Moretti e Turim

Moretti fez sair um comunicado onde dizia que se demitia devido à ”atmosfera de tensão” que se fez sentir.
“Falou-se em criar dois festivais concorrentes dentro da mesma cidade, alguém sugeriu falta de ética e alguém sugeriu ainda que eu seria apenas um instrumento para os políticos lutarem pela independência do festival” dizia Moretti no seu comunicado.
“Com grande dor renuncio ao cargo e deixo-vos com os vossos problemas de método, disputas processuais e rancores pessoais”. Moretti afirmou que alguns dos organizadores do festival foram contra a sua nomeação. Os ex-directores Giulia D'Agnolo Vallan e Roberto Turigliatto demitiram-se dos seus cargos e Moretti lamentou que não pudessem trabalhar em conjunto.
Moretti, que venceu a Palma d’Ouro do Festival de Cannes em 2001 pelo filme “O Quarto do Filho”, foi chamado para agitar o Festival, que está a receber cada vez mais concorrência do Festival de Veneza e de um novo festival lançado o ano passado em Roma.
O realizador, é conhecido pelo seu activismo politico e é porta-voz dos partidos de esquerda italianos. O seu filme de 2006, “Il Caimano” é uma critica brutal à Itália actual e aos seus políticos conservadores.
O Festival de Turim foca principalmente o cinema independente e em trabalhos de jovens realizadores.
"O trabalho do Festival na procura de novo cinema e no encontro de autores menos convencionais é de grande importância”, disse o realizador de 54 anos na quarta-feira, quando foi nomeado para o cargo.

"Eu aceito ... tornar-me o director artístico na esperança de o poder fortalecer”
O Festival de Turim que tem lugar em Novembro vai entrar no seu 25º ano.
Entre outros trabalhos de Nanni Moretti estão os notáveis “Caro Diário”, “Abril”, “A Missa Acabou”, “Pallombella Rossa” e “Ecce Bombo”.

























Começou agora a sair uma nova colecção de livros da editora Tashen. “Movie Icons” é uma série de fotobiografias sobre algumas das maiores personalidades do mundo do cinema. São biografias visuais com 192 páginas. Para cada titulo, o editor da série, Paul Duncan, seleccionou cerca de 150 enigmáticas imagens em alta qualidade, desde fotografias, retratos, cartazes, fotografias cartonadas, stills de filmes raros e fotografias nunca publicadas de colecções particulares. Estas imagens são acompanhadas de ensaios por alguns dos maiores estudiosos e críticos de cinema, para além de uma cronologia, filmografia e bibliografia e ainda algumas das citações que fizeram a história do cinema.


