Tuesday, May 13, 2008

Filminho entre portugal e Galiza


De 22 a 27 de Julho irá acontecer uma das maiores experiências transfronteiriças jamais realizadas entre a Galiza e Portugal: uma festa de convívio entre o audiovisual galego e português. Um evento que é verdadeiramente internacional pois acontece fisicamente entre dois países, e é também uma proposta singular que acolhe as localidades de Vila Nova de Cerveira e Goián (Tominho).
Esta festa do audiovisual galego e português é organizada pela associação cultural Morraceira e conta com a forte colaboração da Câmara Municipal de Cerveira e o Concello de Tominho, entidades que apostarão decididamente por se unirem neste projecto de longo alcance cultural e social.
Assim, em três meses, as terras do Minho serão testemunhas de como se irá erguer uma nova ponte sobre o rio. Desta vez não se usará o betão ou o ferro, e o audiovisual será o meio usada para ligar as duas margens. A imagem em movimento torna-se na melhor ferramenta, pelo seu dinamismo e fácil recepção por parte da juventude, para chegar aos galegos e portugueses, habitantes de distintos países que partilham a mesma cultura.
O FILMINHO tem como objectivo principal promover o conhecimento daquilo que une as gentes separadas pelo Minho. Por isso se recorre ao audiovisual, testemunho sem igual de realidade. A esta necessidade responde a organização, juntamente com a Ponte… Nas Ondas!, do concurso audiovisual “Conta Onde Vives”. O FILMINHO têm ainda como objectivo ser o baluarte da defesa do audiovisual português e galego, proporcionando produções invisíveis, com olhar próprio e de carácter “não-reconciliado”.
A programação do FILMINHO estrutura-se em duas categorias: “Grande Prémio” e “Cinema Minhoto”. À primeira poderão concorrer todo o tipo de produções (em duração e género) da Galiza e Portugal. Por outro lado, o Cinema Minhoto será a secção anfitriã destinada a acolher todos os filmes realizados nas terras do Minho ou que tenham uma clara vocação transfronteiriça.
Para além das projecções, o FILMINHO albergará um curso de verão da Universidade de Santiago de Compostela, dirigido à juventude. Actividades complementares de formação às quais se acrescenta o Fórum de Criadores para fomentar a realização de filmes no Minho.
O FILMINHO quer convidar galegos e portugueses a encontrarem-se na raia este Verão para desfrutarem do seu audiovisual!
Da série de anúncios videográficos produzidos pelo FILMINHO encontram-se já disponíveis os dois primeiros e foi recentemente lançado o último, intitulado O Cabeçudo! Todos eles podem ser vistos no canal do festival no Youtube – http://www.youtube.com/festivalfilminho

Contacto:
e-mail:mailto:comunicacao@filminho.info info@filminho.info
tlf: (00351) 919489669tlf: (0034) 606075192
http://morraceira.blogspot.com/

No comments: