Friday, October 10, 2008

CineEco volta a Seia


“DAR AS MÃOS” POR UM FUTURO MELHOR

Esta é a décima quarta edição do único Festival de Cinema dedicado ao Ambiente que se realiza em Portugal, de forma sistemática e consecutiva. Após catorze anos de muito trabalho, persistência, dedicação, que transformaram este certame num nome respeitado e consagrado a nível nacional, europeu e mundial.

Consagrado a nível nacional: no ano de 2006 a Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente atribuiu o PRÉMIO NACIONAL DE AMBIENTE (FERNANDO PEREIRA) 2006 ao CINEECO Festival Internacional de Cinema e Vídeo do Ambiente da Serra da Estrela.
Por solicitação de algumas entidades, espalhadas pelo País, têm sido constantes as colaborações do Cine Eco, em Extensões do Festival, Semanas de Ambiente, Dias do Ambiente, para lá de contribuições diversas para Municípios, Escolas e Universidades, através de vários trabalhos de alunos, ou integrando painéis de debates.
Neste interregno entre duas edições deste festival, de Outubro de 2007 até Outubro de 2008, o Cine Eco já colaborou em cerca de duas dezenas de extensões: em Lisboa (Câmara Municipal de Lisboa), Madeira (Centro de Arte Moderna Casa das Mudas, na Calheta), Açores (através da Secretaria Regional de Ambiente, em São Miguel, Terceira e no Faial, com a participação de alguns milhares de espectadores), Beja (durante a OviBeja, com a passagem de mais de 30 mil visitantes), Vidigueira, Quarteira (durante a “Expo Europa e Ambiente”), Braga (Auditório Municipal), Aveiro (Teatro Aveirense, Mercado Negro e Cine Clube de Aveiro), Almada (integrado numa “Quinzena de Comércio Justo”), Porto (Fnac), Torres Vedras (Teatro Cine de Torres Vedras), etc. Neste mesmo fim de semana em que o Cine Eco 2008 se inicia, decorre em Tavira uma nova extensão do Cine Eco 2007, associada a uma iniciativa internacional de nome “Bio Blitz”. Estão em perspectiva estas e algumas outras extensões para o ano que agora se inicia. Se contabilizarmos os muitos milhares de espectadores, a projecção do nome do Festival e de Seia, seremos seguramente um dos mais influentes festivais portugueses e um dos melhores propagandistas de Seia e da Serra da Estrela.

Consagrado a nível internacional: o Cine Eco é membro fundador da Associação de Festivais de Cinema de Meio Ambiente (EFFN - Environmental Film Festival Network), de colaboração com o Festival Internacional de Cinema del Medi Ambient, de Barcelona (Espanha), o Eco Cinema, International Film Festival (Grécia), o Cinemambiente, Environmental Film Festival, de Turim (Itália), a que se acrescentaram mais alguns certames durante o último ano. Continuámos a contribuir para o prémio para a Melhor Obra Ambientalista do ano, o “Prémio do Festival dos Festivais” (espécie de Óscar da categoria), atribuído este ano em Espanha, pela Associação de Festivais de Cinema de Meio Ambiente, com a participação do Cine Eco no seu comité organizador inicial. Como tem sido regra, estivemos mais uma vez no FICA, em Goiás, Brasil, onde este ano, finalmente se concretizou a geminação das cidades de Goiás e Seia, uma ideia minha que germinou e se foi concretizando lentamente, mas que muito me honra, pois já começa a dar frutos em várias vertentes, sobretudo culturais e académicas. Já em Março de 2008 estivemos no importante Festival de Inverno, de Sarajevo, onde se realizou uma jornada dedicada ao Cine Eco, apresentando um conjunto de obras premiadas na nossa anterior edição.
Para lá deste facto, o Cine Eco estabelece novas parcerias, como com o Festival de Ambiente de Washington, um dos mais prestigiados do mundo, de quem temos recebido nos últimos anos visitas dos principais colaboradores como membros do Júri. Além destes novos laços, não esquecemos os já existentes com o Vizionária, International Video Festival, de Siena (Itália) e o Wild and Scenic Environmental Film Festival, de Nevada City (EUA). Colaboramos na medida das nossas possibilidades na concretização de novos festivais, um pouco por todo o mundo. Acabamos de dar o nosso apoio a um novo certame de cinema ambiental a surgir na Republica Dominicana, de que contamos ter entre nós o seu futuro director. Continuamos interessados na criação de uma “Plataforma Atlântica de Festivais de Cinema e Vídeo o Ambiente” anunciada no ano passado e ainda não concretizada. Por iniciativa do Cine Eco, de colaboração com o FICA de Goiás (Brasil), e o futuro Festival Internacional de Cinema e Vídeo do Ambiente da Cidade do Mindelo (Cabo Verde) contamos implantar essa “Plataforma” que poderá ter um importante papel na criação e incentivo de relações culturais, cinematográficas e ambientais entre povos de três continentes, sobretudo entre povos irmãos de três continentes.
Obras a concurso: Em 2005, o Cine Eco batera todos os records de participação: mais de quatrocentas obras concorreram, cerca de quatro dezenas e meia de países enviaram títulos, desde o Irão ao Chile, da Índia os Estados Unidos, da Estónia a África do Sul, passando por quase toda a Europa. Em 2006 voltámos a andar pelos mesmos números e, em 2007, chegámos às 432 obras e apresentámos títulos de mais de vinte países. Em 2008 os records voltaram a ser batidos, mais de cinco centenas de obras (512, para ser preciso) foram visionadas, provenientes de mais de cinquenta países. Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bielo-Rússia, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Espanha, EUA, França, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Inglaterra, Irão, Israel, Itália, Letónia, Malásia, Moçambique, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Suiça, Somália e Ucrânia são os países de que iremos ver algumas obras.
A quantidade e a qualidade da grande maioria das obras visionadas impôs algumas alterações na apresentação das obras e respectivas competições. Assim haverá um Júri Internacional e um Júri destinado unicamente à produção lusófona, acrescentando-se ainda uma secção, “Panorama Informativo”, onde poderão ser vistas obras de reconhecido mérito, mas impossibilitadas de estarem a concurso, em função de impossibilidade de horário.
Deve sublinhar-se ainda a quantidade (e muita qualidade, nalguns casos) das obras lusófonas, com particular relevo para as produções com origem na região de Seia, e das Beiras, o que demonstra bem o impulso que a existência deste festival representa para este tipo de produção.
Secções paralelas: Para promover o cinema de qualidade, o Cine Eco criou, igualmente desde a sua primeira edição, secções paralelas, como “Outras Terras, Outras Gentes”, que pretende difundir um cinema menos visto pelo grande público, mas de grande qualidade, de cinematografias não muito habituais no nosso país. Em 2008, assim continuará a ser.
Anualmente, o Cine Eco exibe ainda alguns “Clássicos”. O bom ambiente ganha-se também com bom cinema. Bom cinema que os clássicos testemunham de forma brilhante. Este ano o escolhido é “Blade Runner”, de Ridley Scott, uma genial antevisão de um inquietante mundo do futuro, onde a questão ambiental não deixa de estar presente.
“O Amor do Cinema” destaca três nomes grandes do cinema que desapareceram este ano: Dino Risi, mestre da comédia Italiana, e Sydney Pollack e Paul Newman, realizadores e actores dos mais marcantes das últimas cinco, seis décadas do cinema norte-americano. O nosso amor ao cinema e à sua arte não nos permite esquecê-los.
Para sublinhar a oficialização da Geminação Cine Eco – FICA, Seia – Goiás, apresentamos um pequeno ciclo de obras audiovisuais de Goiás.
No ano em que se comemoram 50 anos sobre as fraudulentas eleições de 1958, homenageamos a figura do General Humberto Delgado, com uma sessão onde estará presente a filha do General sem Medo, a historiadora Iva Delgado, e durante a qual serão exibidos filmes de Francisco Manso e Lauro António.
“Animação + Aventura” é o ciclo dedicado ao público infantil e juvenil, em idade escolar, conservando uma relação íntima com as escolas e as crianças. O Cine Eco mantém esta atenção para com os jovens desde o seu primeiro ano. Inovámos então onde hoje quase todos nos acompanham.
Ao longo dos últimos doze anos, por Seia passaram centenas de convidados, nacionais e estrangeiros, das mais diversas áreas do ambiente, do cinema, do espectáculo, da arte, da ciência, da cultura e do saber. Como convidados, apresentando obras, a concurso ou em actividades paralelas, e muitos, na difícil e espinhosa missão de membros de Júris. Este ano, não fugirão à regra. Damos conta dos convidados que nos honraram, aceitando estar presentes durante o Cine Eco, na sua qualidade de jurados, numa folha anexa.
Ao longo das treze edições, o Cine Eco promoveu a publicação de livros e catálogos, obras de referência, folhetos informativos, encontros, conferências, debates, workshops, recitais de poesia, exposições, caminhadas pela Serra da Estrela, etc. Este ano, haverá concertos com Rodrigo Leão e Viviane, exposições, colóquios, um encontros, etc. Um cordão humano “verde” a unir a Câmara ao CISE, atravessando toda a cidade, marcará a manhã do dia 22, numa iniciativa inédita que assinalará as preocupação de Seia, das suas gentes e do Cine Eco com o futuro do nosso planeta.

Desde há quinze anos que este certame conta com o empenho da Câmara Municipal de Seia, na pessoa do seu Presidente, Eduardo Brito. Havia outros apoios, entre os quais o IPAMB, que depois deixou de colaborar nesta iniciativa, e que esperemos que, através da Secretaria de Estado do Ambiente, volte a apoiar este festival como ele merece. Esperemos que o Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Professor Humberto Rosa, devolva a este certame o incentivo do governo central que julgamos justificar-se inteiramente. Foi-nos prometida a melhor atenção e ouvimos palavras de grande apreço pela obra realizada até hoje. Este ano, abrem-se novas expectativas com o patrocínio da EDP. O festival pode respirar com mais alguma largueza, mas não com a amplitude que julgamos necessária. Mas foi-se mantendo à tona da água com a generosidade de todos quantos o idealizam e concretizam, trabalhando no duro com um entusiasmo sempre renovado, e também com o apoio nunca recusado da CMS. Esta obra não teria sido possível sem a objectiva dedicação e visão de Eduardo Brito, a quem, em nome do Cine Eco e em meu nome pessoal queria aqui sublinhar esse papel de inestimável apoio e incentivo. O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), com modelares intenções e instalações, entre as quais o auditório e as salas onde já no ano passado decorreram as sessões competitivas e as homenagens do Cine Eco, é mais uma realização que honra o município e muito bem serve este festival e os seus espectadores. As secções paralelas continuarão como sempre no Cine Teatro de Seia.
Posto isto o meu muito obrigado a todos quantos dão as mãos (“dar as mãos” este ano deixa de ser apenas uma imagem retórica, pois vamos efectivamente dar todos as mãos no dia 22) para que este projecto se mantenham ao mais alto nível, com obras de uma qualidade e significado indiscutível, com um prestigio crescente, impondo o nome de Seia e de Portugal no panorama nacional e mundial.

Lauro António director técnico do CineEco
Para mais informações ir ao site oficial.