Saturday, September 1, 2007

Zoom - Cineclube de Barcelos #10


Cinanima 2007

CERCA DE 800 FILMES A CONCURSO NO CINANIMA 2007

Nesta 31ª Edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – foram superadas todas as expectativas relativamente ao número de filmes e países participantes no Festival. Em 31 anos de Cinema de Animação, este é certamente o ano em que foram recebidos mais filmes e, no qual contamos com mais países a concurso.

Fazem parte do Júri de Selecção os portugueses Beatriz Gentil (professora), Vítor Lopes (realizador) e João Paulo Barrosa (médico/ pintor); a inglesa Pat Raine Webb (membro ASIFA) e o francês Nicolas Jacquet (realizador).



Durante sete dias serão visionados cerca de 800 filmes, num total de cerca de 97 horas, no Centro Multimeios, em Espinho.

O Festival recebeu cerca de 800 filmes, provenientes dos quatro cantos do mundo, perfazendo um total de 56 países a concurso, nomeadamente do continente Americano, desde E.U.A., passando pela Argentina, Canadá, África do Sul, México, Chile, Brasil, entre muitos outros.

Nesta 31ª Edição muitos foram os países europeus que quiseram dar o seu contributo ao mundo da animação, como são exemplo: Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Bélgica, Holanda, Espanha, alguns países de Leste como a Croácia, Rússia, Ucrânia, Sérvia, Estónia, Bósnia e Herzegovina, Bielorussia, entre muitos outros. Os países nórdicos também marcaram presença, como é o caso da Finlândia, Suécia e Noruega.

O continente asiático foi representado pela China, Índia, Taiwan, e ainda Singapura, Japão e Coreia.

O CINANIMA conta também com a presença da Oceânia, representado pela Nova Zelândia, com um filme a concurso.

Podemos ainda salientar que dos 800 filmes recebidos, 108 são oriundos do Reino Unido, que ocupa assim o primeiro lugar no ranking do Festival, na segunda posição está a França com 100 filmes. Mais uma vez, Portugal ocupa a terceira posição com 70 obras, seguindo-se em quarto a Alemanha, com 35 filmes e os Estado Unidos da América com 31.

Cinema no AXN - Ciclo “Mulheres com Carácter” -

Em Setembro, aos Sábados o espaço de cinema no AXN é dedicado às Mulheres com Carácter.


SÉTIMA PROFECIA
Ao mesmo tempo que ocorrem vários fenómenos inexplicáveis em diversos pontos do Planeta, Abby Quinn, uma jovem norte-americana, permanece no Estado onde vive. Depois de uma gravidez bastante complicada, começa a sentir medo no momento em que ela e o marido alugam o seu apartamento a David, um misterioso vagabundo. Abby, depois de viver várias experiências metafísicas muito violentas, dá-se conta de que David está a levar a cabo as místicas profecias do Dia do Juízo Final. Abby Quinn tem razões para acreditar que o fim do Mundo está prestes a chegar com a morte do seu filho, o sétimo sinal da profecia do último livro bíblico, o Apocalipse.

Emissão: Sábado 1 de Setembro às 22h30

Título original: The Seventh Sign
Ano de produção: 1988
País de produção: EUA
Género: suspense, policial
Duração: 93 minutos
Realizador: Carl Schultz
Intérpretes: Demi Moore, Michael Biehn, Jurgen Prochnow


LADO A LADO
Isabel (Julia Roberts) é uma jovem fotógrafa de moda que namora com Luke (Ed Harris), divorciado de Jackie (Susan Sarandon) e com dois filhos. Ganhar o amor dos seus filhos revela-se muito difícil, sobretudo porque a mãe, Jackie (Susan Sarandon), não está disposta a partilhá-los com outra mulher.
Anna e Ben, os dois filhos de Jackie e Luke, enfrentam o duro processo de divórcio dos seus pais. O pior, contudo, é que Luke conhece uma nova mulher, Isabel, uma conhecida fotógrafa, que faz tudo para lhes agradar. Mas eles exigem uma dedicação que ela não lhes pode oferecer a menos que deixe o seu trabalho, algo de que não está disposta a abdicar. Por seu lado, Jackie, mãe dedicada, acha que os esforços de Isabel são insuficientes e não entende como o trabalho pode estar à frente dos deveres, cuidados e carinho para com os filhos. O rancor mútuo que existe entre Jackie e Isabel vai-se transformando num ódio profundo, mas o diagnóstico inesperado de cancro de Jackie fará com que a vida de todos mude de forma radical.

Emissão: Sábado 8 de Setembro às 22h30

Título original: Stepmom
Ano de produção: 1998
País de produção: EUA
Género: drama
Duração: 125 minutos
Realizador: Chris Columbus
Intérpretes: Julia Roberts, Susan Sarandon, Ed Harris, Jena Malone


UM DOMINGO QUALQUER
Não importa quem és, não importa como ganhas a vida, sempre há alguém mais novo, mais rápido e mais forte que está atrás de ti. E na encruzilhada da sua vida, Tony D’Amato (Al Pacino) pôde finalmente compreendê-lo. Há quatro anos os Miami Sharks, treinados por D’Amato, ganharam dois campeonatos consecutivos, mas no mundo do desporto profissional isso são histórias do passado. Agora a sua equipa está em apuros, com três derrotas consecutivas, falta de público e com heróis em final de carreira, como é o caso do quarterback de 39 anos Jack “Cap” Rooney (Dennis Quaid), que se agarra desesperadamente ao pouco que lhe resta como jogador profissional.
Fora do campo desportivo, D’Amato tem problemas com um casamento falhado e com os seus filhos, e entra muitas vezes em conflito com Christina Pagniacci (Cameron Diaz), a jovem presidente e co-proprietária dos Miami Sharks.
O filme foi dirigido por Oliver Stone (Platoon), que além da realização também interpretou o papel de comentador desportivo. Um dado curioso: a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) recusou-se a colaborar com Stone por este mostrar um ponto de vista negativo sobre o referido desporto.

Emissão: Sábado 15 de Setembro às 22h30

Título original: Any Given Sunday
Ano de produção: 1999
País de produção: EUA
Género: drama, desporto
Duração: 162 minutos
Realizador: Oliver Stone
Intérpretes: Al Pacino, Cameron Diaz, Dennis Quaid, James Woods, Jamie Foxx

ÍNTIMO E PESSOAL
Tally Atwater (Michelle Pfeiffer) é uma jornalista ambiciosa que apresenta a informação meteorológica. Mas depois de conhecer Warren Justice (Robert Redford), brilhante e veterano pivot, antigo correspondente na Casa Branca, a sua carreira dispara até conseguir apresentar o serviço informativo de maior audiência. Ao mesmo tempo que consegue o êxito ansiado, Tally começa uma relação com o atraente e maduro Warren.

Estreia: Sábado 22 de Setembro às 22h30

Título original: Up close & Personal
Ano de produção: 1996
País de produção: EUA
Género: comédia, drama
Duração: 125 minutos
Realizador: Jon Avnet
Intérpretes: Robert Redford, Michelle Pfeiffer, Stockard Channing

A DIVA DA MODA
Melania Carmichael (Reese Whitherspoon) é uma jovem e talentosa designer de moda nova-iorquina que consegue conquistar Andrew (Patrick Dempsey), o solteiro mais cobiçado da cidade. O anúncio repentino do seu noivado obriga Melanie a regressar à sua cidade natal, Alabama, para resolver um assunto antigo e pendente com Jake (Josh Lucas), o homem com quem se casou durante a faculdade e que se recusa a dar-lhe o divórcio.

Estreia: Sábado 29 de Setembro às 22h30

Título original: Sweet home Alabama
Ano de produção: 2002
País de produção: EUA
Género: comédia, drama
Duração: 104 minutos
Realizador: Andy Tennant
Intérpretes: Reese Witherspoon, Josh Lucas, Patrick Dempsey, Candice Bergen

Cinema ao Ar Livre em Setubal

Para assinalar o final do Verão, o Clube de Cinema de Setúbal apresenta em Setembro um ciclo de cinema ao ar livre, recuperando levemente a antiga tradição dos cinemas de rua. Como tal, durante todos os domingos de Setembro, as instalações do IPJ de Setúbal transformam-se numa sala de cinema ao ar livre.

A programação inicia-se com um tributo ao mestre italiano Michelangelo Antonioni, cineasta que nos deixou no passado mês. De forma a recuperar a sua obra e manter vivo o seu legado, será projectado o filme “História de um Fotógrafo”, uma das suas obras mais reconhecidas.

O resto do mês será preenchido com filmes que celebram à sua maneira o Verão, quer seja através da temática das férias, da praia, ou das viagens. Como tal, serão assinalados alguns dos realizadores consagrados da actualidade cinematográfica, como Steven Spielberg (com o seu “Tubarão”) ou Jean-Pierre Jeunet (com o muito aclamado “O Fabuloso Destino de Amélie”).

As sessões terão um preço simbólico de 0,50€, para estudantes e portadores de Cartão Jovem, e de 1€ para todos os outros. O início dos filmes está marcado para as 21h30, sempre no IPJ de Setúbal, no Largo José Afonso.

Dia 2 – História de Um Fotógrafo (Blow Up), de Michelangelo Antonioni, 1966 (111m) M/12
Dia 16 – Jaws (Tubarão), de Steven Spielberg, 1972 (124 m) M/12
Dia 23 – Fim-de-Semana Alucinante (Deliverance), de John Boorman, 1972 (102 m) M/15
Dia 30 – O Fabuloso Destino de Amélie (Le Fabulex Destin d’Amélie Poulain), de Jean-Pierre Jeunet, 2001 (122m) M/12

Esta programação pode ser alterada por motivos imprevistos.
As sessões estarão condicionadas mediante as condições climáticas

SINOPSES
HISTÓRIA DE UM FOTÓGRAFO
No seu primeiro trabalho em língua inglesa, Michelangelo Antonioni voou para o Reino Unido para filmar a história de um fotógrafo envolvido num crime. Um thriller polémico e premiado, com uma forte pendente voyeur, ou não fosse Antonioni o “realizador do alheamento”.

TUBARÃO
Steven Spielberg criou o blockbuster moderno com “Tubarão”, uma redefinição do conceito dos filmes de monstros, onde um tubarão branco assola uma praia cheia de turistas. Spielberg manipula com precisão o suspense e o horror com um filme de Verão onde, ironicamente, atormenta um dos principais destinos de férias: a praia.

FIM-DE-SEMANA ALUCINANTE
Em 1972, John Boorman realizou “Fim-de-semana Alucinante”, um aparentemente inofensivo filme de Verão sobre um grupo de amigos que decide ir descer pela última vez o rio Cahulawassee, mas que é uma acutilante subversão da condição masculina e da posição do Homem perante a Natureza.

O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE
“O Fabuloso Destino de Amélie” é um dos mais aclamados filmes desta viragem de século e o actual feelgood movie de eleição. Audrey Tatou será sempre Amélie Poulain, a personagem criada por Jean-Pierre Jeunet, uma inocente e ingénua rapariga que procura ajudar sempre o próximo a encontrar paz e amor.

Estreia da 3ª temporada de Medium no AXN


O AXN estreia na segunda 3 de Setembro às 21h30 a 3ª temporada de Medium. Protagonizada por Patricia Arquette, vencedora de um Emmy para Melhor Actriz em 2005 e nomeada novamente este ano pelo mesmo papel. A série foi criada e produzida por Glen Gordon Caron (Modelo e Detective). Patricia Arquette foi escolhida por diversos realizadores, em trabalhos anteriores, para interpretar papéis sobre alguém com poderes paranormais, como Pesadelo em Elm Street 3 (1987) ou Estigma (1999).

Segundo declarações suas à revista “Dreamwatch”: “Não sei o que vêem os realizadores que os faça escolherem-me para este tipo de papéis. Sempre me interessei por cinema de terror mas não creio ter encontrado expressamente nos papéis em trabalhos anteriores uma personagem como esta. Existem muitos aspectos da personalidade de Allison que se assemelham a mim, mas há outros que são muito diferentes.”

Jake Weber, no papel de Joe Dubois, foi considerado pela imprensa como o marido ideal. Não só contribui activamente para a educação das três filhas, como acompanha o seu trabalho como cientista, além de ser muito compreensivo com o facto da sua mulher ser médium e de poder comunicar com mortos, ainda que lhe seja muito difícil entender na sua perspectiva. Na opinião de Weber “os guionistas conseguiram que o espectador se interesse não só pela parte doméstica e familiar da série como pelo lado mais paranormal. Na verdade, em todas as casas, por muito amor e boa vontade que exista, sempre surge algum conflito.”

Nesta nova temporada veremos também um episódio dirigido por um dos irmãos de Patricia, David Arquette, na sua estreia como realizador, num episódio acerca do irmão mais novo de Allison, e assistiremos também à intervenção, enquanto “estrelas” convidadas, de outros dois irmãos da actriz, Thomas e Richmond Arquette.

Allison Dubois, uma dona-de-casa com trinta e tal anos, mãe de três filhas, com poderes paranormais que lhe permitem escutar e ver os mortos, continua com o seu trabalho como ajudante do Procurador. Graças às suas visões muito particulares, continua a colaborar com o Gabinete do Procurador para a resolução de crimes violentos, o que lhe permite canalizar e utilizar o que vê nos seus “sonhos” numa causa útil e proveitosa.

A 3ª temporada começa com um episódio duplo no qual o marido de Patricia na vida real, Thomas Jane, aparece como o fantasma de um ex-noivo de Allison, que vai competir, ainda que sem êxito, com Joe para reconquistar o carinho de Allison. Segundo a própria Patricia, “o Joe não deveria preocupar-se. A Allison é louca por ele, mas a menos que alguém se case aos doze anos toda a gente tem um passado no qual se aprende como amar os outros até darmos com a nossa cara-metade.”

A jovem actriz Sofia Vassileva, no papel de Ariel Dubois, a filha mais velha de Joe e Allison, partilha com a irmã Bridgette alguns dos poderes da mãe e terá um papel mais relevante nesta nova temporada.

Estreia: Segunda 3 de Setembro às 21h30 (episódio duplo)
Emissão: Segundas às 21h30

Título original: Medium
Ano de produção: 2006
País de produção: EUA
Género: drama, investigação
Duração: 60 minutos
Realizador: vários
Intérpretes: Patricia Arquette, Jake Weber, Miguel Sandoval

Lisbondocs 2007

de 24 a 27 Out

Lisboa, Culturgest
- workshop - networking - fórum de co-produção / co-financiamento - pitching -
Prazo limite para entrega de projectos: 14 de Set de 2007
A AporDOC (Associação pelo Documentário) e a EDN (European DocumentaryNetwork), em parceria com a Culturgest e com o apoio do ICA e do Programa MediaPlus,organizam, pelo nono ano consecutivo, as Conferências Lisbondocs, que se realizam em simultâneo com o Doclisboa 2007 - Festival Internacional de Cinema Documental (18 a 28 de Outubro).
Convocam-se todos os produtores/realizadores portuguesesportadores de projectos de documentário com real potencial internacionalpara uma semana de trabalho criativo intenso composta por

workshop de desenvolvimento e apresentação de projectos de documentáriomaster class e projecção de filmes
sessão pública de pitching com programadores de canais de TV europeus.Programa definitivo, nomes de tutores e Commissiong Editorspresentes na sessão de 2007 a anunciar brevemente.
O dossier de candidatura deve ser enviado por e-mail paralisbondocs@sapo.pt, até ao dia 14 de Setembro de 2007. O dossier de candidatura deve ser escrito em INGLÊS e conter os seguinteselementos:

- projecto (máx. 2 páginas): título, duração e formato, sinopse, nota de intenção do realizador, tratamento/desenvolvimento;- orçamento e montagem financeira;- cv e filmografia do realizador/autor;- cv do produtor;- ficha de inscrição (em anexo).
- material visual (em DVD, do projecto em questão ou de trabalhos anteriores)

NOTA: o material visual deve ser enviado até dia 7 de Setembro
(o material visual não será devolvido)
PREÇO Participação por projecto (1 pessoa): 300 Eur (2 pessoas) 500 EurSócios EDN e/ou AporDOC: (1 pessoa) 240 Eur (2 pessoas) 400 EurParticipação como observador: 200 Eur Sócios EDN e/ou AporDOC: 160 Eur
A selecção será anunciada em finais de Setembro.

WORKSHOPAtelier intensivo, aberto a um número restrito de participantes em queautores de cerca de 14 projectos de documentário (portugueses e estrangeiros), emcolaboração e sob orientação de tutores com reconhecida experiênciainternacional, têm a oportunidade de desenvolver e preparar os seustrabalhos de forma a serem apresentados numa sessão de pitching. Serão abordadas e discutidas questões de realização, produção, co-produçãointernacional, entre outros.
SESSÃO PÚBLICA DE PITCHING+ Encontros individuais com Commissioning Editors Sessão aberta ao público, em que os representantes dos projectosparticipantes no workshop apresentam os seus trabalhos perante um painelprogramadores internacionais, potenciais financiadores/co-produtores. A cadaprojecto são atribuídos cerca de 15 minutos. Parte deste tempo é destinadaaos produtores, os restantes minutos são reservados a perguntas, comentáriose sugestões por parte dos commissioning editors. A esta sessão seguem-seencontros individuais dos participantes no workshop com os programadorespresentes na sessão.
PROGRAMADORES / FINANCIADORESpresentes em anteriores edições do LisbonDocs:

Anna Glogowski, Canal + (França)Annemiek van der Zanden, NPS (Holanda)Karen Michael, ARTE (França)
Chantal Bernheim, TSR (Suiça)Diane Weyermann, Sundance Institute (EUA)Doris Hepp, ZDF/ARTE (Alemanha)Elizabeth Hulten, ARTE (França)Franz Grabner, ORF (Áustria)Helena Torres, RTP1 + RTP2 (Portugal)Hugues le Paige, RTBF (Bélgica)
Ingemar Persson, SVT (Suécia)
João Garção Borges, RTP:2, (Portugal)Jordi Ambros, TV3 Catalunya (Espanha)
Kathrin Brinkmann, ZDF/Arte (Alemanha)
Kees Ryninks, The Netherlands Film Fund (Holanda)Kim Christiansen, TV2 (Dinamarca)Leena Pasanen, YLE Teema (Finlândia)Manuel Falcão, 2: (Portugal)Maria de São José Ribeiro, RTP 1 (Portugal)
Marijke Rawie, Avro Broadcasting Association (Holanda)Martin Pieper, ZDF/ARTE (Alemanha)Nathalie Windhorst, VPRO (Holanda)
Olaf Grunert, Arte Thema (França)
Petri Kemppinen, Finnish Film Foundation (Finlândia)Philippe van Meerbeeck, VRT (Bélgica)Sabine Bubeck, ZDF/ARTE (Alemanha)Steven Seidenberg, Café Productions (GB)Wessel van der Hammen, IKON (Holanda)
Margje de Koning, IKON (Holanda)
Burgl Czeitschner, ORF (Áustria)
Jenny Westergård, YLE (Finlândia)
Paul Pauwels, VRT (Bélgica)
Vera Bonnier, SVT (Suécia)
Shannon Kelly, Sundance (EUA)
Jennifer Batty, Viasat, (GB)


Para qualquer dúvida ou esclarecimento adicionalpor favor contactar:
Rita Forjaza
pordoc>lisbondocs2007
tel. +351 218 860 800Tlm. +351 963 293 063
lisbondocs@sapo.pt
http://www.doclisboa.org/pt_lisbondocs.html
www.apordoc.org

Apordoc
Associação pelo Documentário
Portuguese Documentary Association
Rua dos Bacalhoeiros, 125, 4º 1100-068 Lisboa Portugal
Phone: + 351 21 886 08 00
Fax: + 351 21 887 16 39
Mobile: + 351 93 870 16 90

Sunday, August 26, 2007

Estreia da 2ª temporada de Investigação Criminal no AXN


O AXN estreia a 2ª temporada de Investigação Criminal. Na primeira temporada nos Estados Unidos a série situou-se no segundo lugar do ranking de audiências de séries dramáticas da cadeia televisiva CBS.

Do criador e produtor Donald Bellisario (Jag: Em Nome da Justiça, Galáctica), a série centra-se num grupo de agentes especiais que actuam fora da cadeia militar de comando, devendo investigar qualquer delito com provas relacionadas com a Marinha e o pessoal do corpo de “marines” norte-americano, qualquer que seja o cargo ou patente hierárquica. À frente da equipa “Navy CIS” (Serviço de Investigação Criminal da Marinha) está o agente especial Leroy Jethro Gibbs (Mark Harmon – Os Homens do Presidente, Chicago Hope), um especialista na área da investigação que não hesitará em quebrar algumas regras para executar bem o seu trabalho.
A força das histórias com finais inesperados continua a ser um dos grandes trunfos desta segunda temporada. Nesta temporada um novo membro passa a integrar a equipa: o agente especial Timothy McGee (Sean Murray – Jag: Em Nome da Justiça), cujos dotes para a informática e telecomunicações compensam a falta de experiência.

No primeiro episódio desta nova temporada veremos o caso do sequestro da mulher de um capitão e da sua filha invisual de 8 anos. O capitão é retido no escritório, comunicando-se com os sequestradores que o observam através de uma webcam.

Estreia: Terça 28 de Agosto às 21h30
Emissão: Terças às 21h30

Titulo original: NCIS
Ano de produção: 2004
País de produção: EUA
Género: acção
Duração: 60 minutos
Realização: vários
Intérpretes: Mark Harmon, Sasha Alexander, David McCallum, Michael Weatherly, Pauley Perrette.