Thursday, April 5, 2007

Vila do Conde - Preview

15 Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema
7 – 15 Julho 2007
www.curtas.pt

Mais de 1800 filmes já inscritos
Já estão inscritos mais de 1800 filmes para as diferentes competições da 15ª edição do Curtas Vila do Conde. São aceites produções recentes (2006 e 2007) com duração até 60 minutos. Ficções, documentários, animações, filmes experimentais e vídeos musicais são os géneros a concurso. Considerando o mesmo período do ano passado, é de esperar que, mais uma vez, se atinja um número recorde de inscrições, quando nos aproximamos do prazo final de entrega, 13 de Abril para a Competição Internacional.

Competição Nacional: Prazo de entrega a 25 de Maio
Na competição Nacional, o prazo para entrega é 25 de Maio. A competição Nacional é um dos momentos altos do Festival.
Em 2006, “Rapace”, de João Nicolau, ganhou o Grande Prémio do Festival (o que aconteceu pela primeira vez, com um filme português) e desde então tem recebido inúmeros prémios em Festivais Internacionais.

Take One!
Para além de uma mostra competitiva, outras iniciativas que têm como finalidade proporcionar aos estudantes um contacto mais directo com o meio audiovisual e cinematográfico, nomeadamente ao nível de possibilidades de formação, escolas, cursos, saídas profissionais, etc. Estas iniciativas resumem-se essencialmente a workshops e masterclasses que procuram corresponder às expectativas dos realizadores mais jovens, criando uma oportunidade de estes entrarem em contacto com a larga experiência e forma de trabalhar dos realizadores convidados.
O prazo para envio de trabalhos também é 25 de Maio.
regulamento e inscrições das competições em www.curtas.pt

O FESTIVAL: Estrutura de Programação
Para além das competições, o Festival mantém a estrutura de programação consolidada nos últimos anos.
Assim, é de esperar que a secção WiP (Work in Progress) irá apresentar estreias nacionais e internacionais de curtas e longas metragens de autores que já apresentaram trabalhos em edições anteriores, bem como a continuidade do espaço blackbox, onde filmes de formato experimental que não em competição, encontram aqui espaço de exibição continua, com entrada livre.

Remixed, é a mais jovem secção do festival, que visa sobretudo explorar as relações do som, música e imagem em movimento, ora destacando as novas propostas estéticas e a evolução da linguagem cinematográfica e videográfica, ora encontrando soluções para espectáculos resultantes de projectos de articulação entre estas áreas de criação artística, e cujas propostas serão divulgadas em breve.

A secção In Focus, (retrospectivas de autor) irá revelar autores emergentes do panorama cinematográfico, bem como outros já consagrados. Este ano, um desses destaques é Peter Whitehead:
Nascido em Liverpool em 1937, Peter Whitehead é considerado como um dos mais importantes autores do cinema avant-garde do Reino Unido, estando entre um grupo de realizadores que abalou a industria cinematográfica europeia nas decadas de 60 e 70. Apesar de inactivo desde o final dos anos 70, deixou documentos importantes que influenciaram uma série de jovens realizadores de cinema experimental na Europa e nos EUA e foi precedente da estética que se tornou popularizada como videoclip, antes do aparecimento da MTV. Da sua obra, destaques incontornáveis: Pink Floyd London 66-67 (1967), documentário dedicado a Syd Barrett (Pink Floyd); Tonite Let's All Make Love In London (1968), outro filme que retrata uma Londres psicadélica, underground, no auge de perturbações politicas e revoluções musicais; Charlie is my darling: the Rolling Stones on tour (1968), filme raramente exibido, outro documentário histórico sobre os Rolling Stones, com imagens de uma época revolucionária e filmada através de uma abordagem inédita para a altura.

No comments: