Wednesday, July 4, 2007

Vila do Conde

Começa no próximo sábado, 7 de Julho, o Curtas Vila do Conde, versão 2007. Este ano, em que se cumpre o 15º aniversário do maior festival português dedicado às curtas metragens, serão apresentados um total de 213 filmes, dos quais 5, são longas metragens e com origem de 27 países.

A sessão de abertura será preenchida com a antestreia de Death Proof de Quentin Tarantino onde é recuperada a tradição Grindhouse. Este filme integra Highway to Hell, um tributo às mil caras do “exploitation cinema”, da responsabilidade do programador americano Jack Stevenson que estará em Vila do Conde para apresentar as sessões deste programa que inclui sexo, drogas e grindhouse.

Antes disso, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, pelas 18h00m, terá lugar a inauguração da exposição Under Hitchcock, uma mostra colectiva composta por peças inspiradas pelos filmes de Alfred Hitchcock. A exposição conta com a presença de vários artistas e cineastas experimentais tais como Jean Breschand, Christoph Girardet, Johan Grimonprez, Laurent Fiévet, Carlos Lobo, Matthias Müller e Salla Tykkä.

Ainda no primeiro dia será apresentada a primeira sessão do programa In Focus, Rare Rolling Stones Films and Pop Promos de Peter Whitehead, um dos cineastas e documentaristas mais relevantes dos finais dos anos 60. A secção In Focus inclui também um programa dedicado aos filmes da produtora francesa Anna Sanders e um outro composto por curtas metragens de David Lynch.

O Festival continua até domingo, 15 de Julho, com as habituais sessões competitivas que terão início a 9 de Julho e que incluem 48 filmes na Competição Internacional, 12 na Competição Nacional e 16 na Competição Vídeos Musicais, seleccionados a partir de um total de cerca de 3000 entradas que estarão disponíveis no 11º Mercado da Curta Metragem.

Durante a semana há ainda a destacar secções como o Work in Progress dedicado ao cineasta experimental Peter Hutton, que estará em Vila do Conde para apresentar os seus filmes, para uma conferência e com filmes-concerto para a sua série New York Portraits. O WiP inclui também o programa Cinema do Mundo, um conjunto de seis curtas metragens encomendadas pela Fundção Gulbenkian no âmbito do seu 50º aniversário, em que cineastas diferentes reflectem sobre o mundo em que vivemos.

Take One! que destaca novos realizadores de estudos cinematográficos e da área do audiovisual das escolas superiores de cinema portuguesas através de uma secção competitiva, conta ainda com outras iniciativas como workshops, videorun e masterclasses, entre outras.

Este ano o Remixed inclui o filme concerto NY, Picturing A Metropolis com Rui Vargas, para além de curtas metragens.

Para quem ainda tiver energia, e como já vem sendo hábito, a programação de cinema do Curtas vai ser acompanhada por eventos musicais e festas com DJs no [-3b] Clube do Festival.

mais informações e programa completo em www.curtas.pt