Monday, December 31, 2007

Lopes no Fantas

Prémio Carreira Fantasporto
"NÓS POR CÁ" VAMOS HOMENAGEAR FERNANDO LOPES
Um dos maiores cineastas portugueses, com uma carreira consistente e prolongada, dos poucos a quem se reconhece a designação de "autor", Fernando Lopes vai ser homenageado no decorrer da 28ª edição do Fantasporto. Como ponto alto desta homenagem, o Festival Internacional de Cinema do Porto exibirá em antestreia nacional, na abertura e em competição na 18ª Semana dos Realizadores o filme "The Lovebirds" de Bruno Almeida, onde Fernando Lopes desempenha um papel quase autobiográfico, revelando como actor uma faceta inesperada da sua carreira. Com ele, no filme contracenam nomes como Michel Imperioli (Sopranos), John Ventimiglia ou os portugueses Joaquim de Almeida ou Rogério Samora. Como complemento da Retrospectiva do trabalho de Fernando Lopes, numa selecção a cargo do próprio, será exibido em antestreia Mundial o documentário "Profissão: Português" (recuperando o título de um dos filmes de Fernando Lopes de 1972) do jornalista e crítico de cinema João Lopes, que traça um retrato intimista do realizador.
Com quase meio século de uma carreira que abrange todas as facetas do cinema realizador, produtor, montador, professor de cinema e crítico, director e programador do canal 2 da RTP Fernando Lopes atravessou quatro décadas de grandes mudanças no cinema português, estando sempre no centro dos acontecimentos.
Em 1964 o seu documentário ficcionado "Belarmino" tornou-se uma referência obrigatória de um certo realismo cinematográfico, tendo sido o iniciador da "nova vaga" do cinema nacional a que se convencionou chamar "O Ano Gulbenkian".
No marasmo que era então o cinema português as suas obras foram marcantes para uma nova geração que se afirmava contra o regime, contra a censura e por um cinema com identidade. Será o próprio que dirá que "a liberdade é uma coisa que tem que se conquistar todos os dias".
Passando por uma fase significativa da sua carreira como documentarista, será nas suas adaptações de obras literárias que se revelarão as suas qualidades de reunir as duas artes, a escrita e a imagem, ou seja, a literatura e o cinema.
"Uma Abelha na Chuva" (72) romance neo-realista de Carlos Oliveira, adquire pela mão de Fernando Lopes uma visibilidade e uma leitura transgressora única no cinema português. Mais tarde esta capacidade de pensar os romances em audiovisual levarão Fernando Lopes a adaptar Mário Zambujal em "Crónica dos Bons Malandros" (84) e Cardoso Pires em "O Delfim" (2002), entre outros.
No período conturbado do pós-25 de Abril manteve uma visão crítica sobre o papel do cinema na revolução preferindo pensar os grandes temas estruturantes da nossa identidade, como a imigração, em filmes como "Nós por cá todos bem" (78) e "Matar Saudades" (88).
Nesta busca incessante pelas nossas raízes estará também "O Fio do Horizonte" (93), uma das suas produções mais internacionais.
Se Fernando Lopes esteve na origem do "Cinema Novo" na passagem do século continua com grande actividade, realizando obras como "Lá Fora" (2004) e "98 Octanas" (2006), onde incessantemente se renova e avança com noas pistas de um cinema de qualidade capaz de chegar ao público.
Não teve, todavia, a sorte suficiente para ser reconhecido internacionalmente. Mas se lá fora não lhe fizeram, ainda, a homenagem que a sua carreira merece, o Fantasporto não poderia deixar de reconhecer a sua contribuição para a arte do cinema.
Como complemento da Retrospectiva do trabalho de Fernando Lopes, numa selecção a cargo do próprio, será exibido o documentário "Profissão: Português" (recuperando o título de um dos filmes de Fernando Lopes de 1972) do jornalista e crítico de cinema João Lopes, que traça um retrato intimista do realizador.



Homenagem / Retrospectiva Fernando Lopes
98 Octanas 94 min.
Belarmino 80 min.
Crónica dos Bons Malandros 82 min.
Elegia por Alguns Fotogramas Portugueses - Fernando Lopes 8 min.
Lissabom, Wuppertal, Lisboa Fernando Lopes 8 min.
O Delfim 88 min.
Profissão: Português João Lopes 95 min.
The Lovebirds Bruno de Almeida 80 min.

texto da responsabilidade do Fantasporto

"Quem Tem Medo" do AXN?

Cinema no AXN – Ciclo “Quem Tem Medo?” –

O AXN propõe um ciclo de cinema para as noites de sábado, em Janeiro, dedicado a espectadores corajosos! Quem Tem Medo? - é a pergunta que se impõe todos os sábados às 22h30 no AXN…


FORSAKEN: VAMPIROS DO DESERTO
Na sua viagem de Los Angeles para a Florida para assistir ao casamento da irmão, Sean faz algo que não deveria fazer: dar boleia a um desconhecido. A partir desse momento, a sua viagem transforma-se num pesadelo sangrento, já que Nick é um caçador de vampiros que
persegue os malditos, um grupo errante destas criaturas, que se alimentam de viajantes desprevenidos.
Quando ambos recolhem a assustada Megan, a quem os assassinos abandonaram, Sean sente-se atraído pela sua beleza. Tudo se complica quando Sean é infectado pelos malditosß e a única cura é matar o líder do bando, Kit. Começa então uma corrida mortal contra o tempo para encontrar e acabar com a origem do vírus: um vampiro centenário com poderes sobre-humanos e com um apetite voraz por sangue.

Emissão: Sábado 5 de Janeiro às 22h30

Título original: The Forsaken
Ano de produção: 2001
País de produção: EUA
Género: terror
Duração: 100 minutos
Realizador: J. S. Cardone
Intérpretes: Kerr Smith, Brendan Fehr, Johnathon Schaech


GRITOS 3
Depois dos terríveis acontecimentos ocorridos na localidade de Woodsboro, Sidney Prescott vive apartada do mundo, numa pequena casa nas montanhas a norte da Califórnia, na qual tenta a todo o custo esquecer o passado. Trabalha dando apoio moral via telefone a mulheres com problemas, até que recebe uma chamada misteriosa que a informa dos assassinatos que estão a ocorrer em Hollywood, no set de rodagem do filme “Stab 3: Return to Woodsboro”, uma película que questiona de forma inquietante os acontecimentos que aterrorizaram a povoação de Woodsboro e que continuam a persegui-la.

Sidney decide deslocar-se ao local de rodagens e descobre que por detrás de cada homicídio aparece uma foto da sua mãe, já falecida. É ali que se encontrará de novo com Gale, uma jornalista pouco escrupulosa que procura um exclusivo, e com Dewey, que acompanha a namorada, uma das actrizes protagonistas do filme. Os três irão tentar acabar de uma vez por todas com o assassino.

Emissão: Sábado 12 de Janeiro às 22h30

Título original: Scream 3
Ano de produção: 2000
País de produção: EUA
Género: terror
Duração: 116 minutos
Realizador: Wes Craven
Intérpretes: Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Patrick Dempsey


PSICO
Fugida da justiça, Marion Crane (Anne Heche) refugia-se no motel de Norman Bates, um homem obscuro, cujas vítimas vão caindo nas misteriosas redes da sua mãe. Marion será a próxima… O seu desaparecimento faz com que a irmã de Marion e um detective privado se desloquem ao motel. Rapidamente descobrem o estranho vínculo entre Norman Bates e a mãe. O realizador Gus Van Sant realiza um remake da história original de Alfred Hitchcock com um elenco de luxo.

Emissão: Sábado 19 de Janeiro às 22h30

Título original: Psycho
Ano de produção: 1998
País de produção: EUA
Género: thriller
Duração: 104 minutos
Realizador: Gus Van Sant
Intérpretes: Anne Heche, Julianne Moore, Viggo Mortensen, Vince Vaughn


IDENTIDADE MISTERIOSA
O que aconteceria se cada decisão que tomamos já tivesse sido tomada anteriormente? O que aconteceria se não existissem acasos na vida e os nossos destinos estivessem já predestinados? “Identidade Misteriosa” é um thriller psicológico com um argumento surpreendentemente original e perturbador. Dez estranhos são surpreendidos por uma tempestade e ficam retidos: um motorista de limousines, uma “estrela” de televisão dos anos 80, um polícia que escolta um assassino, uma prostituta, um homem e uma mulher recém casados e uma família em crise, todos se refugiam num motel sinistro dirigido por um gerente nocturno nervoso. O alívio por encontrar um refúgio é rapidamente substituído pelo medo, quando os dez viajantes começam a morrer um a um. Dão-se então conta que se quiserem sobreviver terão que descobrir o segredo que os reuniu naquele lugar.

Estreia: Sábado 26 de Janeiro às 22h30

Título original: Identity
Ano de produção: 2003
País de produção: EUA
Género: thriller
Duração: 90 minutos
Realizador: James Mangold
Intérpretes: John Cusack, Ray Liotta, Amanda Peet, Alfred Molina, Rebecca De Mornay