Friday, April 4, 2008

CICLO CINEMA E ARQUITECTURA no Porto

Decorrerá nos Cinemas Cidade do Porto e Teatro do Campo Alegre, de 7 a 16 de Abril, o ciclo de Cinema e Arquitectura, organizado pela Faculdade de Arquitectura do Porto, em colaboração com a Medeia Filmes, no âmbito do Seminário Internacional sobre Arquitectura.

O Seminário Cinemarchitecture reunirá cineastas como Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, João Mário Grilo, Catarina Alves Costa, Marco Martins, o crítico de cinema João Lopes e os arquitectos Nuno Portas, Alexandre Alves Costa, Manuel Graça Dias e Robert Kronenburg, entre outros (que estrão presentes nas sessões, para falarem dos filmes), e «pretende abrir caminho para um entendimento do olhar do cinema sobre a arquitectura e a influência desta no cinema. Trata-se de explorar de que forma a arquitectura, real ou encenada, é usada no cinema e a forma como o cinema, nas suas múltiplas dimensões, pode ser uma ferramenta no processo criativo, na percepção e no ensino da arquitectura».

Aberto ao público em geral, com bilhetes a 3,50 euros, já à venda nos cinemas.

PROGRAMA:
- 7 de Abril - 22.00 - "Belarmino", Fernando Lopes (Cinemas Cidade do Porto)
- 8 de Abril - 22.00 - "Douro Faina Fluvial" e "O Pintor e a Cidade", Manoel de Oliveira (Cinemas Cidade do Porto)
- 9 de Abril - 18.30 - "Treinta Metres i Un Balcó", Adriana Salvat e "O Desprezo", Jean-Luc Godard (Teatro do Campo Alegre)
- 11 de Abril - 18.30 - "Vontade Indómita", King Vidor (Teatro do Campo Alegre)
- 12 de Abril - 18.30 - "O Meu Tio", Jacques Tati (Teatro do Campo Alegre)
- 15 de Abril - 18.30 - "O Arquitecto e a Cidade Velha", Catarina Alves Costa (Teatro do Campo Alegre)
- 16 de Abril - 18.30 - "Alice", Marco Martins (Teatro do Campo Alegre)

No comments: