Saturday, January 20, 2007

Call For Entries #3

Mais um "Call For Entries", com inscrições abertas em festivais nacionais e internacionais. Se souber de Festivais com inscrições abertas informe-nos para revista.fim@gmail.com


FAMAFEST 2007
Inscrições até 1 de Fevereiro.
Podem inscrever-se filmes e vídeos, longas ou curtas-metragens, ficção ou documentários, nas seguintes secções:

I. ADAPTAÇÕES DE OBRAS LITERÁRIAS
II. BIOGRAFIAS E DOCUMENTÁRIOS SOBRE TEMAS LITERÁRIOS
III. ADAPTAÇÕES DE OBRAS LITERÁRIAS PARA CRIANÇAS E JOVENS

São admitidas cópias das obras em diversos suportes, a saber:
1. Película - 35 ou 16 milímetros
2. Vídeo – Betacam ou VHS (em casos excepcionais)
3. DVD – Zona 2

para pedir regulamento e ficha de inscrição escreva para film.festivalpt@gmail.com
para mais informações ler artigo da F.I.M.


15º FESTIVAL DE CURTAS-METRAGENS DE VILA DO CONDE
Inscrições até 13 de Abril de 2007 (para a Competição Internacional) e 25 de Maio de 2007 (para a Competição Nacional).
Festival de 7 a 15 de Julho 2007
Aceita Animações, Documentários, Filmes Experimentais, Ficções e Vídeos Musicais, em 16mm, 35mm ou BETACAM SP/Pal, produzidos em 2006 ou 2007, de duração inferior a 60 minutos, de preferência com legendas em Português ou Inglês.
Para mais informações aceder ao site do festival.

morada
15º Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Auditório Municipal, Praça da República
4480-715 Vila do Conde
Portugal
e-mail: submissions@curtasmetragens.pt
fax: +351 252 248416,
tel: +351 252 646516 / 638025.


INDIELISBOA 2007 - 4º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INDEPENDENTE
Inscrições abertas até 16 de Fevereiro.
Festival de 19 a 29 de ABRIL 2007
O Festival continua a dar a mesma importância às curtas e às longas-metragens e mantém a estrutura, com as secções Competição Oficial (para 1º e 2º filmes - curtas e longas metragens), Observatório (curtas e longas metragens de realizadores que tenham mais de dois filmes na sua filmografia), Laboratório (para filmes de carácter mais experimental) e IndieJúnior (competição internacional de filmes infanto-juvenis).

Os filmes portugueses escolhidos para a Selecção Oficial (Competição, Observatório, Laboratório) concorrem aos seguintes prémios: Prémio Tóbis para Melhor Longa Metragem Portuguesa (4.500 Euros em serviços de pós-produção e 15% de desconto quando ultrapassado o valor do prémio), Prémio Tóbis para Melhor Curta Metragem Portuguesa (500 Euros em serviços de pós-produção e 15% de desconto quando ultrapassado o valor do prémio), Prémio de Melhor Realizador Português de Curta Metragem (valor a anunciar), Prémio de Melhor Fotografia para Filme Português (1000 euros), Prémio a 2 Onda Curta (aquisição de direitos de televisão), Prémio do Público para Longa e para Curta Metragem (1000 e 500 euros respectivamente).
Cumulativamente, os filmes portugueses presentes na Competição Oficial podem ainda ser premiados com o Grande Prémio de Longa Metragem (7.500 euros) ou Grande Prémio de Curta Metragem (3.000 euros). Os filmes de longa metragem incluídos na selecção oficial concorrerão ainda ao Prémio FIPRESCI e ao Prémio de Distribuição.
Para inscrição on-line pode ir ao site do Festival onde encontrará o regulamento, a ficha de inscrição de um pdf da brochura do INDIELISBOA.

morada
Rua Almirante Barroso, nº 11 - 1º
1000-012 Lisboa
Portugal
tel: (+351) 21 315 83 99
fax: (+351) 21 316 00 57
e-mail: info@indielisboa.com



4º FESTIVAL AUDIOVISUAL BLACK&WHITE
Inscrições até 23 de Fevereiro de 2007
Festival de 19 a 21 de Abril

O Festival Audiovisual Black&White assenta numa competição dedicada aos artistas mais promissores que usam a estética a preto e branco para exprimir uma ideia peculiar que seria deturpada pelo uso da cor.
A competição está aberta a todo o tipo de artistas, desde jovens que apresenta uma primeira obra, a artistas consagrados. Todos se apresentam com um elemento em comum: a paixão pela estética a preto e branco.

De 19 até 21 de Abril de 2007, na cidade invicta, mais concretamente na Universidade Católica do Porto, a quarta edição do Festival Audiovisual Black&White celebra a actualização permanente das imagens a preto e branco e dos sons evocativos.

morada
Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes
Festival Audiovisual Black&White
Rua Diogo Botelho, 1327,
4169-005, Porto
PORTUGAL
tel: (+351) 22 619 62 51
fax: (+351) 22 617 72 67
site: www.artes.ucp.pt/b&w
e-mail: b&w@porto.ucp.pt
Download da ficha de inscrição aqui

ATHENS.ANIMFEST 07
Inscrições até 31 Janeiro
Festival de 15 a 21 de Março de 2007
Os objectivos do festival são a projecção da herança cultural comum na União Europeia e os diálogos inter-culturais com os países do terceiro mundo através dos seus produtos audiovisuais

morada
43 DEINOKRATOUS
10676 ATHENS
Grécia
Tel : 0030 210 72 93691
Fax : 0030 210 7292678
Para mais informações ver o site do festival.


BARE BONES INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival de 23 a 29 de Abril de 2007

morada
401 W. Broadway,
Suite 308
74401 Muskogee OK
United States
Tel : 918-616-1264
Para mais informações ver o site do festival.


CINE LAS AMERICAS INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
Inscrições até 30 de Janeiro
Festival de 19 a 26 de Abril de 2007
O Cine Las Americas International Film Festival, está agora no seu décimo ano e aceita apenas filmes da América do Norte, Central e do Sul e ainda das Caraíbas.

morada
PO BOX 1626
78767 Austin TX
EUA
Tel : 512 535 0765
Fax : 512 535 0765
Para mais informações ver o site do festival.
EAST END FILM FESTIVAL
Inscrições até 26 de Janeiro
Festival de 19 a 26 de Abril de 2007

morada
The Brady Arts and Community Centre
192 - 196 Hanbury Street
E1 5HU London
United Kingdom
Tel : 020 7364 7918
Fax : 020 7364 7901
Para mais informações ver o site do festival.



INTERNATIONAL ANIMATED FILM FESTIVAL REANIMACJA
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival de 20 a 22 de Abril de 2007
Inscrições abertas a profissionais, estudantes e escolas.

morada
KinoForma Foundation
Piotrkowska Street 203/205
90-451 Łódź
Polónia
Tel : 00 48 506 170 036
Fax : 004842 636 03 14
Para mais informações ver o site do festival

KALAMAZOO ANIMATION FESTIVAL INTERNATIONAL
Inscrições até 30 de Janeiro
Festival de 13 a 15 de Maio de 2007

morada
202 N. Rose
P.O. Box 4070
49003-4070 Kalamazoo MI
United States
Tel : 269-373-7883
Para mais informações ver o site do festival.

MIFF - FILM FESTIVAL INTERNAZIONALE DI MILANO
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival de 22 de Março a 2 de Abril de 2007
Chama-lhe o “Óscar” italiano para p Cinema Independente.

morada
Viale Famagosta, 19 - 20142 Milano
Tel. +39 02 8918 1179
Fax. +39 02 8912 5683
Para mais informações ver o site do festival.
MORBEGNO FILM FESTIVAL
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival de 26 a 30 de Setembro de 2007
O MFF tem duas intenções, a de reconhecer a criatividade de realizadores e das suas experiências e dar ao público a possíblidade de conhecer “outras visãoes” normalmente recusadas pelas distribuidoras comerciais. Curtas-metragens e vídeo.

morada
Associazione Culturale Zert
Casella Postale 138
23017 Morbegno
Italy
Para mais informações ver o site do festival.

MUDFEST
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival a 17 de Março de 2007
Curtas com menos de 15 minutos. Inscrição gratuita.

morada
PO Box 592
2850 Mudgee, NSW
Austrália
Tel : +61263733786
Para mais informações ver o site do festival.
NAOUSSA INTERNATIONAL SHORT FILM AND VIDEO FESTIVAL
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival de 3 a 6 de Maio de 2007

morada
48, Zafiraki str.
59200 Naoussa
Greece
Tel : +306974479043
Fax : +302332028459
Para mais informações ver o site do festival.
RWANDA FILM FESTIVAL
Inscrições até 30 de Janeiro
Festival de 16 a 30 de Março de 2007
Tendo em conta a sua história e passado de um país trancado, este Festival é uma tentativa de expor o Ruanda às realidades do mundo.

morada
4065 Kigali Rwanda
4065 Kigali Rwanda Rw
Roménia
Tel : +250 08 30 40 89
Fax : +250 581044
Para mais informações ver o site do festival.

SAN FRANCISCO SHORT FILM FESTIVAL
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival de 26 a 30 de Junho de 2007
Prémios para Realização, Actor e Actriz, Argumento, Fotografia e Direcção Artística. Prémio Especial para Melhor Curta-Metragem.

morada
Annual Program Without Frontiers
94132 SAN FRANCISCO CA
EUA
Fax : 1 734 538 6155
Para mais informações ver o site do festival.

THIRD ANNUAL SHOW ME DIGITAL FILM FESTIVAL
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival a 15 de Fevereiro de 2007

morada
510 Broadway
63701 Cape Girardeau MO
EUA
Tel : 573-334-5273
Para mais informações ver o site do festival.

23RD HAMBURG INTERNATIONAL SHORTFILMFESTIVAL
Inscrições até 15 de Fevereiro
Festival de 6 de Junho a 11 de Julho

morada
Filmhaus
Friedensallee 7
D-22765 Hamburg
Alemanha
tel: -49-40-39 10 63 23
fax : -49-40-39 10 63 20
Para mais informações ver o site do festival.

BIG ISLAND FILM FESTIVAL
Inscrições até 1 de Fevereiro
Festival de 17 até 20 de Maio
Festival de cinema independente.

morada
68-1851 Lina Poepoe St.
96738 Waikoloa HI
EUA
tel : 808-883-0583
fax : 808-883-0254
BOULDER ADVENTURE FILM FESTIVAL
Inscrições até 15 de Fevereiro
Festival de 11 até 12 de Maio
A filosofia do BAFF é espalhar a palavra, a visão e a energia capturada nos filmes de aventura à volta do mundo. São considerados todos os aspectos da aventura, desde documentários de vertente de conservadorismo ambiental, até desportos radicais, etc.

morada
Po Box 3340
80307 Boulder CO
EUA
tel : 3038186402
fax :
Para mais informações ver o site do festival.


CFC WORLDWIDE SHORT FILM FESTIVAL
Inscrições até 23 de Fevereiro
Festival de 12 até 17 de Junho
Curtas-metragens.

morada
Canadian Film Centre
2489 Bayview Avenue
M2L 1A8 Toronto ON
Canadá
tel : 1-416 445-1446
fax : 1-416 445-9481
Para mais informações ver o site do festival.

FESTIVAL DE CURTMETRATGES DE CELRA
Inscrições até 23 de Fevereiro
Festival de 27 até 29 de Abril
Prémios atribuídos a Melhor curta-metragem do festival (500€), Melhor filme de animação (300€), Melhor curta-metragem catalã (300€) e ainda o Prémio do Público

morada
C/major,24
17460 Celrà gi
Espanha
tel : 0034972494143
Para mais informações ver o site do festival.

ACHTUNG BERLIN - NEW BERLIN FILM AWARD
Inscrições até 14 de Fevereiro
Festival de 18 até 22 de Abril
Competição internacional e nacional com filmes rodados em Berlim ou cuja temática esteja relacionada com a cidade.

morada
Kopenhagener Strasse 72
10437 Berlin
Alemanha
tel : +49 (0)30 40505242
fax : +49 (0)30 40505243
Para mais informações ver o site do festival.

ARCIPELAGO - INT.L FESTIVAL OF SHORT FILMS & NEW IMAGES
Inscrições até 5 de Fevereiro
Festival de 15 a 21 de Junho
Curtas-metragens até 30 minutos. Três competições - Short Waves (cinema e video), eMovie (curtas em digital), Short.Web (online).

morada
Ass. Cult. 3E-medi@
P. O. Box 6154
00195 Rome RM
Itália
tel : +39-06-3938 7246
fax : +39-06-3938 8262
Para mais informações ver o site do festival.
CIFF - CYPRUS INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
Inscrições até 1 de Fevereiro
Festival de 13 a 22 de Abril
Categorias: Longas-metragens, Curtas-metragens, Documentarismo, Filmes para a Infância e Juventude, Filmes sobre Desporto, Filmes sobre Valores Humanitários, Video Arte -Dança

morada
P.O.BOX 70
20003 Agioi Theodoroi-Corinthia-Greece
Chipre
tel : +30 6972080441
fax : +30 27410 60122
Para mais informações ver o site do festival.
DEREEL INDEPENDENT FILM FESTIVAL
Inscrições até 3 de Fevereiro
Festival de 30 de Março a 1 de Abril
Competição para cinema independente.

morada
65 Acacia Rd
3352 Dereel Vi
Austrália
Tel : 53461162
Fax : 53461162
Para mais informações ver o site do festival.

FESTIVAL DE CINE DE GRANADA – FICÇÃO e DOCUMENTÁRIOS
Inscrições até 1 de Fevereiro
Festival de 26 a 31 de Julho de 2007
Prémios para Argumento, Realização, Actor e Actriz, Direcção Artística, Fotografia, Montagem e Filme. Há também um Prémio Especial para Melhor Ficção e Melhor Documentário.

morada
Annual Program Without Frontiers
18071 GRANADA
Espanha
Fax : 1 734 538 6155
Para mais informações ver o site do festival ou atraves do mail

Sundance Dia 2



No segundo dia do festival foi altura dos veteranos. Tom DiCillo, realizador de “Johnny Suede”, “Living in Oblivion” que ganhou o Prémio de Argumento Waldo Salt no Sundance de 95, “Box of Moonlight” e ainda “The Real Blonde” que foi o filme de abertura de Sundance em 98, apresentou ontem “Delirious” com as interpretações de Steve Buscemi (outro grande veterano ou o "Sundance Kid" como lhe chama um artigo no "New York Movies") Michael Pitt, Alison Lohman e Gina Gershon (outra veterana). “Delirious” é um filme sobre os paparazzi e o seu mundo, através dos olhos de Toby, um rapaz sem abrigo que se impõe na vida de Les, o paparazzi, e se oferece para funcionar como seu assistente. Les adopta Toby e mostra-lhe todos os truques do negócio, como entrar nas festas pela porta das traseiras, roubar os tão cobiçados “goody bags” e seguir as famosas “hot tips”. É no meio de uma dessas festas que Toby troca olhares com K'harma, a sexy princesa do pop e é atraído para o seu mundo como um rapaz cinderela. Claro que Les vê a entrada de Toby no mundo de K'harma uma excelente oportunidade para umas fotos e uns dólares. É no confronto que os dois vão ponderar o significado de amizade e o preço da traição. Segundo Caroline Libresco “Steve Buscemi cria um brilhante Les, um bobo adorável e uma figura trágica, enquanto Michael Pitt reflete as nossas maiores ambições para a autenticidade e verdade num mundo obcecado com a imagem do pacote. Tom DiCillo faz um filme cheio de energia e sátira brilhante.”

Entre os outros filmes exibidos no dia 19 estão o documentário “Strange Culture”, de Lynn Hershman Leeson, “The Savages”, de Tamara Jenkins, com Laura Linney, Philip Seymour Hoffman e Philip Bosco, “An American Crime”, de Tommy O'Haver, “Zidane: a 21st Century Portrait”, de Douglas Gordon e Philippe Parreno sobre o jogador Zinedine Zidane e ainda “Teeth”, de Mitchell Lichtenstein e “The Ten”, de David Wain, dois filmes de que já falámos na FIM.

Sundance Dia 2 - "Delirious"

Sundance Dia 1



Começou no dia 18 de Janeiro o Sundance Film Festival. O filme de abertura foi “Chicago 10” (ver vídeo), do realizador Brett Morgen, que já tinha tido o seu filme “On the Ropes” premiado em Sundance com um Prémio Espacial do Júri em 1999 e uma nomeação para o Óscar da Academia para Melhor Documentário com o mesmo filme e em 2002 realizou “The Kid Stays in the Picture” filme também exibido em Sundance e seleccionado para o Festival de Cannes. O filme feito com a mistura de animação e imagens de arquivo debruça-se sobre a acusação feita a oito protestantes em Chicago quando em 1968 a Conveção Democrática se mostrou um ponto de viragem na oposição à guerra do Vietnam. Protestantes envolveram-se em conflitos com a polícia de Chicago vistos em directo através da televisão para toda a América. Esses oito protestantes acusados funcionaram como bodes expiatórios e o julgamento tornou-se um verdadeiro circo e o abuso de autoridade contra o individuo vez este julgamento um dos mais importantes da sua época. No entanto não é apenas a temática que fez a direcção do festival seleccionar o filme para abrir o festival. Segundo Geoffrey Gilmore, o director do festival, ““Chicago 10” é muito mais do que um mero drama histórico, a sua criatividade artistica e inspiração são o centro daquilo que faz este filme tão actual hoje como à 40 anos”. “Chicago 10” tem as vozes de Hank Azaria, Dylan Baker, Nick Nolte, Mark Ruffalo, Roy Scheider, Liev Schreiber, Leonard Weinglass e Jeffrey Wright.

Aproveitando o mote do filme, Robert Redford, o presidente do Sundance Institute, organizador do evento, fez um discurso na abertura do festival onde afirmou que os seus líderes deveriam pedir desculpa pelo conflito no Iraque, aliás “devem-nos um grande e maciço pedido de desculpas”, frase seguida de um longo aplauso numa sala repleta.
"Chicago 10" foi o segundo documentário a ser escolhido como filme de abertura do Sundance Film Festival, tendo sido o primeiro "Riding Gigants" em 2004 da realizadora Stacy Peralta.

Sundance Dia 1 - "Chicago 10"

Sundance - O Caso de Dakota e "Hounddog"

O escândalo à volta do filme “Hounddog” é intensa. O filme de Deborah Kampmeier (que pode ver no video aqui neste blog), tem a sua primeira exibição dia 22 deste mês em Sundance e tem como protagonista a “child actress” Dakota Fanning (que vimos ultimamente em “A Guerra dos Mundos”) é um filme com uma intensa carga sexual, alvo de criticas vindas de todos os lados. Segundo Trevor Groth, autor do texto sobre o filme que aparece no catálogo do Festival de Sundance, Lewellen (a personagem de Dakota) “é como um lírio a crescer num pântano, uma rapariga sulista que erradia esplendor por entre a escuridão que a rodeia. Criada por um pai abusivo e uma avó terrivelmente disciplinadora, Lewellen encontra conforto, alegria e força na música, sendo obcecada por Elvis Presley. Para além da música, brincar nos bosques com o seu amigo Buddy, traz-lhe momentos de felicidade. As suas brincadeiras tomam, por vezes, os caminhos das inocentes brincadeiras sexuais, no entanto é notório que Lewellen tem algo na sua história que é doloroso e que guarda dentro de si.” Groth continua dizendo que “Hounddog” é “um conto gótico sobre uma rapariga do sul que encontra forças para ultrapassar as suas dificuldades. No entanto, este filme tem uma extraordinária representação de Dakota Fanning, que agarra um papel dificílimo e que seria um imenso desafio para qualquer actor assustando o mais experiente dos actores. Dakota transmite uma força, uma atenção e uma ferocidade que deixará o público abananados no seu mais íntimo. A realizadora Deborah Kampmeier tem um toque delicado ao mexer em temas horríficos o que faz com que o seu impacto seja ainda maior.” É este filme que tem vindo a suscitar a maior das controvérsias tendo em conta que Dakota faz Buddy baixar as calças prometendo-lhe beijos, dorme ao lado do pai nu, obriga dois rapazes a despirem-se e a beijarem-se e é protagonista de uma fortíssima cena de violação. Uma rádio da Carolina do Norte (onde o filme foi rodado) leu o argumento e divulgou-o num programa que defende os valores familiares, o processo foi-se desenvolvendo e há até duas petições on-line (uma delas conta já com cerca de 750 assinaturas) sendo que uma exige às autoridades que acusem a realizadora de “exploração sexual de uma menor” e a outra pede que “prendam a mãe doente e a agente de Dakota Fanning e impeçam a distribuição do filme”.
Deborah Kampmeier com o apoio dos outros actores do filme Robin Wright Penn e David Morse “recusa a acusação de ter obrigado uma adolescente a passar por experiências emocionais traumáticas. E disse ainda “suspendam os juízos morais e vejam o filme”. A agente da actriz, Cindy Osbrink, fala de um projecto que “desafiou” o “talento” de Dakota, que aqui teve uma das “melhores experiências da sua vida” de intérprete”. A realizadora diz ainda que pensa que aquilo de que a acusam é fazer passar a actriz pela simulação de uma violação, esclarecendo que “A cena nunca foi filmada do principio ao fim, foi feita ao longo de vários takes entrecortados, A construção é que cria a sensação da violência mas não representa de maneira nenhuma o ambiente no plateau nem houve nada que pudesse traumatizar a Dakota, especialmente porque houve muitos ensaios” e segundo o que consta, tanto a mãe como a agente da actriz estiveram presentes durante toda a rodagem do filme. Pois é, as crianças vão crescendo, as sociedades evoluindo, mas o sul será sempre o sul. Pois nós esperamos pelo filme em Portugal.

Premiere Sundance #5 - "Hounddog"

Começou na sexta-feira o Festival de Cinema de Sundance e é um festival que começa rodeado de escândalo relativamente a este filme, "Hounddog", de Deborah Kampmeier com Dakota Fanning.

Friday, January 19, 2007

Rui Simões #2

Premiere Sundance #4

O realizador David Stenn apresenta o seu filme "Girl 27" em competição no Festival de Sundance. Um filme sobre um escândalo que abalou Hollywood, baseado num artigo publicado na revista "Vanity Fair".

Wednesday, January 17, 2007

18º Festival de Cinema de Trieste


Começa hoje e vai até 25 de Janeiro

No cinema Alpe Adria, vai começar hoje o Festival de Cinema de Triste, sob a direcção artística de Annamaria Percavassi. Reconhecido como o maior festival italiano especialmente dedicado a cinematografias que vão do Báltico ao Mediterrâneo, o festival faz uma viagem ao coração da nova Europa, rica em energia criativa e com talentos novos e reconhecidos.

Um dos pontos altos do festival deste ano será a estreia do novo filme de Tony Gatlif, “Transylvania” com Asia Argento, Birol Ünel e Amira Casar. O filme, uma produção francesa, passa-se na Roménia, um país que este ano está amplamente representado na Competição de Longas Metragens com duas estreias nacionais. A edição deste ano presta também uma especial atenção à Roménia e à Bulgária – dois países que acabaram de se juntar à União Europeia – e o programa do festival inclui uma grande quantidade de filmes romenos e búlgaros em competição.


Em especial o programa CEI - no ano da presidência búlgara da CEI (Central European Initiative) – é dedicado à recente produção cinematográfica búlgara e serve para mostrar o renascimento da cinematografia búlgara e está ligada à Restrospectiva “Nuovi angeli, vecchi fantasmi – il cinema bulgaro dopo il 1989” (Novos Anjos, Velhos Fantasmas – o Cinema Búlgaro depois de 1989) apresentado no 5o Trieste Film Festival em 1994. O cinema búlgaro comtemporaneo entrou numa nova fase onde está a ganhar fama internacional e prémios e menções numa enorme quantidade de festivais e eventos. Ainda em cooperação com a CEI, o prémio CEI deste ano vai para o realizador Albanês Kujtim Çashku (também presente na Competição de Longas Metragens) pela sua coragem e empenho no desenvolvimento do cinema albanês.
A, já tradicional homenagem a escolas de cinema, é este ano dedicada à UNATC “I. L. Caragiale”, a Escola de Cinema de Bucareste.
A Roménia está a ser testemunha de um surgimento de autores de excelência e com a necessidade de contar a história do seu passado recente. Há, em competição, duas longas metragens ambas passadas em 1989, o ano da queda do Muro de Berlim e o último ano da ditadura de Ceausescu. Dois anos depois deste acontecimentos, dois jovens realizadores romenos (ou mesmo três, se contramos com o Corneliu Porumboiu, realizador de “12:08 East of Bucarest”, recentemente lançado em Itália) sentem a necessidade de revisitar essa época e esse desenvolver de acontecimentos.

A noite de abertura do Festival, conta ainda com um concerto de Dj Shantel, aliás Stefan Hantel, com a Bucovina Orkestar, numa mistura de diversos géneros musicais desde música cigana a electrónica, Dj Shantel tem vindo a participar em inúmeros filmes como é o caso do recente BORAT, tornando-se assim um dos fenómenos musicais actuais.
A noite de encerramento será feita com o filme IKLIMLER (Climas) do realizador turco Nuri Bilge Ceylan, que volta ao festival depois de, em 2004, ter ganho o prémio de longa-metragem. Neste filme – muito aplaudido no último Festival de Cannes – o realizador traça um retrato da solidão humana e da impossibilidade da comunicação.


As três competições que dividem o festival têm como intenção documentar e interpretar a mais recentes tendências do cinema dos países da Europa Central e de Leste
A Competição Internacional de Longa-metragem apresenta dez filmes em estreia Italiana, o já mencionados filmes romenos “HIRTIA VA FI ALBASTRA” de Radu Muntean e “CUM MI – AM PETRECUT SFARSITUL LUMII”, de Catalin Mitulescu, cuja actriz, Dorotheea Petre, ganhou o Prémio de Melhor Actriz no “Un Certain Regard” em Cannes 2006. Estão a concurso ainda o filme de Rajko Grlić, “KARAULA”, “MAGIC EYE”, de Kujtim Çashku, “BIHISHT FAQAT BAROI MURDAGON”, de Djamshed Usmonov, “DER FREIE WILLE” de Matthias Glasner, vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim; “FEHÉR TENYÉR” de Szabolcs Hajdu; “OBARNATA ELCHA” de Ivan Čerkelov e Vasil Živkov e ainda “Z ODZYSKU” de Slawomir Fabicki. E ainda o último filme do grande director de fotografia sérvio Goran Paskaljevic, “OPTIMISTI” um filme dividido em cinco episódios com uma das figuras míticas do cinema sérvio Lazar Ristovski (que vimos em “Underground”), vencedor do Prémio de Melhor Actor em Toronto em 2006.
Na Competição Internacional de Curta-Metragem o festival apresenta dezasseis filmes de onze países. A selecção é de Tiziana Finzi, tendo sido grande parte da selecção feita vendo filmes de escolas de cinema de países da Europa Central, Europa de Leste e bacia do Mediterrâneo. O programa inclui, também, trabalhos de novos e consagrados realizadores que representem uma nova maneira de fazer cinema e que partilhem estilos de narrativa ou temas semelhantes tradicionais ou experimentais. O tema recorrente é o do dia-a-dia em toda a sua simplicidade, por vezes duro, por vezes irreverente, por vezes divertido, mas focando o ser humano, o indivíduo que pertence a este mundo e que atravessa uma evolução contínua e por vezes desagradável. Da Itália “10 INSECTS TO FEED” de Masbedo, “LA CENA DI EMMAUS”, de Josè Corvaglia, e “A DOPPIO FILO”, de Matteo Oleotto; de França “BIR DAMLA SU” de Deniz Gamze Ergüven, “RACHEL” de Frédéric Mermoud e “NOUVELLE GÉNÉRATION” de Artemio Benki. Há também trabalhos da Alemanha “JABA” de Andrwas Bolm e “OPEN” de Charlotte Siebenrock, da Suiça “JOLIDO” de Francesco Jost, da Roménia “LAMPA LA CACIULA” de Radu Jude, da Eslovénia “OHCET” de Peter Pasic, da Polónia “POMIĘDZY” de José Iglesias Vigil, da Bulgária “TIR” de Radoy Nikolov, da Hungria “A VIRUS” de Agnes Kocsis, da Letónia “UDENS” de Laila Pakalnina e da Turquia “POYZAR” de Belma Bas.


Na Competição Internacional de Documentário, organizada por Fabrizio Grosoli, há vinte e quatro títulos de diferentes formatos e durações (curtas e longas-metragens). A área de atenção continua a ser a mesma e há uma especial atenção aos problemas sociais, sendo de mencionar em particular a quantidade de filmes de países da ex-Joguslávia que, possivelmente, pela primeira vez evocam a guerra que devastou aquela região, com uma enorme lucidez e sem quaisquer estereótipos ou forma de censura.
Entre os realizadores estão os russos Sergej Loznica, Aleksander Gutman, Marina Razbezhkina, e o veterano sérvio Zelimir Zilnik (com o seu filme “EVROPA PREKO PLOTA”, fora de competição) entre outros.

Duas retrospectivas interessantes são as dedicadas aos realizadores FREDI M. MURER e FRANCO GIRALDI.
Paolo Vecchi preparou o programa dedicado ao discreto e refinado autor e poderoso contador de histórias marginais Fredi M. Murer, nascido em 1940 em Backenried, na Suiça. Grande fotógrafo, actor, montador, argumentista, produtor e documentarista. O seu trablho, dedicado à solidão está ainda à espera de ser descoberto, excluindo os seus filmes “GRAUZONE” (1979) e “HOHENFEUER” (1985) conhecidos dos cinéfilos mais atentos. A secção do Festival apresenta o seu filme mais recente, “VITUS”, com Bruno Ganz no protagonista, filme que representará a Suiça nos Óscares da Academia.

A retrospectiva dedicada a Franco Giraldi é planeada e organizada em colaboração com a Universidade de Trieste e inclui a publicação de um livro de Luciano De Giusti. O realizador Franco Giraldi, nasceu em 1931 em Comeno (hoje Komen, Eslovénia), é certamente um dos mais importantes nomes da cinematografia italiana. Durante a sua longa carreira assinou uma peculiar filmografia desde os seus primeiros filmes de 1966-1968, os ‘Spaghetti Western” passando pelas comédias interpretadas por nomes como Monica Vitti, Ugo Tognazzi ou Giovanna Ralli, Omero Antonutti, e Philippe Leroy, até aos dramas de actualidade, muitas vezes baseados na literatura. Callisto Cosulich e Tullio Kezich estarão com Giraldi no Festival para uma sessão com a exibição do documentário de Giampaolo Penco, “Callisto, Tullio and Franco”.

A “Zone di cinema” é dedicado este ano ao escritor alemão Veit Heinichen, naturalizado em Trieste. A sua personagem, o Inspector Proteo Laurenti, é protagonista de duas ficções filmadas em Trieste pela televisão Alemã e apresentadas no festival como estreias mundiais. Os visionamentos são seguidos de uma mesa redonda sobre o tema “Trieste: ritratto di una città in giallo” com Tatiana Rojc da Universidade de Trieste, Luisa Altichieri Tinazzi, Franco Giraldi, o psicólogo Paolo Fonda, Sergio Baraldi, director do jornal “Il Piccolo” e o autor.


“UPDATE DEUTSCHLAND 2”, é outro dos programas do festival com dez filmes da nova vaga do cinema alemão contemporâneo, que tem vindo a ganhar notoriedade de dia para dia. O festival foca sobretudo o seu interesse no realizador Andreas Dresen, autor de filmes como “HALBE TRAPPE”, vencedor do Grande Prémio do Jurí e do urso de Prata em Berlim em 2002 e ainda “SOMMER VORM BALKON” e “WILLENBROCK”.

O programa IMMAGINI é dedicado a questões relacionadas com Homem/Sociedades/Cidades/Metrópoles/Mundo visto de uma enorme variedade de pontos de vista cada um inspirando diferentes rasgos criativos. Os trabalhos diferem em estilo, necessidade, vitalidade e ideais.

Immagini, apresentou também um PREVIEW de dois dias que anteciparam o Festival. “SoloMovie”, uma performance do baterista Francesco Cusa sobre imagens de “Sherlock Jr.”, o filme de 1924 realizado e interpretado por Buster Keaton. Na mesma noite um programa audio/video “UNDERWORLD THEORY” de Dj Morpheus e Vj Lynoleum.
No dia seguinte foi a vez de um programa de videos, curtas e longas-metragens, começando com três curtas do fotógrafo/realizador Oliviero Barbieri seguidos de duas curtas de Masbedo, dois trabalhos de Oliviero Toscani e o provocante e irreverente “Taxidermia” do jovem realizador hungaro Gyorgy Palfi, que provocou algum mau estar em Cannes o ano passado.

O Festival de Trieste faz também um preview da homenagem “Ma l’amore no – Looking for Alida Valli” de Annamaria Mori (filmes, testemunhos, conferencias e exposições de fotografia que estarão em Trieste na primavera). No Festival será exibido o filme “IL GRIDO” de Michelangelo Antonioni (1957) com Alida Valli e Steve Cochran.

Dario, ó Dario, olha Dario, Dario, o que é que achas Dario?

Tivemos de procurar... É irresistivel... E encontrámos! Discutimos o publicar ou não... Mas uma revista é uma revista e como tal serve para informar, entreter e fazer as duas coisas ao mesmo tempo, portanto, e como resultado de uma busca feita por alguém num outro blog, aqui ficam algumas pérolas que nos deu Liliana Neves nessa fatídica noite dos Globos de Ouro:

Dario Oliveira: O Babel fala de grandes questões relacionados com diferenças culturais..(interrompido)
Liliana Neves: Ó Dário, as estatuetas tém um sitio para se gravar qualquer coisa?
Dario Oliveira: Vai agora começar a cerimónia, mais uma para a história longa do cinema de hollywood com grandes filmes hoje nomeados como..(interrompido)
Liliana Neves: Eu quero é ver se o Jack Nicholson vem de oculos de sol, o que é que tu achas?
Dario Oliveira: A Meryl Streep merece sempre qualquer prémio que receba, até porque este trabalho dela ..(interrompido)
Liliana Neves: Mas tu gostaste do vestido dela?
Dario Oliveira: Penso que neste prémio tivemos mais uma surpresa, porque..(interrompido)
Liliana Neves: Eu gostava era de saber como é que eles têm tempo para comer, é que vejo muitas mesas mas não vejo pratos nenhuns !
e ainda...
Liliana Neves: Dario, nós há pouco vimos a Annete Benning e ela está de branco. Eu estou agora a lembrar-me dela há dois anos atrás com um vestido preto.. O que é que tu achas?
Liliana Neves: Então Dario, a Cameron Diaz que acabou há pouco tempo com o JustinTimberlake e agora está aqui tão feliz o que é que te parece?

Coitado do Dario...

Tuesday, January 16, 2007

Premiere Sundance #3

Desta vez é a realizadora Jessica Yu, que venceu o óscar de melhor documentário com o extraordinário filme "Breathing Lessons: The Life and Work of Mark O'Brien", que nos apresenta o seu novo filme, "Protagonist", baseado em Euripedes e que é um filme sobre a essência do drama.

Sacha Baron e a genitalia de Ken Davitian ou...

... O que eu tenho de fazer para ganhar um prémio e depois marcar território tendo em conta que não vou ganhar o óscar


A noite foi recheada de discursos, mas apenas um deles ficará marcado como o discurso da noite, o de Sacha Baron Cohen ao aceitar o Prémio para Melhor Actor numa Comédia ou Musical. Aqui fica a transcrição do original do discurso:


"Warren? Where is he? It's 'wha-wha-we-wha.'
I want to thank the Hollywood Foreign Press. And I just want to say that this movie was a life-changing experience. I saw some amazing, beautiful, invigorating parts of America. But I saw some dark parts of America, an ugly side of America. A side of America that rarely sees the light of day.
I refer, of course, to the anus and testicles of my co-star, Ken Davitian. (Aud laughs as the camera finds Davitian shrugging and raising a wine glass to Cohen.) Ken, when I was in that scene and I stared down and saw your two wrinkled golden globes on my chin, I thought to myself, 'I better win a bloody award for this.'
And then when my 300-pound co-star decided to sit on my face and squeeze the oxygen from my lungs, I was faced with a choice: Death or to breathe in the air that had been trapped in a small pocket between his buttocks for 30 years.
Kenneth, if it was not for that rancid bubble, I would not be here today.
(Music starts as Cohen holds up Globe gesturing to Davitian. He starts rushing through the rest.)
Thank you to Larry Charles, thank you to Jay Roach, thank you to Isla Fisher, my fiancee. Thank you to Peter Baynham, Anthony Hines and Dan Mazer; thank you to Ari Emanuel; Matt Labov; Erran Baron Cohen, my brother who did the music; and to Jason Alper and (unintelligible due to swelling music). And thank you to every American who has not sued me so far. Thank you."

Golden Globes

Carregue aqui para ver as fotografias dos vencedores dos Globos de Ouro

Premiere Sundance #2

Continuando a apresentação dos filmes do Festival de Sundance deste ano, a FIM apresenta este novo clip, onde o realizador Mitchell Lichtenstein, apresenta "Teeth" um filme com Jess Weixler, John Hensley, Josh Pais, Hale Appleman, Lenny Von Dohlen, Vivienne Benesch, Ashley Springer, Julia Garro e Adam Wagner.

Monday, January 15, 2007

Globos de Ouro - Vencedores

Ao longo de toda esta noite a FIM foi actualizando os resultados dos "Globos de Ouro". Aqui ficam os vencedores depois de uma longa maratona acompanhada através da emissão em directo da AXN bem acompanhados pelo Dario Oliveira que por sua vez estava muito mal acompanhado por Liliana Neves que durante toda a noite não parou de demonstrar que estava tudo menos preparada para acompanhar uma entrega de prémios desta importância. Para quem quiser ver algumas das reacções dos vencedores na fase pós-prémio pode carregar aqui.


Prémio Carreira Cecil B. DeMille
WARREN BEATTY

1. MELHOR FILME – DRAMA
BABEL
BOBBY
THE DEPARTED
LITTLE CHILDREN
THE QUEEN



2. ACTRIZ – DRAMA
PENÉLOPE CRUZ - VOLVER
JUDI DENCH NOTES - ON A SCANDAL
MAGGIE GYLLENHAAL - SHERRYBABY
HELEN MIRREN - THE QUEEN
KATE WINSLET - LITTLE CHILDREN



3. ACTOR – DRAMA
LEONARDO DICAPRIO - BLOOD DIAMOND
LEONARDO DICAPRIO - THE DEPARTED
PETER O’TOOLE - VENUS
WILL SMITH - THE PURSUIT OF HAPPYNESS
FOREST WHITAKER - THE LAST KING OF SCOTLAND

4. MELHOR FILME – COMEDIA OU MUSICAL
BORAT: CULTURAL LEARNINGS OF AMERICA FOR MAKE BENEFIT GLORIOUS NATION OF KAZAKHSTAN
THE DEVIL WEARS PRADA
DREAMGIRLS
LITTLE MISS SUNSHINE
THANK YOU FOR SMOKING



5. ACTRIZ – COMEDIA OU MUSICAL
ANNETTE BENING - RUNNING WITH SCISSORS
TONI COLLETTE - LITTLE MISS SUNSHINE
BEYONCÉ KNOWLES - DREAMGIRLS
MERYL STREEP - THE DEVIL WEARS PRADA
RENEE ZELLWEGER - MISS POTTER

6. ACTOR – COMEDIA OU MUSICAL
SACHA BARON - COHEN BORAT: CULTURAL LEARNINGS OF AMERICA FOR MAKE BENEFIT GLORIOUS NATION OF KAZAKHSTAN
JOHNNY DEPP - PIRATES OF THE CARIBBEAN: DEAD MAN’S CHEST
AARON ECKHART - THANK YOU FOR SMOKING
CHIWETEL EJIOFOR - KINKY BOOTS
WILL FERRELL - STRANGER THAN FICTION

7. FILME DE ANIMAÇÃO
CARS
HAPPY FEET
MONSTER HOUSE

8. MELHOR FILME EM LINGUA ESTRANGEIRA
APOCALYPTO (EUA)
LETTERS FROM IWO JIMA (EUA/JAPÃO)
THE LIVES OF OTHERS (ALEMANHA)
PAN’S LABYRINTH (MEXICO)
VOLVER (ESPANHA)

9. ACTRIZ SECUNDÁRIA
ADRIANA BARRAZA - BABEL
CATE BLANCHETT - NOTES ON A SCANDAL
EMILY BLUNT - THE DEVIL WEARS PRADA
JENNIFER HUDSON - DREAMGIRLS
RINKO KIKUCHI - BABEL




10. ACTOR SECUNDÁRIO
BEN AFFLECK - HOLLYWOODLAND
EDDIE MURPHY - DREAMGIRLS
JACK NICHOLSON - THE DEPARTED
BRAD PITT - BABEL
MARK WAHLBERG - THE DEPARTED


11. REALIZADOR
CLINT EASTWOOD - FLAGS OF OUR FATHERS
CLINT EASTWOOD - LETTERS FROM IWO JIMA
STEPHEN FREARS - THE QUEEN
ALEJANDRO GONZALEZ IÑÁRRITU - BABEL
MARTIN SCORSESE - THE DEPARTED

12. ARGUMENTO
GUILLERMO ARRIAGA - BABEL
TODD FIELD & TOM PERROTTA - LITTLE CHILDREN
PATRICK MARBER - NOTES ON A SCANDAL
WILLIAM MONAHAN - THE DEPARTED
PETER MORGAN - THE QUEEN

13. BANDA SONORA ORIGINAL
ALEXANDRE DESPLAT - THE PAINTED VEIL
CLINT MANSELL - THE FOUNTAIN
GUSTAVO SANTAOLALLA - BABEL
CARLO SILIOTTO - NOMAD
HANS ZIMMER - THE DA VINCI CODE

14. CANÇÃO ORIGINAL
“A FATHER’S WAY” — THE PURSUIT OF HAPPYNESS
“LISTEN” — DREAMGIRLS
“NEVER GONNA BREAK MY FAITH” — BOBBY
“THE SONG OF THE HEART” — HAPPY FEET
“TRY NOT TO REMEMBER” — HOME OF THE BRAVE

15. SÉRIE DE TELEVISÃO – DRAMA
24 (FOX)
BIG LOVE (HBO)
GREY’S ANATOMY (ABC)
HEROES (NBC)
LOST (ABC)

16. ACTRIZ EM SÉRIE DE TELEVISÃO – DRAMA
PATRICIA ARQUETTE - MEDIUM
EDIE FALCO - THE SOPRANOS
EVANGELINE - LILLY LOST
ELLEN POMPEO - GREY’S ANATOMY
KYRA SEDGWICK - THE CLOSER

17. ACTOR EM SÉRIE DE TELEVISÃO – DRAMA
PATRICK DEMPSEY - GREY’S ANATOMY
MICHAEL C. HALL - DEXTER
HUGH LAURIE - HOUSE
BILL PAXTON - BIG LOVE
KIEFER SUTHERLAND - 24

18. SÉRIE DE TELEVISÃO – COMEDIA OU MUSICAL
DESPERATE HOUSEWIVES (ABC)
ENTOURAGE (HBO)
THE OFFICE (NBC)
UGLY BETTY (ABC)
WEEDS (SHOWTIME)


19. ACTRIZ EM SÉRIE DE TELEVISÃO –COMEDIA OU MUSICAL
MARCIA CROSS - DESPERATE HOUSEWIVES
AMERICA FERRERA - UGLY BETTY
FELICITY HUFFMAN - DESPERATE HOUSEWIVES
JULIA LOUIS-DREYFUS - THE NEW ADVENTURES OF OLD CHRISTINE
MARY-LOUISE PARKER - WEEDS

20. ACTOR EM SÉRIE DE TELEVISÃO – COMEDIA OU MUSICAL
ALEC BALDWIN - 30 ROCK
ZACH BRAFF - SCRUBS
STEVE CARRELL - THE OFFICE
JASON LEE - MY NAME IS EARL
TONY SHALHOUB - MONK

21. MINI SÉRIE OU TELEFILME
BLEAK HOUSE (PBS)
BROKEN TRAIL (AMC)
ELIZABETH I (HBO)
MRS. HARRIS (HBO)
PRIME SUSPECT: THE FINAL ACT (PBS)

22. ACTRIZ EM MINI SÉRIE OU TELEFILME
GILLIAN ANDERSON - BLEAK HOUSE
ANNETTE BENING - MRS. HARRIS
HELEN MIRREN - ELIZABETH I
HELEN MIRREN - PRIME SUSPECT: THE FINAL ACT
SOPHIE OKONEDO - TSUNAMI, THE AFTERMATH

23. ACTOR EM MINI SÉRIE OU TELEFILME
ANDRÉ BRAUGHER - THIEF
ROBERT DUVALL - BROKEN TRAIL
MICHAEL EALY - SLEEPER CELL: AMERICAN TERROR
CHIWETEL EJIOFOR - TSUNAMI, THE AFTERMATH
BEN KINGSLEY - MRS. HARRIS
BILL NIGHY - GIDEON’S DAUGHTER
MATTHEW PERRY - THE RON CLARK STORY

24. ACTRIZ SECUNDÁRIA EM MINI SÉRIE OU TELEFILME
EMILY BLUNT - GIDEON’S DAUGHTER
TONI COLLETTE - TSUNAMI, THE AFTERMATH
KATHERINE HEIGL - GREY’S ANATOMY
SARAH PAULSON - STUDIO 60 ON THE SUNSET STRIP
ELIZABETH PERKINS - WEEDS



25. ACTOR SECUNDÁRIO EM MINI SÉRIE OU TELEFILME
THOMAS HADEN CHURCH - BROKEN TRAIL
JEREMY IRONS - ELIZABETH I
JUSTIN KIRK - WEEDS
MASI OKA - HEROES
JEREMY PIVEN - ENTOURAGE

Os direitos das imagens aqui usadas são propriedade exclusiva da Wireimage.