Monday, August 6, 2007

CineEco

Estão abertas, até 31 de Agosto, as inscrições para o Cine’Eco 2007 – Festival Internacional de Cinema de Ambiente, que decorrerá em Seia, de 22 a 27 de Outubro. Segundo o Regulamento publicado no site oficial do Festival, o prazo para entrega das cópias termina a 15 de Setembro.

O Cine’Eco, que vai na sua 13ª edição é um festival internacional de cinema dedicado á temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, ao qual concorrem anualmente várias centenas de filmes oriundos de dezenas de países, sendo seleccionados cerca de 50 obras, em cada edição.

Este ano, os filmes a concurso serão exibidos no auditório do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, um espaço de pedagogia ambiental, que além do auditório, dispões de Galerias e diversas salas de apoio – Centro de documentação, espaço Internet, fototeca, laboratórios, etc.As várias sessões temáticas do festival continuarão a realizar-se nos auditórios da Casa Municipal da Cultura.

Desde a sua criação em 1995, o festival tinha a duração de 10 dias, mas este ano ficará reduzido a 6 dias, considerados suficientes para “a festa do cinema”. Para já estão assegurados apoios à divulgação por parte da televisão estatal e revistas de referência, além de outros que poderão ainda ser conseguidos. Além do público em geral, a organização pretende mobilizar as várias escolas do concelho para as sessões a concurso e não para as sessões infantis ou para outros ciclos, como acontecia até aqui. A organização pretende lançar desafios aos alunos das escolas do concelho para elaborarem trabalhos em texto, pintura, fotografia e outros domínios sobre os filmes a concurso.

Relativamente à temática ambiental, o festival continuará a acentuar a sua orientação para os problemas com que se debate a Terra no presente, ao nível do ambiente, mostrando o que de melhor se faz em todo o mundo no campo do cinema e do audiovisual de temática ambiental. Nesse sentido, continuará a diversificar os olhares, quer quanto á temática, quer quanto à sua origem das obras, abordando problemas diferenciados e de diversos países dos cinco continentes, proporcionando estímulos à criação de obras audiovisuais de teor ambientalista, nacionais e internacionais. Haverá também a aposta na promoção de obras que de outro modo não teriam o mesmo impacto junto do público, da crítica e dos organismos decisórios, proporcionando a discussão e o diálogo entre ambientalistas e cineastas, através do convívio em Júris, em Encontros, Debates, etc.

O Cine’Eco é membro fundador da Associação de Festivais de Cinema de Meio Ambiente (EFFN - Environmental Film Festival Network) e tem intercâmbio com vários festivais internacionais.

No ano de 2006 a Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente atribuiu ao Cine’Eco o Prémio Nacional de Ambiente (Fernando Pereira) 2006. Por solicitação de algumas entidades, espalhadas pelo País, têm sido constantes as colaborações do Cine’Eco, em Extensões do Festival, Semanas de Ambiente, Dias do Ambiente, para lá de contribuições para Municípios, Escolas e Universidades.

Em 2005, o Festival bateu todos os records de participação com mais de quatrocentas obras a concorrerem, provenientes do Irão, Chile, Índia, Estados Unidos, Estónia, África do Sul, e de quase toda a Europa. Em 2006 o festival voltou a registar grande participação de filmes dos vários cantos do mundo. O Cine’Eco, que tem como Director Técnico o realizador e critico de cinema Lauro António, é organizado pela Câmara Municipal de Seia.

No comments: