Saturday, January 13, 2007

Premiere Sundance #1

A FIM começa, com este clip, uma apresentação de alguns dos filmes que estarão presentes no festival de Sundance. Estes clips foram realizados para serem apresentados no site do Festival e nós aproveitamo-los para ir apresentando os filmes do festival. Aqui, o realizador David Waino, apresenta "The Ten" um filme composto por dez histórias de humor baseadas nos 10 Mandamentos com Paul Rudd, Adam Brody, Rob Corddry, Jessica Alba, Winona Ryder, Liev Schreiber, Justin Theroux, Gretchen Mol, Oliver Platt, Famke Janssen e Ken Marino.

Morreu o produtor Carlo Ponti


O produtor italiano Carlo Ponti, marido de Sofia Loren, morreu aos 94 anos. Colaborou com realizadores, como Federico Fellini, (A Estrada), Vittorio De Sica (Boccaccio 70) e Roberto Rossellini (Europa 51).

A morte ocorreu num hospital de Genebra, onde o produtor fora internado devido a problemas respiratórios. Carlo Ponti nasceu em Magenta, Milão, a norte de Itália, a 11 de Dezembro de 1912 e licenciou-se em Direito em 1935, mas pouco depois optou por trabalhar no cinema.
Em 1940, começou a carreira de produtor e a sua primeira película foi “Piccolo mondo antico”. Em 1950 aliou-se a outro grande nome da produção italiana, Dinode Laurentis, o que o levou a participar nos filmes italianos mais ambiciosos da altura.
Começou assim a sua colaboração com os grandes realizadores, como Federico Fellini, (A Estrada), Vittorio De Sica (Boccaccio 70) e Roberto Rossellini (Europa 51).
Depois veio o desencontro com Laurentis e Ponti continuou o seu trabalho com produções mais modestas. Em 1954 começou o seu trabalho com Sofia Loren, que se tornou a sua segunda mulher. Casou com a actriz por procuração no México, em 1957, mas a justiça italiana condenou-o por bigamia.
Na impossibilidade de obter o divórcio da sua primeira mulher (Giuliana Fistri) em Itália, Ponti foi viver com Sofia Loren para Paris e pediu a nacionalidade francesa para o conseguir.
No final dos anos 50 voltou às grandes produções, uma das quais “Doutor Jivago”, de David Lean, foi premiada com seis Óscares. Em 1961, com o filme “Duas Mulheres”, Sofia Loren ganhou o Óscar de melhor actriz.
No total, Ponti produziu mais de 140 filmes, incluindo “Blow Up”, de Michelangelo Antonioni e “Feios, Porcos e Maus”, de Ettore Scola. Em 1979, foi condenado pela justiça italiana por evasão fiscal, mas quatro anos depois seria absolvido.
Continuou a sua actividade até 1990 quando produziu a série televisiva “Sabato, domenica, lunedi”, e em 1998 “Liv” de Edoard Ponti.

Documentário de Catarina Mourão premiado no Brasil

O documentário «À Flor da Pele», realizado pela portuguesa Catarina Mourão, foi galardoado com o prémio de Melhor Filme no Festival Filme Documentário e Etnográfico - Forumdoc, que decorreu em Belo Horizonte, no Brasil.

Véspera do Europeu de futebol. A ansiedade. O desassossego. Emoções à flor da pele. Num bairro pobre do Porto, tal como em todo o país, um grupo de crianças come, respira e dorme futebol. Enquanto aguardam, com os pais fora de casa, os seus dias são preenchidos pela liberdade da criação das suas próprias regras e na invenção de novos jogos, jogos de poder, emulados dos modelos em casa. O Europeu começa e com ele os rituais: as televisões são colocadas na rua e os jogos são seguidos, com euforia. As vitórias e as derrotas da selecção Portuguesa são festejadas ou choradas por todos. Mas, à margem de todo este burburinho, um dos miúdos não partilha deste interesse pelo futebol e refugia-se num mundo onírico.

Catariana Mourão nasceu em Lisboa em 1969. Completou o curso de Direito em 1992. Entre 1993 e 1995, frequenta uma pós-graduação em Cinema e Televisão, pela Universidade de Bristol. Em 2002, termina o Doutoramento na mesma Universidade, com a dissertação dissertation “I spy with my little eye something beginning with W….In search of Women in Portuguese Fascist archive footage of the 30’s and 40’s”. Juntamente com Catarina Alves Costa, fundou a produtora Laranja Azul, onde trabalham como produtoras e realizadoras de documentários criativos.

"O Campeonato Europeu de Futebol estava a decorrer. Todos os olhos estavam postos em cima dos estádios, jogadores e desafios. Decidi desviar ligeiramente o meu olhar, e perceber o que se estava a passar ao lado dos estádios, fora das televisões: rapazes e raparigas a crescer, a lutar, crianças a parecerem adultos, adultos a comportarem-se como crianças, um país mergulhado na recessão e apatia à espera da vitória da selecção Portuguesa para aconchegar o ego… mas no fim nada mudou e a vida continuou…”

Entre os filmes de Catarina Mourão estão “Malmequer, Bem-me quer” (2004), “Restless” (2002-2004), “Next Stop” (2002), “A Dama de Chandor” (1998) e “Fora de Água” (1997), entre outros.

A realizadora tem um novo projecto em curso, intitulado «Importante é Respirar», que obteve 50 mil euros de apoio financeiro do ICAM ao ser seleccionado em Novembro último no concurso de Produção Cinematográfica de Documentários de Criação.

“À Flor da Pele” tem argumento de Catarina Mourão, fotografia de João Ribeiro, montagem de Catarina Mourão e Florent, som de Catarina Mourão, produção de Patrícia Faria, Sylvie, Randonneix e Catar e é uma produção da Laranja Azul e da Nord-Ouest Documentaires

Filme sobre Edith Piaf abre Festival de Berlim


O filme "La Môme", sobre a cantora francesa Edith Piaf foi seleccionado para abrir a competição oficial do Festival de Cinema de Berlim, em Fevereiro, anunciaram os organizadores do evento.
Este filme de Olivier Dahan, realizador de "La Vie Promise" com Isabelle Huppert e "Les Rivières pourpres II - Les anges de l'apocalypse" com Jean Reno e Christopher Lee, fará a sua estreia mundial a 8 de Fevereiro na 57ª da Berlinale.

A biografia de Piaf é protagonizada por Marion Cottilard e inclui ainda no elenco Sylvie Testud, Gérard Depardieu, Jean-Paul Rouve, Pascal Greggory, Clotilde Courau, Emmanuelle Seigner e Jean-Paul Rouve. A direcção de Fotografia é de Tetsuo Nagata e a produção é da Legende Entreprises

AXN transmite em directo Globos de Ouro


O canal AXN - líder de audiências entre os canais cabo nacionais vai transmitir a próxima gala dos Globos de Ouro, que terá lugar no dia 15 de Janeiro à noite, mais exactamente dia 16, pois o seu início está marcado para a 1 da manhã portuguesa.

Para acompanhar a entrega de prémios, o canal está preparar uma emissão especial que será apresentada por Liliana Neves, que apresenta habitualmente o programa Hollywood Blvd neste canal.

No dia 19 de Janeiro, o AXN transmitirá ainda um resumo especial desta gala no Hollywood Blvd Especial Globos de Ouro.

A apresentar a gala estão mais de cinquenta grandes nomes de Hollywood, entre os quais Tim Allen, David Arquette, Drew Barrymore, Jessica Biel, Steve Carell, George Clooney, Sean Combs, Dane Cook, Courteney Cox, Geena Davis, Cameron Diaz, Tina Fey, Jamie Foxx, Jennifer Garner, Hugh Grant, Adrian Grenier, Jake Gyllenhaal, Tom Hanks, Salma Hayek, Jennifer Love Hewitt, Dustin Hoffman, Philip Seymour Hoffman, Djimon Hounsou, Terrence Howard, Felicity Huffman, Jeremy Irons, Eva Longoria, Jennifer Lopez, Sienna Miller, Sarah Jessica Parker, Joaquin Phoenix, Charlie Sheen, David Spade, Steven Spielberg, John Stamos, Ben Stiller, Sharon Stone, Hilary Swank, Justin Timberlake, Naomi Watts, Rachel Weisz, Vanessa Williams, Reese Witherspoon, James Woods, Renee Zellweger e o elenco de “Heroes” (Ali Larter, Masi Oka, Greg Grunberg, Adrian Pasdar, Hayden Panettiere, Sendhil Ramamurthy e Milo Ventimiglia).

Tom Hanks irá entregar a Warren Beatty o Prémio Cecil B. DeMille Award da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood pela sua “extraordinária contribuição à indústria do entertenimento”:

A “64th Annual Golden Globe Awards” irá ser vista em mais de cento e cinquenta países e é uma das poucas cerimónias de prémios tanto para a indústria do cinema como da televisão.
A gala será produzida pela Dick Clark Productions em associação com a Hollywood Foreign Press Association. Allen Shapiro e Barry Adelman são os produtores executives e Chris Donovan o realizador. Al Schwartz faz consultadoria de produção. Ken Shapiro é o produtor.

Hollywood Blvd Especial Globos de Ouro em Directo
Terça-feira, 16.01.2007 - 01h00

Emissões:
Terça-feira, 16.01.2007 - 01h00

Thursday, January 11, 2007

IndieLisboa #1 - Call For Entries

O INDIELISBOA 2007 - 4º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INDEPENDENTE que vai ter lugar de 19 a 29 de ABRIL 2007, encontra-se com inscrições abertas até 16 de Fevereiro.

Este festival pretende contribuir para a descoberta de novos autores e novas tendências do cinema contemporâneo independente. Ao mesmo tempo, trará a Portugal não só um grande número de realizadores, mas um conjunto de críticos, programadores de cinema e sales agents internacionais que aproveitarão para ver uma selecção da mais recente produção nacional.

O Festival continua a dar a mesma importância às curtas e às longas-metragens e mantém a estrutura, com as secções Competição Oficial (para 1º e 2º filmes - curtas e longas metragens), Observatório (curtas e longas metragens de realizadores que tenham mais de dois filmes na sua filmografia), Laboratório (para filmes de carácter mais experimental) e IndieJúnior (competição internacional de filmes infanto-juvenis).

Os filmes portugueses escolhidos para a Selecção Oficial (Competição, Observatório, Laboratório) concorrem aos seguintes prémios: Prémio Tóbis para Melhor Longa Metragem Portuguesa (4.500 Euros em serviços de pós-produção e 15% de desconto quando ultrapassado o valor do prémio), Prémio Tóbis para Melhor Curta Metragem Portuguesa (500 Euros em serviços de pós-produção e 15% de desconto quando ultrapassado o valor do prémio), Prémio de Melhor Realizador Português de Curta Metragem (valor a anunciar), Prémio de Melhor Fotografia para Filme Português (1000 euros), Prémio a 2 Onda Curta (aquisição de direitos de televisão), Prémio do Público para Longa e para Curta Metragem (1000 e 500 euros respectivamente).
Cumulativamente, os filmes portugueses presentes na Competição Oficial podem ainda ser premiados com o Grande Prémio de Longa Metragem (7.500 euros) ou Grande Prémio de Curta Metragem (3.000 euros). Os filmes de longa metragem incluídos na selecção oficial concorrerão ainda ao Prémio FIPRESCI e ao Prémio de Distribuição.
Para inscrição on-line pode ir ao site do Festival onde encontrará o regulamento, a ficha de inscrição de um pdf da brochura do INDIELISBOA.

Encontro Nacional de Blogues de Cinema


1º ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUES DE CINEMA
(Famafest, Famalicão, Março de 2007)

NOVAS DATAS:
16 a 24 de MARÇO DE 2007

O I Encontro Nacional de Blogues de Cinema vai ter lugar em Famalicão, durante o próximo "Famafest" (Cinema e Literatura), entre 16 e 24 de Março (o Encontro ocupará sexta, sábado e domingo, 16, 17 e 18). Os participantes terão direito a um livre trânsito para todo o festival, se assim pretenderem, e a organização do festival vai providenciar, junto de hotéis, residenciais e restaurantes para obter preços especiais para a estadia dos inscritos. Para lá das sessões de trabalho e debate, o festival vai organizar sessões especiais com obras particularmente dedicadas ao evento ao tema "Vanguardas dos Anos 20 e o Expressionismo", tema esse botado através do blogue do director do festival, Lauro António.
Segundo a direcção do encontro "A reunião terá apenas um propósito: debater ideias e criar condições de uma maior eficácia de comunicação. Não será aceite qualquer tipo de condicionante, quer tenha a ver com sexo, idade, raça, credo político, religioso, estético, cinematográfico. Não será tolerada qualquer tipo de tentativa de manipulação dirigista. Uma voz, um blogue, uma possibilidade de expor as suas ideias. Não será tolerada qualquer tentativa de coarctar a liberdade individual, a não ser aquela que reponha a liberdade dos restantes, se ela estiver ameaçada. Nesta perspectiva, poderá sair deste primeiro encontro uma Associação Portuguesa de Blogues de Cinema (e afins), cuja regra número um terá de ser o escrupuloso respeito pela liberdade de pensar e de se expressar de cada associado".
Efectuem a inscrição neste blogue.

1º ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUES DE CINEMA

BLOGUES DE CINEMA
Os Melhores de 2006

Na sessão de abertura do I Encontro Nacional de Blogues de Cinema, vai ser anunciado qual o Blogue Nacional de Cinema que conquistou, entre os seus pares, o título de “O Melhor Blogue de Cinema de 2006”, e também o de “O Melhor Blogue Português de Cultura.” A cada um será atribuído um Diploma autenticado pelo Famafest.
Terminada a votação, aqui ficam os nomes dos blogues citados:

BLOGUES DE CINEMA
Os Melhores de 2006

Acossado, O
Ainda não começámos a pensar
Amarcord IIIIIIII
Aranhas, As III
Brain-mixer II
Cineásia II
Cineblog IIII
De que raio é que ele está a falar?
Estado Civil
Fila do meio
Filmes de Culto
Grindhouse
Hollywood
Imagens Perdidas
Last Picture Show
Mise en Abyme II
Mulholand Drive
Obscuridades da 7º Arte
Pasmos Filtrados III
Plano 9
Play It Againt III
Royale With Cheese III
Viver contra o tempo
Wasted Blues III
Zona Negra IIII


A FIM falará mais tarde do workshop "Vanguardas dos Anos 20 e o Expressionismo" e ainda da eleição dos Melhores Filmes de 2006 pelos blogues de cinema.

Wednesday, January 10, 2007

The National Board of Review Awards


Os prémios já tinham sido anunciados em Dezembro do ano passado, por isso não houve grandes surpresas no dia 9 de Janeiro, quando teve lugar a gala para os “The National Board of Review Awards” em Nova Yorque.

Aqui ficam nomeados e vencedores. Mais um passo para os Óscares.

Melhor Filme: LETTERS FROM IWO JIMA, Clint Eastwood

Melhor Realizador: MARTIN SCORSESE, The Departed

Melhor Actor: FOREST WHITAKER, The Last King of Scotland

Melhor Actriz: HELEN MIRREN, The Queen

Melhor Actor Secundário: DJIMON HOUNSOU, Blood Diamond

Melhor Actriz Secundária: CATHERINE O'HARA, For Your Consideration

Melhor Filme Estrangeiro: VOLVER, Pedro Almodovar

Melhor Documentário: AN INCONVENIENT TRUTH

Melhor Filme de Animação: CARS

Melhor Elenco: THE DEPARTED

Melhor Realização em Primeiro Filme: JASON REITMAN, Thank You for Smoking

Melhor Argumento Original: ZACH HELM, Stranger Than Fiction

Melhor Argumento Adaptado: RON NYSWANER, The Painted Veil

OS MELHORES DEZ FILMES DE 2006
Melhor Filme: LETTERS FROM IWO JIMA
E, por ordem alfabética:
BABEL
BLOOD DIAMOND
THE DEPARTED
THE DEVIL WEARS PRADA
FLAGS OF OUR FATHERS
THE HISTORY BOYS
LITTLE MISS SUNSHINE
NOTES ON A SCANDAL
THE PAINTED VEIL

OS MELHORES CINCO FILMES ESTRAGEIROS DE 2006
Melhor Filme: VOLVER
E, por ordem alfabética:
CURSE OF THE GOLDEN FLOWER
DAYS OF GLORY
PAN'S LABYRINTH
WATER

OS MELHORES CINCO DOCUMENTÁRIOS DE 2006
Melhor Documentário: AN INCONVENIENT TRUTH
E, por ordem alfabética:
51 BIRCH STREET
IRAQ IN FRAGMENTS
SHUT UP & SING
WORDPLAY

OS MELHORES FILMES INDEPENDENTES
Por ordem alfabética:
AKEELAH AND THE BEE
BOBBY
CATCH A FIRE
COPYING BEETHOVEN
A GUIDE TO RECOGNIZING YOUR SAINTS
HALF NELSON
THE ILLUSIONIST
LONESOME JIM
SHERRYBABY
10 ITEMS OR LESS
THANK YOU FOR SMOKING

Prémio de Carreira - ELI WALLACH

Prémio Billy Wilder por Exelência em Realização - JONATHAN DEMME

Prémio Carreira em Produção - IRWIN WINKLER

Prémio História do Cinema William K. Everson - DONALD KRIM

Prémio BVLGARI Liberdade de Expressão - WATER e WORLD TRADE CENTER

Um Festival em casa



O Festival Internacional de Cinema de Estocolmo tornou-se o primeiro festival a oferecer uma selecção de filmes em video-on-demand. Em cooperação com a film2home.se, o festival torna possível para os fãs verem o festival em suas casas.

Os primeiros quarto filme a entrarem nesta selecção são “Hamilton” a longa-metragem de estreia de Matthew Porterfield, o independente romântico “David & Layla”, de Jay Jonroy , o drama Estónio “Empty” (“Tühirand”), de Veiko Õunpuu e o roadmovie documental “The Last Communist”, de Amir Muhammad.


“Estamos muito contentes por conseguir distribuir estes filmes do nosso festival em colaboração com a film2home”, disse o director do festival Git Scheynius. “Dá ao público um muito melhor acesso ao festival e mais flexibilidade. Entusiastas de cinema por todo o país que não têm a possibilidade de vir ao festival a Estocolmo, têm agora a oportunidade de ver os filmes da nossa selecção oficial”.

“Estamos muito entusiasmados por ter os filmes do festival no nosso canal, porque dá ao público uma maior liberdade no consumo destes filmes”, disse Gerard Versteegh, fundador da film2home. “O plano é ter filmes do festival disponíveis no www.film2home.se durante todo o ano de 2007”.

Os filmes do festival estão disponíveis no site da film2home por 19 SEK por filme. Uma compra dá acesso ilimitado ao filme durante 24 horas.
O Festival Internacional de Estocolmo já tem datas para 2007, de 15 a 25 de Novembro, e qualquer outra inforamção poderá ser visto no site do festival.

Tuesday, January 9, 2007

Top 10 dos Filmes Canadianos 2006

O grupo Festival Internacional de Cinema de Toronto anunciou os Top 10 dos filmes canadianos, numa gala apresentada por Sylvie Moreau e Dave Foley. Visionamentos públicos dos filmes seleccionados seguidos de debates com os realizadores terão lugar de 26 de Janeiro a 4 de Fevereiro na Cinemateca de Ontário em Toronto.

Os “Canada’s Top Ten” são escolhidos por um painel composto por dez membros entre realizadores, jornalistas, programadores e profissionais da indústria (ver lista abaixo). "Este foi um ano fenomenal para o cinema Canadiano tanto a nível da crítica como comercialmente” disse Piers Handling, Director do grupo Festival Internacional de Cinema de Toronto. "A diversidade de géneros e temas na lista no “Canada's Top Ten” vem comprovar o extraordinário talento cinematográfico que existe neste país. Estes filmes dão ao público a oportunidade de verem as histórias que os nossos realizadores querem contra, desafiam as noções de cinema e podem mesmo mudar a nossa maneira de ver o mundo”.
Mais informações sobre todos os filmes no site to Top Ten ou carregando no titulo de cada um dos filmes na lista em baixo indicada.

Os “Top Ten Canadian Films” de 2006 são (por ordem alfabética):

AWAY FROM HER - Sarah Polley (Capri Releasing Inc.)
CONGORAMA - Philippe Falardeau (Christal Films Distribution)
UN DIMANCHE À KIGALI - Robert Favreau (Equinoxe Films)
THE JOURNALS OF KNUD RASMUSSEN - Zacharias Kunuk and Norman Cohn (Alliance Atlantis* Motion Picture Distribution)
MANUFACTURED LANDSCAPES - Jennifer Baichwal (Mongrel Media)
MONKEY WARFARE - Reginald Harkema (Odeon Films)
RADIANT CITY - Gary Burns and Jim Brown (Odeon Films and National Film Board of Canada)
SHARKWATER - Rob Stewart (Alliance Atlantis* Motion Picture Distribution)
SUR LA TRACE D'IGOR RIZZI - Noël Mitrani (Atopia Distribution)
TRAILER PARK BOYS THE MOVIE - Mike Clattenburg (Alliance Atlantis* Motion Picture Distribution)

O Júri

Lorraine Clark – produtor freelance
Helen du Toit – director de programa, The Vancouver Film & Television Forum
Manon Dumais - montador, Voir Montréal
Thom Fitzgerald - realizador, 3 NEEDLES (2005), THE WILD DOGS (2002) e THE HANGING GARDEN (1997)
David Hamilton - produtor, WATER (2005), BOLLYWOOD/HOLLYWOOD (2002), EARTH (1998), e FIRE (1996)
Liz Jarvis - produtora, SEVEN TIMES LUCKY (2004)
Raymond Massey - produtor, LONG LIFE, HAPPINESS AND PROSPERITY (2002), SUSPICIOUS RIVER (2000) e WHALE MUSIC (1994), e produtor da Network Entertainment em Vancouver
Aubrey Nealon - realizadora, A SIMPLE CURVE (2005)
Marguerite Pigott - programadora, Toronto International Film Festival e consultora de argumento
Jean-Marc Vallée - realizador, C.R.A.Z.Y. (2005) e LISTE NOIRE (1995)

OS DEZ MAIS EM IMAGENS
_AWAY FROM HER


_CONGORAMA


_UN DIMANCHE À KIGALI


_THE JOURNALS OF KNUD RASMUSSEN


_MANUFACTURED LANDSCAPES


_MONKEY WARFARE


_RADIANT CITY


_SHARKWATER


_SUR LA TRACE D'IGOR RIZZI


_TRAILER PARK BOYS THE MOVIE

Óscares #1 - O Cartaz

Mostrando que nem só de imagens vive o cinema, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood criou para a gala deste ano da entrega dos Óscares, um cartaz que exalta as frases que ficaram mais célebres (há quem sinta algumas omissões) na história do cinema.

Desde “Rosebud” a “I’m the king of the world!” e algumas das mais memoraveis frases algumas vez pronunciadas nos ecrans de cinema partilham o palco este ano com a estatueta do Óscar numa cartaz de This 27x40 que pode ser comprado on-line no site da Academia ($25.00 + $15 para envios internacionais)
Entre as dezenas de conceitos apresentados este foi o que mais se destacou. Segundo Sid Ganis, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, pensou-se a principio que apenas seriam incluídas frases de filmes premiados com Óscars, mas decidiu-se alargar a selecção aos nomeados para Melhor Filme, Argumento ou ambos, entre 1936 e 2005.

Serão distribuídos 65 mil exemplares do poster a nível mundial, que pode também ser adquirido no site oficial da Academia. Os argumentistas sobreviventes das frases escolhidas irão recebê-lo com uma nota pessoal do presidente da organização, em jeito de agradecimento pela sua contribuição.

As nomeações para a 79.ª Cerimónia dos Oscars serão conhecidas a 23 de Janeiro.
As frases seleccionadas, a figurarem no cartaz, foram as seguintes:

"Can`t you see I have you Chump? Get me some wiskey!" («The Great Ziegfeld/ O Grande Ziegfeld», 1936)

"Sometimes you`re so beautiful it just gags me" («You Can`t Take It with You/ Não o Levarás Contigo», 1938)

"Frankly, my dear, I don`t give a damn!" («Gone with the Wind/ E Tudo o Vento Levou», 1939)

"I`ll get you, my pretty, and your little dog, too!" («The Wizard of Oz/ O Feiticeiro de Oz», 1939)

"I`m asking you to marry me, you little fool" («Rebecca», 1940)

"Rosebud" («Citizen Kane /O Mundo A Seus Pés», 1941)

"Here`s looking at you, kid" («Casablanca», 1943)

"No, a golf course is nothing but a pool room moved outdoors" («Going My Way/ O Bom Pastor», 1944)

"One`s too many an`a hundred`s not enough!" («The Lost Weekend/ Farrapo Humano», 1945)

"I`ve seen nothing. I should have stayed at home and found out what was really going on" («The Best Years of Our Lives /Os Melhores Anos da Nossa Vida», 1946)

"You don`t want much. You just want the moon. ...with parsley!" («Gentleman`s Agreement/ A Luz É Para Todos», 1947)

"Frailty, thy name is woman!" («Hamlet», 1948)

"You throw money around like it was money" («All the King`s Men /A Corrupção do Poder», 1949)

"All right, Mr. DeMille, I`m ready for my closeup" («Sunset Blvd./ O Crepúsculo dos Deuses», 1950)

"STELLA!" («A Streetcar Named Desire/ Um Eléctrico Chamado Desejo», 1951)

"Well, what am I? I`m a private no-class dogface. The way most civilians look at that, that`s two steps up from nothin`" («From Here to Eternity/ Até à Eternidade», 1953)

"I coulda had class. I coulda been a contender. I coulda been somebody, instead of a bum, which is what I am" («On the Waterfront/ Há Lodo no Cais», 1954)

"An Englishman never jokes about a wager, sir" («Around the World in 80 Days/ A Volta ao Mundo em 80 Dias», 1956)

"All work and no play make Jack a dull boy" («The Bridge on the River Kwai/ A Ponte do Rio Kwai», 1957)

"Such stupidity is without equal in the entire history of human relations" («Gigi», 1958)

"You can break a man`s skull. You can arrest him. You can throw him into a dungeon. But how do you control what`s up here? How do you fight an idea?" («Ben-Hur», 1959)

"When you`re in love with a married man, you shouldn`t wear mascara" («The Apartment/ O Apartamento», 1960)

"Come in, come in! We won`t bite you--till we know you better" («West Side Story/ Amor Sem Barreiras», 1961)

"No prisoners! No prisoners!" («Lawrence of Arabia/ Lawrence da Arábia», 1962)

"It is widely held that too much wine will dull a man`s desire. Indeed it will, in a dull man" («Tom Jones/ Tom Jones, Romântico e Aventureiro», 1963)

"Gentlemen, you can`t fight in here. This is the War Room" («Dr. Strangelove/ Dr. Estranhoamor», 1964)

"The Von Trapp children don`t play. They march" («The Sound of Music/ Música no Coração», 1965)

"Hope that was an empty bottle George! You can`t afford to waste good liquor, not on your salary!" («Who`s Afraid of Virginia Woolf?/ Quem Tem Medo de Virgínia Woolf», 1966)

"They call me MISTER Tibbs!" («In the Heat of the Night/ No Calor da Noite», 1967)

"What we`ve got here is failure to communicate" («Cool Hand Luke/ O Presidiário», 1967)

"Open the pod bay doors, HAL" («2001: A Space Odyssey/ 2001: Odisseia no Espaço», 1968)

"Think you used enough dynamite there, Butch?" («Butch Cassidy and the Sundance Kid/ Dois Homens e Um Destino», 1969)

"I`m walking here! I`m walking here!" («Midnight Cowboy/ O Cowboy da Meia-Noite», 1969)

"We`re going to kick the hell out of him all the time and we`re going to go through him like crap through a goose!" («Patton», 1970)

"This is Doyle. I`m sittin` on Frog One" («The French Connection/ Os Incorruptíveis Contra a Droga», 1971)

"I`m gonna make him an offer he can`t refuse" («The Godfather/ O Padrinho», 1972)

"I love it when guys peel out" («American Graffiti/ A Nova Geração», 1973)

"Well, to tell ya the truth, I lied a little" («Chinatown», 1974)

"Hit me, Chief! I got the moves!" («One Flew over the Cuckoo`s Nest/ Voando Sobre Um Ninho de Cucos», 1975)

"Attica! Attica!" («Dog Day Afternoon/ Um Dia de Cão», 1975)

"I`m as mad as hell and I`m not going to take this anymore!" («Network/ Escândalo na TV», 1976)

"Follow the money" («All the President’s Men/ Os Homens do Presidente», 1976)

"The Force is strong with this one!" («Star Wars/ A Guerra das Estrelas», 1977)

"Stanley, ya see this? This is this. This ain`t something else. This is this. From now on, you`re on your own" («The Deer Hunter/ O Caçador», 1978)

"The horror. The horror" («Apocalypse Now», 1979)

"I am not an animal. I am a human being. I am a man" («The Elephant Man/ O Homem Elefante», 1980)

"Wanna dance? Or would you rather just suck face?" («On Golden Pond/ A Casa do Lago», 1981)

"E.T. phone home" («E.T. The Extra-Terrestrial/ E.T. - O Extraterrestre», 1982)

"Who was the best pilot I ever saw? Well, uh, you`re lookin` at `im" («The Right Stuff/ Os Eleitos», 1983)

"Wind in the hair! Lead in the pencil!" («Terms of Endearment/ Laços de Ternura», 1983)

"Do I ice `er? Do I marry `er?" («Prizzi`s Honor/ A Honra dos Padrinhos», 1985)

"Shut up! Shut up and take the pain! Take the pain!" («Platoon/ Os Bravos do Pelotão», 1986)

"Snap out of it!" («Moonstruck/ O Feitiço da Lua», 1987)

"Greed is good" («Wall Street», 1987)

"Ten minutes to Wapner" («Rain Man/ Encontro de Irmãos», 1988)

"If you build it, he will come" («Field of Dreams/ Campo de Sonhos», 1989)

"In case I forget to tell you later, I had a really good time tonight" («Pretty Woman/ Um Sonho de Mulher», 1990)

"Good evening, Clarice" («The Silence of the Lambs/ O Silêncio dos Inocentes», 1991)

"You can`t handle the truth!" («A Few Good Men/ Uma Questão de Honra», 1992)

"The truth, Helen, is always the right answer" («Schindler`s List/ A Lista de Schindler», 1993)

"My Momma always said `Life was like a box of chocolates. You never know what you`re gonna get`" («Forrest Gump», 1994)

"Show me the money!" («Jerry Maguire», 1996)

"You had me at hello" («Jerry Maguire», 1996)

"I`m the king of the world!" («Titanic», 1997)

"You make me want to be a better man" («As Good As It Gets/ Melhor É Impossível», 1997)

"Off the record, on the QT, and very Hush-Hush" («L.A. Confidential/ L.A. Confidencial», 1997)

"I am a dead man and buggered to boot" («Shakespeare in Love/ A Paixão de Shakespeare», 1998)

"Remember those posters that said `Today is the first day of the rest of your life?` Well, that`s true of every day except one--the day you die" («American Beauty /Beleza Americana», 1999)

"My name is Gladiator" («Gladiator/ Gladiador», 2000)

"Frodo!" («The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring /O Senhor dos Anéis — A Irmandade do Anel», 2001)

"Give `em the old razzle dazzle" («Chicago», 2002)

"You don`t throw a whole life away just `cause it`s banged up a little" («Seabiscuit/ Nascido Para Ganhar», 2003)

"Don`t jive me, man" («Ray», 2004)

"No, if anyone orders Merlot, I`m leaving" («Sideways», 2004)

"I wish I knew how to quit you" («Brokeback Mountain/ O Segredo de Brokeback Mountain», 2005)

Monday, January 8, 2007

Zoom - Cineclube de Barcelos #1

On The Lot

Os produtores executivos de “On The Lot”, Mark Burnett e Steven Spielberg, vão dar a futuros realizadores, vindos de todo o mundo, a oportunidade de ganhar um acordo para desenvolvimento de um projecto cinematográfico na DreamWorks no valor de 1 milhão de dólares.

A ser transmitida pela FOX na próxima primavera, esta série irá ter um elenco de 16 realizadores por descobrir que irão competir para ganhar o apoio dos telespectadores, tendo em conta que o seu destino é decidido por uma votação semanal feita por telefonemas.

A competição irá para o ar duas noites por semana, na primeira noite será o episódio “Film Premiere”, seguido no dia seguinte pelo episodio “Box Office”.

Depois de uma procura global, os candidates irão ser reduzidos a um grupo de 16 talentosos realizadores. Os finalistas irão para Hollywood, onde vão ser divididos em equipas e começar a sua viagem a caminho da, tão americana “big break.”

Todas as semanas os aspirantes a realizadores vão produzir curtas-metragens de um género especifico, desde comédias a thrillers, dramas a romance, ficção cientifica a terror. Irão ter acesso aos melhores meios da industria – argumentistas profissionais, elenco e equipa técnica e até mesmo a algumas celebridades de Hollywood.

Depois de as equipas terem andado à luta entre datas, orçamentos e o caos normal da produção de um filme, as curtas-metragens serão estreadas e criticado em frente um público ao vivo no episódio “Film Premiere”. Os júris incluirão um executivo de uma empresa cinematográfica, um eminente crítico de cinema e uma sucessão de convidados como por exemplo realizadores que sejam especialistas no género da semana. Mas os jovens realizadores terão de enfrentar os mais brutais críticos de todos, o público.

Vão ser os espectadores da FOX, através de uma votação, que decidirão qual o filme que deverá ser abandonado. Na noite seguinte, no “Box Office”, serão mostrados os resultados e o realizador que reunir o menor número de votos será enviado para casa.

A competição continuará e os realizadores vão sendo eliminados (mais ou menos o que acontece em Portugal) até que o último realizador será coroado vencedor e terá nas suas mãos um contracto para produzir um filme na DreamWorks … ON THE LOT.

As inscrições estão abertas até 15 de Fevereiro. Para mais informações e o vídeo de apresentação, bem como para ver os vários filmes já enviados pelos possíveis concorrentes, vá ao site do programa.

Sunday, January 7, 2007

Call For Entries #1

Um dos pontos fulcrais da F.I.M. é a listagem de festivais com inscrições abertas "Call For Entries", que iremos publicar todas as segundas-feiras, aqui neste blog. Poderá ficar a saber quais os festivais com inscrições abertas, qual a data em que essas inscrições acabam e onde pode registar os seus filmes e vídeos, bem como outra informação adicional. Sendo esta a primeira edição desta listagem, no que diz respeito a festivais internacionais estão incluídos apenas aqueles cuja data de término é em Janeiro. Atenção que o prazo de alguns é já este dia 8 de Janeiro. Se souber de Festivais com inscrições abertas informe-nos para revista.fim@gmail.com


FAMAFEST 2007
Inscrições até 1 de Fevereiro.
Podem inscrever-se filmes e vídeos, longas ou curtas-metragens, ficção ou documentários, nas seguintes secções:

I. ADAPTAÇÕES DE OBRAS LITERÁRIAS
II. BIOGRAFIAS E DOCUMENTÁRIOS SOBRE TEMAS LITERÁRIOS
III. ADAPTAÇÕES DE OBRAS LITERÁRIAS PARA CRIANÇAS E JOVENS

São admitidas cópias das obras em diversos suportes, a saber:
1. Película - 35 ou 16 milímetros
2. Vídeo – Betacam ou VHS (em casos excepcionais)
3. DVD – Zona 2

para pedir regulamento e ficha de inscrição escreva para film.festivalpt@gmail.com
para mais informações ler artigo da F.I.M.

15º FESTIVAL DE CURTAS-METRAGENS DE VILA DO CONDE
Inscrições até 13 de Abril de 2007 (para a Competição Internacional) e 25 de Maio de 2007 (para a Competição Nacional).
Festival de 7 a 15 de Julho 2007
Aceita Animações, Documentários, Filmes Experimentais, Ficções e Vídeos Musicais, em 16mm, 35mm ou BETACAM SP/Pal, produzidos em 2006 ou 2007, de duração inferior a 60 minutos, de preferência com legendas em Português ou Inglês.
Para mais informações aceder ao site do festival.

e-mail: submissions@curtasmetragens.pt,
fax: +351 252 248416,
telefones: +351 252 646516 / 638025.

morada
15º Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Auditório Municipal, Praça da República
4480-715 Vila do Conde
Portugal

THE NEW YORK INTERNATIONAL FIILM AND VIDEO FESTIVAL
Inscrições abertas
Festival em Los Angeles em Setembro de 2007
O New York International Independent Film and Video Festival foi fundado em 1993 por Stuart Alson, entretanto tem vindo a espander-se e apresenta programas nas áreas de cinema, musica e artes plásticas em Nova Yorque, Los Angeles, Las Vegas e Maiami.

morada
505 E. Windmill Lane, Suite 1b-102
Las Vegas, NV 89123

Director: Stuart Alson
Para mais informações: Annalisa San Juan - tel (702) 361-7636
e-mail: filmmfest@aol.com
Ou no site do festival.

São aceites em competição todos os géneros incluindo dramas, comedias, documentarios e animação.
Pode fazer o downlowad da Ficha de Inscrição aqui.

40TH WORLDFEST-HOUSTON INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
Inscrições até 15 de Janeiro
Festival de 20 a 29 de Abril de 2007

morada
9898 Bissonnet, Suite 650
PO Box 56566
77256-6566 Houston TX
United States
tel : 713-965-9955
fax : 713-965-9960
Para mais informações ver o site do festival.

ATHENS VIDEO ART FESTIVAL 07
Inscrições até 20 de Janeiro
Festival de 27 a 29 de Abril de 2007
Athens Video Art Festival é um festival de Vídeo Arte na Grécia.

morada
14342 Athens
Grécia
Para mais informações ver o site do festival.

31º ATLANTA FILM FESTIVAL
Inscrições até 11 Janeiro
Festival de 19 a 28 de Abril de 2007

morada
IMAGE Film & Video Center
535 Means Street, Suite C
30318 Atlanta GA
Edstados Unidos da América
Tel : 404-352-4225
Fax : 404-352-0173
Para mais informações ver o site do festival.

ATHENS.ANIMFEST 07
Inscrições até 31 Janeiro
Festival de 15 a 21 de Março de 2007
Os objectivos do festival são a projecção da herança cultural comum na União Europeia e os diálogos inter-culturais com os países do treceiro mundo através dos seus produtos audiovisuais

morada
43 DEINOKRATOUS
10676 ATHENS
Grécia
Tel : 0030 210 72 93691
Fax : 0030 210 7292678
Para mais informações ver o site do festival.

BARE BONES INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival de 23 a 29 de Abril de 2007

morada
401 W. Broadway,
Suite 308
74401 Muskogee OK
United States
Tel : 918-616-1264
Para mais informações ver o site do festival.

BRITSPOTTING
Inscrições até 15 de Janeiro
Festival de 19 a 25 de Abril de 2007
Britspotting aceita apenas filmes ingleses ou irlandeses entre curtas, longas, animação e documentários.

morada
britspotting e.V.
Veteranenstr. 21
10119 Berlin
Alemanha
Tel : +49 30 44040494
Fax : +49 30 448 39 61
Para mais informações ver o site do festival.

CINE LAS AMERICAS INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
Inscrições até 30 de Janeiro
Festival de 19 a 26 de Abril de 2007
O Cine Las Americas International Film Festival, está agora no seu décimo ano e aceita apenas filmes da América do Norte, Central e do Sul e ainda das Caraíbas.

morada
PO BOX 1626
78767 Austin TX
EUA
Tel : 512 535 0765
Fax : 512 535 0765
Para mais informações ver o site do festival.

CROSSROADS FILM FESTIVAL
Inscrições até 20 de Janeiro
Festival de 29 de Março a 1 de Abril de 2007

morada
P.O. Box 22604
39225 Jackson MS
EUA
Tel : 601-510-9148
Para mais informações ver o site do festival.

DOK.FEST INTERNATIONAL DOCUMENTARY FILMFESTIVAL MUNICH
Inscrições até 10 de Janeiro
Festival de 4 a 10 de Maio de 2007
O maior festival de documentarismo da Alemanha e um dos mais famosos mundialmente. Aceitam filmes com 50 minutos ou mais. O festival exibe ainda um Best-of da produção internacional do ano passado respeitante a documentarismo excluindo os documentários televisivos.

morada
Landwehrstrasse 79
80336 Munich
Alemanha
Tel : +49 89 51 39 97 88
Fax : +49 89 51 56 39 36
Para mais informações ver o site do festival.

EAST END FILM FESTIVAL
Inscrições até 26 de Janeiro
Festival de 19 a 26 de Abril de 2007

morada
The Brady Arts and Community Centre
192 - 196 Hanbury Street
E1 5HU London
United Kingdom
Tel : 020 7364 7918
Fax : 020 7364 7901
Para mais informações ver o site do festival.

FARGO FILM FESTIVAL
Inscrições até 9 de Janeiro
Festival de 7 a 10 de Março de 2007
São aceites inscrições nas categorias: Narrative Feature and Short, Documentary Feature and Short, Student, Animation/Experimental and Native American Voices.

morada
Fargo Theatre
314 Broadway
58102 Fargo ND
United States
Tel : (701) 239-8385
Fax : (701) 235-0893
Para mais informações ver o site do festival.

FESTIVAL DE CINE DE GRANADA – FICÇÃO e DOCUMENTÁRIOS
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival de 26 a 31 de Julho de 2007
Prémios para Argumento, Realização, Actor e Actriz, Direcção Artística, Fotografia, Montagem e Filme. Há também um Prémio Especial para Melhor Ficção e Melhor Documentário.

morada
Annual Program Without Frontiers
18071 GRANADA
Espanha
Fax : 1 734 538 6155
Para mais informações contactar através do e-mail.


FOURSITE FILM FESTIVAL
Inscrições até 17 de Janeiro
Festival de 28 de Fevereiro a 3 de Março de 2007

morada
1936 N Kensington
84025 Farmington UT
EUA
Tel : 801-390-0561
Para mais informações ver o site do festival.

HARTWICK COLLEGE INDEPENDENT FILM FESTIVAL
Inscrições até 20 de Janeiro
Festival de 2 a 3 de Março de 2007
Aceitam longas metragens de qualquer género no entanto dão preferência a documentários e cinema experimental.

morada
Hartwick College
Dewar Hall
13820 Oneonta NY
EUA
Tel : (607) 431-4415
Para mais informações ver o site do festival.

HI/LO FILM FESTIVAL
Inscrições até 15 de Janeiro
Festival de 12 a 15 de Abril de 2007
O Hi/Lo Film Festival de São Francisco exibe filmes abstractos, narrativos, documentais e animados, filmados numa variedade de formatos incluindo DV, Pixelvision, Super8, hi-8, 16mm e 35mm.

morada
P.O. BOX 170309
94117 San Francisco CA
EUA
Tel : 415.558.7721
Para mais informações ver o site do festival.


HOT DOCS CANADIAN INTERNATIONAL DOCUMENTARY FESTIVAL
Inscrições até 15 de Janeiro
Festival de 20 a 29 de Abril de 2007
O maior festival de documentários da América do Norte. Tem um mercado.

morada
110 Spadina Avenue
Suite 333
M5V 2K4 Toronto, Ontario ON
Canadá
Tel : 1-416-203-2155
Fax : 1-416-203-0446
Para mais informações ver o site do festival.

INTERNATIONAL ANIMATED FILM FESTIVAL REANIMACJA
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival de 20 a 22 de Abril de 2007
Inscrições abertas a profissionais, estudantes e escolas.

morada
KinoForma Foundation
Piotrkowska Street 203/205
90-451 Łódź
Polónia
Tel : 00 48 506 170 036
Fax : 004842 636 03 14
Para mais informações ver o site do festival.

INTERNATIONAL SHORT FILM FESTIVAL OBERHAUSEN
Inscrições até 15 de Janeiro
Festival de 4 a 9 de Maio de 2007
Fundado em 1954, o International Short Film Festival Oberhausen é um dos mais antigos e maiores festivais de curtas metragens.

morada
Grillo Strasse 34
46045 Oberhausen
Alemanha
Tel : 49-208-825.2652
Fax : 49-208-825 5413
Para mais informações ver o site do festival.

INTERNATIONAL WINDSONG FILM FESTIVAL
Inscrições até 20 de Janeiro
Festival de 5 a 11 de Março de 2007
O lema do festival é: "Reach Out, Touch Others & Make a Difference"

morada
PO Box 5018
46895-5018 Fort Wayne, Indiana IN
United States
Tel : (260) 348-5510

KALAMAZOO ANIMATION FESTIVAL INTERNATIONAL
Inscrições até 30 de Janeiro
Festival de 13 a 15 de Maio de 2007

morada
202 N. Rose
P.O. Box 4070
49003-4070 Kalamazoo MI
United States
Tel : 269-373-7883
Para mais informações ver o site do festival.
KENT FILM FESTIVAL
Inscrições até 15 de Janeiro
Festival de 29 de Março a 1 de Abril de 2007
O Festival “usa o poder do cinema para promover a tolerância e a compreensão de maneira a uma planeta mais pacífico”.

morada
267 kent road
06757 kent ct
EUA
Tel : 860 927 7954
Para mais informações ver o site do festival.

KINOTEATR.DOC
Inscrições até 15 de Janeiro
Festival de 23 a 28 de Fevereiro de 2007

morada
LETNAYA STREET 38/2/85
141021 MOSCOVO
Russia
Tel : +7 910 409 408 1
Fax : +7 495 143 94 68
Para mais informações ver o site do festival.

LAKE HAVASU FILM FESTIVAL
Inscrições até 19 de Janeiro
Festival de 20 a 22 de Abril de 2007

morada
P.O. Box 2517
86405 Lake Havasu City AZ
EUA
Tel : (928) 855-6166
Fax : (928) 854-2301
Para mais informações ver o site do festival.
MALIBU INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
Inscrições até 15 de Janeiro
Festival de 13 a 16 de Abril de 2007
O Malibu International Film Festival é especialmente dedicado ao cinema independente de todo o mundo.

morada
PO Box 4166
90264-9907 Malibu CA
EUA
Tel : 1 310 452-6688
Para mais informações ver o site do festival.


MENDOCINO FILM FESTIVAL
Inscrições até 10 de Janeiro
Festival de 17 a 20 de Maio de 2007
Cinema independente.

morada
PO Box 775
95410 Albion CA
EUA
Para mais informações ver o site do festival.

MIFF - FILM FESTIVAL INTERNAZIONALE DI MILANO
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival de 22 de Março a 2 de Abril de 2007
Chama-lhe o “Óscar” italiano para p Cinema Independente.

morada
Viale Famagosta, 19 - 20142 Milano
Tel. +39 02 8918 1179
Fax. +39 02 8912 5683
Para mais informações ver o site do festival.
Ficha de Inscrição aqui.


MORBEGNO FILM FESTIVAL
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival de 26 a 30 de Setembro de 2007
O MFF tem duas intenções, a de reconhecer a criatividade de realizadores e das suas experiências e dar ao público a possíblidade de conhecer “outras visãoes” normalmente recusadas pelas distribuidoras comerciais. Curtas-metragens e vídeo.

morada
Associazione Culturale Zert
Casella Postale 138
23017 Morbegno
Italy
Para mais informações ver o site do festival.
MOSTRA DE CURTMETRATGES DE SAGUNT
Inscrições até 15 de Janeiro
Festival de 21 a 29 de Abril de 2007
Cinco secções para competição: Curtas em 35mm – Curtas em DVD – Curtas de Animação – Curtas Documentais – Curtas de VideoArt

morada
Mostra de curts / Espai DINA
C/Albalat nº1, CP: 46.500
46500 Sagunt, Valencia VA
Espanha
Para mais informações ver o site do festival.

MUDFEST
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival a 17 de Março de 2007
Curtas com menos de 15 minutos. Inscrição gratuita.

morada
PO Box 592
2850 Mudgee, NSW
Austrália
Tel : +61263733786
Para mais informações ver o site do festival.

NAOUSSA INTERNATIONAL SHORT FILM AND VIDEO FESTIVAL
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival de 3 a 6 de Maio de 2007

morada
48, Zafiraki str.
59200 Naoussa
Greece
Tel : +306974479043
Fax : +302332028459
Para mais informações ver o site do festival.

PORTUGUESE FILM &VIDEO FESTIVAL - CANADA
Inscrições até 10 de Janeiro
Festival de 20 a 5 de Junho de 2007
Cinema e Vídeo português.

morada
623-1424 Commercial Drive
V5L 5G3 Vancouver BC
Canada
Tel : 604-684-5876
Para mais informações ver o site do festival.
PREMIERS PLANS (ANGERS)
Inscrições até 12 de Janeiro
Festival de 19 a 28 de Março de 2007
Competição de 60 primeiros filmes: 10 longas-metragens, 10 curtas-metragens europeias, 10 curtas-metragens francesas e 30 filmes de escolas.

morada
54 rue Beaubourg
75003 Paris
França
Tel : 33-1-42 71 53 70
Fax : 33-1-42 71 47 55
Para mais informações ver o site do festival.

RENCONTRES CINEMAS D'AMERIQUE LATINE DE TOULOUSE
Inscrições até 10 de Janeiro
Festival de 16 a 25 de Março de 2007
Cinema Latino-Americano

morada
34 rue de la fonderie
31000 Toulouse
França
Tel : 33 (05) 61 32 68 31
Fax : 33 (05) 61 32 68 31
Para mais informações ver o site do festival.

RWANDA FILM FESTIVAL
Inscrições até 30 de Janeiro
Festival de 16 a 30 de Março de 2007
Tendo em conta a sua história e passado de um país trancado, este Festival é uma tentativa de expor o Ruanda às realidades do mundo.

morada
4065 Kigali Rwanda
4065 Kigali Rwanda Rw
Roménia
Tel : +250 08 30 40 89
Fax : +250 581044
Para mais informações ver o site do festival.

SAN FRANCISCO SHORT FILM FESTIVAL
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival de 26 a 30 de Junho de 2007
Prémios para Realização, Actor e Actriz, Argumento, Fotografia e Direcção Artística. Prémio Especial para Melhor Curta-Metragem.

morada
Annual Program Without Frontiers
94132 SAN FRANCISCO CA
EUA
Fax : 1 734 538 6155
Para mais informações ver o site do festival.

SINGAPORE INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
Inscrições até 15 de Janeiro
Festival de 18 a 30 de Abril de 2007

morada
45A Keong Saik Road, Singapore
089149 Singapore
Singapura
Tel : 65-6738 7567
Fax : 65-6738 7578
Para mais informações ver o site do festival.
THE CRAIC FESTIVAL
Inscrições até 20 de Janeiro
Festival de 7 a 10 de Março de 2007

morada
384 Warren St., RM 2R
Brooklyn
10121 New York NY
EUA
Tel : 917-805-3100
Para mais informações ver o site do festival.

THE PINTSIZE FILM FESTIVAL:
THE WORLDS SMALLEST FILM FESTIVAL
Inscrições até 14 de Janeiro
Festival a 4 de Março de 2007
O Festival mais pequeno do mundo. Inscrições para filme com 4.40’’ ou menos. Categorias de Videoclip, Comedia, Drama, Experimental e Documentário.
Pelo que parece o Festival foi adiado até nova ordem, no entanto a data de inscrição continua a ser a mesma.

morada
14 St. Stephens Green
Dublin 2
D2 Dublin
Irlanda
Tel : 0868613374
Para mais informações ver o site do festival.

THIRD ANNUAL SHOW ME DIGITAL FILM FESTIVAL
Inscrições até 31 de Janeiro
Festival a 15 de Fevereiro de 2007

morada
510 Broadway
63701 Cape Girardeau MO
EUA
Tel : 573-334-5273
Para mais informações ver o site do festival.