Monday, December 31, 2007

Lopes no Fantas

Prémio Carreira Fantasporto
"NÓS POR CÁ" VAMOS HOMENAGEAR FERNANDO LOPES
Um dos maiores cineastas portugueses, com uma carreira consistente e prolongada, dos poucos a quem se reconhece a designação de "autor", Fernando Lopes vai ser homenageado no decorrer da 28ª edição do Fantasporto. Como ponto alto desta homenagem, o Festival Internacional de Cinema do Porto exibirá em antestreia nacional, na abertura e em competição na 18ª Semana dos Realizadores o filme "The Lovebirds" de Bruno Almeida, onde Fernando Lopes desempenha um papel quase autobiográfico, revelando como actor uma faceta inesperada da sua carreira. Com ele, no filme contracenam nomes como Michel Imperioli (Sopranos), John Ventimiglia ou os portugueses Joaquim de Almeida ou Rogério Samora. Como complemento da Retrospectiva do trabalho de Fernando Lopes, numa selecção a cargo do próprio, será exibido em antestreia Mundial o documentário "Profissão: Português" (recuperando o título de um dos filmes de Fernando Lopes de 1972) do jornalista e crítico de cinema João Lopes, que traça um retrato intimista do realizador.
Com quase meio século de uma carreira que abrange todas as facetas do cinema realizador, produtor, montador, professor de cinema e crítico, director e programador do canal 2 da RTP Fernando Lopes atravessou quatro décadas de grandes mudanças no cinema português, estando sempre no centro dos acontecimentos.
Em 1964 o seu documentário ficcionado "Belarmino" tornou-se uma referência obrigatória de um certo realismo cinematográfico, tendo sido o iniciador da "nova vaga" do cinema nacional a que se convencionou chamar "O Ano Gulbenkian".
No marasmo que era então o cinema português as suas obras foram marcantes para uma nova geração que se afirmava contra o regime, contra a censura e por um cinema com identidade. Será o próprio que dirá que "a liberdade é uma coisa que tem que se conquistar todos os dias".
Passando por uma fase significativa da sua carreira como documentarista, será nas suas adaptações de obras literárias que se revelarão as suas qualidades de reunir as duas artes, a escrita e a imagem, ou seja, a literatura e o cinema.
"Uma Abelha na Chuva" (72) romance neo-realista de Carlos Oliveira, adquire pela mão de Fernando Lopes uma visibilidade e uma leitura transgressora única no cinema português. Mais tarde esta capacidade de pensar os romances em audiovisual levarão Fernando Lopes a adaptar Mário Zambujal em "Crónica dos Bons Malandros" (84) e Cardoso Pires em "O Delfim" (2002), entre outros.
No período conturbado do pós-25 de Abril manteve uma visão crítica sobre o papel do cinema na revolução preferindo pensar os grandes temas estruturantes da nossa identidade, como a imigração, em filmes como "Nós por cá todos bem" (78) e "Matar Saudades" (88).
Nesta busca incessante pelas nossas raízes estará também "O Fio do Horizonte" (93), uma das suas produções mais internacionais.
Se Fernando Lopes esteve na origem do "Cinema Novo" na passagem do século continua com grande actividade, realizando obras como "Lá Fora" (2004) e "98 Octanas" (2006), onde incessantemente se renova e avança com noas pistas de um cinema de qualidade capaz de chegar ao público.
Não teve, todavia, a sorte suficiente para ser reconhecido internacionalmente. Mas se lá fora não lhe fizeram, ainda, a homenagem que a sua carreira merece, o Fantasporto não poderia deixar de reconhecer a sua contribuição para a arte do cinema.
Como complemento da Retrospectiva do trabalho de Fernando Lopes, numa selecção a cargo do próprio, será exibido o documentário "Profissão: Português" (recuperando o título de um dos filmes de Fernando Lopes de 1972) do jornalista e crítico de cinema João Lopes, que traça um retrato intimista do realizador.



Homenagem / Retrospectiva Fernando Lopes
98 Octanas 94 min.
Belarmino 80 min.
Crónica dos Bons Malandros 82 min.
Elegia por Alguns Fotogramas Portugueses - Fernando Lopes 8 min.
Lissabom, Wuppertal, Lisboa Fernando Lopes 8 min.
O Delfim 88 min.
Profissão: Português João Lopes 95 min.
The Lovebirds Bruno de Almeida 80 min.

texto da responsabilidade do Fantasporto

"Quem Tem Medo" do AXN?

Cinema no AXN – Ciclo “Quem Tem Medo?” –

O AXN propõe um ciclo de cinema para as noites de sábado, em Janeiro, dedicado a espectadores corajosos! Quem Tem Medo? - é a pergunta que se impõe todos os sábados às 22h30 no AXN…


FORSAKEN: VAMPIROS DO DESERTO
Na sua viagem de Los Angeles para a Florida para assistir ao casamento da irmão, Sean faz algo que não deveria fazer: dar boleia a um desconhecido. A partir desse momento, a sua viagem transforma-se num pesadelo sangrento, já que Nick é um caçador de vampiros que
persegue os malditos, um grupo errante destas criaturas, que se alimentam de viajantes desprevenidos.
Quando ambos recolhem a assustada Megan, a quem os assassinos abandonaram, Sean sente-se atraído pela sua beleza. Tudo se complica quando Sean é infectado pelos malditosß e a única cura é matar o líder do bando, Kit. Começa então uma corrida mortal contra o tempo para encontrar e acabar com a origem do vírus: um vampiro centenário com poderes sobre-humanos e com um apetite voraz por sangue.

Emissão: Sábado 5 de Janeiro às 22h30

Título original: The Forsaken
Ano de produção: 2001
País de produção: EUA
Género: terror
Duração: 100 minutos
Realizador: J. S. Cardone
Intérpretes: Kerr Smith, Brendan Fehr, Johnathon Schaech


GRITOS 3
Depois dos terríveis acontecimentos ocorridos na localidade de Woodsboro, Sidney Prescott vive apartada do mundo, numa pequena casa nas montanhas a norte da Califórnia, na qual tenta a todo o custo esquecer o passado. Trabalha dando apoio moral via telefone a mulheres com problemas, até que recebe uma chamada misteriosa que a informa dos assassinatos que estão a ocorrer em Hollywood, no set de rodagem do filme “Stab 3: Return to Woodsboro”, uma película que questiona de forma inquietante os acontecimentos que aterrorizaram a povoação de Woodsboro e que continuam a persegui-la.

Sidney decide deslocar-se ao local de rodagens e descobre que por detrás de cada homicídio aparece uma foto da sua mãe, já falecida. É ali que se encontrará de novo com Gale, uma jornalista pouco escrupulosa que procura um exclusivo, e com Dewey, que acompanha a namorada, uma das actrizes protagonistas do filme. Os três irão tentar acabar de uma vez por todas com o assassino.

Emissão: Sábado 12 de Janeiro às 22h30

Título original: Scream 3
Ano de produção: 2000
País de produção: EUA
Género: terror
Duração: 116 minutos
Realizador: Wes Craven
Intérpretes: Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Patrick Dempsey


PSICO
Fugida da justiça, Marion Crane (Anne Heche) refugia-se no motel de Norman Bates, um homem obscuro, cujas vítimas vão caindo nas misteriosas redes da sua mãe. Marion será a próxima… O seu desaparecimento faz com que a irmã de Marion e um detective privado se desloquem ao motel. Rapidamente descobrem o estranho vínculo entre Norman Bates e a mãe. O realizador Gus Van Sant realiza um remake da história original de Alfred Hitchcock com um elenco de luxo.

Emissão: Sábado 19 de Janeiro às 22h30

Título original: Psycho
Ano de produção: 1998
País de produção: EUA
Género: thriller
Duração: 104 minutos
Realizador: Gus Van Sant
Intérpretes: Anne Heche, Julianne Moore, Viggo Mortensen, Vince Vaughn


IDENTIDADE MISTERIOSA
O que aconteceria se cada decisão que tomamos já tivesse sido tomada anteriormente? O que aconteceria se não existissem acasos na vida e os nossos destinos estivessem já predestinados? “Identidade Misteriosa” é um thriller psicológico com um argumento surpreendentemente original e perturbador. Dez estranhos são surpreendidos por uma tempestade e ficam retidos: um motorista de limousines, uma “estrela” de televisão dos anos 80, um polícia que escolta um assassino, uma prostituta, um homem e uma mulher recém casados e uma família em crise, todos se refugiam num motel sinistro dirigido por um gerente nocturno nervoso. O alívio por encontrar um refúgio é rapidamente substituído pelo medo, quando os dez viajantes começam a morrer um a um. Dão-se então conta que se quiserem sobreviver terão que descobrir o segredo que os reuniu naquele lugar.

Estreia: Sábado 26 de Janeiro às 22h30

Título original: Identity
Ano de produção: 2003
País de produção: EUA
Género: thriller
Duração: 90 minutos
Realizador: James Mangold
Intérpretes: John Cusack, Ray Liotta, Amanda Peet, Alfred Molina, Rebecca De Mornay

Friday, November 9, 2007

European Film Festival - Abertura


A primeira noite do European Film Festival arrancou com uma gala de abertura, onde Pedro Almodóvar foi homenageado, recebendo o prémio Nau pelas mãos das suas divas.
Camané e Bernardo Sasseti surpreenderam os convidados com um tema improvisado, depois do magnífico concerto de Rodrigo Leão. Uma noite onde a descontracção foi tónica de uma inauguração com o charme imenso da actriz Beatriz Batarda. Foram também apresentados os membros do júri internacional. Pedro Almodóvar pôde também conhecer pessoalmente actores e actrizes portuguesas como Margarida Vila-Nova, Afonso Pimentel, Filipe Duarte, Joana Seixas, Paula Guedes, entre outros.

A uma semana do FIKE


A uma semana da abertura do FIKE 2007.
Vão ser apresentados 101 filmes em Competição, uma retrospectiva de Kamran Shirdel e um conjunto de outras sessões paralelas.
O FIKE será palco do lançamento do filme "Jangada de Pedra - Viagem ao nosso passado mais remoto", da autoria de Rui Dias e Rietske van Raay, num evento organizado em parceria com a Reitoria da Universidade de Évora e que contará com a presença do Prémio Nobel da Literatura José Saramago.
No FIKE 2007 pode ainda encontrar um conjunto de eventos: Workshops, Master Classes, Concertos e outras actividades paralelas que pode descobrir em fikeonline.net.

Contactos Contacts
FIKE 2007Festival Internacional de Curtas Metragens de ÉvoraÉvora International Short Film FestivalPateo do Salema, 7 - A7000-818 ÉvoraPORTUGALTel: +351 266 708 489Fax: +351 266 708 488E-mail: fike@fikeonline.netWebsite: http://www.fikeonline.net/

Monday, October 8, 2007

CineEco 2007


Sunday, September 16, 2007

Emmy Awards 2007 no AXN


Tal como em anos anteriores, o AXN transmite em directo a cerimónia de entrega dos prémios mais prestigiados da televisão: os Emmy Awards. O AXN emite em directo e em exclusivo para Portugal a versão original da 59ª gala dos Emmy Awards, que se realiza na noite de Domingo 16 para Segunda 17 de Setembro em Los Angeles, no Shrine Auditorium. Além disso, o AXN emite posteriormente, na Sexta dia 21 às 22h25, a gala em diferido, legendada.

No dia 19 de Julho, foram anunciadas as nomeações para a 59ª edição destes prestigiados prémios. Tal como em anos anteriores, encontram-se nomeadas algumas séries exibidas pelo AXN, bem como outros programas especiais exibidos pelo canal ao longo do último ano. Ao todo são 16 nomeações. São elas: C.S.I.: Crime Scene Investigation (5 nomeações); E.R.: Serviço de Urgência (3 nomeações); 49th Annual Grammy Awards (3 nomeações); C.S.I. Miami (2 nomeações); e com 1 nomeação cada estão nomeados C.S.I. Nova Iorque, The 64th Golden Globe Awards e Medium.

Ryan Seacrest, o apresentador do “American Idol”, será o anfitrião da cerimónia, que contará com a presença de muitas “estrelas” na apresentação e entrega dos prémios. Já confirmados, entre outros, estão os nomes de Steve Carell, o protagonista da versão americana de “The Office”; Kelsey Grammer, o actor que interpretou Dr. Frasier Crane; Katherine Heigl, a doce Izzie da série “Anatomia de Grey”; Jon Stewart, o irreverente apresentador de “The Daily Show with Jon Stewart”; Kiefer Sutherland, protagonista de “24”; Marcia Cross, a Bree de “Donas de Casa Desesperadas”; Ellen DeGeneres, actriz que já apresentou a cerimónia por três vezes no passado; America Ferrera, a “estrela” de “Betty Feia”; ou ainda Kyra Sedwick, a protagonista de “The Closer”.

Uma noite repleta de glamour, uma autêntica festa da televisão, com passadeira vermelha incluída e, como sempre, com a comparência dos melhores e mais reconhecidos actores e actrizes do pequeno ecrã. Uma noite onde se destacam os maiores nomes da indústria norte-americana e durante a qual se reconhecem os melhores trabalhos de produtores, realizadores e actores durante todo um ano (de 1 de Junho de 2006 a 31 de Maio de 2007).

8ª Festa do Cinema

A 8ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS este ano decorrerá em 6 cidades do país (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Faro e Almada) de 3 a 28 de Outubro.

Óscar Alves no Queer Lisboa11

Retrospectiva de Óscar Alves e debate sobre a Cinematografia Gay portuguesa nos anos 70, no São Jorge

Desconhecida do grande público, a cinematografia gay portuguesa nos anos 70 não só existiu como merece divulgação. Confirmam-no as quatro curtas e médias metragens de Óscar Alves, em exibição esta terça-feira, dia 18 de Setembro, pelas 15h30 e 18h30, na Sala 3 do Cinema São Jorge: Aventuras e desventuras de Julieta Pipi ou o processo intrínseco global Kafkiano de uma vedeta não analisado por Freud, Charme indiscreto de Epifânea Sacadura , Good-bye, Chicago, e Solidão povoada. Realizadas entre 1975 e 1978, são apenas alguns dos exemplos do fulgor de uma cinematografia injustamente esquecida – facto que nos leva a questionar a possibilidade da continuidade de uma produção regular, em Portugal, de um cinema de expressão marcadamente queer.
Para reflectir sobre esta e outras questões, às sessões de retrospectiva segue-se o debate "Cinematografia Gay portuguesa nos anos 70" (Sala 2, 19h30). Estarão presentes o próprio realizador e artista plástico, Óscar Alves, o encenador e actor, João Grosso, e o realizador João Pedro Rodrigues. A moderação fica a cargo de António Fernando Cascais, da Associação Janela Indiscreta.
Entrada gratuita, sujeita à lotação da Sala.


Thursday, September 6, 2007

Actores Portugueses Premiados


O actor Filipe Duarte afirmou ontem ter tido “a melhor experiência do Mundo” ao contracenar com Tomás Almeida em ‘A Outra Margem’, de Luís Filipe Rocha, actuação que valeu a ambos o prémio de melhor interpretação em Montreal.

Dias depois de ter sido distinguido como melhor actor do festival ex-eaquo com Tomás Almeida, do grupo Crinabel, Filipe Duarte recorda “o trabalho de equipa” e a “experiência incrível” de ter entrado neste filme.

Com estreia em Portugal marcada para Novembro, o filme conta a história de um travesti amargurado com a vida (Filipe Duarte) que se cruza com um adolescente com síndroma de Down (Tomás Almeida).

Produzido pela Clap Filmes, ‘A Outra Margem’ conta ainda no elenco com Maria D’Aires, Horácio Manuel, Sara Graça, Eduardo Silva, João Pedro Vaz e o grupo de teatro da Crinabel.

‘A Outra Margem’ é a décima longa-metragem de Luís Filipe Rocha que ainda assina argumento e diálogos.
in Correio da Manhã

Saturday, September 1, 2007

Zoom - Cineclube de Barcelos #10


Cinanima 2007

CERCA DE 800 FILMES A CONCURSO NO CINANIMA 2007

Nesta 31ª Edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – foram superadas todas as expectativas relativamente ao número de filmes e países participantes no Festival. Em 31 anos de Cinema de Animação, este é certamente o ano em que foram recebidos mais filmes e, no qual contamos com mais países a concurso.

Fazem parte do Júri de Selecção os portugueses Beatriz Gentil (professora), Vítor Lopes (realizador) e João Paulo Barrosa (médico/ pintor); a inglesa Pat Raine Webb (membro ASIFA) e o francês Nicolas Jacquet (realizador).



Durante sete dias serão visionados cerca de 800 filmes, num total de cerca de 97 horas, no Centro Multimeios, em Espinho.

O Festival recebeu cerca de 800 filmes, provenientes dos quatro cantos do mundo, perfazendo um total de 56 países a concurso, nomeadamente do continente Americano, desde E.U.A., passando pela Argentina, Canadá, África do Sul, México, Chile, Brasil, entre muitos outros.

Nesta 31ª Edição muitos foram os países europeus que quiseram dar o seu contributo ao mundo da animação, como são exemplo: Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Bélgica, Holanda, Espanha, alguns países de Leste como a Croácia, Rússia, Ucrânia, Sérvia, Estónia, Bósnia e Herzegovina, Bielorussia, entre muitos outros. Os países nórdicos também marcaram presença, como é o caso da Finlândia, Suécia e Noruega.

O continente asiático foi representado pela China, Índia, Taiwan, e ainda Singapura, Japão e Coreia.

O CINANIMA conta também com a presença da Oceânia, representado pela Nova Zelândia, com um filme a concurso.

Podemos ainda salientar que dos 800 filmes recebidos, 108 são oriundos do Reino Unido, que ocupa assim o primeiro lugar no ranking do Festival, na segunda posição está a França com 100 filmes. Mais uma vez, Portugal ocupa a terceira posição com 70 obras, seguindo-se em quarto a Alemanha, com 35 filmes e os Estado Unidos da América com 31.

Cinema no AXN - Ciclo “Mulheres com Carácter” -

Em Setembro, aos Sábados o espaço de cinema no AXN é dedicado às Mulheres com Carácter.


SÉTIMA PROFECIA
Ao mesmo tempo que ocorrem vários fenómenos inexplicáveis em diversos pontos do Planeta, Abby Quinn, uma jovem norte-americana, permanece no Estado onde vive. Depois de uma gravidez bastante complicada, começa a sentir medo no momento em que ela e o marido alugam o seu apartamento a David, um misterioso vagabundo. Abby, depois de viver várias experiências metafísicas muito violentas, dá-se conta de que David está a levar a cabo as místicas profecias do Dia do Juízo Final. Abby Quinn tem razões para acreditar que o fim do Mundo está prestes a chegar com a morte do seu filho, o sétimo sinal da profecia do último livro bíblico, o Apocalipse.

Emissão: Sábado 1 de Setembro às 22h30

Título original: The Seventh Sign
Ano de produção: 1988
País de produção: EUA
Género: suspense, policial
Duração: 93 minutos
Realizador: Carl Schultz
Intérpretes: Demi Moore, Michael Biehn, Jurgen Prochnow


LADO A LADO
Isabel (Julia Roberts) é uma jovem fotógrafa de moda que namora com Luke (Ed Harris), divorciado de Jackie (Susan Sarandon) e com dois filhos. Ganhar o amor dos seus filhos revela-se muito difícil, sobretudo porque a mãe, Jackie (Susan Sarandon), não está disposta a partilhá-los com outra mulher.
Anna e Ben, os dois filhos de Jackie e Luke, enfrentam o duro processo de divórcio dos seus pais. O pior, contudo, é que Luke conhece uma nova mulher, Isabel, uma conhecida fotógrafa, que faz tudo para lhes agradar. Mas eles exigem uma dedicação que ela não lhes pode oferecer a menos que deixe o seu trabalho, algo de que não está disposta a abdicar. Por seu lado, Jackie, mãe dedicada, acha que os esforços de Isabel são insuficientes e não entende como o trabalho pode estar à frente dos deveres, cuidados e carinho para com os filhos. O rancor mútuo que existe entre Jackie e Isabel vai-se transformando num ódio profundo, mas o diagnóstico inesperado de cancro de Jackie fará com que a vida de todos mude de forma radical.

Emissão: Sábado 8 de Setembro às 22h30

Título original: Stepmom
Ano de produção: 1998
País de produção: EUA
Género: drama
Duração: 125 minutos
Realizador: Chris Columbus
Intérpretes: Julia Roberts, Susan Sarandon, Ed Harris, Jena Malone


UM DOMINGO QUALQUER
Não importa quem és, não importa como ganhas a vida, sempre há alguém mais novo, mais rápido e mais forte que está atrás de ti. E na encruzilhada da sua vida, Tony D’Amato (Al Pacino) pôde finalmente compreendê-lo. Há quatro anos os Miami Sharks, treinados por D’Amato, ganharam dois campeonatos consecutivos, mas no mundo do desporto profissional isso são histórias do passado. Agora a sua equipa está em apuros, com três derrotas consecutivas, falta de público e com heróis em final de carreira, como é o caso do quarterback de 39 anos Jack “Cap” Rooney (Dennis Quaid), que se agarra desesperadamente ao pouco que lhe resta como jogador profissional.
Fora do campo desportivo, D’Amato tem problemas com um casamento falhado e com os seus filhos, e entra muitas vezes em conflito com Christina Pagniacci (Cameron Diaz), a jovem presidente e co-proprietária dos Miami Sharks.
O filme foi dirigido por Oliver Stone (Platoon), que além da realização também interpretou o papel de comentador desportivo. Um dado curioso: a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) recusou-se a colaborar com Stone por este mostrar um ponto de vista negativo sobre o referido desporto.

Emissão: Sábado 15 de Setembro às 22h30

Título original: Any Given Sunday
Ano de produção: 1999
País de produção: EUA
Género: drama, desporto
Duração: 162 minutos
Realizador: Oliver Stone
Intérpretes: Al Pacino, Cameron Diaz, Dennis Quaid, James Woods, Jamie Foxx

ÍNTIMO E PESSOAL
Tally Atwater (Michelle Pfeiffer) é uma jornalista ambiciosa que apresenta a informação meteorológica. Mas depois de conhecer Warren Justice (Robert Redford), brilhante e veterano pivot, antigo correspondente na Casa Branca, a sua carreira dispara até conseguir apresentar o serviço informativo de maior audiência. Ao mesmo tempo que consegue o êxito ansiado, Tally começa uma relação com o atraente e maduro Warren.

Estreia: Sábado 22 de Setembro às 22h30

Título original: Up close & Personal
Ano de produção: 1996
País de produção: EUA
Género: comédia, drama
Duração: 125 minutos
Realizador: Jon Avnet
Intérpretes: Robert Redford, Michelle Pfeiffer, Stockard Channing

A DIVA DA MODA
Melania Carmichael (Reese Whitherspoon) é uma jovem e talentosa designer de moda nova-iorquina que consegue conquistar Andrew (Patrick Dempsey), o solteiro mais cobiçado da cidade. O anúncio repentino do seu noivado obriga Melanie a regressar à sua cidade natal, Alabama, para resolver um assunto antigo e pendente com Jake (Josh Lucas), o homem com quem se casou durante a faculdade e que se recusa a dar-lhe o divórcio.

Estreia: Sábado 29 de Setembro às 22h30

Título original: Sweet home Alabama
Ano de produção: 2002
País de produção: EUA
Género: comédia, drama
Duração: 104 minutos
Realizador: Andy Tennant
Intérpretes: Reese Witherspoon, Josh Lucas, Patrick Dempsey, Candice Bergen

Cinema ao Ar Livre em Setubal

Para assinalar o final do Verão, o Clube de Cinema de Setúbal apresenta em Setembro um ciclo de cinema ao ar livre, recuperando levemente a antiga tradição dos cinemas de rua. Como tal, durante todos os domingos de Setembro, as instalações do IPJ de Setúbal transformam-se numa sala de cinema ao ar livre.

A programação inicia-se com um tributo ao mestre italiano Michelangelo Antonioni, cineasta que nos deixou no passado mês. De forma a recuperar a sua obra e manter vivo o seu legado, será projectado o filme “História de um Fotógrafo”, uma das suas obras mais reconhecidas.

O resto do mês será preenchido com filmes que celebram à sua maneira o Verão, quer seja através da temática das férias, da praia, ou das viagens. Como tal, serão assinalados alguns dos realizadores consagrados da actualidade cinematográfica, como Steven Spielberg (com o seu “Tubarão”) ou Jean-Pierre Jeunet (com o muito aclamado “O Fabuloso Destino de Amélie”).

As sessões terão um preço simbólico de 0,50€, para estudantes e portadores de Cartão Jovem, e de 1€ para todos os outros. O início dos filmes está marcado para as 21h30, sempre no IPJ de Setúbal, no Largo José Afonso.

Dia 2 – História de Um Fotógrafo (Blow Up), de Michelangelo Antonioni, 1966 (111m) M/12
Dia 16 – Jaws (Tubarão), de Steven Spielberg, 1972 (124 m) M/12
Dia 23 – Fim-de-Semana Alucinante (Deliverance), de John Boorman, 1972 (102 m) M/15
Dia 30 – O Fabuloso Destino de Amélie (Le Fabulex Destin d’Amélie Poulain), de Jean-Pierre Jeunet, 2001 (122m) M/12

Esta programação pode ser alterada por motivos imprevistos.
As sessões estarão condicionadas mediante as condições climáticas

SINOPSES
HISTÓRIA DE UM FOTÓGRAFO
No seu primeiro trabalho em língua inglesa, Michelangelo Antonioni voou para o Reino Unido para filmar a história de um fotógrafo envolvido num crime. Um thriller polémico e premiado, com uma forte pendente voyeur, ou não fosse Antonioni o “realizador do alheamento”.

TUBARÃO
Steven Spielberg criou o blockbuster moderno com “Tubarão”, uma redefinição do conceito dos filmes de monstros, onde um tubarão branco assola uma praia cheia de turistas. Spielberg manipula com precisão o suspense e o horror com um filme de Verão onde, ironicamente, atormenta um dos principais destinos de férias: a praia.

FIM-DE-SEMANA ALUCINANTE
Em 1972, John Boorman realizou “Fim-de-semana Alucinante”, um aparentemente inofensivo filme de Verão sobre um grupo de amigos que decide ir descer pela última vez o rio Cahulawassee, mas que é uma acutilante subversão da condição masculina e da posição do Homem perante a Natureza.

O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE
“O Fabuloso Destino de Amélie” é um dos mais aclamados filmes desta viragem de século e o actual feelgood movie de eleição. Audrey Tatou será sempre Amélie Poulain, a personagem criada por Jean-Pierre Jeunet, uma inocente e ingénua rapariga que procura ajudar sempre o próximo a encontrar paz e amor.

Estreia da 3ª temporada de Medium no AXN


O AXN estreia na segunda 3 de Setembro às 21h30 a 3ª temporada de Medium. Protagonizada por Patricia Arquette, vencedora de um Emmy para Melhor Actriz em 2005 e nomeada novamente este ano pelo mesmo papel. A série foi criada e produzida por Glen Gordon Caron (Modelo e Detective). Patricia Arquette foi escolhida por diversos realizadores, em trabalhos anteriores, para interpretar papéis sobre alguém com poderes paranormais, como Pesadelo em Elm Street 3 (1987) ou Estigma (1999).

Segundo declarações suas à revista “Dreamwatch”: “Não sei o que vêem os realizadores que os faça escolherem-me para este tipo de papéis. Sempre me interessei por cinema de terror mas não creio ter encontrado expressamente nos papéis em trabalhos anteriores uma personagem como esta. Existem muitos aspectos da personalidade de Allison que se assemelham a mim, mas há outros que são muito diferentes.”

Jake Weber, no papel de Joe Dubois, foi considerado pela imprensa como o marido ideal. Não só contribui activamente para a educação das três filhas, como acompanha o seu trabalho como cientista, além de ser muito compreensivo com o facto da sua mulher ser médium e de poder comunicar com mortos, ainda que lhe seja muito difícil entender na sua perspectiva. Na opinião de Weber “os guionistas conseguiram que o espectador se interesse não só pela parte doméstica e familiar da série como pelo lado mais paranormal. Na verdade, em todas as casas, por muito amor e boa vontade que exista, sempre surge algum conflito.”

Nesta nova temporada veremos também um episódio dirigido por um dos irmãos de Patricia, David Arquette, na sua estreia como realizador, num episódio acerca do irmão mais novo de Allison, e assistiremos também à intervenção, enquanto “estrelas” convidadas, de outros dois irmãos da actriz, Thomas e Richmond Arquette.

Allison Dubois, uma dona-de-casa com trinta e tal anos, mãe de três filhas, com poderes paranormais que lhe permitem escutar e ver os mortos, continua com o seu trabalho como ajudante do Procurador. Graças às suas visões muito particulares, continua a colaborar com o Gabinete do Procurador para a resolução de crimes violentos, o que lhe permite canalizar e utilizar o que vê nos seus “sonhos” numa causa útil e proveitosa.

A 3ª temporada começa com um episódio duplo no qual o marido de Patricia na vida real, Thomas Jane, aparece como o fantasma de um ex-noivo de Allison, que vai competir, ainda que sem êxito, com Joe para reconquistar o carinho de Allison. Segundo a própria Patricia, “o Joe não deveria preocupar-se. A Allison é louca por ele, mas a menos que alguém se case aos doze anos toda a gente tem um passado no qual se aprende como amar os outros até darmos com a nossa cara-metade.”

A jovem actriz Sofia Vassileva, no papel de Ariel Dubois, a filha mais velha de Joe e Allison, partilha com a irmã Bridgette alguns dos poderes da mãe e terá um papel mais relevante nesta nova temporada.

Estreia: Segunda 3 de Setembro às 21h30 (episódio duplo)
Emissão: Segundas às 21h30

Título original: Medium
Ano de produção: 2006
País de produção: EUA
Género: drama, investigação
Duração: 60 minutos
Realizador: vários
Intérpretes: Patricia Arquette, Jake Weber, Miguel Sandoval

Lisbondocs 2007

de 24 a 27 Out

Lisboa, Culturgest
- workshop - networking - fórum de co-produção / co-financiamento - pitching -
Prazo limite para entrega de projectos: 14 de Set de 2007
A AporDOC (Associação pelo Documentário) e a EDN (European DocumentaryNetwork), em parceria com a Culturgest e com o apoio do ICA e do Programa MediaPlus,organizam, pelo nono ano consecutivo, as Conferências Lisbondocs, que se realizam em simultâneo com o Doclisboa 2007 - Festival Internacional de Cinema Documental (18 a 28 de Outubro).
Convocam-se todos os produtores/realizadores portuguesesportadores de projectos de documentário com real potencial internacionalpara uma semana de trabalho criativo intenso composta por

workshop de desenvolvimento e apresentação de projectos de documentáriomaster class e projecção de filmes
sessão pública de pitching com programadores de canais de TV europeus.Programa definitivo, nomes de tutores e Commissiong Editorspresentes na sessão de 2007 a anunciar brevemente.
O dossier de candidatura deve ser enviado por e-mail paralisbondocs@sapo.pt, até ao dia 14 de Setembro de 2007. O dossier de candidatura deve ser escrito em INGLÊS e conter os seguinteselementos:

- projecto (máx. 2 páginas): título, duração e formato, sinopse, nota de intenção do realizador, tratamento/desenvolvimento;- orçamento e montagem financeira;- cv e filmografia do realizador/autor;- cv do produtor;- ficha de inscrição (em anexo).
- material visual (em DVD, do projecto em questão ou de trabalhos anteriores)

NOTA: o material visual deve ser enviado até dia 7 de Setembro
(o material visual não será devolvido)
PREÇO Participação por projecto (1 pessoa): 300 Eur (2 pessoas) 500 EurSócios EDN e/ou AporDOC: (1 pessoa) 240 Eur (2 pessoas) 400 EurParticipação como observador: 200 Eur Sócios EDN e/ou AporDOC: 160 Eur
A selecção será anunciada em finais de Setembro.

WORKSHOPAtelier intensivo, aberto a um número restrito de participantes em queautores de cerca de 14 projectos de documentário (portugueses e estrangeiros), emcolaboração e sob orientação de tutores com reconhecida experiênciainternacional, têm a oportunidade de desenvolver e preparar os seustrabalhos de forma a serem apresentados numa sessão de pitching. Serão abordadas e discutidas questões de realização, produção, co-produçãointernacional, entre outros.
SESSÃO PÚBLICA DE PITCHING+ Encontros individuais com Commissioning Editors Sessão aberta ao público, em que os representantes dos projectosparticipantes no workshop apresentam os seus trabalhos perante um painelprogramadores internacionais, potenciais financiadores/co-produtores. A cadaprojecto são atribuídos cerca de 15 minutos. Parte deste tempo é destinadaaos produtores, os restantes minutos são reservados a perguntas, comentáriose sugestões por parte dos commissioning editors. A esta sessão seguem-seencontros individuais dos participantes no workshop com os programadorespresentes na sessão.
PROGRAMADORES / FINANCIADORESpresentes em anteriores edições do LisbonDocs:

Anna Glogowski, Canal + (França)Annemiek van der Zanden, NPS (Holanda)Karen Michael, ARTE (França)
Chantal Bernheim, TSR (Suiça)Diane Weyermann, Sundance Institute (EUA)Doris Hepp, ZDF/ARTE (Alemanha)Elizabeth Hulten, ARTE (França)Franz Grabner, ORF (Áustria)Helena Torres, RTP1 + RTP2 (Portugal)Hugues le Paige, RTBF (Bélgica)
Ingemar Persson, SVT (Suécia)
João Garção Borges, RTP:2, (Portugal)Jordi Ambros, TV3 Catalunya (Espanha)
Kathrin Brinkmann, ZDF/Arte (Alemanha)
Kees Ryninks, The Netherlands Film Fund (Holanda)Kim Christiansen, TV2 (Dinamarca)Leena Pasanen, YLE Teema (Finlândia)Manuel Falcão, 2: (Portugal)Maria de São José Ribeiro, RTP 1 (Portugal)
Marijke Rawie, Avro Broadcasting Association (Holanda)Martin Pieper, ZDF/ARTE (Alemanha)Nathalie Windhorst, VPRO (Holanda)
Olaf Grunert, Arte Thema (França)
Petri Kemppinen, Finnish Film Foundation (Finlândia)Philippe van Meerbeeck, VRT (Bélgica)Sabine Bubeck, ZDF/ARTE (Alemanha)Steven Seidenberg, Café Productions (GB)Wessel van der Hammen, IKON (Holanda)
Margje de Koning, IKON (Holanda)
Burgl Czeitschner, ORF (Áustria)
Jenny Westergård, YLE (Finlândia)
Paul Pauwels, VRT (Bélgica)
Vera Bonnier, SVT (Suécia)
Shannon Kelly, Sundance (EUA)
Jennifer Batty, Viasat, (GB)


Para qualquer dúvida ou esclarecimento adicionalpor favor contactar:
Rita Forjaza
pordoc>lisbondocs2007
tel. +351 218 860 800Tlm. +351 963 293 063
lisbondocs@sapo.pt
http://www.doclisboa.org/pt_lisbondocs.html
www.apordoc.org

Apordoc
Associação pelo Documentário
Portuguese Documentary Association
Rua dos Bacalhoeiros, 125, 4º 1100-068 Lisboa Portugal
Phone: + 351 21 886 08 00
Fax: + 351 21 887 16 39
Mobile: + 351 93 870 16 90

Sunday, August 26, 2007

Estreia da 2ª temporada de Investigação Criminal no AXN


O AXN estreia a 2ª temporada de Investigação Criminal. Na primeira temporada nos Estados Unidos a série situou-se no segundo lugar do ranking de audiências de séries dramáticas da cadeia televisiva CBS.

Do criador e produtor Donald Bellisario (Jag: Em Nome da Justiça, Galáctica), a série centra-se num grupo de agentes especiais que actuam fora da cadeia militar de comando, devendo investigar qualquer delito com provas relacionadas com a Marinha e o pessoal do corpo de “marines” norte-americano, qualquer que seja o cargo ou patente hierárquica. À frente da equipa “Navy CIS” (Serviço de Investigação Criminal da Marinha) está o agente especial Leroy Jethro Gibbs (Mark Harmon – Os Homens do Presidente, Chicago Hope), um especialista na área da investigação que não hesitará em quebrar algumas regras para executar bem o seu trabalho.
A força das histórias com finais inesperados continua a ser um dos grandes trunfos desta segunda temporada. Nesta temporada um novo membro passa a integrar a equipa: o agente especial Timothy McGee (Sean Murray – Jag: Em Nome da Justiça), cujos dotes para a informática e telecomunicações compensam a falta de experiência.

No primeiro episódio desta nova temporada veremos o caso do sequestro da mulher de um capitão e da sua filha invisual de 8 anos. O capitão é retido no escritório, comunicando-se com os sequestradores que o observam através de uma webcam.

Estreia: Terça 28 de Agosto às 21h30
Emissão: Terças às 21h30

Titulo original: NCIS
Ano de produção: 2004
País de produção: EUA
Género: acção
Duração: 60 minutos
Realização: vários
Intérpretes: Mark Harmon, Sasha Alexander, David McCallum, Michael Weatherly, Pauley Perrette.

Thursday, August 23, 2007

Longas-metragens no Cinanima

No passado fim-de-semana, entre os dias 17 e 19 de Agosto, decorreu o Júri de Selecção para as Longas-Metragens, desta 31ª Edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, no Centro Multimeios.

Assim, das 11 Longas-Metragens a concurso, o Júri (Fernando Saraiva, António Melo e Rui Cardoso) seleccionou as seguintes 5: DE PROFUNDIS (2006), de Miguelanxo Prado, Espanha; EL ARCA (2007), de Juan Pablo Buscarini, Argentina; LE TUEUR DE MONTMARTRE (2007), de Borislav Sajtinac, França; PRINCE VLADIMIR (2007), de Yuri Kulakov, Rússia e ONE NIGHT IN ONE CITY (2007), de Jan Belj, República Checa.

Resta-nos apenas sublinhar que mais uma vez, o CINANIMA contribui na plenitude para o enriquecimento cultural do povo português, com os eventos que tem vindo a promover.

Friday, August 17, 2007

MotelLx- Festival de Terror em Lisboa

Espaço internacional de convívio e interactividade, onde se acolhe o melhor dos filmes de Cinema de Terror de todo o mundo na sua breve passagem por Lisboa.Lugar de curta estadia, o MOTELx surge no centro de Lisboa e assume as vestes cinematográficas recriando o espaço físico do festival de acordo com o cenário de um típico motel, ambiente que inspirou Alfred Hitchcock numa das suas obras maiores que se tornou um clássico de referência na história do Cinema: Psycho.
Neste espaço encenado as pessoas que o frequentarem terão oportunidade de experimentar o género em toda a sua riqueza artística e estética, através de exposições (de ilustração e fotografia), concertos ao vivo, lançamento de livros, workshops, conversas e debates na 1ª pessoa com os realizadores convidados e o prolongamento da noite com as festividades programadas por ocasião do festival.
O objectivo da actividade do CTLX - Cineclube de Terror de Lisboa, a entidade organizadora do festival, foi sempre a exibição de filmes de terror modernos, ignorados pela distribuição comercial, provenientes de outras paragens, e, ao mesmo tempo, recuperar a festividade própria que o cineclubismo pressupõe, ou seja, afastar-se daquele acto quase banal que se traduz numa ida ao centro comercial para ver um filme.
Por isso, o MOTELx é, em primeiro lugar, uma extensão do trabalho desenvolvido anteriormente pelo CTLX. Há mais espaço para pensar o terror, mas a essência destes eventos continua a ser a celebração organizada por cinéfilos para quem estiver interessado em descobrir connosco estes filmes.É um festival não competitivo de Cinema de Terror contemporâneo que pretende pensar o terror em todas as suas vertentes: cinematográfica, literária, plástica e musical.

Thursday, August 16, 2007

Joaquim de Almeida no CSI


O AXN anuciou que no próximo dia 30 de Agosto, pelas 21h30, irá apresentar em rigoroso exclusivo o 15º episódio da 5ª temporada da série C.S.I. Miami. O episódio em questão conta com a presença do actor português Joaquim de Almeida.

C.S.I. MIAMI
O 15º episódio da 5ª temporada de C.S.I. Miami, “Man Down”, escrito por Ildy Modrovich e realizado por Karen Gaviola, é a continuação do episódio anterior, “No Man’s Land”.

Horatio leva Eric Delko às urgências do hospital. Delko está em estado crítico depois de ter sido atingido na sequência de um tiroteio. Da parte dos médicos as notícias não são animadoras, até que depois de terem declarado a morte do agente, os médicos tentam a reanimação mais uma vez. Depois dos resultados aparentemente positivos, os colegas de Eric Delko estão agora um pouco mais livres para perseguirem os criminosos. Todos os indícios apontam para Cruz… No decorrer das investigações descobrem uma conta bancária nas Ilhas Caimão em nome de Joseph Trevi (Joaquim de Almeida). Trevi fica, obviamente, em maus lençóis e terá muito que explicar a Horatio…

Será Joseph Trevi realmente o criminoso que a equipa liderada por Horatio Caine procura? E Eric Delko estará realmente recuperado?

Respostas a não perder no próximo dia 30 de Agosto!

Estreia: Quinta 30 de Agosto às 21.30

Título original: C.S.I. Miami
Ano de produção: 2006
País de produção: EUA
Género: policial
Duração: 60 minutos
Produtor executivo: Jerry Bruckheimer
Realizador: Karen Gaviola
Intérpretes: David Caruso, Emily Procter, Adam Rodriguez, Kandhy Alexander,Jonathan Togo, Rex Linn, Eva La Rue

Tuesday, August 7, 2007

'Corrupção': Cena simula encontro em Espanha

A primeira noite com o Presidente

Já a filmagem da primeira noite de ‘Sofia’ e do ‘Presidente’ ia a meio quando chegou Carolina Salgado na companhia dos pais e dos filhos, Adriano e Carolina, ao hotel, em Lisboa, que faz de Hotel Santiago. Carolina entra no quarto, olha para a actriz Margarida Vila-Nova, que faz de ‘Sofia’, e diz: “Estás tão linda.”

A cena, ontem filmada para integrar ‘Corrupção’, reporta à realidade contada por Carolina Salgado sobre a primeira noite que passou com Pinto da Costa num hotel em Santiago de Compostela, Espanha. Combinam-se detalhes e à entrada do quarto João Botelho dá as últimas indicações. “Silêncio, acção”, grita o realizador.

No monitor surge a imagem de ‘Sofia’ e do ‘Presidente’, a combinarem aquela que será a primeira noite do casal. Logo no ensaio, o realizador solta: “Está bom, não é preciso mais nada, vamos filmar.” Margarida aparece de cabelo apanhado com um elástico turquesa, camisa branca sobreposta com um colete cinzento, saia de ganga e sapatos vermelhos de salto agulha. A caracterizadora faz os últimos retoques e João Botelho lembra: “Em Santiago ela vai ter de estar assim.” Combinam-se novos pormenores, a propósito da iluminação, retoca-se a maquilhagem e acção. Ao fim de mais uma tentativa, o cineasta dá nova ordem: “Corta. Esta é a primeira boa. Mais uma e está feito.”

Nicolau Breyner, o actor que faz de ‘Presidente’, sai do quarto, encontra-se com a produção e brinca: “Gostámos muito. Foi um grande momento de cinema.” Depois de breves instantes, em que um inesperado apagão deixa o quarto do hotel às escuras, regressa-se ao trabalho. A equipa é então surpreendida pela visita de Carolina Salgado. No quarto, simula-se o encontro. Após a entrada de ‘Sofia’, o ‘Presidente’ atira o casaco para cima da poltrona e senta-se, cansado após a longa viagem até Santiago de Compostela. ‘Sofia’ está na casa de banho, onde veste um pijama com elefantes (ver caixa). Quando regressa ao quarto, já com o pijama vestido, depara-se com o ‘Presidente’ deitado na cama, de tronco nu e o braço estendido sobre a almofada. Deita-se e apaga a luz.

Momentos depois chega Carolina Salgado. Ao CM, a autora do livro ‘Eu, Carolina’ diz: “Está tudo muito parecido, a cama... tudo. Atirei-me logo para cima da cama.” E acrescenta: “Até o pijama, que ficou na casa de Cerveira, é parecido.” Entretanto, a mãe de Carolina, Fátima Salgado, visivelmente cansada e ao mesmo tempo curiosa, diz ao CM: “Ainda não vi a Margarida, mas gostava de lhe dar um abraço. Gosto muito de a ver nas novelas.” Mal Fátima imaginava que depois daria um abraço emocionado a Nicolau Breyner.

PIJAMA FEITO À MEDIDA
Para as filmagens foi comprado um pijama azul, liso. E Vera Midões, responsável pelo guarda-roupa, ficou encarregue de mandar imprimir no tecido os elefantes à semelhança do pijama original que Carolina Salgado usara na primeira noite. “A Carolina não viu”, disse ao CM enquanto eram pregados os últimos botões no pijama, que fora ajustado ao corpo de Margarida Vila-Nova.

ACÇÃO: A SUA MISSÃO É CAPTAR OS SONS (Filipe Gonçalves, Perchista)
Filipe Gonçalves é o perchista de serviço no filme ‘Corrupção’, onde faz equipa com o engenheiro de som. A sua missão na longa-metragem de Botelho é a mesma há 35 anos que, como nos conta, consiste em “captar os diálogos dos actores e os sons provocados pelos movimentos”. Para o efeito usa uma perche , um microfone envolto em pêlos com um cabo longo.

PRÓXIMAS CENAS
O realizador de ‘Corrupção’, João Botelho, colocou o ‘Presidente’ (interpretado por Nicolau Breyner) e ‘Sofia’ (Margarida Vila-Nova) a passarem mais uma noite fora, aproveitando a deslocação da equipa de futebol para disputar um jogo. O casal dorme numa unidade hoteleira.
texto de Márcia Bajouco in "Correio da Manhã"

Teatro Fórum de Moura procura colaborador

Teatro Fórum de Moura procura produtor/a executivo/a para funções de:
gestão admnistrativa, venda e colocação de espectáculos, angariação defundos, propaganda e assessoria de imprensa.
Preferências: formação em animação sócio-cultural, gestão ou em outraárea relacionada; domínio escrito e falado de castelhano; capacidadede autonomia no trabalho.
Fundamental: carta de condução e veículo próprio
Trabalho para quatro meses (Outubro a Janeiro) com hipótese de prolongamento.
Entrevistas: de 27 a 31 de Agosto em Moura Enviar CV, carta de motivação, fotografia, para teatrofmoura@gmail.com
Mais informações: 285 254 464 e 960 093 269

Monday, August 6, 2007

O VULTO procura apoios

“O VULTO" é o novo projecto português de longa-metragem que mistura os campos da ficção, aventura, suspense e comédia, criada e realizada pelo realizador/argumentista João Lopes. A produção do filme será centrada em estúdio, recorrendo a efeitos especiais com miniaturas e cenários criados por computador. Tentará recriar um ambiente semelhante a um livro de B.D na apresentação dos vários elementos do filme - a cidade obscura onde decorre toda a história de “Subúrbia”.
O argumento do filme pretende levar o espectador à descoberta da identidade do personagem principal, construindo um labirinto com vários personagens suspeitos. A investigação estará a cargo de Alex, um jornalista ambicioso, que está decidido a conseguir desvendar o mistério do VULTO para conseguir o seu “furo” jornalístico, mesmo que para isso, Alex tenha que entrar sob disfarce no principal gang da cidade esperando pelo próximo movimento do VULTO. A tarefa não será fácil mas Alex poderá contar com a ajuda de Xavier, um polícia que procura vingar a morte de um colega que foi brutalmente assassinado por Fausto (líder do principal gang de Subúrbia) após ter descoberto os seus novos planos.
O projecto “O VULTO” está a ser feito tendo em mente o grande público. De momento o filme procura possíveis produtores e investidores.
Encontra-se em exibição aqui (site youtube) uma pequena amostra do que vai ser este filme.


CineEco

Estão abertas, até 31 de Agosto, as inscrições para o Cine’Eco 2007 – Festival Internacional de Cinema de Ambiente, que decorrerá em Seia, de 22 a 27 de Outubro. Segundo o Regulamento publicado no site oficial do Festival, o prazo para entrega das cópias termina a 15 de Setembro.

O Cine’Eco, que vai na sua 13ª edição é um festival internacional de cinema dedicado á temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, ao qual concorrem anualmente várias centenas de filmes oriundos de dezenas de países, sendo seleccionados cerca de 50 obras, em cada edição.

Este ano, os filmes a concurso serão exibidos no auditório do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, um espaço de pedagogia ambiental, que além do auditório, dispões de Galerias e diversas salas de apoio – Centro de documentação, espaço Internet, fototeca, laboratórios, etc.As várias sessões temáticas do festival continuarão a realizar-se nos auditórios da Casa Municipal da Cultura.

Desde a sua criação em 1995, o festival tinha a duração de 10 dias, mas este ano ficará reduzido a 6 dias, considerados suficientes para “a festa do cinema”. Para já estão assegurados apoios à divulgação por parte da televisão estatal e revistas de referência, além de outros que poderão ainda ser conseguidos. Além do público em geral, a organização pretende mobilizar as várias escolas do concelho para as sessões a concurso e não para as sessões infantis ou para outros ciclos, como acontecia até aqui. A organização pretende lançar desafios aos alunos das escolas do concelho para elaborarem trabalhos em texto, pintura, fotografia e outros domínios sobre os filmes a concurso.

Relativamente à temática ambiental, o festival continuará a acentuar a sua orientação para os problemas com que se debate a Terra no presente, ao nível do ambiente, mostrando o que de melhor se faz em todo o mundo no campo do cinema e do audiovisual de temática ambiental. Nesse sentido, continuará a diversificar os olhares, quer quanto á temática, quer quanto à sua origem das obras, abordando problemas diferenciados e de diversos países dos cinco continentes, proporcionando estímulos à criação de obras audiovisuais de teor ambientalista, nacionais e internacionais. Haverá também a aposta na promoção de obras que de outro modo não teriam o mesmo impacto junto do público, da crítica e dos organismos decisórios, proporcionando a discussão e o diálogo entre ambientalistas e cineastas, através do convívio em Júris, em Encontros, Debates, etc.

O Cine’Eco é membro fundador da Associação de Festivais de Cinema de Meio Ambiente (EFFN - Environmental Film Festival Network) e tem intercâmbio com vários festivais internacionais.

No ano de 2006 a Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente atribuiu ao Cine’Eco o Prémio Nacional de Ambiente (Fernando Pereira) 2006. Por solicitação de algumas entidades, espalhadas pelo País, têm sido constantes as colaborações do Cine’Eco, em Extensões do Festival, Semanas de Ambiente, Dias do Ambiente, para lá de contribuições para Municípios, Escolas e Universidades.

Em 2005, o Festival bateu todos os records de participação com mais de quatrocentas obras a concorrerem, provenientes do Irão, Chile, Índia, Estados Unidos, Estónia, África do Sul, e de quase toda a Europa. Em 2006 o festival voltou a registar grande participação de filmes dos vários cantos do mundo. O Cine’Eco, que tem como Director Técnico o realizador e critico de cinema Lauro António, é organizado pela Câmara Municipal de Seia.

Sunday, August 5, 2007

CineEco a encerrar Inscrições

A edição de 2007 do CineEco já tem inscrições abertas. O blog é http://www.cineeco-seia.blogspot.com/ e pedidos de regulamento para cineeco@gmail.com

Panorama na Videoteca

MostraLingua


Global Kids Festival


O Global Kids Festival Internacional de Cinema para Jovens e Crianças já está a receber candidaturas para a competição Internacional que decorre em Lisboa, entre 22 e 27 de Outubro de 2007.

Vão estar em concurso as categorias de cinema, vídeo, televisão, documentário e multimédia, num Festival inteiramente dedicado a proporcionar o acesso à melhor programação de obras de jovens realizadores e alunos de escolas de cinema e audiovisuais do mundo inteiro.

Descarregue aqui o Regulamento e Formulário de Inscrição
* O prazo para a pré-selecção termina a 10 de Agosto.

Saturday, August 4, 2007

Mini Séries no AXN em Agosto

O AXN emite, às quartas-feiras durante o mês de Agosto, a partir do dia 8 às 23h15, uma selecção de algumas das mini-séries já transmitidas pelo canal.


O SANGUE DOS TEMPLÁRIOS
Escócia, ano 1982. Robert De Metz, Grão Mestre da Ordem dos Templários, guardiões do Santo Sepulcro, acompanhado por dois homens de confiança, acedem ao castelo de Rosslyn, onde os irmãos Pagan e Ares Saintclair se entrincheiram seguindo instruções da sua irmã Lucrezia.
A astuta e cruel Lucrezia é a Grande Priora da secreta Ordem do Priorado de Sion, ramo separado dos Templários há 700 anos e que desde esse momento tenta instaurar o domínio do mal. Lucrezia é inimiga de De Metz, mas é também a mãe do filho de ambos, David, que finalmente será raptado por De Metz e os seus homens, graças à sua espada mágica e ao seu sangue especial, que o torna invulnerável.

Passaram dezassete anos e David transformou-se num jovem rebelde que complica a vida aos professores da escola onde vai às aulas, um lugar idílico situado nos Alpes da Baviera. David está apaixonado por uma colega de turma, Stella de Anjou, uma rapariga de família aristocrática que se rebela contra um pai severo que não aprova esta relação.

David pensa que os seus pais morreram. Não sabe absolutamente nada da sua origem nem dos seguidores do pai, que o vigiam constantemente. Cresceu sob a protecção de Quentin, um padre jesuíta e seu professor de religião. Quentin não perdeu David de vista desde que recebeu a visita de De Metz, porque está preocupado com uma série de misteriosas alusões. Como a maior parte das pessoas, pensa que a Ordem dos Templários foi aniquilada no século catorze e com ela desapareceu o seu poder. Quando o sangue de David é analisado depois de uma luta do jovem numa festa, o padre Quentin fica perplexo: o sangue do rapaz fica imediatamente congelado e as feridas mais profundas curam-se sozinhas a grande velocidade.

Emissão: Quarta 8 de Agosto às 23h15

Título original: Das Blut der Templer
Ano de produção: 2004
País de produção: Alemanha
Género: acção
Duração: 2 x 90 min.
Realização: Florian Baxmeyer
Intérpretes: Mirko Lang, Stephan Barth, Saulius Balandis

TOM CLANCY’S NETFORCE
A série, dividida em duas partes, começa de forma dramática: os membros da Netforce, uma nova divisão do FBI criada no ano 2005 para combater especificamente a espiral de novos delitos relacionados com o uso da Internet, sofrem um duro golpe quando o seu comandante é assassinado. O até então sub-comandante Alex Michaels (Scott Bakula) ocupa o cargo e deverá averiguar quem assassinou o seu chefe, que era também o seu melhor amigo. Ajudado pela agora sub-comandante Toni Fiorelli (Joanna Going), uma mulher que desempenha um papel muito importante quer na sua vida pessoal quer na profissional, Michaels e a sua equipa vão recorrer tanto ao armamento como ao equipamento electrónico para encontrar o culpado.

O ambiente e cenário da série recria um mundo de altas tecnologias e realidade virtual, com telemóveis de última geração com câmaras de vídeo onde se recolhem pistas tanto da vida real como dos chats da Internet. À medida que a investigação avança, torna-se cada vez mais evidente para Michaels que um informático hábil está a tentar infiltrar-se na rede de computadores da Netforce, um facto que poderia acarretar repercussões devastadoras de alcance global, já que os sistemas informáticos e da Internet controlam praticamente todos os aspectos do governo e suas actividades.

Emissão: Quarta 15 de Agosto às 23h15

Título original: Tom Clancy’s Netforce
Ano de produção: 1999
País de produção: EUA
Género: acção
Duração: 90 minutos
Realização: Robert Lieberman
Intérpretes: Scott Bakula, Joanna Going, Kris Kristofferson, Brian Dennehy, CCH Pounder


O ENIGMA DE JERUSALÉM
Durante umas férias em Israel, um grupo de arqueólogos encontra um esqueleto de um homem que segundo os primeiros indícios tem 2000 anos de idade. Mas a descoberta é ainda mais surpreendente quando na sepultura encontram também enterrada uma bolsa que contém um manual de uma câmara de vídeo. Todos os indícios apontam para que o esqueleto pertença a um suposto viajante no tempo com a missão de filmar um vídeo de Jesus de Nazaré.
Baseada na novela de Andreas Eschbach, esta história de ficção científica combina intriga com religião e não vai defraudar os espectadores do AXN.

Emissão: Quarta 22 de Agosto às 23h15

Título original: Das Jesus Video
Ano de produção: 2002
País de produção: EUA
Género: ficção científica
Duração: 180 minutos
Realização: Sebastian Niemann
Intérpretes: Matthias Koeberlin, Naike Rivelli, Frank Scharl



TORNADO
Com os efeitos especiais mais impressionantes que a tecnologia actual permite utilizar em produção televisiva e com um realismo nunca visto até agora, o AXN emite Tornado, uma mini-série sobre catástrofes naturais que encaixa perfeitamente na preocupação generalizada pelas alterações climáticas e pelo aquecimento global.

É o Verão mais quente desde há muito tempo: o meteorologista Jan regressa de Oklahoma, onde estudou os tornados muito de perto, depois de sobreviver a uma traumática catástrofe durante a sua perigosa investigação. De volta a Berlim, a sua cidade, terá que enfrentar o seu passado e a ex-noiva, Eva, a qual deixou há algum tempo. Assim que chega terá duros confrontos com o seu pai, responsável pelo instituto meteorológico local, e só a sua irmã invisual Sophie parece confiar nele. Aproxima-se da cidade uma frente fria e Jan reconhece de imediato os sinais habituais e ameaçadores de um desastre iminente. Quando se aproxima uma tempestade de granizo do tamanho de bolas de ténis a apenas duzentos quilómetros da cidade, tudo parece indicar que se trata de um tornado.

Jan trata de alertar as autoridades, mas nem o seu pai nem o governo local dão crédito às suas teorias. A tempestade aproxima-se da cidade e ele terá que actuar: com a ajuda de Eva, vai ao encontro do tornado. Quando outro tornado começa a formar-se por cima da cidade, Jan alerta as autoridades do perigo… mas já é tarde demais: a cidade é atingida por uma tempestade descomunal e maciça… e Sophie fica presa no cimo da torre de televisão.

Emissão: Quarta 29 de Agosto às 23h15

Título original: Tornado – Der Zorn des Himmels
Ano de produção: 2005
País de produção: Alemanha
Género: drama
Duração: 2 x 90 minutos
Realização: Andreas Linke
Intérpretes: Matthias Koeberlin, Mina Tander, Rudolf Kovalski, Harald Schrott


O AXN emite através da TV Cabo, Cabovisão, TVTEL,
AR Telecom, CLIX SmarTV, Meo, DStv (Angola e Moçambique), Vodafone e TMN

Thursday, August 2, 2007

Sobrenatural no AXN

Acção especial AXN

- Sobrenatural -

O AXN preparou para o mês de Agosto um especial de programação que consistirá em emitir os episódios mais votados da série Sobrenatural (temporadas 1 e 2).

SOBRENATURAL – A ACÇÃO

Esta promoção, que pretendeu obter a máxima participação por parte da audiência, decorreu durante o mês de Julho. Nesse período, os espectadores elegeram o seu episódio favorito através do site do canal – http://www.axn.pt/ – e vão agora desfrutar dos capítulos mais votados, a partir de Segunda 6 de Agosto, com a emissão de dois episódios todas as segundas às 21h30.

SOBRENATURAL – SINOPSE

Há vinte e dois anos, os irmãos Winchester (Sam e Dean) perderam a mãe graças a uma força estranha, demoníaca e sobrenatural. Na sequência deste acontecimento, o pai educou-os e ensinou-lhes tudo o que sabia sobre fenómenos paranormais e forças do mal existentes por todo o país… e ensinou-lhes também como acabar com estes demónios. O jovem Sam Winchester (Jared Padalecki) fez tudo o que lhe era possível para escapar à sua estranha e misteriosa família. Ao contrário do seu irmão mais velho Dean (Jensen Ackles), Sam rejeita a busca obsessiva do pai para descobrir a força maligna que, segundo ele, terá estado na origem da morte da sua esposa Mary, mãe dos dois rapazes.

Sam abandonou a casa onde viviam logo depois de terminar a escola secundária e foi para a universidade. Dean, por seu lado, optou por um caminho totalmente diferente e seguiu os passos do seu pai, passando a tomar conta do negócio de família. Mas quando Dean bate à porta da casa de Sam com a notícia do desaparecimento do pai, Sam não tem outro remédio senão deixar de lado os planos pessoais para se juntar ao seu irmão na procura pelo pai.

A série, criada por Eric Kripke (Tarzan, Boogeyman), é protagonizada pelos jovens actores Jared Padalecki (Gilmore Girls – Tal Mãe, Tal Filha) e Jensen Ackles (Smallville, Dawson’s Creek). A produção executiva está a cargo de McG, produtor de O.C. – Na Terra dos Ricos e dos filmes Os Anjos de Charlie, David Nutre (Os Homens do Presidente, Smallville) e do próprio Kripke.

Emissão:
Segunda 6 de Agosto às 21h30: episódios 1 e 5 da 1ª temporada
Segunda 13 de Agosto às 21h30: episódios 122 e 201 (último da 1ª temporada e primeiro da 2ª)
Segunda 20 de Agosto às 21h30: episódios 15 e 17 da 2ª temporada
Segunda 27 de Agosto às 21h30: episódios 21 e 22 da 2ª temporada

Título original: Supernatural
Ano de produção: 2006
País de produção: Canadá
Género: drama, fantasia
Duração: 60 minutos
Produtor executivo: McG, Eric Kripke, Robert Singer
Realizador: vários
Intérpretes: Jared Padalecki, Jensen Ackles

O AXN emite através da TV Cabo, Cabovisão, TVTEL,
AR Telecom, CLIX SmarTV, Meo, DStv (Angola e Moçambique), Vodafone e TMN

"Bom Povo Português"


Imago 2007

já não falta muito para o IMAGO 2007.


OS 60 FILMES SELECCIONADOS PRA AS TRÊS COMPETIÇÕES DO IMAGO 2007 ESTÃO AQUI http://www.imagofilmfest.com/

Este ano foram recebidas 1636 inscrições, oriundas de 66 países. Um recorde absoluto, do IMAGO, um Festival dedicado ao cinema feito por jovens até aos 35 anos. A maioria das inscrições veio da Alemanha (222), França (219) e Grã Bretanha (165). De Portugal chegaram-nos 122 inscrições, de Espanha 100, dos Estados Unidos 98 e até do Vaticano chegou um filme, bem como das Ilhas Virgens!
Para a Competição Oficial Internacional inscreveram-se 802 curtas, para a Docs in Shorts 247 e para a Under 25, nova subida, 587.
Foram escolhidos 60 filmes para as três competições:
Oficial Internacional - 33Docs in Shorts - 12Under 25 - 15
Enquanto não chega altura de ir até ao Fundão, os que estiverem por Paredes de Coura nos próximos dias 12, 13, 14 e 15 de Agosto podem matar saudades com uma parte do programa de documentários musicais.
Vejam aqui http://www.paredesdecoura.com/actividades/cinema.htm

Cinema em Agosto no AXN

- Ciclo “Acção a Rodos” -
O AXN preparou para os meses de Julho e Agosto um ciclo de cinema cuja tónica dominante é a acção! Para ver alguns dos melhores títulos do género, aos Sábados às 22h25. Aqui ficam os títulos seleccionados para Agosto:


CORRUPÇÃO TOTAL
Taggart (Seagal) é enviado a uma pequena povoação nos montes Apalaches, onde foi assassinado um companheiro e, além disso, têm sido vertidos resíduos tóxicos na zona, causadores de enfermidades graves nos habitantes da povoação, em especial nas crianças. O silêncio das pessoas não facilita a investigação de Taggart, que rapidamente relaciona o caso com um empresário sem escrúpulos chamado Orin Hanner, que tem toda a população sob ameaça…

Emissão: Sábado 4 de Agosto às 22h25

Título original: Fire down below
Ano de produção: 1997
País de produção: EUA
Duração: 105 minutos
Género: acção
Realização: Félix Enríquez Alcalá
Intérpretes: Steven Seagal, Marg Helgenberger, Kris Kristofferson, Stephen Lang


OS ANJOS DE CHARLIE
Lindas, despachadas, activas, flexíveis, contundentes, espampanantes… e com algumas técnicas de rodagem e de efeitos especiais que evidenciam aquelas utilizadas na televisão nos anos setenta.
As três raparigas, coordenadas pelo magnífico Bosley (Bill Murray), enfrentam desafios de acordo com os tempos modernos. Sem menosprezar as suas antecessoras da série dos anos 70, os novos “Anjos de Charlie”, dirigidos por McG, um experiente realizador de videoclips musicais, devolvem um toque de frescura (especialmente para os nostálgicos) às personagens interpretadas por Farrah Fawcett e as suas companheiras de cabelo ondulado.

Natalie (Cameron Díaz) é a rapariga mais sexy e também a mais ingénua que já alguma vez perseguiu bandidos. Quanto a Dylan (Drew Barrymore), o seu passado oculta mais do que à partida parece, mas quando chega o momento da acção ela dá e recebe da mesma forma que as outras. E Alex (Lucy Liu) traz mais ao trio que apenas um toque exótico: é uma expert em artes marciais. Tudo isto se combina para criar a mistura mais explosiva no cinema dos últimos tempos: Os Anjos de Charlie, o filme.

O empresário Eric Knox (Sam Rockwell) tem em seu poder um programa informático capaz de identificação através da voz, uma aplicação que pode ser perigosa se cair nas mãos erradas… como parece que pode ocorrer, pois Knox desaparece, sequestrado do seu próprio escritório. Este é um trabalho especial para Charlie, o homem sem rosto mas com voz, e que os “anjos” adoram. Charlie confia-lhes uma missão difícil: encontrá-lo e resgatá-lo das garras de um servidor do mal, Roger Corwin (Tim Curry), o proprietário de Red Star Systems, um sistema de satélites de comunicações com o qual pretende dominar o mundo, caso possua a peça que falta... o software de Knox.

Emissão: Sábado 11 de Agosto às 22h25

Título original: Charlie’s Angels
Ano de produção: 2000
País de produção: EUA
Duração: 95 minutos
Género: acção
Realização: McG
Intérpretes: Cameron Diaz, Lucy Liu, Drew Barrymore, Bill Murray


EL MARIACHI
Um jovem mariachi chega a uma cidade fronteiriça do México à procura de trabalho. À mesma cidade também chega um assassino a soldo que se veste da mesma maneira que um mariachi e que também leva uma caixa de guitarra que está cheia de armas. Devido a um mal-entendido, o mariachi é confundido com o assassino e atacado pelos homens poderosos da povoação. Quando o mariachi descobre que o motivo das disputas é a bela proprietária do bar, de quem se tornou amigo, decide enfrentar os homens que o atacaram. Robert Rodríguez dirige este violento e trágico drama que obteve o prémio do Festival de Cinema de Sundance em 1993.

Emissão: Sábado 18 de Agosto às 22h25

Título original: El Mariachi
Ano de produção: 1992
País de produção: EUA/MEX
Género: Acção
Duração: 78 minutos
Realização: Robert Rodriguez
Intérpretes: Carlos Gallardo, Peter Marquardt, Consuelo Gómez





O COMBOIO DO DINHEIRO
Os irmãos Foster, John e Charlie (Snipes e Harrelson), trabalham como polícias de trânsito no metro de Nova Iorque. Cansados de um trabalho rotineiro e mal pago, decidem tornar realidade o seu sonho: assaltar o que eles próprios controlam, o Comboio do Dinheiro, encarregue de recolher todas as noites milhões de dólares das estações de metro suburbanas nova-iorquinas. O principal obstáculo será Donald Patterson, chefe da segurança do metropolitano.

Emissão: Sábado 25 de Agosto às 22h25

Título original: Money Train
Ano de produção: 1995
País de produção: EUA
Género: acção
Realização: Joseph Ruben
Duração: 110 minutos
Intérpretes: Woody Harrelson, Wesley Snipes, Jennifer Lopez, Robert Blake

O AXN emite através da TV Cabo, Cabovisão, TVTEL,
AR Telecom, CLIX SmarTV, Meo, DStv (Angola e Moçambique), Vodafone e TMN