Friday, January 26, 2007

Wednesday, January 24, 2007

Sundance Dia 5


Dia 23 em Sundance foi um dia marcado pelo filme “Broken English” da realizador e actriz Zoe Cassavetes (filha do realizador John Cassavetes e da actriz Gena Rowlands que entra no filme), uma comédia romântica que reinventa o género à maneira do excelente “The Philadelphia Story”. “Broken English” tem as interpretações de Parker Posey, Drea de Mateo, Melvil Poupaud, Gena Rowlands, Peter Bogdanovich e Justin Theroux




Entre os outros filmes que foram exibidos na terça-feira estão “Padre Nuestro”, de Christopher Zalla, “Fay Grim” de Hal Hartley, considerado pelo critico John Nein “o filme mais inteligente e divertido de Hal Hartley em muitos anos” com Parker Posey, Jeff Goldblum, James Urbaniak, Saffron Burrows, Liam Aiken e Thomas Jay Ryan. Foram exibidos ainda dois filmes baseados em casos reais: “Trade”, de Marco Kreuzpaintner baseado no artigo “The Girls Next Door” de Peter Landesman do New York Times Magazine, é um filme brutal sobre o negócio que involve o rapto e posterior venda de jovens para escravatura sexual e “Longford”, de Tom Hooper (realizador da mini-série “Elizabeth I” que ganhou este ano nove Emmys incluindo realização) sobre a vida de Lord Longford, um homem religioso que trata toda a gente com uma enorme inocência e bondade, cuja vida muda com uma visita de rotina à prisão onde está Myra Hindley, a cumplice dos "children murders", um dos casos mais horrorosos na história de Inglaterra. Foram também exibidos o documentário “A Very British Gangster”, de Donal Mac Intyre e a estreia na realização de Sir Anthony Hpkins, com “Slipstream”, com as interpretações do próprio e de John Turturro, Christian Slater, Stella Arroyave, Camryn Manheim, Lisa Pepper, Gavin Grazer e com duas colaborações de peso o director de fotografia Dante Spinotti e a figurinista Julie Weiss. No entanto o filme não foi muito bem recebido, havendo mesmo quem o considere “incompreensível e indigente”.
Na segunda-feira à noite teve lugar em Sundance a primeira “guerra” de licitações por causa do filme do realizador Garth Jennings, "Son of Rambow."
A Vantage, a Fox Searchlight e a Miramax estavam entre as finalistas. A Miramax acabou por desistir e dizem que as licitações chegaram ao $8 ou $9 milhões. Um dos executivos descreveu o filme como sendo o "'Billy Elliot' realizado por Tim Burton.

Sundance Dia 5 - Zoe Cassevetes e "Broken English"

FANTASPORTO 07 - Europa Fantástica

CINEMA FANTÁSTICO EUROPEU NA 11º MÉLIÈS DE PRATA

O melhor cinema europeu na área do fantástico encontra-se no Porto. O Festival Internacional de Cinema do Porto volta a eleger mais um candidato ao Méliès d'Or. Desde 1996 que a Federação Europeu de Festivais de Cinema Fantástico organiza uma competição para dar visibilidade ao cinema do Velho Continente. A 11ª edição do Méliès de Prata conta com filmes como Taxidermia de Gyorgy Pálfi, da Roménia, mas também, The Horror Bus do holandês Pieter Kuipjers ou o britânico Severenace de Christopher Smith, entre muitos outros exemplares demonstrativos da vitalidade do cinema fantástico europeu



A 27ª edição do Fantasporto tem o patrocínio do Ministério da Cultura português, através do ICAM ­ Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia, bem como, da Câmara Municipal do Porto. O festival tem lugar entre os dias 19 de Fevereiro a 4 de Março de 2007, no Rivoli Teatro Municipal.
O Méliès d¹Or é uma competição única, organizada entre os vários festivais de cinema da Europa. A competição está aberta a longas e curtas-metragens e é organizada pelos festivais membros da Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico.
Numa primeira fase, cada festival faz uma competição, nomeando um candidato, o Méliès d¹Argent. Esse filme fica automaticamente habilitado ao Méliès d¹Or. A partir do momento que todos os festivais membros da federação atribuiram o Méliès d¹Argent, o próximo festival no calendário organiza a competição final. A 11ª edição da Cerimónia do Méliès d¹Or realiza-se em Lund, na Suécia, durante o Festival Internacional de Cinema Fantástico, no mês de Setembro de 2007. A Federação pretende com a organização desta competição, dar destaque ao cinema europeu fantástico de qualidade.



Este ano, destaque para obras divertidas, mas fortes e violentas como Severance de Christopher Smith. Gore assustador e muito divertido. Para os fãs de Shaun of the Dead e American Werewolf in London. Quando uma multinacional de armas decide recompensar os trabalhadores com um fim de semana radical nas montanhas do leste da Europa, o horror mistura-se com a comédia, quando a equipa luta primeiro entre ela e depois pela sobrevivência contra um grupo de sangrentos assassinos à procura de vingança. Ou, Taxidermia de Gyorgy Pálfi. Selecção oficial Un Certain Regard do Festival de Cannes 2006, segue estas três gerações de homens e, por vezes, faz lembrar Salo, or the 120 Days of Sodom de Pier Paolo Pasolini. Na Hungria da Segunda Guerra Mundial, um soldado pernoita numa casa da campo, numa zona remota. O frustrado sexual soldado Vendel só se preocupa em desenvolver técnicas mirabolantes de masturbação, à medida que espia a mulher e a filha do comandante do pelotão. Vendel consegue, inclusive, expelir fogo pelo pénis. O filho Kálmán cresce para reconfortar o seu país como o maior comilão das redondezas. O filho de Kálmán, Lajos, não herdou os dons da família e trabalha como um taxidermista, profissional que pratica a arte de empalhar animais, neste caso, gatos gigantes. Pela Noruega, é candidato ao Méliès de Prata do Fantasporto 2007 o filme The Bothersomme Man de Jens Lien. Premiado na Semana da Crítica do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2006, o filme é uma parábola inteligente e dramática sobre o consumismo e a obsessão com as aparências. Leva-nos à descoberta dos maiores problemas da sociedade moderna ­ a obrigação da padronização, a negação da originalidade, a vigilância sobre os cidadãos.
O vencedor do Prémio de Melhor Realizador da Semana dos Realizadores do Fantasporto 2006, Peter Kuipjers regressa num registo totalmente diferente ­ The Horror Bus. Em vez das conspirações de multinacionais e das mensagens subliminares de Offscreen, o holandês conta agora uma não muito inocente história de fantasmas sobre uma viagem de estudo que acaba muito mal.





No ano de 2007, o Fantasporto dedica Retrospectivas aos Grandes Clássicos do Cinema Russo, com especial destaque para Andrei Tarkovski e para o cinema fantástico dos anos 50 (com o patrocínio dos prestigiados estúdios da MosFilm). A cinematografia homenageada oficialmente é a da Grécia. Actividades complementares, a cargo da Realizar SA ocuparão a Praça D. João I. Do programa paralelo da 27ª edição do Fantasporto fazem, ainda, parte, exposições, workshops, debates e lançamentos de dvds, entre outros.

MÉLIÈS DE PRATA
LONGAS METRAGENS

AUSENTES de Daniel Calparsoro (Esp/Spa)
JADE WARRIOR de Antti-Jussi Annila (Fin ­ Hol ­ Est ­ Chi/Fin ­ Neth ­ Est ­
Chi)
LA HORA FRIA de Elio Quiroga (Esp/Spa)
RENAISSANCE de Christian Volkman (Fra ­ GB ­ Lux/Fra ­ UK ­ Lux)
SEVERANCE de Christopher Smith (GR/UK)
TAXIDERMIA de Gyorgy Pálfi (Hun ­ Aus ­ Fra)
THE HORROR BUS de Pieter Kuipjers (Hol/Neth)
THE LIVING AND THE DEAD de Simon Rumley (GB/UK)

CURTAS METRAGENS

FINKLE'S ODYSSEY de Barney Clay (GB/UK)
HAPPY BIRTHDAY 2 YOU de Victor Mata (Esp/Spa)
O JARDIM DAS DELÍCIAS DA QUÍMICA de Jorge Sá (Por)
RABBIT de Run Wrake (GB/UK)
THE HANDYMAN de Simon Rumley (GB/UK)
THE SHADOW WITHIN de Silvana Zancolò (Ita)
VILLAINS de Tom Cosgrove (Irl/Ire)

FANTASPORTO 07 - Super Heróis

RETROSPECTIVA SUPER HERÓIS DOS COMICS PARA OS ECRANS


Há certas coisas que os homens vulgares não são capazes de fazer! Há limites biológicos que a espécie humana não consegue superar. Para determinados desafios é preciso mais que um simples homem ainda que seja um verdadeiro herói. É preciso a ajuda de um super-herói. Escondidos entre o comum dos mortais, anónimos eles andam aí! O Fantasporto não faz por menos e, na edição 2007, convoca praticamente todos os super-heróis que existem à face da Terra.


A 27ª edição do Fantasporto tem o patrocínio do Ministério da Cultura português, através do ICAM ­ Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia, bem como, da Câmara Municipal do Porto. O festival tem lugar entre os dias 19 de Fevereiro a 4 de Março de 2007, no Rivoli Teatro Municipal.
Para públicos de todas as idades que se revêem nas aventuras destes super personagens, o nosso Mundo está mesmo a precisar de heróis em tamanho super. O pré-Fantas no Grande Auditório do Teatro Rivoli estará recheado de aventuras fabulosas. Dos X-Men à Liga de Cavalheiros Extraordinários, passando por Hellboy ou Batman, entre muitos outros, o cinema dos melhores efeitos especiais para dar vida a toda a fantástica imaginação dos DC Comics e da Marvel. Porque se Lois Lane está em apuros, o Super-homem, Regressa para a salvar. Se o Green Goblin anda com vontade de tomar conta do planeta, O Homem-Aranha não o vai permitir. O mundo está carregado de ameaças e só quatro dias de Super-heróis o podem salvar. Deixe-se envolver nesta fantasia sem limites



FILMES RETROSPCETIVA SUPER HERÓIS (PROVISÓRIA)

BATMAN BEGINS, Batman ­ O Início
BLADE
CATWOMAN
CONSTANTINE
DAREDEVIL, O Homem Demolidor
ELEKTRA
FANTASTIC FOUR, Quarteto Fantástico
HELLBOY
LEAGUE OF EXTRAORDINARY GENTLEMAN, Liga de Cavalheiros Extraordinários
SIN CITY, Sin City ­ A Cidade do Pecado
SPIDER-MAN, O Homem Aranha
SUPERMAN RETURNS, Super-Homem ­ O Regresso
THE INCREDIBLES: OS SUPER HERÓIS
THE PUNISHER, Punisher ­ O Vingador
V FOR VENDETTA, V de Vingança
X-MEN

Tuesday, January 23, 2007

Começa hoje o Festival de Roterdão


Entre o dia 24 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2007 decorre em Roterdão (Holanda) o International Film Festival Rotterdam.
O International Film Festival Rotterdam, este ano na sua 36ª edição, é, segundo os seus organizadores, um festival de cinema que dedica uma atenção especial ao cinema internacional de qualidade, independente, inovador e experimental.
Ao longo dos doze dias que dura o certame, centenas de realizadores e outros artistas têm oportunidade de apresentar o seu trabalho a uma vasta e interessada audiência, em 24 salas espalhadas pelo centro da cidade. Mais de 3.000 representantes da imprensa e da indústria do cinema irão estar reunidos em Roterdão para assistir ao festival e participar no CineMart, o maior mercado para a co-produção de projectos cinematográficos.

PROGRAMA
Todos os anos o festival apresenta uma grande diversidade de secções competitivas e também não competitivas, instalações, performances, apresentações, debates e sessões de discussão. É preocupação do festival fazer incidir os focos sobretudo sobre trabalhos que evidenciem elevado valor cultural e artístico, apresentando um programa muito variado a um público diversificado e interessado.
Trata-se de um dos mais importantes acontecimentos culturais na Holanda e um dos mais populares entre o público cinéfilo de todo o mundo.


Para a principal secção competitiva, a VPRO Tiger Award Competition 2007, foram seleccionados quinze títulos, primeiras ou segundas obras e o júri internacional é formado pela realizadora portuguesa Teresa Villaverde, a actriz holandesa Maria Kraakman, o realizador chinês Lou Ye, Piers Handling director do Toronto International Film Festival e o artista plástico e realizador Isaac Julien.

Para a Tiger Awards Competition for Short Films, passaram na selecção vinte cinco candidatos e o júri é constituído pelo realizador austriaco Peter Tscherkassky, Keith Sanborn artista, teórico, curador e tradutor de Nova Iorque e o artista plástico holandês Gijs Frieling.


A lista dos vencedores das curtas-metragens será tornada pública no dia 29 de Janeiro e a cerimónia de entrega dos troféus terá lugar no dia 2 de Fevereiro.

Os prémios a atribuir para longas-metragens são:
VPRO Tiger Awards (três prémios de 10.000 € e a garantia de distribuição em cinema e televisão na Holanda).
Movies that Matter Award (5.000 €) para o melhor filme sobre direitos humanos.
MovieSquad Award (prémio de 2.000 € atribuído por um júri da juventude).
Audience Award (prémio do público).
FIPRESCI Award (atribuído por um júri internacional de críticos de cinema).
KNF Award (atribuído pelos jornalistas e destinado a custear a tradução e legendagem do filme para exibição comercial).
NETPAC Award (atribuído pela Rede para Protecção do Cinema Asiático para a melhor longa metragem asiática).

Os prémios para curtas-metragens são:
Tiger Awards for Short Film (três prémios de 3.000 € cada para as melhores curtas).
Prémio UIP Rotterdam (a curta nomeada para os European Film Awards).

A PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA

1.
Secção: Cinema Regained
Título: Belle Toujours
Portugal, França 2006
Realização: Manoel De Oliveira
Produção: Les Films d'Ici, Filbox produções Audiovisuais, LDA
Argumento: Manoel De Oliveira
Intérpretes: Michel Piccoli, Bulle Ogier, Leonor Baldaque, Ricardo Trepa, Júlia Buisel
Fotografia: Sabine Lancelin
A secção Cinema Regained (que tem como subtítulo Um mergulho na História do Cinema) dá uma especial atenção à história do cinema através da exibição de antigos filmes que hoje têm uma importância especial e de documentários ou filmes de ficção, em estreia, que vão buscar a sua razão de ser à história do cinema.
É nesta secção que será exibido Belle Toujours, o mais recente Manoel de Oliveira. Em Belle Toujours Michel Piccoli retoma a sua personagem de Belle de Jour, de Buñuel, ao lado de Bulle Ogier, numa homenagem a Buñuel e ao seu co-autor Jean-Claude Carrière, 40 anos passados.



2.
Secção: Sturm und Drang
Título: Body Rice
Portugal 2006
Realização: Hugo Vieira da Silva
Produção: Clap Filmes
Argumento: Hugo Vieira da Silva
Intérpretes: Sylta Fee Wegmann, Alice Dwyer, André Hennicke, Julika Jenkins, Pedro Hestnes, Luis Guerra
Fotografia: Paulo Ares
Cinema of the Future: Sturm und Drang é a secção do International Film Festival Rotterdam que tem como sub-título Descobrir o Futuro. Para esta secção a preocupação prioritária tem sido desde sempre favorecer os talentos que estão a revelar-se, privilegiando os realizadores que trabalham no desenvolvimento do seu estilo pessoal e na busca de novos caminhos. Sturm und Drang é, portanto, o lugar para conhecer os novos nomes e fazer descobertas surpreendentes, daí a inclusão nesta categoria de
Body Rice (O céu que nos impede), o drama de um grupo de jovens delinquentes na paisagem solitária e deserta do Alentejo. Body Rice marca a estreia de Hugo Vieira na realização.

3.
Secção: Short: As Long As It Takes
Título: The Long Overtone
Portugal 2006
Realização: Miguel Machado
Produção: Les Filmes Zadudi
Um filme-poema em cinco partes que combina animações de paisagens de cidades (abstractas e realistas). Uma tentativa para conseguir um cinema de cor, música e movimento.
A secção Short: As Long As It Takes, onde se inclui The Long Overtone, decorre entre 25 e 29 de Janeiro e inclui projecção, apresentações e debates de filmes com menos de 60 minutos de duração, incluindo ficção, documentário e trabalhos ensaísticos e experimentais.



4.
Secção: Sturm und Drang
Título: O Céu de Suelly
Brasil, França, Alemanha, Portugal 2006
Realização: Karim Aïnouz
Produção: Videofilmes, Celluloid Dreams, Shotgun Pictures GmbH
Sales Celluloid Dreams
Argumento: Karim Aïnouz, Mauricio Zacharias, Felipe Bragança
Intérpretes: Hermila Guedes, Maria Menezes, Zezita Matos, João Miguel, Georgina Castro
Fotografia: Walter Carvalho
O verdadeiro nome de Suely é Hermila e ela é uma mulher forte e apaixonada, filha genuína do Nordeste brasileiro, pobre e sem esperança. O seu objectivo é ganhar o máximo possível de dinheiro para comprar um bilhete para viajar para uma cidade distante. Sob o nome de Suely organiza então uma lotaria na qual o vencedor ganha o direito de passar uma noite com ela. Entre os candidatos está a sua velha paixão, João…Do autor de Madame Satã.

5.
Secção: Time & Tide
Título: Transe
Portugal, Rússia, França, Itália 2006
Realização: Teresa Villaverde
Produção: Hermitage Bridge Studio, Revolver Films, Gemini Films, Clap Filmes
Argumento: Teresa Villaverde
Intérpretes: Ana Moreira, Vitor Rakov, Robinson Stéverin, Iaia Forte
Fotografia: João Ribeiro
Time & Tide, a secção que tem como subtítulo Cineastas Comprometidos, exibe filmes de todos os cantos do mundo que demonstrem o comprometimento dos seus realizadores para com mais variadas causas. Estes filmes mostram como as alterações globais têm influência nas histórias pessoais, nas diferentes formas de vida e na nossa forma de olhar a vida. O público é transportado numa enriquecedora viagem a outras culturas, a outros lugares, a outras realidades.
O pesadelo da jovem russa Sonia que vem tentar a sorte no ocidente mas que em breve se vê apanhada nas redes terríveis da prostituição. Abandonando a família e os amigos em S. Petesburgo, Sónia atravessa a Alemanha, a Itália e por fim instala-se em Portugal, suportando sempre a miséria e humilhação a que o tráfego de carne humana sujeita as suas vítimas. O optimismo de Sónia em breve se irá transformar em desespero. Transe é o quinto filme de Teresa Villaverde, cujo filme de estreia, A Idade Maior, foi exibido no festival em 1992.

Anunciados os Nomeados para os Óscares 2007



Mais um passo para os Óscares. Ontem, Sid Ganis e Salma Hayek anunciaram os nomeados para a 79ª Cermónia dos Ócares da Academia. Aqui ficam eles. Façam as vossas apostas!

Actor
Leonardo DiCaprio - BLOOD DIAMOND
Ryan Gosling - HALF NELSON
Peter O'Toole - VENUS
Will Smith - THE PURSUIT OF HAPPYNESS
Forest Whitaker - THE LAST KING OF SCOTLAND

Actor Secundário
Alan Arkin - LITTLE MISS SUNSHINE
Jackie Earle Haley - LITTLE CHILDREN
Djimon Hounsou - BLOOD DIAMOND
Eddie Murphy - DREAMGIRLS
Mark Wahlberg - THE DEPARTED

Actriz
Penélope Cruz - VOLVER
Judi Dench - NOTES ON A SCANDAL
Helen Mirren - THE QUEEN
Meryl Streep - THE DEVIL WEARS PRADA
Kate Winslet - LITTLE CHILDREN

Actriz Secundária
Adriana Barraza - BABEL
Cate Blanchett - NOTES ON A SCANDAL
Abigail Breslin - LITTLE MISS SUNSHINE
Jennifer Hudson - DREAMGIRLS
Rinko Kikuchi - BABEL

Filme de Animação
CARS
HAPPY FEET
MONSTER HOUSE

Direcção Artística
DREAMGIRLS - John Myhre e Nancy Haigh
THE GOOD SHEPHERD - Jeannine Oppewall, Gretchen Rau e Leslie E. Rollins
PAN'S LABYRINTH - Eugenio Caballero e Pilar Revuelta
PIRATES OF THE CARIBBEAN: DEAD MAN'S CHEST - Rick Heinrichs e Cheryl A. Carasik
THE PRESTIGE - Nathan Crowley e Julie Ochipinti

Direcção de Fotografia
THE BLACK DAHLIA - Vilmos Zsigmond
CHILDREN OF MEN - Emmanuel Lubezki
THE ILLUSIONIST - Dick Pope
PAN'S LABYRINTH - Guillermo Navarro
THE PRESTIGE - Wally Pfister

Guarda Roupa
CURSE OF THE GOLDEN FLOWER - Yee Chung Man
THE DEVIL WEARS PRADA - Patricia Field
DREAMGIRLS - Sharen Davis
MARIE ANTOINETTE - Milena Canonero
THE QUEEN - Consolata Boyle

Realização
BABEL - Alejandro González Iñárritu
THE DEPARTED - Martin Scorsese
LETTERS FROM IWO JIMA - Clint Eastwood
THE QUEEN - Stephen Frears
UNITED 93 - Paul Greengrass

Documentário de Longa-metragem
DELIVER US FROM EVIL - Amy Berg e Frank Donner
AN INCONVENIENT TRUTH - Davis Guggenheim
IRAQ IN FRAGMENTS - James Longley e John Sinno
JESUS CAMP- Heidi Ewing e Rachel Grady
MY COUNTRY, MY COUNTRY - Laura Poitras e Jocelyn Glatzer

Documentário de Curta-metragem
THE BLOOD OF YINGZHOU DISTRICT - Ruby Yang e Thomas Lennon
RECYCLED LIFE - Leslie Iwerks e Mike Glad
REHEARSING A DREAM - Karen Goodman e Kirk Simon
TWO HANDS - Nathaniel Kahn e Susan Rose Behr

Montagem
BABEL - Stephen Mirrione e Douglas Crise
BLOOD DIAMOND - Steven Rosenblum
CHILDREN OF MEN - Alex Rodríguez e Alfonso Cuarón
THE DEPARTED - Thelma Schoonmaker
UNITED 93 - Clare Douglas, Christopher Rouse e Richard Pearson

Filme em Lingua Estrangeira
AFTER THE WEDDING
DAYS OF GLORY (INDIGÈNES)
THE LIVES OF OTHERS
PAN'S LABYRINTH
WATER

Maquilhagem
APOCALYPTO - Aldo Signoretti e Vittorio Sodano
CLICK - Kazuhiro Tsuji e Bill Corso
PAN'S LABYRINTH - David Marti and Montse Ribe

Música Original
BABEL - David Marti e Montse Ribe
THE GOOD GERMAN - Thomas Newman
NOTES ON A SCANDAL - Philip Glass
PAN'S LABYRINTH - Javier Navarrete
THE QUEEN - Alexandre Desplat

Canção Original
"I Need to Wake Up" - AN INCONVENIENT TRUTH
"Listen" - DREAMGIRLS
"Love You I Do" - DREAMGIRLS
"Our Town" - CARS
"Patience" - DREAMGIRLS

Filme
BABEL
THE DEPARTED
LETTERS FROM IWO JIMA
LITTLE MISS SUNSHINE
THE QUEEN

Filme em Animação – Curta-metragem
THE DANISH POET - Torill Kove
LIFTED - Gary Rydstrom
THE LITTLE MATCHGIRL - Roger Allers e Don Hahn
MAESTRO - Geza M. Toth
NO TIME FOR NUTS - Chris Renaud e Michael Thurmeier

Curta-metragem
BINTA AND THE GREAT IDEA (BINTA Y LA GRAN IDEA) - Javier Fesser e Luis Manso
ÉRAMOS POCOS (ONE TOO MANY) - Borja Cobeaga
HELMER & SON - Soren Pilmark e Kim Magnusson
THE SAVIOUR - Peter Templeman e Stuart Parkyn
WEST BANK STORY - Ari Sandel

Som
APOCALYPTO - Sean McCormack e Kami Asgar
BLOOD DIAMOND - Lon Bender
FLAGS OF OUR FATHERS - Alan Robert Murray e Bub Asman
LETTERS FROM IWO JIMA - Alan Robert Murray
PIRATES OF THE CARIBBEAN: DEAD MAN'S CHEST - Christopher Boyes and George Watters II

Mistura de Som
APOCALYPTO - Kevin O'Connell, Greg P. Russell e Fernando Camara
BLOOD DIAMOND - Andy Nelson, Anna Behlmer e Ivan Sharrock
DREAMGIRLS - Michael Minkler, Bob Beemer and Willie Burton
FLAGS OF OUR FATHERS - John Reitz, Dave Campbell, Gregg Rudloff e Walt Martin
PIRATES OF THE CARIBBEAN: DEAD MAN'S CHEST - Paul Massey, Christopher Boyes and Lee Orloff

Efeitos Visuais
PIRATES OF THE CARIBBEAN: DEAD MAN'S CHEST - John Knoll, Hal Hickel, Charles Gibson and Allen Hall
POSEIDON - Boyd Shermis, Kim Libreri, Chaz Jarrett e John Frazier
SUPERMAN RETURNS - Mark Stetson, Neil Corbould, Richard R. Hoover e Jon Thum

Argumento Adaptado
BORAT CULTURAL LEARNINGS OF AMERICA FOR MAKE BENEFIT GLORIOUS NATION OF KAZAKHSTAN – argumento de Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Peter Baynham e Dan Mazera partir de uma história de Sacha Baron Cohen, Peter Baynham, Anthony Hines e Todd Phillips
CHILDREN OF MEN – argumento de Alfonso Cuarón, Timothy J. Sexton e David Arata e Mark Fergus e Hawk Ostby
THE DEPARTED - William Monahan
LITTLE CHILDREN - Todd Field e Tom Perrotta
NOTES ON A SCANDAL - Patrick Marber

Argumento Original
BABEL - Guillermo Arriaga
LETTERS FROM IWO JIMA - Iris Yamashitam, história de Iris Yamashita e Paul Haggis
LITTLE MISS SUNSHINE - Michael Arndt
PAN'S LABYRINTH - Guillermo del Toro
THE QUEEN - Peter Morgan

Zoom - Cineclube de Barcelos #3

Monday, January 22, 2007

Sundance Dia 4





Ontem à noite foi exibido o filme de Steve Buscemi “Interview”, baseado no filme do mesmo nome do realizador Theo Van Gogh e a recepção não foi das melhores… O filme com o próprio Buscemi tem também a interpretação de Sienna Miler que segundo a critica Annie Frisbie, “demonstra que consegue carregar um filme só por si” o que não abona muito relativamente a “interview”, mas faz-nos crer em Siena Miller e esperar pela estreia de “Factory Girl” onde ela interpreta a musa de Andy Warhol, Edie Sedgwick.
Hoje, 22 de Janeiro, foi dia para mais um grupo de filmes em Sundance dos quais se destacam “The Nines”, de John August (argumentista de “Corpse Bride”, “Charlie and the Chocolate Factory”, “Big Fish”, etc) onde três actores (Ryan Reynolds, Hope Davis e Melissa McCarthy) interpretam três papéis diferentes em três histórias diferentes, “The Good Life”, de Steve Berra, que nos leva a uma fria cidade onde há dois mundos que se chocam, a comunidade cujo ponto fulcral é a sua equipa de futebol e um miúdo perdido que não pertence a lado nenhum. Destaque também para “Dedication”, primeiro filme do actor Justin Theroux (“Charlie's Angels: Full Throttle”, “Mulholland Drive”, “American Psycho” e as series “Alias”, “Sex and the City”, “Six Feet Under”, “Ally McBeal” e “Spin City”) que transporta para o ecrã a história de Henry Roth um escritor de livros infantis que anda a dizer às crianças que o Pai Natal não existe e cujo lema de vida é “A Vida não é nada mais do que a ocasional gargalhada erguendo-se acima da interminável parede de desgosto”. “Dedication” tem as interpretações de Billy Crudup, Mandy Moore, Tom Wilkinson, Dianne Wiest, Bob Balaban e Martin Freeman. Outra das exibições do dia foi “Son Of Rambow”, do inglês Garth Jennings, mas a noite foi marcada com a exibição da estreia na realização de António Banderas com “Summer Rain”, uma história passada na Espanha dos anos 70 onde seguimos a vida de três jovens, Miguelito, Paco, e Babirusa no período da adolescência com todas as descobertas inerentes a essa fase, dúvidas, medos e a espera da idade adulta. “Summer Rain” tem as interpretações de Alberto Amarilla, María Ruiz, Raúl Arévalo, Victoria Abril, Félix Gómez, Juan Diego e Fran Perea. Amanhã outra estreia na realização de um actor, Anthony Hopkins exibe “Slipstream” no Egyptian Theatre.

Entretanto o filme “Clubland" foi vendido à Warner Independent por $4 milhões. "La Misma Luna" tem vários potencies compradors, depois de uma ouvação de pé na exibição do filme. Um desses compradores é Harvey Weinstein. "Chicago 10" vai ser adquirido, mas provavelmente só depois do fim do festival. "Joshua" foi já para a Fox Searchlight por $4 milhões, "Waitress" também para a Fox Searchlight por cerca de $5 milhões, "My Kid Could Paint That" para a Sony Pictures Classics, "In the Shadow of the Moon" para a ThinkFilm e "Teeth" para a Lionsgate e TWC

Sundance Dia 4 - "A Very British Gangster"

Sunday, January 21, 2007

Prémios do Producer Guild 2007

Os Prémios do Producers Guild foram entregues durante a noite de ontem, dia 21 de Janeiro e houve algumas surpresas. Aqui fica a lista.

Prémios Honorários do PGA
Prémio Milestone
Ron Meyer

Prémio David O. Selznick para Cinema
Doug Wick & Lucy Fisher








Prémio Norman Lear para Televisão
Jerry Bruckheimer

Prémio Stanley Kramer
An Inconvenient Truth

Prémio Visionário
Ken Ehrlich

Prémio Vanguarda
Will Wright


Prémio Darryl F. Zanuck Produtor do Ano em “Theatrical Motion Pictures”
LITTLE MISS SUNSHINE
Marc Turtletaub
David T. Friendly
Peter Saraf
Albert Berger & Ron Yerxa

O Prémio Producers Guild of America Produtor do Ano em “Animated Theatrical Motion Pictures”
CARS
Darla K. Anderson

O Prémio David L. Wolper Produtor do Ano em “Long-Form Television”
ELIZABETH I
Suzan Harrison
George Faber
Charles Pattinson
Barney Reisz

O Prémio Norman Felton Produtor do Ano em “Episodic Television – Drama”
GREY’S ANATOMY
Shonda Rhimes
Betsy Beers
Mark Gordon
James Parriott
Peter Horton
Rob Corn

O Prémio Danny Thomas Produtor do Ano em “Episodic Television – Comedy”
THE OFFICE
Greg Daniels
Kent Zbornak


O Prémio Producers Guild of America Produtor do Ano em “Non-Fiction Television”
60 MINUTES
Jeff Fager



O Prémio Johnny Carson Produtores do ano em “Variety Television”
REAL TIME WITH BILL MAHER
Bill Maher
Scott Carter
Sheila Griffiths
Dean Johnsen

Os Nomeados eram:
Prémio Darryl F. Zanuck Produtor do Ano em “Theatrical Motion Pictures”
BABEL
THE DEPARTED
DREAMGIRLS
LITTLE MISS SUNSHINE
THE QUEEN

O Prémio Producers Guild of America Produtor do Ano em “Animated Theatrical Motion Pictures”
CARS
FLUSHED AWAY
HAPPY FEET
ICE AGE: THE MELTDOWN
MONSTER HOUSE

O Prémio David L. Wolper Produtor do Ano em “Long-Form Television”
BLEAK HOUSE
ELIZABETH I
FLIGHT 93
HIGH SCHOOL MUSICAL
MRS. HARRIS

O Prémio Norman Felton Produtor do Ano em “Episodic Television – Drama”
GREY’S ANATOMY
HOUSE
LOST
THE SOPRANOS
24

O Prémio Danny Thomas Produtor do Ano em “Episodic Television – Comedy”
ARRESTED DEVELOPMENT
CURB YOUR ENTHUSIASM
MY NAME IS EARL
THE OFFICE
WEEDS

O Prémio Producers Guild of America Produtor do Ano em “Non-Fiction Television”
THE AMAZING RACE 9
AMERICAN IDOL
DANCING WITH THE STARS
PROJECT RUNWAY
60 MINUTES

O Prémio Johnny Carson Produtores do ano em “Variety Television”
THE ELLEN DEGENERES SHOW
LATE NIGHT WITH CONAN O’BRIEN
THE LATE SHOW WITH DAVID LETTERMAN
REAL TIME WITH BILL MAHER
THE XX OLYMPIC WINTER GAMES: OPENING CEREMONY

Sundance Dia 3 - Os Programadores

Sundance Dia 3



Hoje foi dia de ser exibido o filme “On The Road With Judas”, de JJ Lask(vencedor de vários Prémios em publicidade: o Prémio Clio, um Leão de Cannes, um Prémio London International e um Prémio da Associação Independente de Editores, tendo trabalhado com realizadores como Errol Morris, Noam Murro e Todd Phillips.). O filme é baseado num romance escrito por um escritor representado por um actor, um livro sobre personagens reais com essas mesmas personagens e actores a representar as mesmas. É também um filme sobre crime, amor e David Lee Roth. “On The Road With Judas” tem as interpretações de Aaron Ruell, Kevin Corrigan, Eddie Kaye Thomas, Eleanor Hutchins, Amanda Loncar, Alex Burns e Leo Fitzpatrick

Entre os outros filme exibidos hoje estão “Snow Angels”, de David Gordon Green, “Waitress”, de Adrienne Shelly, o australiano “Clubland”, de Cherie Nowlan ou “The Nines”, de John August, mais conhecido como argumentista de filmes como “Corpse Bride”, “Charlie and the Chocolate Factory”, “Big Fish” e os dois “Charlie's Angels”.

As compras é que começaram em grande no Festival de Sundance. A mais badalada de todas elas foi a aquisição do filme “Grace is Gone” de James Strouse (exibido no sábado) e que foi adquirido pela Weinstein Co., pela módica quantia de 4.1 milhões. O filme é a história de um pai (John Cusack) que descobre que a sua mulher foi morta no Iraque e que em vez de dar a notícia às suas filhas (Shelan O"Keefe e Gracie Bednarczyk), decide levá-las numa viagem.

Sundance Dia 3 - "On The Road With Judas"

Filmes Portugueses em Roterdão


As duas longas-metragens da produtora Clap Filmes, “Body Rice”, de Hugo Vieira da Silva e “Transe”, de Teresa Villaverde, foram seleccionadas para o Festival de Cinema de Roterdão, que decorrerá naquela cidade holandesa entre os dias 24 de Janeiro e 4 de Fevereiro.

“Transe” será exibido na secção «Cinema do Mundo: Time & Tide», dedicada a obras cinematográficas que, de alguma forma, mostram o compromisso social dos realizadores.

“Body Rice”, que integrará a secção «Cinema do Futuro: Sturm und Drang», faz o retrato do quotidiano de jovens alemães com histórias problemáticas inseridos num projecto de reeducação social levado a cabo no Alentejo.

fonte: ICAM