Saturday, April 5, 2008

"Teatro de Sonhos" nos Açores


Jovens Criadores 2008


Estão abertas as inscrições para o concurso Jovens Criadores 2008. Na sua 12ª edição, é uma iniciativa conjunta do Instituto Português da Juventude e do Clube Português de Artes e Ideias, que se destina a dar a conhecer artistas em início de carreira, até os 30 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes no país.

As inscrições decorrem até 12 de Maio.

As áreas a concurso são: Artes Plásticas, Banda Desenhada, Ilustração, Ciber Arte, Fotografia, Vídeo, Dança, Música, Design de Equipamento, Design Gráfico, Joalharia, Moda e Literatura.

Os projectos seleccionados por parte de júris especializados em cada área artística serão apresentados na 12ª Mostra Jovens Criadores.

Desde 1996, a Mostra Jovens Criadores já se realizou em Lisboa, Guarda, Aveiro, Braga, Porto, Coimbra, Santa Maria da Feira, Silves, Amarante, Montijo, Odivelas, tendo sido plataforma de lançamento e confirmação de criadores que muito têm contribuído para uma desejável renovação do panorama artístico nacional. A título de exemplo, por aqui passaram Catarina Campino, João Garcia Miguel, Cristina Filipe, José Luís Peixoto, Cláudia Tomaz, Gonçalo M. Tavares, Renata Sancho, João Fazenda, Vasco Araújo, João Pedro Vale, Tiago Guedes, André Murraças, Alexandra Moura, Patrícia Bateira, Cecília Costa, Lara Torres.

Convidamos ainda a visitar o sítio www.artesideias.com, onde é possível consultar o regulamento e descarregar a ficha de inscrição,

* Informações : Clube Português de Artes e Ideias, telefone 213230090/1 ou e-mail: jovenscriadores@mail.telepac.pt.

Friday, April 4, 2008

Bosnian-Herzegovinian Film Festival 2008

Robert Redford e Sean Connery no AXN

Aos sábados à noite durante o mês de Abril, o AXN oferece quatro filmes com Robert Redford e Sean Connery. Redford protagoniza Íntimo e Pessoal ao lado de Michelle Pfeiffer e ainda, além de assinar também a realização, O Encantador de Cavalos. Já Sean Connery, o eterno “James Bond”, é a “estrela” de O Homem Que Queria Ser Rei e de Descobrir Forrester.


ÍNTIMO E PESSOAL
Tally Atwater (Michelle Pfeiffer) é uma jornalista ambiciosa que apresenta a informação meteorológica de um canal televisivo. Mas depois de conhecer Warren Justice (Robert Redford), brilhante e veterano pivot, antigo correspondente na Casa Branca, a sua carreira dispara até conseguir apresentar o serviço informativo de maior audiência. Ao mesmo tempo que consegue o êxito ansiado, Tally começa uma relação com o atraente e maduro Warren.

Emissão: Sábado 5 de Abril às 22h30

Título original: Up Close & Personal
Ano de produção: 1996
País de produção: EUA
Género: comédia, drama
Duração: 125 minutos
Realizador: Jon Avnet
Intérpretes: Robert Redford, Michelle Pfeiffer

O HOMEM QUE QUERIA SER REI
Adaptado a partir de um conto escrito por Rudyard Kipling, este filme conta a história de Daniel Dravot e Peachy Carnahan, dois ambiciosos ex-soldados estacionados na Índia ao serviço da coroa britânica, que decidem tornar-se governantes de um país inteiro. Depois de cumprirem o serviço para o qual foram destacados na Índia, chegam à conclusão que o país é demasiado pequeno para as suas ambições e como tal decidem partir à conquista de Cafristão, levando consigo 20 espingardas. No caminho enfrentam inúmeros desafios e perigos, mas chegam finalmente a uma pequena povoação chamada Urheb, onde travam conhecimento com Ootah e Billy Fish, um indiano que fala inglês e que se torna seu tradutor. Dravot e Carnahan começam então a treinar os nativos na utilização das espingardas e rapidamente conquistam todas as povoações à volta. Durante uma batalha, Dravot é ferido por uma flecha no peito e como não sangra nem morre os nativos, agora seus soldados, acreditam que Dravot é uma divindade.

Dravot e Carnahan decidem entre eles que um deus teria mais facilidade em governar um país inteiro sem contestações. Como tal, convencem o povo de que Daniel Dravot é de facto um deus, filho de Alexandre, o Grande, que voltou depois de 2.200 anos para governar o Cafristão.
A ganância e a ambição tomam conta de Dravot e Carnahan, até ao dia do casamento de Dravot com uma nativa. É então que o “rei” cai em desgraça...

Emissão: Sábado 12 de Abril às 22h30

Título original: The Man Who Would Be King
Ano de produção: 1975
País de produção: Grã-Bretanha, EUA
Género: aventura
Duração: 129 minutos
Realizador: John Huston
Intérpretes: Sean Connery, Michael Caine, Christopher Plummer


O ENCANTADOR DE CAVALOS
Numa noite fria de Inverno, Grace e a sua melhor amiga Judith vão passear a cavalo, mas um terrível acidente muda as suas vidas para sempre. Um camião atropela-as, Judith e o seu cavalo morrem, enquanto Grace e o seu cavalo Pilgrim ficam gravemente feridos, física e emocionalmente. Numa tentativa de trazer Pilgrim à normalidade, já que depois do acidente se transforma quase num animal selvagem, Annie, mãe de Grace, vai até ao estado de Montana com a filha e o cavalo à procura de Tom Booker. Tom é um “encantador de cavalos”, um cowboy com capacidade de comunicar com cavalos.

Rodado no estado de Montana e baseado no best-seller do britânico Nick Evans, o filme é um canto ao poder da natureza e a sua contribuição para a procura da espiritualidade necessária para o equilíbrio emocional. Redford extrai das paisagens e dos seus habitantes exactamente esta mensagem. Annie é uma jornalista habituada a tirar conclusões rápidas das coisas, a controlar todos os aspectos da sua vida. Por isso fica bloqueada quando constata que a sua filha não reage após o acidente. E é no Oeste que Annie muda a sua forma de ver a vida para sempre, à medida que o sábio cowboy, através dos seus métodos pouco convencionais, vai aos poucos curando as “almas” de Grace e Pilgrim.

Emissão: Sábado 19 de Abril às 22h30

Título original: The Horse Whisperer
Ano de produção: 1998
País de produção: EUA
Duração: 170 minutos
Género: drama
Realização: Robert Redford
Intérpretes: Robert Redford, Kristin Scott Thomas, Sam Nelly e Scarlett Johansson

DESCOBRIR FORRESTER
Depois de ter conseguido um resultado excepcional num exame escolar e por ser um excelente jogador de basquetebol, Jamal Wallace é enviado para uma prestigiada escola em Manhattan. Em breve começa uma amizade com William Forrester, um escritor que vive “exilado” depois de ter ganho um Pulitzer com o único livro que escreveu, muitos anos antes. Esta amizade vai ajudar William a ultrapassar a reclusão forçada e Jamal a ultrapassar os preconceitos raciais a que está sujeito e a perseguir o seu verdadeiro sonho – a escrita.

Emissão: Sábado 26 de Abril às 22h30

Título original: Finding Forrester
Ano de produção: 2000
País de produção: EUA
Género: drama
Duração: 136 minutos
Realizador: Gus Van Sant
Intérpretes: Sean Connery, Rob Brown, F. Murray Abraham

CICLO CINEMA E ARQUITECTURA no Porto

Decorrerá nos Cinemas Cidade do Porto e Teatro do Campo Alegre, de 7 a 16 de Abril, o ciclo de Cinema e Arquitectura, organizado pela Faculdade de Arquitectura do Porto, em colaboração com a Medeia Filmes, no âmbito do Seminário Internacional sobre Arquitectura.

O Seminário Cinemarchitecture reunirá cineastas como Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, João Mário Grilo, Catarina Alves Costa, Marco Martins, o crítico de cinema João Lopes e os arquitectos Nuno Portas, Alexandre Alves Costa, Manuel Graça Dias e Robert Kronenburg, entre outros (que estrão presentes nas sessões, para falarem dos filmes), e «pretende abrir caminho para um entendimento do olhar do cinema sobre a arquitectura e a influência desta no cinema. Trata-se de explorar de que forma a arquitectura, real ou encenada, é usada no cinema e a forma como o cinema, nas suas múltiplas dimensões, pode ser uma ferramenta no processo criativo, na percepção e no ensino da arquitectura».

Aberto ao público em geral, com bilhetes a 3,50 euros, já à venda nos cinemas.

PROGRAMA:
- 7 de Abril - 22.00 - "Belarmino", Fernando Lopes (Cinemas Cidade do Porto)
- 8 de Abril - 22.00 - "Douro Faina Fluvial" e "O Pintor e a Cidade", Manoel de Oliveira (Cinemas Cidade do Porto)
- 9 de Abril - 18.30 - "Treinta Metres i Un Balcó", Adriana Salvat e "O Desprezo", Jean-Luc Godard (Teatro do Campo Alegre)
- 11 de Abril - 18.30 - "Vontade Indómita", King Vidor (Teatro do Campo Alegre)
- 12 de Abril - 18.30 - "O Meu Tio", Jacques Tati (Teatro do Campo Alegre)
- 15 de Abril - 18.30 - "O Arquitecto e a Cidade Velha", Catarina Alves Costa (Teatro do Campo Alegre)
- 16 de Abril - 18.30 - "Alice", Marco Martins (Teatro do Campo Alegre)

Curta-Metragem de fim de curso - Universidade Lusófona

28 de Abril a 2 de Maio

Casting aberto a marcação

homens dos 40 aos 70 anos

Datas: 04 Abril 2008 e 11 Abril 2008
Horário: 14h00

O casting será feito na universidade lusófona.

Contactos:
email - diogo.alphapropp@gmail.com
alphapropp@hotmail.com
mortetchaikovsky@gmail.com

telefone - 214415594
telemóvel - 918990112
número aluno de univ. Lusófona - 2500139.

Wednesday, April 2, 2008

Cineclube Supernova

Em Abril, o Cineclube Supernova, tem uma série de filmes programados no Ciclo Cinema ou a Mentira que, de uma maneira ou de outra, versam sobre o papel manipulador e simultaneamente legitimador da imagem contemporânea, sobretudo da imagem que é cinematográfica, da imagem em movimento que gera realidade em movimento. Apresentam com estas propostas algumas abordagens e pontos de vista de como a presença da mentira pode ser representada no cinema.

Programação de Abril
01 - F for Fake, de Orson Welles (1974)
08 - Good Bye Lenin!, de Wolfgang Becker (2003)
15 - Mr. Smith goes to Washington, de Frank Capra (1939)
22 - The Usual Suspects, de Bryan Singer (1995)
29 - Rashômon, de Akira Kurosawa (1950)

Local: Auditório 1 (1º piso da Torre B) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.Horário: 21h30
Entrada: Livre para os sócios do núcleo.
Morada: Av. Berna n. 26- C
Metro: Campo Pequeno / Praca de Espanha
Autocarros: 16, 26, 56
Comboio: Entrecampos

Sóazul apresenta


Indiana Jones 4 TV Spot

Sunday, March 30, 2008

Diversidade e descobertas no 5.º Indie Lisboa


Johnnie To, José Luis Guerin e o Novo Cinema Romeno em destaque "Diferente, inovador e marcante no panorama português", eis, nas palavras de Rui Pereira, um dos seus directores, o que quer ser o IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa na sua 5.ª edição, que vai decorrer de 24 de Abril a 5 de Maio no Maria Matos, Fórum Lisboa e cinemas Londres e São Jorge, e foi ontem apresentado. Dotado de uma nova identidade visual para marcar o 5.º aniversário e com um orçamento de 900 mil euros, o Indie 2008 vai mostrar 238 filmes de 40 países, números sintomáticos da sua "diversidade cultural", para se consolidar como "um festival inovador e de descobertas" que, "em vez de números extraordinários de filmes e salas", quer apostar em novidades e parcerias "para chegar a novos públicos", frisou Rui Pereira.

Este ano, os Heróis Independentes com direito a homenagem e retrospectivas são o realizador de Hong Kong Johnnie To, mestre da acção, policial e comédia, "o único que teve filmes exibidos em todas as edições do Indie", mas "lamentavelmente ainda não é distribuído em Portugal", como frisou Nuno Sena, da direcção do festival, apesar de fazer uma média de dois filmes por ano e estar sempre presente nos maiores festivais de cinema mundiais, como Cannes, Veneza e Berlim; o espanhol José Luis Guerin, autor de En Construcción, Comboio de Sombras ou En la Ciudad de Sylvia, que competiu em Veneza 2007; e o Novo Cinema Romeno, pela sua crescente projecção internacional, que culminou com a Palma de Ouro no Festival de Cannes para 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, de Cristian Mungiu. Neste âmbito, serão vistos 28 filmes de realizadores como Mungiu, Corneliu Porumboiu, Cristian Nemescu ou Cristi Puiu.

O Indie 2008 abre com a antestreia de My Blueberry Nights, de Wong Kar Wai, que inaugurou o Festival de Cannes do ano passado, e apresentará, também em antestreia e entre muitos outros, Happy-Go- -Lucky, de Mike Leigh, It's a Free World, de Ken Loach, Son of Rambow, de Garth Jennings, Terra Sonâmbula, de Teresa Prata, ou Lou Reed's Berlin, de Julian Schnabel.

Nos 12 filmes da Competição Internacional, saliente-se a presença de A Zona, primeira longa-metragem do português Sandro Aguilar. Na Competição Internacional de Curtas, há 12 filmes nacionais. A presença portuguesa totaliza 27 títulos, incluindo documentários como Álvaro Lapa: a Literatura, de Jorge Silva Melo. Além da Competição Nacional (longas e curta-metragens), continuam as habituais secções IndieMusic, Observatório, Laboratório e IndieJúnior, e as actividades paralelas (Lisbon Screenings, Lisbon Talks), painéis e mesas-redondas.

Serão atribuídos 15 prémios, o maior dos quais é o Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa, no valor de 15 mil euros. Em 2007, o IndieLisboa teve 35 500 espectadores, mais 7500 do que em 2006.

in DN