Tuesday, April 22, 2008

Cannes Preps for the Film Festival 2008

Udine Far East Film

"Investigação Criminal" no AXN - 3ª temporada



O AXN estreia a 3ª temporada de Investigação Criminal na próxima terça-feira 22 de Abril às 21h30. O final da 2ª temporada ficou marcado pelo brutal assassinato da agente Caitlin Todd (Sasha Alexander). É neste ambiente que se inicia a 3ª temporada, com um episódio duplo no qual o agente Gibbs (Mark Harmon) se dedica à perseguição e captura do seu inimigo de longa data, Ari Haswari (Rudolf Martin), responsável, além de outros crimes, pela morte de Caitlin.

Do criador e produtor Donald Bellisario (Jag: Em Nome da Justiça, Galáctica), a série centra-se num grupo de agentes especiais que actuam fora da cadeia militar de comando, devendo investigar qualquer delito com provas relacionadas com a Marinha e o pessoal do corpo de “marines” norte-americano, qualquer que seja o cargo ou patente hierárquica. À frente da equipa “Navy CIS” (Serviço de Investigação Criminal da Marinha) está o agente especial Leroy Jethro Gibbs (Mark Harmon – Os Homens do Presidente, Chicago Hope), um especialista na área da investigação que não hesitará em quebrar algumas regras para executar bem o seu trabalho. Nesta 3ª temporada chega um novo elemento à equipa: trata-se da actriz Cote de Pablo no papel da agente israelita da Mossad, Ziva David, que vai provocar algumas reviravoltas no seio da equipa quando interfere na investigação de Gibbs sobre a recente morte de Caitlin. A sua experiência, engenho e perspicácia vão surpreender todos os elementos da unidade, especialmente o agente Dinozzo (Michael Weatherly).

A força das histórias com finais inesperados continua a ser um dos grandes trunfos desta terceira temporada. Concretamente, a integração de um novo elemento feminino que vai mexer na sólida dinâmica desta pequena “família” que forma a equipa. Uma antiga namorada de Gibbs, Jenny Shepard (Lauren Holly), reaparece na sua vida depois de seis anos de ausência, mas desta vez como Directora da Unidade. Ao longo de toda a temporada, a história entre Gibbs e Shepard vai passar por inúmeros altos e baixos já que terão que se acostumar a esta nova e forçada relação profissional, e tentar manter a sua relação sentimental passada em segredo face à restante equipa.

As diferentes reacções da equipa à morte da agente Caitlin Todd, as contínuas investigações de assassinatos estranhos, as integrações da directora Jenny Shepard e da agente da Mossad Ziva David, fazem desta terceira temporada uma das mais emocionantes apresentadas até agora.

Num esforço para que os personagens sejam mais credíveis e os actores representem com o maior realismo possível, os produtores de Investigação Criminal contaram com agentes verdadeiros que assessoraram os actores e lhes deram informações relevantes sobre como actua este tipo de profissionais na vida real.

Estreia: Terça 22 de Abril às 21h30
Emissão: Terças às 21h30

Titulo original: NCIS
Ano de produção: 2005
País de produção: EUA
Género: acção
Duração: 60 minutos
Realização: vários
Intérpretes: Mark Harmon, David McCallum, Michael Weatherly,
Pauley Perrette e Sean Murray


Sunday, April 20, 2008

Pedro Bandeira Freire


PEDRO BANDEIRA FREIRE
(2 de Agosto de 1939-16 de Abril de 2008)
De uma biografia escrita pelo próprio:
"Pedro Bandeira Freire nasceu a 2 de Agosto de 1939. Ou seja, é material robusto e do melhor, fabricado antes da guerra. Com esforço e tenacidade quase terminou o Curso do Colégio Militar. Licenciado em Gestão de Sentimentos, tem o Mestrado de Ralações Públicas e é Doutorado em Filosofia de Vida. Não tendo habilitações para fazer alguma coisa de útil (o mesmo é dizer que não sabia nada de nada), dedicou-se a fazer um pouco de tudo. Uma da suas grandes qualidades - a preguiça! É assim que, depois de colaborar em jornais e revistas, funda a livraria Opinião. Não lhe bastou e, inspiradamente, anos mais tarde dá à luz um cinema - O Quarteto. Numa de poesia, vai publicando: 8 livros e continua a insistir. Dá-lhe para o teatro e publica 12 peças e 1/2, mais 4 do que os filmes do Fellini. Rádio e televisão? Leva muitos quilómetros de programas. Quanto ao cinema teve argumentos e realizou duas metragens (curtas, mas de boa vontade). Foi amestrado, caricaturado, amado e odiado, representado, jurado, letrista, premiado, censurado, enganado e faz os possíveis, embora sem obter resultados, por ser feliz. Espera lá chegar se para tanto tiver engenho e arte. Entretanto vai fazendo pela vida..."


Fez quase sempre o que queria e o que gostava. Há dias fecharam-lhe o Quarteto e telefonou-me para eu lá ir buscar umas bobines de filmers meus que por lá se encontravam. Na despedida, disse-me: "Um dia destes temos de falar de namoradas!" Não falámos. Mais um amigo que parte.

E chegam as notícias necrológicas:
O fundador do Cinema Quarteto, Pedro Bandeira Freire, de 68 anos, morreu , após alguns dias em coma na sequência de um acidente vascular cerebral .
Há cerca de um mês Pedro Bandeira Freire entregou as chaves do Cinema Quarteto, que fundara em 1975, depois de, em Novembro passado, aquele complexo de quatro salas ter sido encerrado pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais, que detectou falhas ao nível da segurança.Fundador da livraria Opinião, Pedro Bandeira Freire foi autor de vários livros de poesia e teatro, tendo publicado em 2007 o volume de memórias "Entrefitas e Entretelas".Foi ainda letrista, jurado em festivais de cinema nacionais e estrangeiros (como Berlim) e colaborador da imprensa, rádio e televisão, exercendo inclusivamente funções de consultor de cinema na RTP.Estreou-se na realização com a curta-metragem "Os Lobos" (1978) e foi actor em "A Crónica dos Bons Malandros" (1984), filme realizado por Fernando Lopes com base no livro homónimo do jornalista e escritor Mário Zambujal.Foi ainda argumentista em "A Balada da Praia dos Cães" (1987), longa-metragem de José Fonseca e Costa a partir do romance com o mesmo nome de José Cardoso Pires.
Entretanto a SPA informou a Agência Lusa:
Lisboa, 16 Abr (Lusa) - Pedro Bandeira Freire, hoje falecido, foi "durante décadas" uma "figura destacada da Lisboa cultural, na qual se impôs pela sua criatividade e apurado sentido de humor", escreve a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) num comunicado.A cooperativa recorda que Bandeira Freire, dramaturgo, ficcionista, guionista, autor de letras de canções e memorialista, manteve sempre "uma forte ligação à actividade cinematográfica, tanto como exibidor de filmes como pelas interpretações que fez em algumas longas-metragens de realizadores portugueses".O comunicado evoca ainda a actividade que desenvolveu como "proprietário e programador do Quarteto, espaço emblemático da vida cultural lisboeta" e a sua "participação activa na vida da SPA", de que o seu avô, Pedro Bandeira, foi um dos fundadores em 22 de Maio de 1925.A quase totalidade da obra dramática de Bandeira Freire foi publicada na colecção de teatro da SPA, com chancela da qual se preparava para lançar uma peça inédita.O corpo de Bandeira esteve em câmara ardente na Galeria Carlos Paredes, no edifício da SPA na Rua Gonçalves Crespo entre as 15:00 do dia 17 e as 11:00 do dia 18, dali partindo para o cemitério dos Olivais, onde foi cremado.
Lauro António
in "Lauro António Apresenta"