Thursday, January 31, 2008

FANTAS 2008 - "Cinema Português"



A GRANDE MONTRA DO CINEMA PORTUGUÊS
25 de Fevereiro a 9 de Março
Fazer chegar o cinema português ao mais vasto público possível é a grande aposta do Fantasporto na sua 28ª edição que decorrerá entre 25 de fevereiro e 9 de Março próximos.
Sendo o Fantasporto a melhor montra do cinema em Portugal, 2008 vai ser o grande ano de promoção e divulgação dos nossos filmes e dos nossos cineastas. Quase uma centena de filmes nacionais vão passar no Fantasporto.
De Fernando Lopes numa merecida a homenagem, a Edgar Pêra, este ano com um filme ("Rio Turvo") em competição na Semana dos Realizadores, ou Leonel Vieira e Luís Galvão Teles presentes na Secção Oficial Panorama do Cinema Português, há de tudo um pouco no Fantas 2008.
Cineastas consagrados, promissores talentos e jovens estudantes de cinema encontram-se no Fantasporto para fazer a maior festa do cinema nacional num ano em que a produção em quantidade e qualidade é francamente excepcional.
Comecemos pelos consagrados. No ano do seu centésimo aniversário Manoel de Oliveira torna-se a estrela da Semana dos Realizadores dando ao Fantas a honra de a par de ser o patrono desta secção deste a sua primeira edição, ter dado o nome ao Grande Prémio da Semana que passará a designar-se por GRANDE PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA. Nessa sessão de gala queremos ter o Rivoli repleto de amigos de Manoel de Oliveira a cantar-lhe os parabéns, afinal este é o ano do seu centenário.
Outro dos convidados de honra que vai receber um merecido Prémio Carreira é Fernando Lopes, cineasta com um filmografia impar e uma multifacetada carreira.
Com quase meio século de uma carreira que abrange todas as facetas do cinema realizador, produtor, montador, professor de cinema e crítico, director e programador do canal 2 da RTP Fernando Lopes atravessou quatro décadas de grandes mudanças no cinema português, estando sempre no centro dos acontecimentos. Ponto alto desta homenagem, que inclui uma retrospectiva de filmes seleccionados e o documentário de João Lopes, vai ser a antestreia de "The Lovebirds", onde Fernando Lopes desempenha um papel quase autobiográfico, revelando como actor uma faceta inesperada da sua carreira.
Com ele, no filme contracenam nomes como Michel Imperioli (Sopranos), John Ventimiglia ou os portugueses Joaquim de Almeida ou Rogério Samora.
"The Lovebirds" está em competição na Semana dos Realizadores, a par de "Rio Turvo" de Edgar Pêra. A partir de um hipnótico conto de Branquinho da Fonseca entre o surrealismo e o neo-realismo, o filme acompanha a trágica balada de um amor impossível entre um topógrafo (Nuno Melo) sem nome, recém-chegado ao terreno pantanoso de um futuro aeroporto, e a bela Leonor (Teresa Salgueiro, a etérea voz dos Madredeus), a "flor do pântano", que tanto a severa Tia como o socrático Director (e o seu bode Platão) tentam salvaguardar dos olhares lascivos num universo masculino.
Na Secção Oficial de Cinema Fantástico curtas-metragens, destaque para "É Verdade" de Paulo Prazeres, uma curta-metragem musical com a banda Terrakota como protagonista. Marco 2029 d.c.. Baixo Alentejo, província ibérica, Estados Unidos da Europa. É verdade! Afinal ainda existem seres humanos.
Poucos, muito poucos e espalhados por grandes regiões desertas onde a vegetação escasseia e nem as baratas sobreviveram. A natureza há muito os abandonou. No Panorama do Cinema Português são apresentados "DOT.COM" de Luís Galvão Teles, a história de uma pequena aldeia no interior de Portugal que subitamente se torna num caso nacional quando uma multinacional espanhola pressiona os aldeões para fechar o site da aldeia, precisamente o mesmo nome de uma marca de águas que os espanhóis querem lançar no mercado.
Ainda, "Julgamento" de Leonel Vieira: um dia, o Jaime vê-se confrontado com o seu maior sonho e o seu pior pesadelo: ele encontra o inspector da PIDE que, durante a ditadura de Salazar, o prendeu e matou um dos seus amigos.
E "Um Mundo Catita" de Filipe Melo e João Leitão, uma viagem ao imaginário de Manuel João Vieira, em que os sonhos se misturam com realidade, e onde seguimos o protagonista numa sucessão de aventuras e desventuras. É uma comédia de costumes, um conto de Natal, e um romance épico feito como série de tv, exibida no Porto pela primeirea vez.
Depois, há as muitas curtas-metragens portuguesas. Este ano, o Fantasporto exibe quase uma centena de filmes portugueses. Destaque especial para o projecto Escolas, um espaço privilegiado para divulgar os mais jovens, que querem fazer do cinema a sua profissão e anseiam por fazer chegar ao público os seus trabalhos.

No comments: