Tuesday, July 17, 2007

Fernando Lopes homenageado no Fantas 08

DINAMARCA EM FORÇA NO FANTASPORTO 2008

O Fantasporto 2008 vai dedicar uma Retrospectiva ao cinema dinamarquês. A terra natal do criador do “Patinho Feio” e de “A Pequena Sereia”, Hans Christian Andersen (1805 ­ 1875), de Lars Von Trier (Europa e Dogville) ou o actor Madds Mikkelsen, o vilão de “Casino Royale” o mais recente filme da saga James Bond, é um dos mais interessantes países da Europa em termos de produção cinematográfica e que por várias vezes já foi premiado no festival.

Aliás, Portugal ficou a conhecer esse génio da Sétima Arte que é Lars Von Trier através do Fantasporto. Em 1986, o filme “O Elemento do Crime” ganhou o Prémio Melhor Realização, da Secção Oficial de Cinema Fantástico da 6ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto, prémio que viria a repetir em 1992 com o filme “Europa” e em 99 com “The Kingdom 2”, filme que também arrecadou o Prémio Melhor Argumento.
Em 1996, na 16ª edição do Fantasporto, outro filme dinamarquês saiu vencedor do festival, “Two on a Couch” de Amir Rezazadeh ganhou o Grande Prémio da Semana dos Novos Realizadores.
Em 2001 foi a vez de Anders Ronnow-Klarlund ganhar o Prémio Méliès D¹Argent com “Possessed”, filme que se candidatou pelo Fantasporto Méliès de Ouro, o Melhor Filme Europeu de Cinema Fantástico.
2004 foi um dos anos da Dinamarca no Fantasporto. A Semana dos Realizadores foi dominada pelo filme “The Green Butchers” de Anders Thomas Jensen. Ganhou o Grande Prémio e os Prémios Melhor Realizador, Actor e Actriz. O filme viria a conquistar o Méliès de Ouro desse ano. O realizador repetiu a proeza em 2006 com “Adam’s Apple”, filme que ganhou no Fantas 06 o Prémio Melhor Actor.

Num acordo feito com a Warner Lusomundo o Fantasporto vai chegar a mais salas e mais longe. Vão ser utilizadas cinco salas de cinema, uma por cada centro comercial do grande Porto, podendo, ainda, o acordo, englobar salas de cinema em centros comerciais de Braga e de Aveiro.
A ideia desta multiplicidade de salas nasceu de um repto lançado pelos vereadores da cultura das autarquias da Área Metropolitana do Porto, no sentido do Fantasporto se realizar nos vários municípios em redor da cidade.
Uma alargada selecção de filmes inéditos em Portugal, alguns deles fazendo parte das selecções oficiais do festival vão ser exibidos nesses multiplexes. O Fantasporto mantém as suas secções competitivas na sala de visitas da cidade o Teatro Rivoli, tal como pré-acordado com a Câmara Municipal do Porto indo também ocupar o Sá da Bandeira, situação que leva a que o Fantas decorra em 2008 em quase uma dezena de salas da Área Metropolitana do Porto.
A opção pelas salas dos centros comerciais, de exploração da Warner Lusomundo passa pela divulgação, ainda mais ampla do Fantasporto em espaços que são diariamente visitados por milhares de pessoas.

No comments: