Saturday, September 1, 2007

Cinanima 2007

CERCA DE 800 FILMES A CONCURSO NO CINANIMA 2007

Nesta 31ª Edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – foram superadas todas as expectativas relativamente ao número de filmes e países participantes no Festival. Em 31 anos de Cinema de Animação, este é certamente o ano em que foram recebidos mais filmes e, no qual contamos com mais países a concurso.

Fazem parte do Júri de Selecção os portugueses Beatriz Gentil (professora), Vítor Lopes (realizador) e João Paulo Barrosa (médico/ pintor); a inglesa Pat Raine Webb (membro ASIFA) e o francês Nicolas Jacquet (realizador).



Durante sete dias serão visionados cerca de 800 filmes, num total de cerca de 97 horas, no Centro Multimeios, em Espinho.

O Festival recebeu cerca de 800 filmes, provenientes dos quatro cantos do mundo, perfazendo um total de 56 países a concurso, nomeadamente do continente Americano, desde E.U.A., passando pela Argentina, Canadá, África do Sul, México, Chile, Brasil, entre muitos outros.

Nesta 31ª Edição muitos foram os países europeus que quiseram dar o seu contributo ao mundo da animação, como são exemplo: Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Bélgica, Holanda, Espanha, alguns países de Leste como a Croácia, Rússia, Ucrânia, Sérvia, Estónia, Bósnia e Herzegovina, Bielorussia, entre muitos outros. Os países nórdicos também marcaram presença, como é o caso da Finlândia, Suécia e Noruega.

O continente asiático foi representado pela China, Índia, Taiwan, e ainda Singapura, Japão e Coreia.

O CINANIMA conta também com a presença da Oceânia, representado pela Nova Zelândia, com um filme a concurso.

Podemos ainda salientar que dos 800 filmes recebidos, 108 são oriundos do Reino Unido, que ocupa assim o primeiro lugar no ranking do Festival, na segunda posição está a França com 100 filmes. Mais uma vez, Portugal ocupa a terceira posição com 70 obras, seguindo-se em quarto a Alemanha, com 35 filmes e os Estado Unidos da América com 31.

No comments: