Sunday, March 30, 2008

Diversidade e descobertas no 5.º Indie Lisboa


Johnnie To, José Luis Guerin e o Novo Cinema Romeno em destaque "Diferente, inovador e marcante no panorama português", eis, nas palavras de Rui Pereira, um dos seus directores, o que quer ser o IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa na sua 5.ª edição, que vai decorrer de 24 de Abril a 5 de Maio no Maria Matos, Fórum Lisboa e cinemas Londres e São Jorge, e foi ontem apresentado. Dotado de uma nova identidade visual para marcar o 5.º aniversário e com um orçamento de 900 mil euros, o Indie 2008 vai mostrar 238 filmes de 40 países, números sintomáticos da sua "diversidade cultural", para se consolidar como "um festival inovador e de descobertas" que, "em vez de números extraordinários de filmes e salas", quer apostar em novidades e parcerias "para chegar a novos públicos", frisou Rui Pereira.

Este ano, os Heróis Independentes com direito a homenagem e retrospectivas são o realizador de Hong Kong Johnnie To, mestre da acção, policial e comédia, "o único que teve filmes exibidos em todas as edições do Indie", mas "lamentavelmente ainda não é distribuído em Portugal", como frisou Nuno Sena, da direcção do festival, apesar de fazer uma média de dois filmes por ano e estar sempre presente nos maiores festivais de cinema mundiais, como Cannes, Veneza e Berlim; o espanhol José Luis Guerin, autor de En Construcción, Comboio de Sombras ou En la Ciudad de Sylvia, que competiu em Veneza 2007; e o Novo Cinema Romeno, pela sua crescente projecção internacional, que culminou com a Palma de Ouro no Festival de Cannes para 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, de Cristian Mungiu. Neste âmbito, serão vistos 28 filmes de realizadores como Mungiu, Corneliu Porumboiu, Cristian Nemescu ou Cristi Puiu.

O Indie 2008 abre com a antestreia de My Blueberry Nights, de Wong Kar Wai, que inaugurou o Festival de Cannes do ano passado, e apresentará, também em antestreia e entre muitos outros, Happy-Go- -Lucky, de Mike Leigh, It's a Free World, de Ken Loach, Son of Rambow, de Garth Jennings, Terra Sonâmbula, de Teresa Prata, ou Lou Reed's Berlin, de Julian Schnabel.

Nos 12 filmes da Competição Internacional, saliente-se a presença de A Zona, primeira longa-metragem do português Sandro Aguilar. Na Competição Internacional de Curtas, há 12 filmes nacionais. A presença portuguesa totaliza 27 títulos, incluindo documentários como Álvaro Lapa: a Literatura, de Jorge Silva Melo. Além da Competição Nacional (longas e curta-metragens), continuam as habituais secções IndieMusic, Observatório, Laboratório e IndieJúnior, e as actividades paralelas (Lisbon Screenings, Lisbon Talks), painéis e mesas-redondas.

Serão atribuídos 15 prémios, o maior dos quais é o Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa, no valor de 15 mil euros. Em 2007, o IndieLisboa teve 35 500 espectadores, mais 7500 do que em 2006.

in DN

No comments: