Saturday, April 21, 2007

Indie arranca

Com um orçamento de 600 mil euros e com uma nova sala de exibição, o S. Jorge, o IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente –, arranca hoje prometendo a exibição de 223 filmes e esperando alcançar o recorde de 30 mil espectadores.

Rui Pereira, um dos organizadores, diz que não é um número impossível de alcançar, dado o interesse crescente que a iniciativa tem registado: em 2005, 17 mil pessoas visitaram o Indie e, no ano passado, o número cresceu até aos 28 mil.
Este ano, espalhados pelas quatro salas (King, Londres, Fórum Lisboa e S. Jorge), serão vários os atractivos da programação, entre eles a apresentação dos novos filmes de Ethan Hawke e de François Ozon, a saber, ‘The Hottest State’ e ‘Angel’, ambos para ver no sábado, respectivamente no Fórum Lisboa e no S. Jorge.

Amanhã, o Fórum Lisboa exibirá uma série de curtas-metragens de vários realizadores com uma visão da pornografia (sob a designação ‘Destricted’), entre outras novidades, o público pode ainda contar com uma homenagem ao novíssimo cinema alemão (a designada Escola de Berlim).Prolongando-se até dia 29, o Indie 2007 inclui 109 filmes europeus (mais 18 portugueses), 38 asiáticos, 38 dos EUA e do Canadá, 12 da América Latina e três de África. Dos 13 prémios, destaque para o Grande Prémio de Longa-Metragem (três mil euros) e o Tóbis para Melhor Longa-Metragem Portuguesa (cinco mil euros).
Ana Maria Ribeiro com Lusa
in "Correio da Manhã"

No comments: