Tuesday, February 20, 2007

FANTASPORTO 07 - Programação #2

QUARTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO

Kim Ki Duk VS Shynia Tsukamoto
DUELO DE GIGANTES
Tendo sido o Fantasporto a principal porta de entrada do cinema oriental em Portugal nos últimos anos, é natural que tenha sido no festival que se fizeram as grandes descobertas da nova geração de realizadores asiáticos e que agora estão agora no topo do cinema mundial. Nomeadamente, o sul-coreano Kim Ki Duk e o nipónico Shynia Tsukamoto foram duas das maiores revelações.
Na 27ª edição do Fantasporto uma das retrospectivas mais importantes é este duelo de gigantes do Extremo Oriente... e começa hoje, no Pequeno Auditório do Rivoli ­ Teatro Municipal.
Kim Ki Duk nasceu a 20 de Dezembro de 1960 na Coreia do Sul. Recebeu o Korean Film Foundations Prize pelo argumento de Trespassing. The Isle (2000) é um dos filmes de culto do Fantas. Em 2003 surpreendeu com Spring, Summer, Fall, Winter... and Spring e, um ano depois, com 3-Iron. Seguiram-se The Bow e, em 2005 Samaritan Girl. Time foi um dos grandes filme de Cannes 2006, a ser exibido a concurso no Fantasporto 2007 Shynia Tsukamoto nasceu a 1 de Janeiro de 1960 em Tóquio. Depois da trilogia Tetsuo vieram os mais românticos Snake of June e Vital. Partilha carreira de realizador com a de actor, sendo protagonista em alguns dos seus filmes.
Se ambos os cineastas se cruzam na sua obsessão pelo fantástico e na reflexão sobre estranhas formas do amor, a verdade o cinema de Kim Ki-Duk é mais poético e psicológico, sendo a criteriosa escolha dos cenários naturais uma das características marcantes, o cinema de Shynia Tsukamoto é mais cibernético e pós-moderno, mais visceral e obsecado pela morte Na sala grande do Rivoli Teatro municipal continua a saga dos super heróis.
A programação do dia começa com a visão de Christopher Nolan (Memento) do morcego vingador, Batman Begins, a história antes da história, ou seja, onde e como surdiu a lenda Batman.
Os irmãos Wachovski (The Matrix) escreveram o argumento ainda antes de serem famosos. Uma série de anos depois, James Mcteigue transpõe de forma magistral para cinema. V For Vendetta é um super herói diferente de todos os outros. Cruel e vingativo tenta destronar um regime totalitário que governa a Grã-Bretanha. Uma visão do futuro pessimista e violenta.

GRANDE AUDITÓRIO DO RIVOLI

15.00h ­ BATMAN BEGINS, BATMAN ­ O INÍCIO (EUA/USA) de Christopher Nolan (Retro Super Heróis) ­ v.o. leg. port.

17.30h ­ THE PUNISHER, PUNISHER ­ O VINGADOR (EUA ­ Ale/USA ­ Ger)
de Jonathan Hensleigh (Retro Super Heróis) ­ v.o. leg. port.

21.15h ­ V FOR VENDETTA, V DE VINGANÇA (EUA ­ GB ­ Ale/USA ­ UK ­ Ger) de James Mcteigue (Retro Super Heróis) ­ v.o. leg port.

23.30h ­ FANTASTIC FOUR, QUARTETO FANTÁSTICO (EUA ­ Ale/USA ­ Ger) de Tim Story (Retro Super Heróis) ­ v.o. leg. port.


PEQUENO AUDITÓRIO DO RIVOLI
15.15h ­ THE ISLE ­ O BORDEL DO LAGO (Cor Sul/South Kor) de Kim Ki Duk (Ki
Duk vs Tsukamoto) ­ v.o. leg. port.
Depois de perder a inocência, uma mulher deixa de falar. Como um pássaro numa gaiola, vive numa ilha num sítio remoto onde dá bebidas aos pescadores e os consola nas horas de aborrecimento. A chegada à ilha de um pescador com vontade de se suicidar vai quebrar-lhe a rotina. Apesar de o ter salvado da morte e de ser a sua amante, a mulher não consegue prendê-lo à sua realidade. O final é feito de horror, sangue e muitos anzóis.

17.15h ­ TETSUO 1 ­ O HOMEM DE AÇO (Jap) de Shynia Tsukamoto (Ki Duk vs
Tsukamoto) ­ v.o. leg. port.
Um mergulho alucinante no fantástico e terror mais absolutos, em imagens de extrema violència visual e impacto duradouro. Bizarra história de um punk, atropelado e abandonado moribundo na berma de estrada, que vai reconstruir meticulosamente o seu corpo mutilado com próteses de metal, Tetsuo é também o drama psicológico de um condutor fugitivo, atormentado pelos remorsos.


21.15h ­ THE BOW (Cor Sul/South Kor) de Kim Ki Duk (Ki Duk vs Tsukamoto) ­
v.o. leg. port.
Selecção oficial Un Certain Regard, do Festival de Cinema de Cannes 2005, este é o mais recente filme de kim Ki Duk, o realizador de The Isle e 3-Iron. Num barco de pesca, em alto mar, um homem de 60 anos tem vindo a educar uma jovem desde a sua infância. Está combinado que eles vão casar, quando ela fizer 17 anos.


23.15h ­ A SNAKE OF JUNE (Jap) de Shynia Tsukamoto (Ki Duk vs Tsukamoto) ­
v.o. leg. ing.
O realizador de culto japonês, Shinya Tsukamoto, filma novamente a preto e branco para descrever o erotismo e o sexo, e não para acentuar a violência, como o fez, por exemplo, em 1989 com Tetsuo, The Iron Man. Tsukamoto continua, porém, a perseguir a fraqueza da carne e da alma. O assunto é sexo. Despertar para a carne, que todos os dias caminha para a morte, é descobrir que se está vivo.


QUINTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO
Amanhã começam as secções oficiais competitivas do Fantasporto 2007. No entanto o último dia do pré-Fantas reserva ainda várias e boas alternativas para públicos muito diversificados em termos de gosto e de escalões etários.
A primeira é Vital de Shynia Tsukamoto e passa às 21.15h no Pequeno Auditório do Teatro Rivoli. O celebrado realizador dos Tetsuo e de Snake of June regressa ao terror e ao fantástico mais criativo do Oriente. Um homem ­ Vital ­ sofre de amnésia traumática, depois de um acidente de automóvel. Em convalescença retoma os seus estudos de Medicina para encontrar na morgue do hospital, o cadáver tatuado de uma mulher. Na dissecação do cadáver, as tatuagens começam a ganhar sentido, iniciando-se o doloroso processo de reminiscência. Voltam as memórias de um amor antigo, num reencontro com o passado que perdeu. Enquamto começa a ser assaltado por alucinações de uma mulher, um fantasma possessivo e ciumento. O cadáver e a visão são a mesma pessoa. Vital percebe que a escuridão da sua memória destruída, tem uma luz ao fundo do túnel. Apesar de o reencontro com o seu amor perdido seja apenas o reencontro com um cadáver. Com a estrela maior do cinema japonês da actualidade, Asano (Zatoichi), a top model avant-garde Kiki e a dançarina de ballet Nami.
Depois e já na sala grande do Rivoli ­ Teatro Municipal uma muito desejada reunião de super-heróis em League Of Extraordinary Gentlemen, Liga De Cavalheiros Extraordinários de Stephen Norrigton. Quando Londres é atacada, os ingleses acusam a Alemanha e quando a Alemanha é atacada eles acusam os ingleses... aquilo que é um perigoso rastilho para um Guerra Mundial é a forma que o Fantasma arranjou para vender as suas incríveis armas a nações em pânico, lançadas numa corrida às armas por ele próprio utilizadas para criar o caos. Entre essas armas encontram-se armaduras leves, tanques pesados, metralhadoras e brevemente surgirão outros equipamentos que agora nos podem parecer vulgares mas no século XIX eram inimagináveis.

GRANDE AUDITÓRIO DO RIVOLI

15.00h ­ BLADE (EUA/USA) de Stephen Norrigton (Retro Super Heróis) ­ v.o.
leg. port.

17.30h ­ THE INCREDIBLES: OS SUPER HERÓIS (EUA/USA)de Brad Bird
(Retro Super Heróis) ­ v.o. leg. port.

21.15h ­ SUPERMAN RETURNS, SUPER-HOMEM ­ O REGRESSO (EUA ­ Aus/USA ­ Aus) de Bryan Singer (Retro Super Heróis ­ v.o. leg. port.

23.30h ­ LEAGUE OF EXTRAORDINARY GENTLEMEN, LIGA DE CAVALHEIROS EXTRAORDINÁRIOS (EUA ­ Ale ­ Rep Che ­ GB/USA ­ Ger ­ Cze Rep ­ UK) de Stephen Norrigton (Retro Super Heróis) ­ v.o. leg. port.

PEQUENO AUDITÓRIO DO RIVOLI
15.15h ­ TETSUO 2 ­ O CYBERPUNK (Jap) de Shynia Tsukamoto (Ki Duk vs
Tsukamoto) ­ v.o. leg. ing.
Este novo Tetsuo não é exactamente uma continuação em termos narrativos do filme original. Permanece a ideia de um corpo mutante, parte carne e parte metal, mas é acrescentada uma forte componente de acção. Taniguchi, um homem vulgar que vive com a família uma vida rotineira, começa a ter pesadelos que o atormentam. Nos seus sonhos persegue um bêbado e, do seu braço tornado arma mortífera, dispara-se um tiro que abate o vagabundo.


17.15h ­ BAD GUY (Cor Sul/South Kor) de Kim Ki Duk (Ki Duk vs Tsukamoto) ­
v.o. leg. ing.
Um estranho triângulo amoroso em que entre um casal de namorados se interpõe um vilão com o seu charme de tipo ruim. O sul coreano Kim Ki Duk numa thriller erótico de paixões desencontradas


21.15h ­ VITAL (Jap) de Shynia Tsukamoto (Ki Duk vs Tsukamoto) ­ v.o. leg.
ingl.
Um homem ­ Vital - sofre de amnésia traumática, depois de um acidente de automóvel. Em convalescença retoma os seus estudos de Medicina para encontrar na morgue do hospital, o cadáver tatuado de uma mulher. Na dissecação do cadáver, as tatuagens começam a ganhar sentido, iniciando-se o doloroso processo de reminiscência. Voltam as memórias de um amor antigo, num reencontro com o passado que perdeu.



23.15h ­ ADDRESS UNKNOWN (Cor Sul/South Kor) de Kim Ki Duk (Ki Duk vs
Tsukamoto) ­ v.o. leg. ing.
Baseado em episódios reais, Address Unknown passa-se numa aldeia sul coreana deserta, mas perto por uma base militar norte-americana. Um psicótico soldado americano sobrevive graças a uma dieta rigorosa de LSD, até que conhece uma bela sul coreana. Esta é só uma das trágicas histórias deste fantástico drama. Foi o filme de abertura do Festival de Cinema de Veneza de 2001.

informação do Festival

No comments: