Sunday, September 16, 2007

Emmy Awards 2007 no AXN


Tal como em anos anteriores, o AXN transmite em directo a cerimónia de entrega dos prémios mais prestigiados da televisão: os Emmy Awards. O AXN emite em directo e em exclusivo para Portugal a versão original da 59ª gala dos Emmy Awards, que se realiza na noite de Domingo 16 para Segunda 17 de Setembro em Los Angeles, no Shrine Auditorium. Além disso, o AXN emite posteriormente, na Sexta dia 21 às 22h25, a gala em diferido, legendada.

No dia 19 de Julho, foram anunciadas as nomeações para a 59ª edição destes prestigiados prémios. Tal como em anos anteriores, encontram-se nomeadas algumas séries exibidas pelo AXN, bem como outros programas especiais exibidos pelo canal ao longo do último ano. Ao todo são 16 nomeações. São elas: C.S.I.: Crime Scene Investigation (5 nomeações); E.R.: Serviço de Urgência (3 nomeações); 49th Annual Grammy Awards (3 nomeações); C.S.I. Miami (2 nomeações); e com 1 nomeação cada estão nomeados C.S.I. Nova Iorque, The 64th Golden Globe Awards e Medium.

Ryan Seacrest, o apresentador do “American Idol”, será o anfitrião da cerimónia, que contará com a presença de muitas “estrelas” na apresentação e entrega dos prémios. Já confirmados, entre outros, estão os nomes de Steve Carell, o protagonista da versão americana de “The Office”; Kelsey Grammer, o actor que interpretou Dr. Frasier Crane; Katherine Heigl, a doce Izzie da série “Anatomia de Grey”; Jon Stewart, o irreverente apresentador de “The Daily Show with Jon Stewart”; Kiefer Sutherland, protagonista de “24”; Marcia Cross, a Bree de “Donas de Casa Desesperadas”; Ellen DeGeneres, actriz que já apresentou a cerimónia por três vezes no passado; America Ferrera, a “estrela” de “Betty Feia”; ou ainda Kyra Sedwick, a protagonista de “The Closer”.

Uma noite repleta de glamour, uma autêntica festa da televisão, com passadeira vermelha incluída e, como sempre, com a comparência dos melhores e mais reconhecidos actores e actrizes do pequeno ecrã. Uma noite onde se destacam os maiores nomes da indústria norte-americana e durante a qual se reconhecem os melhores trabalhos de produtores, realizadores e actores durante todo um ano (de 1 de Junho de 2006 a 31 de Maio de 2007).

8ª Festa do Cinema

A 8ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS este ano decorrerá em 6 cidades do país (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Faro e Almada) de 3 a 28 de Outubro.

Óscar Alves no Queer Lisboa11

Retrospectiva de Óscar Alves e debate sobre a Cinematografia Gay portuguesa nos anos 70, no São Jorge

Desconhecida do grande público, a cinematografia gay portuguesa nos anos 70 não só existiu como merece divulgação. Confirmam-no as quatro curtas e médias metragens de Óscar Alves, em exibição esta terça-feira, dia 18 de Setembro, pelas 15h30 e 18h30, na Sala 3 do Cinema São Jorge: Aventuras e desventuras de Julieta Pipi ou o processo intrínseco global Kafkiano de uma vedeta não analisado por Freud, Charme indiscreto de Epifânea Sacadura , Good-bye, Chicago, e Solidão povoada. Realizadas entre 1975 e 1978, são apenas alguns dos exemplos do fulgor de uma cinematografia injustamente esquecida – facto que nos leva a questionar a possibilidade da continuidade de uma produção regular, em Portugal, de um cinema de expressão marcadamente queer.
Para reflectir sobre esta e outras questões, às sessões de retrospectiva segue-se o debate "Cinematografia Gay portuguesa nos anos 70" (Sala 2, 19h30). Estarão presentes o próprio realizador e artista plástico, Óscar Alves, o encenador e actor, João Grosso, e o realizador João Pedro Rodrigues. A moderação fica a cargo de António Fernando Cascais, da Associação Janela Indiscreta.
Entrada gratuita, sujeita à lotação da Sala.