Recebemos do FANTAS uma nota de Imprensa que pelo seu interesse decidimos publicar na integra.
FANTASPORTO E NORTE DO PAÍS DE NOVO NO FESTIVAL DE CANNESUMA APOSTA CLARA PARA PROMOVER O TURISMO CULTURAL JUNTO DOS OPERADORES INTERNACIONAIS
A Croisette de Cannes e o seu Festival Internacional do Filme são o palco ideal para a promoção da imagem de marca do Fantasporto Região Norte dePortugal. Uma vez que, é em Cannes que se concentram, entre os dias 16 e 27 de Maio, todas as atenções de quem está envolvido na Sétima Arte, este é o lugar certo para promover o turismo de qualidade associado à cultura. Paraesta cidade da Côte D¹Azur convergem mais de 50 mil profissionais do cinema e da comunicação durante 15 dias frenéticos. O Fantasporto decidiu, uma vez mais, investir fortemente na promoção da sua próxima edição numa campanha que conta com o apoio institucional do Turismo de Portugal. O Fantasporto presente no Mercado do Filme, no Espaço Riviera do Festival Internacional de Cinema de Cannes, com um stand próprio, sendo o único evento português a marcar presença neste importante mercado para a indústria cinematográfica. O Fantas vai ainda desenvolver uma apelativa campanha publicitária nos mais importantes meios de comunicação social internacionais. Entre 16 e 27 deMaio, o Fantasporto vai sensibilizar realizadores, distribuidores e produtores estrangeiros para a sua presença no Porto, de modo a reunir, novamente, um lote da melhor produção mundial. Mais. O Espaço Fantasporto no Mercado é também, e naturalmente, o local onde se dá a conhecer a cidade do Porto aos operadores de turismo ali presentes, a sua beleza natural, a sua arquitectura, o vinho do Porto e as potencialidades da região como destino de lazer. Alia-se assim a Cultura ao Turismo numa perspectiva de qualidade. A imagem do Porto e o Fantasporto vão estar espalhados por toda a Croisette, a avenida marginal da cidade de Cannes, através de cartazes, fazendo publicidade à 28ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto.
AINDA MAIS PROMOÇÃO
A campanha Fantasporto em Cannes 2007 inclui a distribuição de 20 mil postais, flyers e autocolantes com promoção ao evento, e uma campanha publicitária em revistas profissionais do meio do cinema. O Guia do Festival(Film Guide) e o Guia de Bolso do Mercado do Filme (Pocket Guide), com uma circulação de dezenas de milhares de exemplares são apenas duas das publicações onde o Fantas vai estar em destaque. Também, a revista Euromovies inclui mensalmente páginas inteiras dedicadas ao festival, assim como, as edições diárias da Le Film Français, Screen International e a Variety vão ter páginas inteiras e quartos de página, num total de 12 inserções cada. A revista Cannes Market vai ter diariamente 10 rodapés de quarto de página. No meio Internet, o site
http://www.filmfestivals.com/ reserva um espaço de relevo para a 28ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto. O reforço, este ano, do patrocínio do Turismo de Portugal vai permitir amplificar o efeito desta campanha com duas outras, previstas para o Festival de Cinema de Veneza e o American Film Market.
O FANTAS QUE AÍ VEM
O Fantasporto regressa em 2008 para a 28ª edição, entre os dias 25 deFevereiro e 9 de Março, nos Teatros Rivoli e Sá da Bandeira, com a Praça D.João I, em frente à sede do Festival, com o espaço Cidade do Cinema(Movietown) que se veio a revelar um sucesso, uma vez que, teve a visita decerca de 25 mil pessoas no seu primeiro ano. As diversas propostas deanimação oferecidas por esta Cidade do Cinema vão ser ampliadas na próxima edição. Uma Homenagem ao realizador Fernando Lopes com a Retrospectiva da sua obra éum dos atractivos do programa do Fantas 2008. Na Retrospectiva dedicada à Cinematografia de um país a escolha recai sobre a Dinamarca, um dos países mais interessantes da Europa em termos de produção cinematográfica e que por várias vezes já foi premiada no Fantasporto. O Teatro Sá da Bandeira vai ser vocacionado para a celebração do fantásticona sua vertente mais clássica e tradicional, um espaço onde se vão poderrecriar as noites do mítico Teatro Carlos Alberto e reviver o espírito dosprimeiros anos do Fantasporto.
BENVINDOS À 28ª EDIÇÃO DO FANTASPORTO, DE 25 DE FEVEREIRO A 9 DE MARÇO