Saturday, September 1, 2007

Cinema ao Ar Livre em Setubal

Para assinalar o final do Verão, o Clube de Cinema de Setúbal apresenta em Setembro um ciclo de cinema ao ar livre, recuperando levemente a antiga tradição dos cinemas de rua. Como tal, durante todos os domingos de Setembro, as instalações do IPJ de Setúbal transformam-se numa sala de cinema ao ar livre.

A programação inicia-se com um tributo ao mestre italiano Michelangelo Antonioni, cineasta que nos deixou no passado mês. De forma a recuperar a sua obra e manter vivo o seu legado, será projectado o filme “História de um Fotógrafo”, uma das suas obras mais reconhecidas.

O resto do mês será preenchido com filmes que celebram à sua maneira o Verão, quer seja através da temática das férias, da praia, ou das viagens. Como tal, serão assinalados alguns dos realizadores consagrados da actualidade cinematográfica, como Steven Spielberg (com o seu “Tubarão”) ou Jean-Pierre Jeunet (com o muito aclamado “O Fabuloso Destino de Amélie”).

As sessões terão um preço simbólico de 0,50€, para estudantes e portadores de Cartão Jovem, e de 1€ para todos os outros. O início dos filmes está marcado para as 21h30, sempre no IPJ de Setúbal, no Largo José Afonso.

Dia 2 – História de Um Fotógrafo (Blow Up), de Michelangelo Antonioni, 1966 (111m) M/12
Dia 16 – Jaws (Tubarão), de Steven Spielberg, 1972 (124 m) M/12
Dia 23 – Fim-de-Semana Alucinante (Deliverance), de John Boorman, 1972 (102 m) M/15
Dia 30 – O Fabuloso Destino de Amélie (Le Fabulex Destin d’Amélie Poulain), de Jean-Pierre Jeunet, 2001 (122m) M/12

Esta programação pode ser alterada por motivos imprevistos.
As sessões estarão condicionadas mediante as condições climáticas

SINOPSES
HISTÓRIA DE UM FOTÓGRAFO
No seu primeiro trabalho em língua inglesa, Michelangelo Antonioni voou para o Reino Unido para filmar a história de um fotógrafo envolvido num crime. Um thriller polémico e premiado, com uma forte pendente voyeur, ou não fosse Antonioni o “realizador do alheamento”.

TUBARÃO
Steven Spielberg criou o blockbuster moderno com “Tubarão”, uma redefinição do conceito dos filmes de monstros, onde um tubarão branco assola uma praia cheia de turistas. Spielberg manipula com precisão o suspense e o horror com um filme de Verão onde, ironicamente, atormenta um dos principais destinos de férias: a praia.

FIM-DE-SEMANA ALUCINANTE
Em 1972, John Boorman realizou “Fim-de-semana Alucinante”, um aparentemente inofensivo filme de Verão sobre um grupo de amigos que decide ir descer pela última vez o rio Cahulawassee, mas que é uma acutilante subversão da condição masculina e da posição do Homem perante a Natureza.

O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE
“O Fabuloso Destino de Amélie” é um dos mais aclamados filmes desta viragem de século e o actual feelgood movie de eleição. Audrey Tatou será sempre Amélie Poulain, a personagem criada por Jean-Pierre Jeunet, uma inocente e ingénua rapariga que procura ajudar sempre o próximo a encontrar paz e amor.

No comments: