Saturday, January 20, 2007

Sundance Dia 1



Começou no dia 18 de Janeiro o Sundance Film Festival. O filme de abertura foi “Chicago 10” (ver vídeo), do realizador Brett Morgen, que já tinha tido o seu filme “On the Ropes” premiado em Sundance com um Prémio Espacial do Júri em 1999 e uma nomeação para o Óscar da Academia para Melhor Documentário com o mesmo filme e em 2002 realizou “The Kid Stays in the Picture” filme também exibido em Sundance e seleccionado para o Festival de Cannes. O filme feito com a mistura de animação e imagens de arquivo debruça-se sobre a acusação feita a oito protestantes em Chicago quando em 1968 a Conveção Democrática se mostrou um ponto de viragem na oposição à guerra do Vietnam. Protestantes envolveram-se em conflitos com a polícia de Chicago vistos em directo através da televisão para toda a América. Esses oito protestantes acusados funcionaram como bodes expiatórios e o julgamento tornou-se um verdadeiro circo e o abuso de autoridade contra o individuo vez este julgamento um dos mais importantes da sua época. No entanto não é apenas a temática que fez a direcção do festival seleccionar o filme para abrir o festival. Segundo Geoffrey Gilmore, o director do festival, ““Chicago 10” é muito mais do que um mero drama histórico, a sua criatividade artistica e inspiração são o centro daquilo que faz este filme tão actual hoje como à 40 anos”. “Chicago 10” tem as vozes de Hank Azaria, Dylan Baker, Nick Nolte, Mark Ruffalo, Roy Scheider, Liev Schreiber, Leonard Weinglass e Jeffrey Wright.

Aproveitando o mote do filme, Robert Redford, o presidente do Sundance Institute, organizador do evento, fez um discurso na abertura do festival onde afirmou que os seus líderes deveriam pedir desculpa pelo conflito no Iraque, aliás “devem-nos um grande e maciço pedido de desculpas”, frase seguida de um longo aplauso numa sala repleta.
"Chicago 10" foi o segundo documentário a ser escolhido como filme de abertura do Sundance Film Festival, tendo sido o primeiro "Riding Gigants" em 2004 da realizadora Stacy Peralta.

No comments: