Wednesday, January 24, 2007

FANTASPORTO 07 - Europa Fantástica

CINEMA FANTÁSTICO EUROPEU NA 11º MÉLIÈS DE PRATA

O melhor cinema europeu na área do fantástico encontra-se no Porto. O Festival Internacional de Cinema do Porto volta a eleger mais um candidato ao Méliès d'Or. Desde 1996 que a Federação Europeu de Festivais de Cinema Fantástico organiza uma competição para dar visibilidade ao cinema do Velho Continente. A 11ª edição do Méliès de Prata conta com filmes como Taxidermia de Gyorgy Pálfi, da Roménia, mas também, The Horror Bus do holandês Pieter Kuipjers ou o britânico Severenace de Christopher Smith, entre muitos outros exemplares demonstrativos da vitalidade do cinema fantástico europeu



A 27ª edição do Fantasporto tem o patrocínio do Ministério da Cultura português, através do ICAM ­ Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia, bem como, da Câmara Municipal do Porto. O festival tem lugar entre os dias 19 de Fevereiro a 4 de Março de 2007, no Rivoli Teatro Municipal.
O Méliès d¹Or é uma competição única, organizada entre os vários festivais de cinema da Europa. A competição está aberta a longas e curtas-metragens e é organizada pelos festivais membros da Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico.
Numa primeira fase, cada festival faz uma competição, nomeando um candidato, o Méliès d¹Argent. Esse filme fica automaticamente habilitado ao Méliès d¹Or. A partir do momento que todos os festivais membros da federação atribuiram o Méliès d¹Argent, o próximo festival no calendário organiza a competição final. A 11ª edição da Cerimónia do Méliès d¹Or realiza-se em Lund, na Suécia, durante o Festival Internacional de Cinema Fantástico, no mês de Setembro de 2007. A Federação pretende com a organização desta competição, dar destaque ao cinema europeu fantástico de qualidade.



Este ano, destaque para obras divertidas, mas fortes e violentas como Severance de Christopher Smith. Gore assustador e muito divertido. Para os fãs de Shaun of the Dead e American Werewolf in London. Quando uma multinacional de armas decide recompensar os trabalhadores com um fim de semana radical nas montanhas do leste da Europa, o horror mistura-se com a comédia, quando a equipa luta primeiro entre ela e depois pela sobrevivência contra um grupo de sangrentos assassinos à procura de vingança. Ou, Taxidermia de Gyorgy Pálfi. Selecção oficial Un Certain Regard do Festival de Cannes 2006, segue estas três gerações de homens e, por vezes, faz lembrar Salo, or the 120 Days of Sodom de Pier Paolo Pasolini. Na Hungria da Segunda Guerra Mundial, um soldado pernoita numa casa da campo, numa zona remota. O frustrado sexual soldado Vendel só se preocupa em desenvolver técnicas mirabolantes de masturbação, à medida que espia a mulher e a filha do comandante do pelotão. Vendel consegue, inclusive, expelir fogo pelo pénis. O filho Kálmán cresce para reconfortar o seu país como o maior comilão das redondezas. O filho de Kálmán, Lajos, não herdou os dons da família e trabalha como um taxidermista, profissional que pratica a arte de empalhar animais, neste caso, gatos gigantes. Pela Noruega, é candidato ao Méliès de Prata do Fantasporto 2007 o filme The Bothersomme Man de Jens Lien. Premiado na Semana da Crítica do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2006, o filme é uma parábola inteligente e dramática sobre o consumismo e a obsessão com as aparências. Leva-nos à descoberta dos maiores problemas da sociedade moderna ­ a obrigação da padronização, a negação da originalidade, a vigilância sobre os cidadãos.
O vencedor do Prémio de Melhor Realizador da Semana dos Realizadores do Fantasporto 2006, Peter Kuipjers regressa num registo totalmente diferente ­ The Horror Bus. Em vez das conspirações de multinacionais e das mensagens subliminares de Offscreen, o holandês conta agora uma não muito inocente história de fantasmas sobre uma viagem de estudo que acaba muito mal.





No ano de 2007, o Fantasporto dedica Retrospectivas aos Grandes Clássicos do Cinema Russo, com especial destaque para Andrei Tarkovski e para o cinema fantástico dos anos 50 (com o patrocínio dos prestigiados estúdios da MosFilm). A cinematografia homenageada oficialmente é a da Grécia. Actividades complementares, a cargo da Realizar SA ocuparão a Praça D. João I. Do programa paralelo da 27ª edição do Fantasporto fazem, ainda, parte, exposições, workshops, debates e lançamentos de dvds, entre outros.

MÉLIÈS DE PRATA
LONGAS METRAGENS

AUSENTES de Daniel Calparsoro (Esp/Spa)
JADE WARRIOR de Antti-Jussi Annila (Fin ­ Hol ­ Est ­ Chi/Fin ­ Neth ­ Est ­
Chi)
LA HORA FRIA de Elio Quiroga (Esp/Spa)
RENAISSANCE de Christian Volkman (Fra ­ GB ­ Lux/Fra ­ UK ­ Lux)
SEVERANCE de Christopher Smith (GR/UK)
TAXIDERMIA de Gyorgy Pálfi (Hun ­ Aus ­ Fra)
THE HORROR BUS de Pieter Kuipjers (Hol/Neth)
THE LIVING AND THE DEAD de Simon Rumley (GB/UK)

CURTAS METRAGENS

FINKLE'S ODYSSEY de Barney Clay (GB/UK)
HAPPY BIRTHDAY 2 YOU de Victor Mata (Esp/Spa)
O JARDIM DAS DELÍCIAS DA QUÍMICA de Jorge Sá (Por)
RABBIT de Run Wrake (GB/UK)
THE HANDYMAN de Simon Rumley (GB/UK)
THE SHADOW WITHIN de Silvana Zancolò (Ita)
VILLAINS de Tom Cosgrove (Irl/Ire)

No comments: