Cinema Alemão na Malaposta
TRILOGIA ALEMÃ: 3+2
OS FILMES LIBERTAM A CABEÇA – PARTE II
HERZOG, WENDERS, SCHROETER + FASSBINDER+KLUGE
OS FILMES LIBERTAM A CABEÇA – PARTE II
HERZOG, WENDERS, SCHROETER + FASSBINDER+KLUGE
DE 23 FEVEREIRO A 10 MARÇO
SEX-21H30. SÁB – 18H30 e 21H30
Sex 23 – 21h30
Martha
de Rainer Werner Fassbinder; com Margit Carstensen, Karl-Heinz Böhm, Gisela Fackeldey, Adrian Hoven, Barbara Valentin, Ingrid Caven
SEX-21H30. SÁB – 18H30 e 21H30
Sex 23 – 21h30
Martha
de Rainer Werner Fassbinder; com Margit Carstensen, Karl-Heinz Böhm, Gisela Fackeldey, Adrian Hoven, Barbara Valentin, Ingrid Caven
1973-1974, 116 min, leg. em Francês
Após a morte do seu pai, Martha casa-se com um rico empresário. Torna-se vítima da personalidade fria, cruel e perversa do seu marido, que controla a sua vida de forma
manipuladora e sufocante.
Tendo como referências Douglas Sirk e Luis Buñuel, Fassbinder realizou um dos filmes mais fascinantes sobre a submissão feminina no casamento. Martha é uma das obras-primas absolutas do cineasta alemão.
Sáb 24 – 18h30
O Ataque do presente contra o resto do tempo
de Alexander Kluge; com Jutta Hoffmann, Armin Mueller-Stahl, Hans-Michael Rehberg, Peter Roggisch
1985, 113 min, leg. em Português
Cineasta e escritor, aluno de Theodor W. Adorno, assistente de Fritz Lang, e iniciador do Manifesto de Oberhausen, Alexander Kluge é um observador clínico da sociedade e da história alemã. Mestre na dialéctica do comportamento humano, Kluge trabalha o território cinematográfico de forma estimulante recorrendo às colagens, aos paradoxos e às justaposições de imagens e de sons.
Um cineasta a descobrir…
Sáb 24 – 21h30
O Enigma de Kaspar Hauser: Cada um por si e Deus contra todos
de Werner Herzog; com Bruno S., Walter Ladengast, Brigitte Mira
1974, 109 min, leg. em Português
“Os meus filmes nascem de uma fascinação muito forte, eu sei que vi coisas que outros ainda não viram, que outros ainda não sabem. Isto é o que quero tornar visível para as outras pessoas. É uma necessidade de comunicar”. O filme relata a história de “uma criança que não foi totalmente privada da presença dos outros, mas que no entanto viveu afastada do mundo, no silêncio e na noite da sua prisão”.
W. Herzog
Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes 1975.
Sex 2 – 21h30
Woyzeck
de Werner Herzog; com Klaus Kinski, Eva Mattes, Wolfgang Reichmann
1979, 81min, leg. em Português
Após a morte do seu pai, Martha casa-se com um rico empresário. Torna-se vítima da personalidade fria, cruel e perversa do seu marido, que controla a sua vida de forma
manipuladora e sufocante.
Tendo como referências Douglas Sirk e Luis Buñuel, Fassbinder realizou um dos filmes mais fascinantes sobre a submissão feminina no casamento. Martha é uma das obras-primas absolutas do cineasta alemão.
Sáb 24 – 18h30
O Ataque do presente contra o resto do tempo
de Alexander Kluge; com Jutta Hoffmann, Armin Mueller-Stahl, Hans-Michael Rehberg, Peter Roggisch
1985, 113 min, leg. em Português
Cineasta e escritor, aluno de Theodor W. Adorno, assistente de Fritz Lang, e iniciador do Manifesto de Oberhausen, Alexander Kluge é um observador clínico da sociedade e da história alemã. Mestre na dialéctica do comportamento humano, Kluge trabalha o território cinematográfico de forma estimulante recorrendo às colagens, aos paradoxos e às justaposições de imagens e de sons.
Um cineasta a descobrir…
Sáb 24 – 21h30
O Enigma de Kaspar Hauser: Cada um por si e Deus contra todos
de Werner Herzog; com Bruno S., Walter Ladengast, Brigitte Mira
1974, 109 min, leg. em Português
“Os meus filmes nascem de uma fascinação muito forte, eu sei que vi coisas que outros ainda não viram, que outros ainda não sabem. Isto é o que quero tornar visível para as outras pessoas. É uma necessidade de comunicar”. O filme relata a história de “uma criança que não foi totalmente privada da presença dos outros, mas que no entanto viveu afastada do mundo, no silêncio e na noite da sua prisão”.
W. Herzog
Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes 1975.
Sex 2 – 21h30
Woyzeck
de Werner Herzog; com Klaus Kinski, Eva Mattes, Wolfgang Reichmann
1979, 81min, leg. em Português
Encontro de Herzog com Woyzeck, herói romântico e mítico do dramaturgo alemão Georg Büchner (1813-1837).
Woyzeck é a história de um soldado que é traído e humilhado pela mulher, e obrigado a exilar-se…
Magnífica composição de Klaus Kinski (actor fétiche do realizador) no papel do protagonista.
Sáb 3 – 18h30
Stroszek
de Werner Herzog; com Bruno S., Eva Mattes, Burkhard Driest, Prinz von Homburg
1976, 108 min, leg. em Português
Bruno Stroszek passou a infância e adolescência em internatos na Alemanha nazi. Vive agora com Eva, uma prostituta. Os dois e um amigo músico resolvem ir para os Estados Unidos à procura de uma vida melhor. Eva começa a trabalhar como empregada doméstica e Stroszek é ajudante numa oficina de automóveis…
Stroszek nasceu de um imprevisto, durante uma viagem com o realizador americano Errol Morris. Ambos fascinados com a história do serial killer Ed Gein (o mesmo que inspirou Psicose e O Silêncio dos Inocentes), decidiram conhecer a cidade onde o assassino viveu. Durante a viagem, o carro de Herzog avariou. Foi na oficina, que o cineasta decidiu filmar Stroszek…
Sáb 3 – 21h30
O Amigo Americano
de Wim Wenders; com Bruno Ganz, Dennis Hopper, Lisa Kreuzer, Gérard Blain, Samuel Fuller, Nicholas Ray, Daniel Schmid, Jean Eustache, Lou Castel
1977, 123 min, leg. em Português
Adaptação do célebre romance “Ripley’s Game” de Patrícia Highsmith. É também um filme-homenagem aos mestres de Wenders: Nicholas Ray, Samuel Fuller, Jean Eustache, Daniel Schmid.
Jonathan Zimmerman (Ganz), proprietário de uma loja de molduras em Hamburgo, acredita estar a morrer de uma doença incurável. O seu «amigo americano», um traficante de obras de arte chamado Tom Ripley (Hopper), decide usar esse facto em seu proveito. Ripley apresenta Jonathan a um gangster francês que lhe propõe tornar-se um assassino profissional… Jonathan cantarola: There's too much in my mind and there's nothing I can say.
Sex 9 – 21h30
O Estado das Coisas
de Wim Wenders; com Patrick Bauchau, Isabelle Weingarten, Samuel Fuller, Robert Kramer, Artur Semedo, Rebecca Pauly, Jeffrey Kime, Geoffrey Carey Alexandra, Auder Camilla Mora, Roger Corman, Paul Getty, Allen Goorwitz1982, 121 min, leg. em Francês
Uma equipa de cinema filma, em Portugal, perto de Sintra, “The Survivors”, um remake de um clássico da série B americana, “The Most Dangerous man Alive” de Allan Dwan. Mas a película, e o dinheiro, acabam-se, o produtor desaparece, e a equipa fica à espera…
O Estado das Coisas transformou-se sem querer, e pela acção inexorável do tempo que Wenders tão bem capta, num filme de fantasmas. Lá estão, já desaparecidos, mas fixados para sempre no preto e branco rigoroso de mestre Henri Alekan, Samuel Fuller e o seu charuto, Robert Kramer silencioso, Artur Semedo e a sua mão enluvada...” Eurico de Barros, Diário de Notícias, 2003.
O Estado das Coisas pertence à galeria reduzida de filmes que expõem o cinema ao cinema, que se apropriam da mecânica do cinema, não para a celebrarem em nome de uma eventual eficácia técnica, mas para dela refazerem a revelação do próprio cinema…” João Lopes, Expresso, 1983
Leão de Ouro do Festival de Veneza 1982.
Sáb 10 – 18h30
O Ensaio Geral
de Werner Schroeter; com Pina Bausch, Reinhold Hoffman, Pat Oleszko, Kazuo Ohno
Woyzeck é a história de um soldado que é traído e humilhado pela mulher, e obrigado a exilar-se…
Magnífica composição de Klaus Kinski (actor fétiche do realizador) no papel do protagonista.
Sáb 3 – 18h30
Stroszek
de Werner Herzog; com Bruno S., Eva Mattes, Burkhard Driest, Prinz von Homburg
1976, 108 min, leg. em Português
Bruno Stroszek passou a infância e adolescência em internatos na Alemanha nazi. Vive agora com Eva, uma prostituta. Os dois e um amigo músico resolvem ir para os Estados Unidos à procura de uma vida melhor. Eva começa a trabalhar como empregada doméstica e Stroszek é ajudante numa oficina de automóveis…
Stroszek nasceu de um imprevisto, durante uma viagem com o realizador americano Errol Morris. Ambos fascinados com a história do serial killer Ed Gein (o mesmo que inspirou Psicose e O Silêncio dos Inocentes), decidiram conhecer a cidade onde o assassino viveu. Durante a viagem, o carro de Herzog avariou. Foi na oficina, que o cineasta decidiu filmar Stroszek…
Sáb 3 – 21h30
O Amigo Americano
de Wim Wenders; com Bruno Ganz, Dennis Hopper, Lisa Kreuzer, Gérard Blain, Samuel Fuller, Nicholas Ray, Daniel Schmid, Jean Eustache, Lou Castel
1977, 123 min, leg. em Português
Adaptação do célebre romance “Ripley’s Game” de Patrícia Highsmith. É também um filme-homenagem aos mestres de Wenders: Nicholas Ray, Samuel Fuller, Jean Eustache, Daniel Schmid.
Jonathan Zimmerman (Ganz), proprietário de uma loja de molduras em Hamburgo, acredita estar a morrer de uma doença incurável. O seu «amigo americano», um traficante de obras de arte chamado Tom Ripley (Hopper), decide usar esse facto em seu proveito. Ripley apresenta Jonathan a um gangster francês que lhe propõe tornar-se um assassino profissional… Jonathan cantarola: There's too much in my mind and there's nothing I can say.
Sex 9 – 21h30
O Estado das Coisas
de Wim Wenders; com Patrick Bauchau, Isabelle Weingarten, Samuel Fuller, Robert Kramer, Artur Semedo, Rebecca Pauly, Jeffrey Kime, Geoffrey Carey Alexandra, Auder Camilla Mora, Roger Corman, Paul Getty, Allen Goorwitz1982, 121 min, leg. em Francês
Uma equipa de cinema filma, em Portugal, perto de Sintra, “The Survivors”, um remake de um clássico da série B americana, “The Most Dangerous man Alive” de Allan Dwan. Mas a película, e o dinheiro, acabam-se, o produtor desaparece, e a equipa fica à espera…
O Estado das Coisas transformou-se sem querer, e pela acção inexorável do tempo que Wenders tão bem capta, num filme de fantasmas. Lá estão, já desaparecidos, mas fixados para sempre no preto e branco rigoroso de mestre Henri Alekan, Samuel Fuller e o seu charuto, Robert Kramer silencioso, Artur Semedo e a sua mão enluvada...” Eurico de Barros, Diário de Notícias, 2003.
O Estado das Coisas pertence à galeria reduzida de filmes que expõem o cinema ao cinema, que se apropriam da mecânica do cinema, não para a celebrarem em nome de uma eventual eficácia técnica, mas para dela refazerem a revelação do próprio cinema…” João Lopes, Expresso, 1983
Leão de Ouro do Festival de Veneza 1982.
Sáb 10 – 18h30
O Ensaio Geral
de Werner Schroeter; com Pina Bausch, Reinhold Hoffman, Pat Oleszko, Kazuo Ohno
1980, 88 min, leg. em Português
Filmado no prestigioso Festival Internacional de Teatro de Nancy, o filme acompanha Pina Bausch, o bailarino japonês Kazuo Ohno e o performer americano Pat Olesko, entre outros. Schroeter desenvolve com este filme, uma forma muito pessoal do género documental.
Este filme terá inspirado o único documentário realizado por Fassbinder, em 1981, sobre o Festival Theater der Welt.
Sáb 3 – 21h30
Malina
de Werner Schroeter; com Isabelle Huppert, Mathieu Carrière, Can Togay, Fritz Schediwy, Isolde Barth, Libgart Schwarz, Peter Kern
1990, 125 min, leg. em Português
Isabelle Huppert interpreta o papel de uma escritora famosa que se vê envolvida numa profunda depressão e angústia existencial. Vive em Viena, uma relação platónica com um fotógrafo. Mas apaixona-se por outro homem…
Repleta de simbolismo freudiano, esta história, amiúde surrealista e conturbada, centra-se na nova relação cada vez mais inconstante.
Schroeter filma de forma ímpar a solidão do amor.
Adaptação de Elfriede Jelinek segundo o romance de Ingeborg Bachmann.
Filmes exibidos em V.O. Cópias em 16mm
Bilhetes: 2.5 euros
Filmado no prestigioso Festival Internacional de Teatro de Nancy, o filme acompanha Pina Bausch, o bailarino japonês Kazuo Ohno e o performer americano Pat Olesko, entre outros. Schroeter desenvolve com este filme, uma forma muito pessoal do género documental.
Este filme terá inspirado o único documentário realizado por Fassbinder, em 1981, sobre o Festival Theater der Welt.
Sáb 3 – 21h30
Malina
de Werner Schroeter; com Isabelle Huppert, Mathieu Carrière, Can Togay, Fritz Schediwy, Isolde Barth, Libgart Schwarz, Peter Kern
1990, 125 min, leg. em Português
Isabelle Huppert interpreta o papel de uma escritora famosa que se vê envolvida numa profunda depressão e angústia existencial. Vive em Viena, uma relação platónica com um fotógrafo. Mas apaixona-se por outro homem…
Repleta de simbolismo freudiano, esta história, amiúde surrealista e conturbada, centra-se na nova relação cada vez mais inconstante.
Schroeter filma de forma ímpar a solidão do amor.
Adaptação de Elfriede Jelinek segundo o romance de Ingeborg Bachmann.
Filmes exibidos em V.O. Cópias em 16mm
Bilhetes: 2.5 euros
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