Monday, January 21, 2008

FANTAS 2008 - Filme de Abertura




Filme de abertura do Fantasporto

CANDIDATO A 8 OSCARES
"No Country for Old Men" dos irmãos Coen

O filme de abertura da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto está nomeado para 8 Óscares da Academia de Hollywood. Na cerimónia do próximo Domingo, 24 de Fevereiro, no Kodak Theatre, em Hollywood, "No Country for Old Men", em português, "Este País não é para Velhos" corre pelas estatuetas de Melhores Filme, Realização, Actor Secundário (Javier Bardem), Argumento Adaptado, Fotografia, Montagem, Montagem Sonora e Mistura de Som.
A abertura oficial do Fantasporto 2008 está marcada para o Segunda-feira, 25 de Fevereiro, às 21.30h no Grande Auditório do Teatro Rivoli.
É um arranque em grande. Nada melhor que "No Country for Old Men" dos irmãos Coen. Os realizadores de "Sangue por Sangue" e "Fargo" apresentam um thriller de cortar a respiração e cheio de ironia, baseado num romance de Cormac McCarthy, vencedor de um prémio Pulitzer. O elenco é de luxo e inclui Tommy Lee Jones ("O Fugitivo" e "Homens de Negro"), Josh Brolin ("Planeta Terror"), Javier Bardem ("Saltos Altos" e "Mar Adentro") e Woody Harrelson ("Assassinos Natos"), entre outros.
"No Country for Old Men" já ganhou mais de três dezenas de prémios em festivais internacionais de cinema e leva-nos aos Estados Unidos da América do início dos anos 80. Um não muito esperto caçador, Llewelyn Moss (Josh Brolin), encontra no deserto do Texas uma carrinha cheia de droga e rodeada por cadáveres. Além da heroína, Moss encontra, também, dois milhões de dólares no banco de trás da pick-up. Quando o caçador rouba o dinheiro, desencadeia uma catastrófica rede de violência que nem o xerife Bell, um velho e desiludido homem (Tommy Lee Jones), consegue conter. Moss vai ter de fugir dos traficantes de droga que querem o dinheiro de volta, mas sobretudo de um misterioso e inteligente assassino Anton Chigurh (o magnífico e aqui irreconhecível Javier Bardem), um homem sem sentido de humor e piedade.
Os irmãos Coen continuam frios e sarcásticos. "No Country for Old Men" faz lembrar essa obra prima da dupla que o Fantasporto deu a conhecer ao país em 1986: "Sangue por Sangue".
E depois da inauguração no dia 25 de Fevereiro, é tempo da grande Maratona do Fantas, este ano com 357 filmes diferentes distribuídos por 527 sessões, programadas em 8 cidades do país.

No comments: