11 de Julho às 14:30
Auditorio Municipal de Vila do Conde

UNDER HITCHCOCK é uma exposição de arte contemporânea que tem como fio condutor a obra de Alfred Hitchcock. É um projecto que visa reflectir a relação existente entre imagens, a atracção entre a arte contemporânea e o cinema, explorando o modo como a obra e o imaginário de Alfred Hitchcock influenciam ainda hoje a obra de diversos artistas.

Esta exposição colectiva desenha um percurso em torno das diversas obras, em torno de imagens projectadas e o seu corpo fisico e sonoro, dentro de uma casa – galeria que permite estar dentro e fora de um décor. Não visa fazer uma exegese da obra cinematografica de Alfred Hitchcock nem das suas relações com a arte mas promover encontros que permitem criar uma nova ficção artistica, gerada por este sempre
renovado confronto de imaginarios, Desde as primeiras obras em video produzidas para comemorar os 100 anos do seu nascimento (em 1999) a obras produzidas nos ultimos 3 anos ou especificamente criadas para a Solar em 2007. Será a primeira grande exposição sobre este tema em Portugal, com a presença de vários artistas e cineastas experimentais de renome internacional : como Jean Breschand, Christoph Girardet, Johan Grimonprez, Laurent Fiévet, Carlos Lobo, Matthias Müller e Salla Tykkä.

Participantes: Patrick Javault ( comissario MACS) e Augusto Seabra (critico de cinema e arte), Silvia Guerra ( comissaria e historiadora de arte), Nuno Rodrigues (.comissario e programador da Solar) e os artistas Laurent Fievet, Jean Breschand e Christoph Girardet.

Comissariado: Nuno Rodrigues, Sílvia Guerra
Organização: Curtas Metragens CRL

Apoio: Câmara Municipal de Vila do Conde, Ministério da Cultura, Instituto das Artes, ArteCapital, Plataforma Revólver

Mais informações em

http://www.curtas.pt/solar/index.php?menu=170

casting #2

CASTING
ELENCO ADICIONAL E FIGURAÇÃO
LONGA-METRAGEM - "CORRUPÇÃO"
BASEADO NO LIVRO DE CAROLINA SALGADO
REALIZAÇÃO DE JOÃO BOTELHO

CRIANÇAS
DOS 0 AOS 8 ANOS

HOMENS E MULHERES DOS 25 AOS 60 ANOS

De 02 a 13 de Julho 2007
HORÁRIO: 13:00 as 18:00
LOCAL: Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul
Av. D. Carlos I, no 61, 1o Andar
Santos - Lisboa
casting@utopiafilmes.com
Tel: 213909467

inscrições até 15 de Julho

http://www.doclisboa.org/