Saturday, February 3, 2007

Robert De Niro e Bruno de Almeida no Lisbon Village Festival


Robert De Niro

Robert de Niro virá a Lisboa no início de Junho para inaugurar o primeiro evento do Lisbon Village Festival 2007: a exposição de pintura do seu pai, Robert de Niro Senior, que integra a programação do Village Art e estará patente no Palácio Galveias durante cerca de um mês.
Além de pintor expressionista, Robert de Niro Senior (1922- 1993) era também escultor e poeta. As suas obras combinam o modernismo abstracto com composições e temas tradicionais. Perfeccionista assumido, desenhava os seus esboços vezes sem conta e fazia centenas de estudos antes de dar início a qualquer obra. Conheceu Virginia Admiral - a mãe de Robert de Niro - nas aulas de pintura de Hans Hofmann em Provincetown, Massachusetts. Depois do casamento em 1942, Robert de Niro Senior e Virginia Admiral mudaram-se para um loft em Nova Iorque, onde tinham também o seu atelier.
Entre o seu círculo de amigos contavam-se nomes como Anaïs Nin, Henry Miller e Tennessee Williams.
O actor apresentou uma exposição do seu pai na Europa, pela primeira vez, em Roma, em Dezembro de 2004. Depois, passou por Roubaix, em França e em 2007 chega a Portugal pela mão do Lisbon Village Festival. O comissariado desta exposição é de Maria Nobre Franco, directora do Sintra Museu de Arte Moderna.



Bruno de Almeida
O Lisbon Village Festival escolheu Bruno de Almeida para realizar a curta-metragem que vai abrir o Village International D-Cinema Festival (VIDCF) 2007 a 18 de Junho. Com argumento de Anthony Zaccaro e John Frey, o elenco será constituído por actores portugueses e estrangeiros, entre os quais alguns norte-americanos de reconhecido mérito internacional. A produção está a cargo da EGEAC, BA Filmes e Arco Films.
Partindo da ideia de labirinto, esta curta-metragem será construída com diversas histórias que se cruzam em Lisboa, numa montagem que nos remeterá para o universo fragmentado e multifacetado da vida urbana actual. "No seguimento do meu último filme 'The Collection', que rodei em Nova Iorque, inteiramente em formato digital, achei interessante rodar agora em Lisboa com um elenco que inclui alguns dos meus actores regulares e também alguns portugueses", comenta o realizador.
Bruno de Almeida nasceu em Paris e vive, actualmente, entre Lisboa e Nova Iorque. "As cidades e personagens que fazem parte do seu percurso influenciam claramente a sua sensibilidade, perspectiva e forma de observar o quotidiano", refere Julieta Pracana, programadora do VIDCF. A organização do LVF entendeu assim que "este filme contribuirá para a divulgação do festival a nível internacional, nomeadamente através da oportunidade que proporciona aos artistas portugueses de colaborarem num projecto com actores e argumentistas de outras nacionalidades", sublinha Marco Espinheira, director do evento. Para conhecer melhor a filmografia de Bruno de Almeida.

No comments: