Saturday, January 13, 2007

Documentário de Catarina Mourão premiado no Brasil

O documentário «À Flor da Pele», realizado pela portuguesa Catarina Mourão, foi galardoado com o prémio de Melhor Filme no Festival Filme Documentário e Etnográfico - Forumdoc, que decorreu em Belo Horizonte, no Brasil.

Véspera do Europeu de futebol. A ansiedade. O desassossego. Emoções à flor da pele. Num bairro pobre do Porto, tal como em todo o país, um grupo de crianças come, respira e dorme futebol. Enquanto aguardam, com os pais fora de casa, os seus dias são preenchidos pela liberdade da criação das suas próprias regras e na invenção de novos jogos, jogos de poder, emulados dos modelos em casa. O Europeu começa e com ele os rituais: as televisões são colocadas na rua e os jogos são seguidos, com euforia. As vitórias e as derrotas da selecção Portuguesa são festejadas ou choradas por todos. Mas, à margem de todo este burburinho, um dos miúdos não partilha deste interesse pelo futebol e refugia-se num mundo onírico.

Catariana Mourão nasceu em Lisboa em 1969. Completou o curso de Direito em 1992. Entre 1993 e 1995, frequenta uma pós-graduação em Cinema e Televisão, pela Universidade de Bristol. Em 2002, termina o Doutoramento na mesma Universidade, com a dissertação dissertation “I spy with my little eye something beginning with W….In search of Women in Portuguese Fascist archive footage of the 30’s and 40’s”. Juntamente com Catarina Alves Costa, fundou a produtora Laranja Azul, onde trabalham como produtoras e realizadoras de documentários criativos.

"O Campeonato Europeu de Futebol estava a decorrer. Todos os olhos estavam postos em cima dos estádios, jogadores e desafios. Decidi desviar ligeiramente o meu olhar, e perceber o que se estava a passar ao lado dos estádios, fora das televisões: rapazes e raparigas a crescer, a lutar, crianças a parecerem adultos, adultos a comportarem-se como crianças, um país mergulhado na recessão e apatia à espera da vitória da selecção Portuguesa para aconchegar o ego… mas no fim nada mudou e a vida continuou…”

Entre os filmes de Catarina Mourão estão “Malmequer, Bem-me quer” (2004), “Restless” (2002-2004), “Next Stop” (2002), “A Dama de Chandor” (1998) e “Fora de Água” (1997), entre outros.

A realizadora tem um novo projecto em curso, intitulado «Importante é Respirar», que obteve 50 mil euros de apoio financeiro do ICAM ao ser seleccionado em Novembro último no concurso de Produção Cinematográfica de Documentários de Criação.

“À Flor da Pele” tem argumento de Catarina Mourão, fotografia de João Ribeiro, montagem de Catarina Mourão e Florent, som de Catarina Mourão, produção de Patrícia Faria, Sylvie, Randonneix e Catar e é uma produção da Laranja Azul e da Nord-Ouest Documentaires

No comments: