Tuesday, August 7, 2007

'Corrupção': Cena simula encontro em Espanha

A primeira noite com o Presidente

Já a filmagem da primeira noite de ‘Sofia’ e do ‘Presidente’ ia a meio quando chegou Carolina Salgado na companhia dos pais e dos filhos, Adriano e Carolina, ao hotel, em Lisboa, que faz de Hotel Santiago. Carolina entra no quarto, olha para a actriz Margarida Vila-Nova, que faz de ‘Sofia’, e diz: “Estás tão linda.”

A cena, ontem filmada para integrar ‘Corrupção’, reporta à realidade contada por Carolina Salgado sobre a primeira noite que passou com Pinto da Costa num hotel em Santiago de Compostela, Espanha. Combinam-se detalhes e à entrada do quarto João Botelho dá as últimas indicações. “Silêncio, acção”, grita o realizador.

No monitor surge a imagem de ‘Sofia’ e do ‘Presidente’, a combinarem aquela que será a primeira noite do casal. Logo no ensaio, o realizador solta: “Está bom, não é preciso mais nada, vamos filmar.” Margarida aparece de cabelo apanhado com um elástico turquesa, camisa branca sobreposta com um colete cinzento, saia de ganga e sapatos vermelhos de salto agulha. A caracterizadora faz os últimos retoques e João Botelho lembra: “Em Santiago ela vai ter de estar assim.” Combinam-se novos pormenores, a propósito da iluminação, retoca-se a maquilhagem e acção. Ao fim de mais uma tentativa, o cineasta dá nova ordem: “Corta. Esta é a primeira boa. Mais uma e está feito.”

Nicolau Breyner, o actor que faz de ‘Presidente’, sai do quarto, encontra-se com a produção e brinca: “Gostámos muito. Foi um grande momento de cinema.” Depois de breves instantes, em que um inesperado apagão deixa o quarto do hotel às escuras, regressa-se ao trabalho. A equipa é então surpreendida pela visita de Carolina Salgado. No quarto, simula-se o encontro. Após a entrada de ‘Sofia’, o ‘Presidente’ atira o casaco para cima da poltrona e senta-se, cansado após a longa viagem até Santiago de Compostela. ‘Sofia’ está na casa de banho, onde veste um pijama com elefantes (ver caixa). Quando regressa ao quarto, já com o pijama vestido, depara-se com o ‘Presidente’ deitado na cama, de tronco nu e o braço estendido sobre a almofada. Deita-se e apaga a luz.

Momentos depois chega Carolina Salgado. Ao CM, a autora do livro ‘Eu, Carolina’ diz: “Está tudo muito parecido, a cama... tudo. Atirei-me logo para cima da cama.” E acrescenta: “Até o pijama, que ficou na casa de Cerveira, é parecido.” Entretanto, a mãe de Carolina, Fátima Salgado, visivelmente cansada e ao mesmo tempo curiosa, diz ao CM: “Ainda não vi a Margarida, mas gostava de lhe dar um abraço. Gosto muito de a ver nas novelas.” Mal Fátima imaginava que depois daria um abraço emocionado a Nicolau Breyner.

PIJAMA FEITO À MEDIDA
Para as filmagens foi comprado um pijama azul, liso. E Vera Midões, responsável pelo guarda-roupa, ficou encarregue de mandar imprimir no tecido os elefantes à semelhança do pijama original que Carolina Salgado usara na primeira noite. “A Carolina não viu”, disse ao CM enquanto eram pregados os últimos botões no pijama, que fora ajustado ao corpo de Margarida Vila-Nova.

ACÇÃO: A SUA MISSÃO É CAPTAR OS SONS (Filipe Gonçalves, Perchista)
Filipe Gonçalves é o perchista de serviço no filme ‘Corrupção’, onde faz equipa com o engenheiro de som. A sua missão na longa-metragem de Botelho é a mesma há 35 anos que, como nos conta, consiste em “captar os diálogos dos actores e os sons provocados pelos movimentos”. Para o efeito usa uma perche , um microfone envolto em pêlos com um cabo longo.

PRÓXIMAS CENAS
O realizador de ‘Corrupção’, João Botelho, colocou o ‘Presidente’ (interpretado por Nicolau Breyner) e ‘Sofia’ (Margarida Vila-Nova) a passarem mais uma noite fora, aproveitando a deslocação da equipa de futebol para disputar um jogo. O casal dorme numa unidade hoteleira.
texto de Márcia Bajouco in "Correio da Manhã"

No comments: