Friday, January 5, 2007

Sundance 07 - Secções e Prémios


Dentro do Sundance Film Festival existem várias secções de filmes em competição ou em mostra, assim como uma enorme diversidade de prémios a atribuir não só respeitantes ao cinema idependente americano, mas também ao cinema de todo o mundo.

INDEPENDENT FILM COMPETITION
A Independent Film Competition dá ao público a possibilidade de ver em primeira mão uma série de filmes de ficção ou documentarismo de novos realizadores americanos. A competição representa a diversidade estética e temática do cinema contemporâneo Americano e transformou-se num palco de eleição para os jovens realizadores.

WORLD CINEMA COMPETITION
A World Cinema Competition apresenta uma selecção de alguns dos melhores filmes do panorama internacional tanto em ficção como documentário. E é uma janela para as preocupações temáticas e estécticas dos artistas mais inovadores por todo o globo e estimula o diálogo criativo entre eles.

PREMIERES
Mostra de filmes em ante-estreia de alguns dos mais conceituados realizadores norte-americanos.

SPECTRUM
Um tributo à abundância de novas vozes e espíritos criativos no cinema independente da actualidade.

PARK CITY AT MIDNIGHT
Os filmes de Park City at Midnight divertem, surpreendem ou chocam, sendo a última paragem no circuito social do festival e umas últimas gotas de imagem para os verdadeiramente obcecados. Uma felicidade para os verdadeiros cinéfilos, esta secção apresenta uma mistura de cinema de horror, comedia, contos surreais, animação, e histórias bizarras que desafiam a categorização.

FRONTIER
Filmes que vêm das mais diversas localidades do mundo mas que têm entre eles uma única ligação, a experimentação. São filmes que vão mais longe daquilo que hoje circunscreve o cinema. Utilizam estéticas inovadoras, desafiam, provocam e intrigam.

FROM THE COLLECTION
De uma colaboração entre o Sundance Institute e o UCLA Film & Television Archive, a Sundance Collection na UCLA é um arquivo inovador dedicado a preservar o cinema independente. Graças às contribuições de realizadores bem como de instituições e empresas como Sony Pictures Classics, Strand Releasing, Lions Gate Films, Miramax Films e New Line Cinema, a Collection tem vindo a desenvolver-se nos últimos nove anos.

SHORTS PROGRAMS
Uma selecção de curtas-metragens independentes que abandonaram as convenções da maneira tradicional de contar histórias.

WORLD CINEMA COMPETITION
Agora no seu Segundo ano, a World Cinema Competition, junta alguns dos melhores filmes em ficção e documentarismo da esfera do cinema independente de todo o mundo.
O ano passado ganhou o documentário “In the Pit” de Juan Carlos Rulfo e a ficção “13 Tzameti” de Géla Babluani.

DIRECTING AWARD
O prémio que reconhece um novo grande realizador tanto em documentários como em ficção. Em 2006 o realizador James Longley de “Iraq in Fragments” e Dito Montiel de “A Guide to Recognizing Your Saints” foram os vencedores.

CINEMATOGRAPHY AWARD
Em 2006 James Longley de “Iraq in Fragments” e Tom Richmond de “Right at Your Door” ganharam este prémio para a Direcção de Fotografia.

WALDO SALT SCREENWRITING AWARD
O Juri da competição de cinema de ficção atribui também este prémio para um argumento específico.

DOCUMENTARY EDITING AWARD
O Juri da Competição de Documentarismo atribui ainda este prémio para melhor montagem. O ano passado Billy McMillin, Fiona Otway e James Longley, montadores de “Iraq in Fragments” foram os vencedores.

AUDIENCE AWARDS
O Prémio do Público é atribuido apenas aos filmes em competição nas secções: American e World. O Ano passado venceram, em Cinema Americano, “God Grew Tired of Us”, de Christopher Quinn (Documentário); “Quinceañera” de Wash Westmoreland e Richard Glatzer (Ficção); e em Cinema do Mundo “DeNADIE”, de Tin Dirdamal (Documentário) e “No. 2” de Toa Fraser (Ficção).

ALFRED P. SLOAN FEATURE FILM PRIZE
Dado pela Alfred P. Sloan Foundation, este prémio é atribuido ao argumentista e realizador cujo filme foque a ciência ou tecnologia como temática. O ano passado “The House of Sand”, de Andrucha Waddington e escrito por Elena Soarez.

SUNDANCE/NHK INTERNATIONAL FILMMAKERS AWARDS
É ainda atribuído um prémio para apoiar vozes emergentes no cinema internacional. É atribuído a realizadores de diferentes partes do mundo de maneira a ajudar a realização do seu próximo projecto. O ano passado foi atribuído a Patrice Toy (The Spring Ritual), Fernando Eimbcke (Lake Tahoe), Cruz Angeles (Don't Let Me Drown) e Kanji Nakajima (The Clone Returns to the Homeland)

No comments: