Tuesday, August 7, 2007

'Corrupção': Cena simula encontro em Espanha

A primeira noite com o Presidente

Já a filmagem da primeira noite de ‘Sofia’ e do ‘Presidente’ ia a meio quando chegou Carolina Salgado na companhia dos pais e dos filhos, Adriano e Carolina, ao hotel, em Lisboa, que faz de Hotel Santiago. Carolina entra no quarto, olha para a actriz Margarida Vila-Nova, que faz de ‘Sofia’, e diz: “Estás tão linda.”

A cena, ontem filmada para integrar ‘Corrupção’, reporta à realidade contada por Carolina Salgado sobre a primeira noite que passou com Pinto da Costa num hotel em Santiago de Compostela, Espanha. Combinam-se detalhes e à entrada do quarto João Botelho dá as últimas indicações. “Silêncio, acção”, grita o realizador.

No monitor surge a imagem de ‘Sofia’ e do ‘Presidente’, a combinarem aquela que será a primeira noite do casal. Logo no ensaio, o realizador solta: “Está bom, não é preciso mais nada, vamos filmar.” Margarida aparece de cabelo apanhado com um elástico turquesa, camisa branca sobreposta com um colete cinzento, saia de ganga e sapatos vermelhos de salto agulha. A caracterizadora faz os últimos retoques e João Botelho lembra: “Em Santiago ela vai ter de estar assim.” Combinam-se novos pormenores, a propósito da iluminação, retoca-se a maquilhagem e acção. Ao fim de mais uma tentativa, o cineasta dá nova ordem: “Corta. Esta é a primeira boa. Mais uma e está feito.”

Nicolau Breyner, o actor que faz de ‘Presidente’, sai do quarto, encontra-se com a produção e brinca: “Gostámos muito. Foi um grande momento de cinema.” Depois de breves instantes, em que um inesperado apagão deixa o quarto do hotel às escuras, regressa-se ao trabalho. A equipa é então surpreendida pela visita de Carolina Salgado. No quarto, simula-se o encontro. Após a entrada de ‘Sofia’, o ‘Presidente’ atira o casaco para cima da poltrona e senta-se, cansado após a longa viagem até Santiago de Compostela. ‘Sofia’ está na casa de banho, onde veste um pijama com elefantes (ver caixa). Quando regressa ao quarto, já com o pijama vestido, depara-se com o ‘Presidente’ deitado na cama, de tronco nu e o braço estendido sobre a almofada. Deita-se e apaga a luz.

Momentos depois chega Carolina Salgado. Ao CM, a autora do livro ‘Eu, Carolina’ diz: “Está tudo muito parecido, a cama... tudo. Atirei-me logo para cima da cama.” E acrescenta: “Até o pijama, que ficou na casa de Cerveira, é parecido.” Entretanto, a mãe de Carolina, Fátima Salgado, visivelmente cansada e ao mesmo tempo curiosa, diz ao CM: “Ainda não vi a Margarida, mas gostava de lhe dar um abraço. Gosto muito de a ver nas novelas.” Mal Fátima imaginava que depois daria um abraço emocionado a Nicolau Breyner.

PIJAMA FEITO À MEDIDA
Para as filmagens foi comprado um pijama azul, liso. E Vera Midões, responsável pelo guarda-roupa, ficou encarregue de mandar imprimir no tecido os elefantes à semelhança do pijama original que Carolina Salgado usara na primeira noite. “A Carolina não viu”, disse ao CM enquanto eram pregados os últimos botões no pijama, que fora ajustado ao corpo de Margarida Vila-Nova.

ACÇÃO: A SUA MISSÃO É CAPTAR OS SONS (Filipe Gonçalves, Perchista)
Filipe Gonçalves é o perchista de serviço no filme ‘Corrupção’, onde faz equipa com o engenheiro de som. A sua missão na longa-metragem de Botelho é a mesma há 35 anos que, como nos conta, consiste em “captar os diálogos dos actores e os sons provocados pelos movimentos”. Para o efeito usa uma perche , um microfone envolto em pêlos com um cabo longo.

PRÓXIMAS CENAS
O realizador de ‘Corrupção’, João Botelho, colocou o ‘Presidente’ (interpretado por Nicolau Breyner) e ‘Sofia’ (Margarida Vila-Nova) a passarem mais uma noite fora, aproveitando a deslocação da equipa de futebol para disputar um jogo. O casal dorme numa unidade hoteleira.
texto de Márcia Bajouco in "Correio da Manhã"

Teatro Fórum de Moura procura colaborador

Teatro Fórum de Moura procura produtor/a executivo/a para funções de:
gestão admnistrativa, venda e colocação de espectáculos, angariação defundos, propaganda e assessoria de imprensa.
Preferências: formação em animação sócio-cultural, gestão ou em outraárea relacionada; domínio escrito e falado de castelhano; capacidadede autonomia no trabalho.
Fundamental: carta de condução e veículo próprio
Trabalho para quatro meses (Outubro a Janeiro) com hipótese de prolongamento.
Entrevistas: de 27 a 31 de Agosto em Moura Enviar CV, carta de motivação, fotografia, para teatrofmoura@gmail.com
Mais informações: 285 254 464 e 960 093 269

Monday, August 6, 2007

O VULTO procura apoios

“O VULTO" é o novo projecto português de longa-metragem que mistura os campos da ficção, aventura, suspense e comédia, criada e realizada pelo realizador/argumentista João Lopes. A produção do filme será centrada em estúdio, recorrendo a efeitos especiais com miniaturas e cenários criados por computador. Tentará recriar um ambiente semelhante a um livro de B.D na apresentação dos vários elementos do filme - a cidade obscura onde decorre toda a história de “Subúrbia”.
O argumento do filme pretende levar o espectador à descoberta da identidade do personagem principal, construindo um labirinto com vários personagens suspeitos. A investigação estará a cargo de Alex, um jornalista ambicioso, que está decidido a conseguir desvendar o mistério do VULTO para conseguir o seu “furo” jornalístico, mesmo que para isso, Alex tenha que entrar sob disfarce no principal gang da cidade esperando pelo próximo movimento do VULTO. A tarefa não será fácil mas Alex poderá contar com a ajuda de Xavier, um polícia que procura vingar a morte de um colega que foi brutalmente assassinado por Fausto (líder do principal gang de Subúrbia) após ter descoberto os seus novos planos.
O projecto “O VULTO” está a ser feito tendo em mente o grande público. De momento o filme procura possíveis produtores e investidores.
Encontra-se em exibição aqui (site youtube) uma pequena amostra do que vai ser este filme.


CineEco

Estão abertas, até 31 de Agosto, as inscrições para o Cine’Eco 2007 – Festival Internacional de Cinema de Ambiente, que decorrerá em Seia, de 22 a 27 de Outubro. Segundo o Regulamento publicado no site oficial do Festival, o prazo para entrega das cópias termina a 15 de Setembro.

O Cine’Eco, que vai na sua 13ª edição é um festival internacional de cinema dedicado á temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, ao qual concorrem anualmente várias centenas de filmes oriundos de dezenas de países, sendo seleccionados cerca de 50 obras, em cada edição.

Este ano, os filmes a concurso serão exibidos no auditório do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, um espaço de pedagogia ambiental, que além do auditório, dispões de Galerias e diversas salas de apoio – Centro de documentação, espaço Internet, fototeca, laboratórios, etc.As várias sessões temáticas do festival continuarão a realizar-se nos auditórios da Casa Municipal da Cultura.

Desde a sua criação em 1995, o festival tinha a duração de 10 dias, mas este ano ficará reduzido a 6 dias, considerados suficientes para “a festa do cinema”. Para já estão assegurados apoios à divulgação por parte da televisão estatal e revistas de referência, além de outros que poderão ainda ser conseguidos. Além do público em geral, a organização pretende mobilizar as várias escolas do concelho para as sessões a concurso e não para as sessões infantis ou para outros ciclos, como acontecia até aqui. A organização pretende lançar desafios aos alunos das escolas do concelho para elaborarem trabalhos em texto, pintura, fotografia e outros domínios sobre os filmes a concurso.

Relativamente à temática ambiental, o festival continuará a acentuar a sua orientação para os problemas com que se debate a Terra no presente, ao nível do ambiente, mostrando o que de melhor se faz em todo o mundo no campo do cinema e do audiovisual de temática ambiental. Nesse sentido, continuará a diversificar os olhares, quer quanto á temática, quer quanto à sua origem das obras, abordando problemas diferenciados e de diversos países dos cinco continentes, proporcionando estímulos à criação de obras audiovisuais de teor ambientalista, nacionais e internacionais. Haverá também a aposta na promoção de obras que de outro modo não teriam o mesmo impacto junto do público, da crítica e dos organismos decisórios, proporcionando a discussão e o diálogo entre ambientalistas e cineastas, através do convívio em Júris, em Encontros, Debates, etc.

O Cine’Eco é membro fundador da Associação de Festivais de Cinema de Meio Ambiente (EFFN - Environmental Film Festival Network) e tem intercâmbio com vários festivais internacionais.

No ano de 2006 a Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente atribuiu ao Cine’Eco o Prémio Nacional de Ambiente (Fernando Pereira) 2006. Por solicitação de algumas entidades, espalhadas pelo País, têm sido constantes as colaborações do Cine’Eco, em Extensões do Festival, Semanas de Ambiente, Dias do Ambiente, para lá de contribuições para Municípios, Escolas e Universidades.

Em 2005, o Festival bateu todos os records de participação com mais de quatrocentas obras a concorrerem, provenientes do Irão, Chile, Índia, Estados Unidos, Estónia, África do Sul, e de quase toda a Europa. Em 2006 o festival voltou a registar grande participação de filmes dos vários cantos do mundo. O Cine’Eco, que tem como Director Técnico o realizador e critico de cinema Lauro António, é organizado pela Câmara Municipal de Seia.

Sunday, August 5, 2007

CineEco a encerrar Inscrições

A edição de 2007 do CineEco já tem inscrições abertas. O blog é http://www.cineeco-seia.blogspot.com/ e pedidos de regulamento para cineeco@gmail.com

Panorama na Videoteca

MostraLingua


Global Kids Festival


O Global Kids Festival Internacional de Cinema para Jovens e Crianças já está a receber candidaturas para a competição Internacional que decorre em Lisboa, entre 22 e 27 de Outubro de 2007.

Vão estar em concurso as categorias de cinema, vídeo, televisão, documentário e multimédia, num Festival inteiramente dedicado a proporcionar o acesso à melhor programação de obras de jovens realizadores e alunos de escolas de cinema e audiovisuais do mundo inteiro.

Descarregue aqui o Regulamento e Formulário de Inscrição
* O prazo para a pré-selecção termina a 10 de Agosto.