Thursday, May 15, 2008

Indie nos Açores

A Associação Cultural Burra de Milho (BdM), a CIMA – Associação Cultural e o Cineclube da Horta vão promover nos Açores, mais concretamente na Terceira, São Miguel e Faial, extensões do Festival Internacional de Cinema Independente IndieLisboa entre 16 e 24 de Maio.

A Associação Cultural Burra de Milho, com o patrocínio do Governo Regional dos Açores, da Direcção Regional da Juventude e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, e com o apoio da Culturangra, da Laser 2001, da Rádio Horizonte e da Turangra - Agência de Viagens, traz à ilha Terceira a extensão da 5ª edição do IndieLisboa.

No ano transacto a Associação Cultural Burra de Milho (BdM) trouxe pela primeira vez uma extensão deste Festival aos Açores, tendo sido a extensão com mais público em Portugal (cerca de 640 pessoas).

Este ano, a BdM pretende dar continuidade à extensão do IndieLisboa na cidade de Angra do Heroísmo, apostando na consolidação do público, e conseguiu mobilizar associações congéneres para promoverem também extensões do IndieLisboa na Horta (Cine-clube da Horta) e em Ponta Delgada (Associação Cultural CIMA).

O grande objectivo deste projecto é sem dúvida a apresentação de filmes emergentes e de qualidade reconhecida ao público açoriano, impulsionando a sociedade para uma plataforma mais contemporânea e emergente.

Ponto de encontro entre realizadores, produtores, distribuidores, programadores de festivais e amantes do cinema de todo o mundo e um marco na promoção do cinema independente em Portugal, a 5ª edição do IndieLisboa decorreu em Lisboa entre os dias 24 de Abril e 4 de Maio.

Longe dos circuitos tradicionais, este festival de cinema consagra novos autores e tendências do cinema mundial, afirmando-se como um observatório da mais interessante produção contemporânea, a qual, mesmo quando assinada por realizadores consagrados, nem sempre chega às salas portuguesas, nem tão pouco às salas açorianas.

Este ano, o IndieLisboa recebeu um total de 2957 filmes. Desse universo, foram seleccionados 238 filmes (83 longas metragens e 155 curtas metragens).

Através da capacidade que o cinema tem de ser um excelente instrumento de descoberta e aproximação entre povos e culturas, o IndieLisboa associou-se assim às comemorações do Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008), escolhendo como país de enfoque a Roménia, dedicando especial atenção ao novo cinema romeno.

A abrangência da proveniência geográfica do total dos 237 filmes seleccionados (estão representados 40 países) espelha bem a vocação multiculturalista do festival.

Durante esta mostra serão exibidas 3 curtas-metragens (INTERIOR.BLOCK OF FLATS HALLWAY - Menção Honrosa na Competição Internacional de Curtas-metragens -, BOULEVARD L’OCEAN - Prémio RTP2 Onda Curta - e SLEEPING BETTY - Prémio do Público para Melhor Curta-Metragem-), 3 longas-metragens (OCCIDENT de Cristian Mungiu, A HERO NEVER DIES de Johnnie To e TREN DE SOMBRAS de José Luís Guérin, todos eles consagrados pelo Festival como Heróis Independentes) e haverá ainda espaço para sessões infantis INDIEJÚNIOR, “muitá frente” e inteiramente dedicadas ao público mais jovem, > 3 anos, compostas por um conjunto de 11 curtas metragens.

As secções consagradas na extensão Açores são:

Observatório: curtas e longas-metragens de realizadores independentes, consideradas obras fundamentais do cinema contemporâneo, que não puderam fazer parte da Competição – ou porque os realizadores obtiveram já um certo reconhecimento, ou porque foram concluídas anteriormente à data admitida para a selecção.

Herói Independente: Os Heróis Independentes da edição deste ano foram José Luis Guerín, Johnnie To e o Novo Cinema Romeno.
A secção Herói Independente foi dedicada aos que trabalham em prol de um cinema totalmente livre de pré-conceitos e preconceitos, livre de indústrias pesadas e mercados autistas, livres, sobretudo, de resultados imediatos. São os duros, são os pacientes da nova era e, como tal, são os heróis do cinema independente. Como nunca chegam a entrar no sistema, como são sempre marginais à linha de conduta esperada não se tornam arrogantes, preguiçosos ou carreiristas. Tornam-se maiores, tornam-se visionários.

Indie Júnior: competição especial composta por sessões dirigidas aos mais novos, apresentando curtas e longas-metragens.
Secção especialmente vocacionada para os mais jovens. Tem como principal objectivo a criação e alargamento dos públicos de cinema e visa possibilitar o encontro dos espectadores mais novos com um conjunto de filmes notáveis, aos quais muito provavemente não teriam acesso de outra forma.

Esta secção visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e jovens através de uma experiência artística e lúdica – o cinema. Este relevante instrumento apela aos sentidos e desperta diversas emoções, representando lazer e diversão mas também apelo à reflexão e discussão de diversos temas.

No comments: